Itamaracá
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Próximo à Recife, no litoral norte de Pernambuco está este paraíso da natureza. Itamaracá é uma ilha com incríveis belezas naturais e que se destaca também pela história e influência estrangeira em seu solo. Foi invadida por holandeses em meados do século XVII, mas logo eles foram expulsos pelos portugueses que demarcaram toda região no passado. Com o nome indígena que significa “pedra que canta” Itamaracá tem uma extensão territorial de 65 km de espaços preservados e intocados. Já foi uma antiga vila de pescadores, mas atualmente é mais estruturada com quase 20 mil habitantes que vivem basicamente do turismo. Algumas pousadas, hotéis, restaurantes e quiosques são a principal fonte de renda da cidade.
Dentre os atrativos que merecem ser visitados na ilha está o Forte Orange que foi construído pelos holandeses durante a invasão, mas demolido e reconstruído pelos portugueses anos depois. Hoje, o local abriga canhões e mapas holandeses. Fica a beira-mar, da onde se observa um dos mais belos mirantes. Nos arredores está uma capela, museu e lojas de artesanato. Um outro passeio histórico é até a Vila Velha, pequeno vilarejo fundada pelos portugueses e fica no alto de um morro. Serve de mirante natural e reúne casarios coloniais peculiares.
As praias da ilha, inclusive uma ilhota chamada Coroa do Avião com águas refrescantes e bares improvisados são os preferidos dos turistas. São passeios que fazem parte da programação de todos os amantes da natureza. Nesses espaços pode-se relaxar nos banhos, passear de lancha ou barcos, caminhar na areia e petiscar nos bares que se colocam na orla de quase todas as praias. Reserve um tempo para conhecer a Praia do Fortinho, Sossego e Pontal da Ilha que ficam mais distantes e as mais badaladas também como Quatro Cantos, Pilar, Jaguaribe e Baixa Verde.
Para completar os passeios vale uma visita ecológica ao Ecoparque Peixe-Boi & Cia, com várias espécies marinhas interessantes, inclusive o quase extinto peixe-boi. Faça um tour pelos tanques e assista a um vídeo explicativo sobre as espécies. À noite participe das rodas de ciranda na Praia Jaguaribe e aprecie a culinária local nos estabelecimentos de Vila Velha ou na parte baixa.
O que fazer em Itamaracá
Itamaracá já foi palco de disputas coloniais no século XVII, período em que invasores holandeses construíram o Forte Orange que depois foi tombado e reconstruído por portugueses. Este é, inclusive, um dos cartões postais da cidade e o melhor mirante da região, da onde se avista grande parte da costa.
Preservando seu passado histórico, a cidade se apresenta hoje como polo turístico e abriga além das deliciosas praias e belezas naturais, uma típica vila com casarios e capelas do século 16 e o Ecoparque Peixe-Boi que é um parque de proteção ao animal marinho que está em extinção no país.
Alguns passeios em reservas de mangue pode ser uma alternativa para quem busca passeios diferentes na natureza. Siga para o Canal de Santa Cruz e desfrute da rica fauna e flora.
À noite, vale a pena ir até a Praia de Jaguaribe para apreciar as apresentações de ciranda.
Passeios
Passeios turísticos, ecológicos, históricos e rústicos. Assim se resume os roteiros por Itamaracá. Vale conhecer o EcoParque Peixe-Boi, onde nossos carismáticos amigos ficam nadando em tanques, visitar o Forte Orange – construção antiga da onde se descortina uma vista completa da ilha; passear pela ilhota da Coroa do Avião através de lancha ou catamarã e conhecer a rústica Vila Velha, com ruínas que exaltam o passado.
Eco Parque Peixe-Boi & Cia
O parque abriga uma estrutura imensa onde ficam os tanques com peixes-boi e outras espécies marinhas. O turista pode assistir a um documentário sobre a história e hábitos das espécies e depois vê-las de perto. O animal encontra-se em extinção no Brasil, por isso, esse passeio é tão procurado por pesquisadores, biólogos e curiosos.
Forte Orange
Originalmente levantada pelos holandeses em 1631, foi demolida e depois reconstruída pelos portugueses anos depois em 1654. O objetivo era proteger Igarassu, Olinda e Recife de invasões. Hoje serve de mirante para os turistas.
Ilha Coroa do Avião
Essa pequena ilha é um dos cartões postais e ponto de parada dos passeios tradicionais na região.
Trata-se de um extenso banco de areia com coqueiros, águas refrescantes e bares que servem almoço farto.
O acesso se dá por barco ou lancha a partir da Praia do Forte Orange.
Passeio de catamarã
O passeio nos rústicos catamarãs leva aos manguezais do Canal de Santa Cruz e na Vila Velha. Outros passeios levam turistas até pontos ideais para mergulho e visitam a ilha Coroa do Avião. Ambos partem da Praia do Forte.
Vila Velha
Esta pequena vila, fundada pelos portugueses no ano de 1540 fica no alto de um cume da onde se tem uma bela vista litorânea. A Igreja Nossa Senhora da Conceição e ruínas da Igreja Rosário dos Pretos ficam ali próximos.
Praias de Itamaracá
O que dizer das belezas naturais de Itamaracá?
A ilha abriga praias exuberantes e tranquilas em sua maioria, com águas azuis refrescantes perfeitas para banhos revigorantes e intensos.
Algumas desertas, outras mais badaladas com estrutura de bares e presença de casas de veraneio oferecem mais lazer ao turista.
Praia do Forte Orange
Esta é uma das melhores praias para banho de Itamaracá. Possui um mar azul de águas calmas, ampla faixa de areia e coqueiros que proporcionam boas sombras. Um dos atrativos da região são os bares e restaurantes ali presentes.
Praia Forno da Cal
Local propício para banhos relaxantes no mar calmo rodeado por pedras e vegetação nativa, um verdadeiro oásis.
Praia Baixa Verde
Movimentada, esta praia apresenta mar calmo com recifes que formam piscinas naturais na maré baixa, da onde se observa a presença de peixes de várias espécies. Alguns bares na orla fazem a felicidade dos turistas
Praia do Sossego
Também chamada de Lance dos Cações, na maré baixa os bancos de areia formados propiciam banhos em pequenas piscinas naturais. O mar costuma ser manso e raso. Perfeito para crianças.
Praia do Fortinho
Também chamada de Enseada dos Golfinhos, apresenta estrutura de bares e casas de veraneio dispostas na orla, o que gera uma movimentação considerável na praia na alta temporada.
Praia Pontal da Ilha
O mar perfeito para banho devido à sua água mansa é apenas um dos atrativos dessa praia. Vale a pena contemplar a vista para a Ilha do Celeiro.
Praia Jaguaribe
A urbanização dessa praia ganha ênfase pelos bares e barracas lá encontrados. Alguns barcos ficam ali dispostos para fazer a travessia para outras praias do entorno. Possui trechos impróprios para banho.
Praia Pilar
Situada mais ao centro é a praia mais urbanizada e com melhor infraestrutura da ilha. A faixa de areia estreita não é empecilho para as pessoas que disputam espaços.
Alguns trechos tem água imprópria para banho.
Quando ir a Itamaracá
Pode-se ir a Itamaracá o ano todo, mas para melhor aproveitamento dos passeios ao ar livre e das praias da ilha viaje no verão ou primavera para ter dias agradáveis.
Há sempre vagas nos hotéis da região, basta fazer a reserva.
Como Chegar em Itamaracá
De avião:
O aeroporto mais próximo usado como referência para quem vai Itamaracá é o da capital.
De carro:
De Recife siga pela PE-015 e depois BR-101 até Igarassu. De lá, acesse a PE-035 até Itamaracá.
De ônibus:
Algumas empresas de ônibus partem da capital diariamente para a cidade.
Informações Úteis de Itamaracá
Distância: Recife – 56 km / João Pessoa – 118 km / Caruaru – 173 km.
Clima: temperatura média de 26º