Cabo de Santo Agostinho
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Cabo de São Agostinho, relativamente próximo da capital pernambucana abriga um espaço rústico de belezas naturais e construções históricas. A costa litorânea composta por nove praias, cada qual com uma beleza particular, atrai turistas de todos os cantos. Apesar de ficar a maior parte do tempo deserta, exceto a praia de Gaibu considerada a mais badalada da região, os surfistas costumam marcar presença constante nas praias que apresentam, em sua maior parte, condições favoráveis para a prática do surf com mar de ondas fortes.
Os trechos mais vazios, onde a tranquilidade reina são Itapuama, Paiva, Pedra do Xaréu e a escondida Calhetas. Algumas apresentam acesso em propriedade residencial ou complicado por estrada de terra e pedras, mas a visita compensa. Mesmo aquelas praias que apresentam águas perigosas para banhos devem ser visitadas, como forma de aproximação da natureza. Os bares presentes em quase todas as praias são sempre bons atrativos para os que querem bebericar, degustar um bom prato e contemplar a vista. Dentre as belezas das praias se destacam as pedras e coqueiros que contornam a encosta, a estreita faixa de areia, a presença de mata nativa, alguns recifes que formam piscinas naturais, barracas estruturadas e por aí vai.
Nessa linha de passeios ao ar livre surgem percursos de bugue, a pé ou bike através de trilhas em plena mata ou circuitos de terra, piscinas de argila onde pode-se desfrutar do medicinal banho de lama e algumas práticas de turismo de aventura como tirolesa, rapel e até asa delta da onde poderá obter uma vista privilegiada da cidade e dos arredores.
Passeios culturais e históricos também devem integrar o roteiro em Cabo. Vale a pena conhecer a rústica Vila de Nazaré onde estão a Igreja Nossa Senhora de Nazaré de 1679, o Museu do Pescador com exposição fotográfica e ingredientes regionais da culinária pernambucana, as ruínas do Convento Carmelita de 1731 e o Forte Castelo do Mar de 1722, onde se observa a cidade. Lembre-se de visitar os antigos engenhos, destaque para o Engenho Massangana que resguarda a história da comunidade. No quesito cultural, siga para o Mercadão, onde se encontra peças em cerâmicas, madeira, bordados e itens da aclamada culinária nordestina.
O que fazer em Cabo de Santo Agostinho
Rodeada de reservas ecológicas e cenários deslumbrantes contornados por manguezais e praias como a agitada Gaibu e outras mais tranquilas como a Calhetas, Paraíso e Itapuama se encontram em Cabo de São Agostinho.
Opções diversificadas para relaxar em meio à natureza é o que não falta na cidade. Um simples mergulho nas águas refrescantes, banho de argila, trekkings, passeios de bike e bugue, rapel, tirolesa e asa delta estão entre os principais roteiros.
Mais do que ser um reduto de atrativos naturais, a cidade contempla monumentos históricos interessantes como velhos engenhos, igrejinhas clássicas como a de Nossa Senhora de Nazaré, ruínas de um antigo convento e o Forte Castelo do Mar. Aproveite os mirantes para vislumbrar paisagens intocadas e inspiradoras. O artesanato também se evidencia na região, por isso, vale a pena o tour de apreciação de peças de talhados de madeira e bordados.
Passeios
Em Cabo, alguns passeios levam a cenários interessantes, como o de bugue até pontos mais afastados, inclusive até as piscinas de argila que propiciam um momento terapêutico e de lazer. Mirantes e cachoeiras estão no meio do caminho onde também é possível realizar trilhas e passeios de bike.
Passeio de Bugue
O passeio de bugue pelo entorno é a melhor maneira de chegar aos locais mais distantes de forma divertida. Siga de bugue para as praias mais afastadas, rio ideal para banho de lama e os melhores pontos para as práticas de aventura.
Banho de Argila
A estrada para a praia do Paiva abriga piscinas de lama, ou melhor, argila para ser mais específico. Os banhos terapêuticos são permitidos e é a melhor forma de voltar rejuvenescido para a urbanização.
Cachoeira do Gurjaú
Esta é a principal do entorno, possui piscinas naturais em meio a pedras que são usadas como trampolins para mergulhos. As águas cristalinas convidam qualquer desavisado a um banho revigorante.
Mirante da Pedra da Pimenta
Aqui é possível realizar um emocionante voo de asa delta para os amantes da natureza. Também é possível fazer rapel e escaladas nas alturas e admirar a bela paisagem.
Trekking e bike
Os turistas de aventura por terra podem aproveitar as trilhas em plenas matas Camaçari, Zumbi, Cumaru e Duas Lagoas. O mesmo percurso pode ser feito por bicicleta. No caminho se encontra uma rica fauna e flora, além de lagoas e riachos para banhos e contemplação.
Praias de Cabo de Santo Agostinho
São apenas nove praias em Cabo de Santo Agostinho, mas são suficientes para encantar qualquer turista. Algumas mais badaladas como a Gaibu atraem turistas que se hospedam logo à frente, já outras mais distantes como a Praia Paraíso da Preguiça trazem mais privacidade. Algumas outras são indicadas para a prática do surf ou esportes náuticos.
Praia de Calhetas
A baía em forma de coração visível ao longe na Praia da Calhetas é um dos atrativos que já começa até mesmo antes de pisar na areia. Chegando, é necessário descer uma rústica escadinha de pedra. A praia é pequena, apenas 200 metros de extensão, mas agrada pelo visual e pelos quiosques agradáveis a beira-mar.
Praia de Itapuama
A praia abriga uma vista panorâmica e tanto que convida os banhistas nem que seja para apreciar a paisagem, mas os que realmente usufruem da beleza são os surfistas que aproveitam as boas ondas no mar aberto. Coqueiros e casas de veraneio contornam a orla.
Praia do Paiva
Localizada em uma reserva, entre Cabo e Jaboatão está a praia. Praticamente deserta reúne belezas intocadas e mar agitado de ondas fortes que fazem a alegria de surfistas e pessoas que buscam um dia sossegado.
Praia Suape
Diferente das outras praias de Cabo está é reservada a banhistas. O mar sem ondas é perfeito para mergulhos ou para simplesmente boiar na água sem pensar em nada. Famílias com crianças costumam buscar essa praia. As condições se dão pela presença do Rio Massangana. Ao longe se avista um porto e barcos de pescadores que completam a paisagem.
Praia Cabo de Santo Agostinho
Apesar de não ter trecho de areia nem para banho, compensa pelo visual emoldurado por penhascos e edificações antigas.
Praia de Gaibu
Esta é a praia mais movimentada por receber mais visitantes. Isso ocorre devido à presença da maioria das pousadas dispostas na orla. Uma enseada contornada por coqueiros atraem banhistas, apesar de alguns trechos serem impróprios para banhos. Ao longe se avista o Forte São Francisco Xavier.
Enseada dos Corais
Situada em área residencial está essa praia com recifes que formam piscinas deliciosas para banhos ao lado de manguezal e espécies da fauna.
Praia Pedra do Xaréu
O mar de águas fortes atraem surfistas. Apesar das inúmeras pedras tornarem o banho perigoso, visitantes vêm até a praia para curtir os bares rústicos na orla e apreciar a culinária e a bela vista do local.
Praia Paraíso da Preguiça
Esta pequena praia com estreita faixa de areia que fica coberta na maré alta recebe um visitante ou outro. O acesso é um pouco complicado de terra íngreme e presença de pedregulhos.
Pontos Turísticos de Cabo de Santo Agostinho
A religiosidade é uma das características mais marcantes da cidade de Cabo de Santo Agostinho. Já se vê pelas igrejinhas clássicas de estilos e arquitetura diferentes que permanecem preservadas como documentos vivos da história pernambucana.
O respeito à diversidade religiosa se expressa na cidade através de construções recentes com templos das mais diversas manifestações. Aproveite para visitar também as casas de sítios históricos, ruínas de convento e outras construções na Vila de Nazaré e Engenho Massangana.
Engenho Massangana
As margens da PE-060 está o Engenho de Massangana, um dos cartões postais de Cabo. A construção do século XIX apresenta traços históricos surpreendentes. Lá viveu o abolicionista pernambucano Joaquim Nabuco, onde passou grande parte da sua infância. O local foi transformado em museu e abriga um amplo acervo iconográfico. No complexo se encontra a Casa Grande, a Capela São Mateus e a Senzala.
Vila de Nazaré
As riquezas históricas do Brasil Colônia estão presentes na Vila do Nazaré. Este sítio histórico situado no alto da cidade, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Nazaré abriga construções interessantes. Dentre os atrativos estão: ruínas do Convento Carmelita, Antiga Capela, Casa do Faroleiro, Fortaleza Castelo do Mar, Baterias de São Jorge, Ruínas do Antigo Quartel, Baterias de Calhetas e Forte São Francisco Xaxier de Gaibu. No caminho se encontram casas rústicas de moradores e árvores frutíferas.
Capela de Nossa Senhora de Fátima
O local é palco para celebrações como uma procissão que ocorre em maio em homenagem à santa que dá nome à igreja.
Igreja de Santo Amaro
Com construção do século XVIII, a igreja chegou a ser reformada em 1822, mas sem modificar os traços principais. De fachada simples abriga no interior duas imagens sacras nos altares.
Igreja de São Miguel
Foi construída nas terras do Engenho Novo e fundada antes da invasão do povo holandês. Abriga uma matriz do século XVIII onde fica o núcleo urbano do município.
Igreja Nossa Senhora do Livramento
Construída no século XVIII, foi reformada em 1875, mas sem deixar de lado suas características principais que a tornam peculiar.
Igreja Nossa Senhora de Nazaré
Fica localizada no ponto mais alto da cidade, por isso se destaca pela bela vista que descortina. Abriga sinos originais que ainda ecoam pela cidade convidando os devotos para as missas. Fica ao lado das ruínas do Convento Carmelita, também um ótimo lugar para visitação.
Compras em Cabo de Santo Agostinho
Artesanato
A manifestação cultural é um dos pontos fortes de Cabo de São Agostinho. Os traços pernambucanos se encontram demarcados em peças decorativas e reflete a riqueza artística dos artesãos da cidade.
Dentre os produtos que são caprichosamente elaborados com riqueza de detalhes e esmero pelos artistas, se destacam a madeira talhada que dão vida a diversos objetos e esculturas de diferentes formatos, imagens de santos e animais, pinturas, bijuterias, toalhas bordadas com crochê e tricô, dentre outros.
Quando ir à Cabo de Santo Agostinho
Existe apenas uma condição para viajar a Cabo de S. Agostinho: calor.
Isso porque, os principais atrativos da cidade são suas belas praias e os passeios de bugue ao ar livre, dentre outros organizados pelas agências de viagem e moradores locais.
Como Chegar em Cabo de Santo Agostinho
De avião:
O aeroporto mais próximo usado como referência para quem vai a Cabo de São Agostinho é o da capital, a 32 km.
De carro:
A partir da Zona Norte de Recife siga pela BR-101 e depois PE-060 até chegar em Gaibu.
De ônibus:
Algumas empresas de ônibus partem da capital diariamente para a cidade.
Informações Úteis de Cabo de Santo Agostinho
Distância: Porto de Galinhas – 51 km / Recife – 32 km / João Pessoa – 173 km / Maceió – 240 km.
Mais infos no site:www.cabo.pe.gov.br