Barra Grande
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
A bela praia piauiense de Barra Grande fica a 50 km de Parnaíba. Esse achado da natureza foi descoberto há alguns anos por turistas gringos que buscavam águas calmas para a prática do kitesurfe. Hoje este é um dos destaques do vilarejo, com alto potencial ecoturístico a praia de mesmo nome que a vila é a mais propícia para praticantes de kite e iniciantes. Aliás, para os que nunca se aventuraram no esporte, a praia é a mais indicada para inexperientes, além do mais, as pousadas do entorno oferecem cursos e material para a prática.
Barra Grande é um vilarejo de pescadores ainda em desenvolvimento, isso porque, há algum tempo nem energia elétrica existia na região e os moradores se viravam com a luz solar e, à noite com a luz trazida pelo luar e estrelas. Quer mais rusticidade do que essa? Hoje, mesmo com eletricidade, não perdeu suas características e recebem os praticantes de kite e os amantes de tranquilidade. O comércio na aldeia ainda é tímido, algumas pequenas farmácias, mercados, padaria, restaurantes, postos de saúde e peixarias ficam localizados nos recantos de Barra Grande.
Por ser atualmente um reduto dos velejadores e visitantes no geral, Barra Grande cresceu no quesito hotelaria e abriga inúmeras pousadas com restaurantes que se tornaram referência em pratos regionais. O cenário paradisíaco traz a atividade turística como principal fonte de sobrevivência dos nativos que se dividem entre os passeios entre a Ilha do Cavalo Marinho e a prática do kitesurfe. Boa parte do lucro também vem das pousadas e restaurantes que ganharam espaço nos últimos anos. Mais do que ser um abrigo de esportistas, o afastado vilarejo é muito procurado por recém-casados para passar uma romântica e tranquila lua de mel. Além de curtir as atrações de Barra Grande, é indicado dar um pulo nos destinos próximos com passeios em Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses em Maranhão e Jericoacara no Ceará.
O que fazer em Barra Grande
As belíssimas praias de Barra Grande possuem o mar ideal para o kitesurfe. Tão ideal quanto à prática do esporte, são as paisagens naturais que agradam qualquer turista. A tranquilidade trazida pelo vento é o clima ideal para qualquer pessoa que busca sossego. O contato com a natureza seja nas praias Cajueiro, Morro Branco, Sardin ou até a mais badalada Barra Grande, possibilitam um momento de paz.
A Ilha do Cavalo Marinho, nas redondezas, é um passeio que deve ser realizado por quem passa por Barra Grande em uma travessia pelo Rio Camboa, em meio à vegetação de mangue. Para tornar os passeios ainda mais agradáveis, quiosques espalhados por toda a orla oferecem ostras e petiscos à base de lagostas e caranguejos.
Ilha do Cavalo Marinho
O passeio de barco até a Ilha do Cavalo Marinho é uma das atrações mais procuradas por visitantes. Lá, é possível observar esta espécie tão rara antes de ser devolvida à água.
O percurso é feito através de barco pelo Rio Camboa. Ao chegar, são observados os cavalos marinhos que são coletados por biólogos e colocados em um aquário para observação, antes de serem devolvidos ao mar. É uma experiência única.
Praias de Barra Grande
Point dos kitesurfistas, as praias de Barra Grande são referência em ondas calmas e bons ventos. Algumas rodeadas de pedras, outras de coqueiros, piscinas naturais e observação de peixe-boi. As praias do vilarejo são o lugar certo para lavar a alma.
Cajueiro da Praia
É uma vila de pescadores que abriga duas praias, a Cajueiro de Baixo e a Mangues Bar. Nesta última há uma torre de onde se observam peixes-boi nadando.
Morro Branco
Praia deserta rodeada de pedras e coqueiros. Fica entre a praia Cajueiro e Sardin.
Sardin
Envolta da Vila Beira Mar, a praia é pouco frequentada. Possui uma longa faixa de areia e água cristalina.
Barra Grande
Os bons ares e as ondas calmas atraem os kitesurfistas. Os turistas menos aventureiros podem se deliciar em Barrinha ao leste, uma foz de um rio ou relaxar nas piscinas naturais formadas na maré baixa.
Veja a galeria de Fotos Praia Barra Grande
Quando ir à Barra Grande
A única determinação para viajar é o clima.
Piauí é famoso por fazer calor quase o ano todo, exceto no período que vai de dezembro a maio em que o tempo fica úmido e chove mais na região.
Assim, para curtir as praias sem se molhar com a água da chuva, viaje em julho quando o clima está firme e os preços das pousadas e restaurantes são bem mais atrativos.
Como Chegar em Barra Grande
De avião:
Aviões das principais capitais brasileiras pousam no Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina. De lá, é possível pegar um ônibus até Barra Grande ou fazer o percurso de carro.
De carro:
De Teresina o acesso é pela BR-343, direção Norte. De Fortaleza siga pela BR-222, CE-364, CE-202 até chegar na rodovia BR-402.
De ônibus:
Chegando à capital, a viação Guanabara faz o trajeto até Paranaíba ou Fortaleza e, de lá, um ônibus da empresa Damasceno fica à disposição para levar os turistas até Barra Grande. O percurso é de 55 km e o custo da passagem é de apenas R$ 10.
Informações Úteis de Barra Grande
Distâncias: Teresina - 411 km/ Parnaíba – 71 km / Jijoca de Jericoacara – 174 km.
Não há postos de gasolina, nem agências bancárias ou caixas eletrônicos.
Mais infos no site:www.barragrandepiaui.com