Tamandaré
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Tamandaré é palco das praias mais desertas de todo o Pernambuco! As belíssimas praias presentes na região sul do estado são extremamente limpas e preservadas, com mares que variam do verde claro ao azul oceânico. Recifes de corais se encontram em abundância na região, tornando o cenário um convite para mergulhos livres ao lado de espécies marinhas. Como se não bastasse, uma areia branca que quase cega em contraste com a luz solar e coqueiros que trazem sombras refrescantes também se apresentam nas praias de Tamandaré.
A praia que dá o nome ao município é uma das mais urbanizadas com casas de veraneio e presença de quiosques com pratos bem servidos. Aos finais de semana, esta praia costuma receber mais turistas do que de costume, mas nada que atrapalhe seu visual paradisíaco. Uma das mais belas definitivamente é a Praia de Carneiros. Mais distante e deserta é possível chegar após trajeto por estrada de terra. O percurso compensa pelas águas verdes que se misturam com o rio. Os quiosques da região se destacam como principais estabelecimentos para almoço, tira gostos e atração noturna. Além disso, algumas barracas também oferecem rústicos passeios a cavalos ou em catamarãs pelos manguezais.
Falando em manguezais, vale a pena os passeios por entre a mata nativa. Não se assuste ao se deparar com espécies diferenciadas de animais marinhos e pássaros diversos como o incrível tucano. Na mesma linha de intensa fauna e flora, deve-se realizar um passeio pela Reserva Biológica de Saltinho com outras interessantes espécies e até uma cachoeira, perfeita para banhos revigorantes. Alguns tours em embarcações levam a ilhas na região onde pode-se praticar o mergulho livre ou banhos de argila, completamente medicinais. Outros passeios que fogem um pouco dos limites da natureza são as igrejas de São Pedro e São José com suas construções antigas e peculiares, além da Casa do Artesão com produtos à base de matérias-primas encontradas na região.
O que fazer em Tamandaré
As praias de Tamandaré se destacam dentre os atrativos que a cidade oferece. Dentre as existentes, uma das mais elogiadas é a Praia do Carneiro, em um cenário paradisíaco que reúne: mar de água verde, areia clara completamente preservada e permeada por coqueiros, além de também abrigar quiosques saborosos. Parece mentira encontrar tanto adjetivo em um só lugar, mas Carneiro consegue a proeza, assim como a praia Tamandaré. A maioria das praias da cidade permanece deserta a maior parte do ano.
Além de contemplar a bela vista das praias e curtir a brisa do mar, vale os passeios bucólicos por manguezais no Rio Ariquindá e outros que cruzam a região. Um mergulho na cachoeira da Reserva Biológica de Saltinho também é obrigatório para quem quer renovas as energias. Ao final, reserve um tempo para conhecer a Casa do Artesão e as igrejinhas históricas.
Passeios
Realizar passeios de embarcações pelos rios rodeados de manguezais e ricos em espécies marinhas está entre um dos atrativos preferidos de quem visita Tamandaré. Vale a pena a parada na Ilha de Santo Aleixo e na cachoeira da região. Conheça as igrejinhas próximo às praias que resguardam traços de arquitetura colonial.
Ilha de Santo Aleixo
Partindo de Barra de Sirinhaém, é possível realizar um divertido passeio de lancha para a Ilha de Santo Aleixo, na região sul, alguns quilômetros à frente. Lá, pode-se realizar mergulhos livres nas incríveis piscinas naturais ao lado de curiosas espécies marinhas.
Catamarã até Praia do Carneiro
Partindo de catamarã da Praia dos Carneiros se chega a um imenso banco de areia na região da Praia Guadalupe, onde pode-se tomar um banho de argila revigorante. Outros passeios levam até a Ilha do Coqueiro Solitário.
Reserva Biológica de Saltinho
A reserva conta com 583 hectares de pura mata Atlântica. Inúmeras espécies de animais ali vivem, inclusive algumas ameaçadas de extinção. Destaque para a lebre, tatu, cutia, guaxinim, papa-mel e coloridos pássaros como papa-taioca, pica-pau, tucano, morcego e perua-choca. Administrada pelo Ibama, o local abriga ainda um museu e uma barragem.
Cachoeira Bulha D´Água:
Situada nos limites da Reserva Biológica de Saltinho está essa cachoeira. Com 10 metros de altura e três quedas d´água, as temperaturas são propícias para banhos relaxantes. A mata nativa ao redor completa o visual.
Rio Ariquindá
O rio possui uma largura de 70 metros e 6 metros de profundidade, tornando o local ideal para passeios de botes. Ao redor, manguezais e rica fauna e flora compõem o cenário selvagem. Dentre os animais encontrados estão: moluscos, crustáceos, ostras, peixes, caranguejo-uçá, aratus, siris, guaiamuns e pitu.
Morro do Oitizeiro
A vista panorâmica descortina o mar azul e os coqueirais. No tronco do oitizeiro foi colocada uma imagem do padroeiro da cidade. O ponto serviu de observatório na Segunda Guerra Mundial para evitar invasões.
Igreja de São Pedro
Sua estrutura compõem três janelas, uma cruz em madeira no topo e uma torre com sino lateral. No seu interior há coro e altar-mor com imagens de São Pedro. Fica ao redor das casas de veraneio, com acesso a partir de uma escadaria na Praia de Campas.
Igreja de São José
A igreja foi erguida no século XIX, em sua fachada observa-se três portas com um brasão que chama atenção logo a frente. Proporciona uma bela vista de Tamandaré. Fica no limite entre a Praia de Tamandaré e Campas.
Casa do Artesão
Inaugurada em 2001 conta com um interessante acervo de artesãs populares locais. Os produtos mais encontrados são bandejas, brincos, broches, colares, chaveiros, vasos decorativos, cestos e esculturas confeccionados à mão com base em coqueiros, cipós, paneiro e flor de coco. Fica na Praça Almirante Tamandaré.
Praias de Tamandaré
O sul de Pernambuco é famoso por abrigar as mais belas praias da região e também as mais desertas e preservadas com águas límpidas e cristalinas, repletas de recifes de corais coloridos e coqueiros imponentes que complementam a paisagem.
Praia dos Carneiros
Belíssima, a praia é referência no litoral sul e cartão postal da cidade. O mar verde forma piscinas naturais onde estão incríveis peixes coloridos. É permeada por coqueiros o que traz ótimas sombras na areia. Uma singela igreja do século XVIII fica ali para ser visitada. Duas barracas se destacam na praia atraindo turistas famintos e cansados.
Veja a galeria de Fotos da Praia dos Carneiros
Praia das Campas
Com 4,7 km de extensão, abriga águas mansas e corais que permitem bons mergulhos. Permanece bem conservada e limpa. Alguns passeios e atividades náuticas podem ser feitas, assim como a pesca. A maior parte das casas de veraneio fica próxima a essa praia. Uma igrejinha do padroeiro da cidade fica nesta praia, com arquitetura colonial.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Campas
Praia de Tamandaré
Na maré baixa, os 16 km de praia com recifes formam piscinas naturais de águas claras e ótimas para banhos. Algumas barracas elogiadas se encontram na orla dessa praia e na rua São José. Um paredão de recifes naturais se ergue após uma distância de 200 metros. Na região à direita, a construção do Forte Santo Ignácio de Loyola de 1691 pode ser contemplado. Fica entre as praias de Pontal do Lira e Campas.
Veja a galeria de Fotos da Praia de Tamandaré
Praia do Pontal do Lira
Pequena, sua extensão é de apenas 1 km, mas isso não reduz em nada sua beleza. Abriga inúmeros coqueiros suntuosos e mar com recifes de corais que possibilitam bons banhos. Aqui se encontra o Forte e Farol de Santo Inácio. Fica ao norte da Praia de Tamandaré.
Praia Boca da Barra
Aqui se presencia o lindo encontro do oceano com o rio Mamucambas entre manguezais e bancos de areia. O privilégio de optar por banhos de água doce ou salgada pode ser colocado em prática nessa praia indicada para banhos relaxantes. São 2,5 km de praia agradável com costa de arrecifes. Alguns esportes náuticos podem ser realizados nas águas calmas do rio. Tem acesso restrito para carros.
Praia Barra de Sirinhaém
Nos arredores, no município de Sirinhaém está essa praia que se aproxima da Ilha de Santo Aleixo. As águas são claras e deliciosas. Barcos colorem o alto-mar. Casas de veraneio e bares se estendem pela orla.
Praia de Guadalupe
Falésias e coqueiros se apresentam nessa praia trazendo mais beleza à paisagem. Daqui, pode-se apreciar o encontro do mar com o Rio Formoso. Passeios de embarcações rústicas partem rumo à famosa Praia dos Carneiros.
Praia do Gamela
Vegetação nativa e casas de pescadores compõem o cenário bucólico da Praia do Gamela. Enseadas de ondas calmas se destacam na região, tornando o visual exuberante. Permanece deserta a maior parte do tempo.
Praia do Guaiamum
Deserta, possui imensos coqueiros que protegem as belezas naturais e o mar agitado que, em maré baixa, tornam-se propícios para banhos nas piscinas naturais.
Quando ir à Tamandaré
Para viajar a Tamandaré basta escolher um mês que o sol esteja a pino para apreciar os passeios nas praias do entorno.
Até mesmo na alta temporada você encontrará locais desertos e tranquilidade para se aconchegar nos hotéis, restaurantes e praias.
Como Chegar em Tamandaré
De avião:
O aeroporto mais próximo é o de Recife, a 113 km.
De carro:
De Recife basta pegar a BR-101 Sul e depois a PE-060 até Rio Formoso. De lá, pegue PE-076 para Tamandaré/Carneiros
De ônibus:
Do Recife existem empresas que vão rumo a Tamandaré, são elas: São Domingos e Auto Viação Cruzeiro.
Informações Úteis de Tamandaré
Distâncias: Recife – 113 km / Maceió – 203 km.
Secretaria de Turismo – (81) 3676-1844
Mais infos no site: www.guiatamandare.com.br