Caruaru
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Uma das maiores se não a maior festa de São João do Brasil e do mundo! Esse é um dos principais títulos de Caruaru. Isso porque a cidade se colore toda com balões, fitas e lança foguetes para lembrar desta data. O forró que ecoa pela cidade faz as pessoas dançarem o arrasta-pé até o amanhecer. As imensas quadrilhas que são organizadas chegam a contar com 4 mil integrantes. Inúmeros shows e apresentações de cordelistas, repentistas e outras manifestações culturais de dança tomam conta da cidade. Vários bairros e praças pela cidade armam barracas, instalam fogueiras, decoram o ambiente, transformando a cidade em um surpreendente arraial.
Além dessa festança que dá gosto de ver, a Feira de Caruaru é um outro atrativo cultural que não deixa nada a desejar e nem perde nada para o São João. Esta imensa feira livre abriga todos os objetos que se pode imaginar. Uma área de 20 mil metros é reservada aos visitantes que chegam a 40 mil em uma única semana! São objetos em barro, couro, palha, renda, imagens sacras, tapetes, cordéis, toalhas de renda e bordados diversos, roupas, acessórios, calçados, frutas e verduras, ervas e temperos, produtos importados, nacionais, eletrônicos e até uma feira ao estilo Paraguai se encontra em Caruaru. Para aprimorar a vivência cultural vá de sábado que, apesar da intensa movimentação, vale a pena pelas apresentações de violeiros e grupos de pífanos.
Nos outros dias da semana aproveite para visitar o bairro Alto Moura com casas antigas de artesãos e poetas que hoje deram lugar a memoriais e museus como a casa do Mestre Vitalino, Galdino e José Condé. Museus da cidade, do forró, de barro e outros estão abertos à visitação para imersão completa no universo pernambucano. Todos os espaços reúnem acervos com mobiliário, máquinas antigas, objetos pessoais, fotografias e painéis.
O que fazer em Caruaru
A cidade que foi imortalizada pelo ícone da música brasileira Luís Gonzaga com a música “Feira de Caruaru” exemplifica muito bem qual a atmosfera do local.
A cidade abriga incríveis feiras de bugigangas, objetos decorativos, artesanatos, roupas e calçados, frutas, doces, ervas, produtos importados e falsificados do Paraguai e tudo mais que se puder imaginar.
Além disso, é palco do maior e melhor festa de São João, período em que a cidade se colore e se organiza para receber milhões de turistas de todos os lados do Brasil e do mundo. Mais do que apreciar o artesanato de barro, couro, renda e palha dos artesãos atuais, deve-se valorizar os artesãos e poetas antigos em visitas aos museus e memoriais espalhados pela cidade que deixaram o legado para artistas contemporâneos.
Atrativos Culturais
A cidade respira história e cultura. Através de seus espaços, museus, memoriais e teatro é possível entender um pouco da história da cidade através da antiga casa de farinha e valorizar artistas, poetas, artesãos que deixaram sua marca registrada. O artesanato, que continua forte na região, pode ser encontrado em acervos da famosa Feira de Caruaru.
Museu do Barro Espaço Zé Caboclo
Este rústico museu fica situado dentro do Espaço Cultural Tancredo Neves. É dividido nas salas: Luiz Gonzaga, São João, Elba Ramalho, Mestre Vitalino, Artesãos do Alto do Moura, Abelardo Rodrigues, Pinacoteca e sala de exposições temporárias. O acervo conta com peças artísticas e decorativas de barro, quadros sobre a cultura popular e pertences e referências aos artistas e grandes nomes da região. Fica na Praça Coronel José de Vasconcelos.
Museu da Fabrica de Caroá
O museu faz parte do complexo Espaço Cultural Tancredo Neves. É um local que leva a uma volta ao passado. O acervo composto por painéis explicativos conta a história da antiga fábrica Caroá, de 1935 que deu asas a economia da cidade na época. A história trata da vida do fundador, traz fotografias e explica o processo de retirada da fibra do caroá, atividade intensamente desenvolvida na época. Alguns objetos antigos também se encontram dispostos nas instalações como máquina de datilografia, carretilhas, bobinas e relógio ponto. Fica na Praça Coronel José de Vasconcelos.
Casa-Museu Mestre Vitalino
O mais famoso artesão da cidade e um dos mais importantes do estado viveu nessa casa. A antiga casa abriga réplicas de suas principais obras, artefatos domésticos que pertenciam ao artesão e algumas fotografias antigas. A casa é hoje administrada por um dos filhos do artista que também é artesão e conta sobre o processo de produção em barro. Fica na Rua Mestre Vitalino.
Alto do Moura
Este bairro merece ser visitado por ser um dos maiores centros de arte da América Latina. A região abriga vários pontos turísticos como a Casa-Museu Vitalino, Memorial Mestre Galdino, ateliês de artesãos atuais, além de bares e restaurantes rústicos para se degustar a culinária local. Fica a 7 km do centro.
Museu do Cordel
O museu traz acervo de cordéis tradicionais, máquinas de xilogravura e linogravura. Foi criado em homenagem a Olegário Fernandes, maior cordelista caruarense que valorizava a história do homem nordestino de forma literária. O museu fica na Feira de Artesanato.
Casa da Cultura José Condé
A casa reúne a sala José Conde com exposições de obras do escritor, fotografias e objetos pessoais; o Teatro Joel Pontes com ambiente elegante e climatizado com apresentações esporádicas; Salão de Arte Popular com utensílios e produtos comercializados na Feira de Caruaru e o Pontal de Cultura da Feira de Caruaru com sala de música, estúdio de vídeo e áudio, oficinas e salas de reuniões. Fica dentro da Feira Caruaru.
Memorial Mestre Galdino
O memorial abriga objetos e obras do poeta e também artesão de peças artesanais em barro de inspiração surrealista. Alguns textos, documentos sobre a vida do artista e fotografias também se encontram no espaço. Fica na Rua São Sebastião.
Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro
O amplo parque fica na área da antiga sementeira e é ponto de encontro de jovens e crianças que brincam no espaço ao ar livre. O projeto arquitetônico se destaca pelo jardim sensorial, anfiteatro e lago com cascata. Plantas ornamentais compõem o cenário de quatro hectares. Fica na Avenida José Rodrigues de Jesus.
Memorial da Cidade de Caruaru
Este memorial era um antigo mercado de farinha em 1924. Mas, em 1992 tornou-se um memorial da feira de Caruaru. Desde 2009, a estrutura passou por reforma e o local passou a ser um memorial de manifestações culturais, religiosa, social e política da cidade. O acervo conta com painéis fotográficos, maquinários, objetos de figuras pernambucanas e imagens religiosas. Fica na Rua Duque de Caxias.
Quando ir à Caruaru
Não há tempo ruim para ir a Caruaru, mas seria um desperdício viajar em outra época que não o São João, um dos mais tradicionais, mais elogiados e animados dentre as outras celebrações. O período de comemorações começa em maio e vai até final de junho. É uma boa oportunidade para imergir na cultura local através das danças e pratos típicos.
Eventos
Cidade tipicamente cultural como Caruaru só poderia trazer atrativos interessantes como esses: Feira de Caruaru e São João. Ambas as festas se assemelham na grandeza, quantidade de pessoas, alegria e riqueza de atrações.
Feira de Caruaru
Esta feira é uma das maiores e mais importantes feiras do Brasil. Recebe milhões de visitantes todos os anos e cerca de 40 mil por semana. Os visitantes podem apreciar o rico artesanato local, produzidos por excelentes artesãos, como produtos em barro, couro, madeira e bordado. Em 2006, foi tombado com o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Além dos objetos artesanais, a feira exalta e abriga objetos de gado, frutas e verduras, ervas medicinais e temperos exóticos, plantas ornamentais, vestimenta e acessórios, doces, ferrragens, decoração e importados. Tem produtos para todos os gostos e interesses.
São João
A grandiosidade da festa junina de Caruaru já ganhou reconhecimento nacional e até mundial. Quem participa já sabe que é a maior e melhor festa junina com direito a forró e outras danças típicas, comidas típicas, desfiles, concursos de quadrilhas, shows pirotécnicos, blocos juninos, shows de cordel, repentistas, bandas de pífanos, mostras de arte e feira de artesanato.
Toda extensa cultura de Pernambuco se reúne em uma única celebração que começa em maio e vai até final de junho. Não é pra menos com tanta programação! A decoração na cidade também é caprichada com bandeirolas, balões e palcos que colorem e estruturam a cidade para receber milhares de visitantes de todos os cantos.
Como Chegar em Caruaru
De avião:
O aeroporto mais próximo usado como referência para quem vai a Caruaru é o da capital.
De carro:
De Recife siga pela BR-232 até antes de Gravatá. De Paraíba, siga pela BR-104.
De ônibus:
Algumas empresas de ônibus partem da capital diariamente para a cidade.
Informações Úteis de Caruaru
Distância: Recife – 137 km / Garanhuns – 106 km / Campina Grande – 173 km.
Mais informações no site: www.caruaru.pe.gov.br