Fernando de Noronha
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Fernando de Noronha é o clássico paraíso na terra e exemplo de conservação ambiental do homem e a natureza. Descoberta em 1503, suas praias são extremamente limpas, com águas transparentes de um azul e verde de tirar o fôlego. A mata e as rochas que estão ao seu redor e, muitas vezes, na própria areia, contribuem para deixar o cenário ainda mais exótico. Suas praias se diferenciam das outras brasileiras por possuir uma intensa vida marinha em seu entorno. Os mergulhos próximos a cardumes, arraias e tartarugas são comuns na região. Além disso, a observação de golfinhos e até tubarões acontece de forma frequente, uma vez que essas espécies vivem nos mares de Noronha.
Ao todo são 21 ilhas que totalizam 26 km de extensão, fica a 545 km do Recife com a imensidão do Oceano Atlântico abençoando os mares. Para facilitar os passeios, a ilha tem a vantagem de estar sempre no horário de verão, com uma hora a mais em relação a Brasília. A ilha recebeu o título de Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2001 e foi transformada em Parque Nacional Marinho com áreas de preservação ambiental em que a visita é restrita. A burocracia da limitação das visitas, obrigatoriedade de retirada de senhas e tempo delimitado de passeio (geralmente no máximo uma hora por grupo) são compensados pelas incríveis paisagens. A população da ilha chega a apenas dois mil habitantes, justamente pela questão de preservação que fica evidente.
Os artesãos regionais da ilha também têm seu espaço garantido. Apesar de, muitas vezes ofuscados pelas paisagens naturais, ateliês reservam peças de suvenires, objetos recicláveis, telas, mosaicos, pinturas em camisetas e bijouterias que podem ser encontradas com facilidade. No Projeto Tamar, além das palestras diárias com explicações da vida marinha, uma lojinha reúne objetos da marca e miniaturas de tartarugas. É uma ótima desculpa para levar presentes para quem ficou de fora do passeio.
A ilha é um verdadeiro pólo gastronômico, isso porque a cidade é referência em frutos do mar e peixes que são servidos com muito tempero nos restaurantes das pousadas ou espalhados no centro. Nessa mistura de sabores de camarões, mexilhões, polvos e muitos outros você pode até degustar o sabor da carne de tubarão, se tiver estômago.
Veja a galeria de Fotos de Fernando de Noronha
O que fazer em Fernando de Noronha
Apesar do pequeno centro histórico com museu, igrejas, fortes e feirinhas tradicionais que Noronha reserva, nada se compara às suas incríveis e incontáveis praias. A ilha abriga tanta beleza natural que é considerada um dos lugares mais belos do Brasil e quiçá do mundo. Suas águas são refrescantes e possibilitam banhos em praias calmas e desertas, mergulhos livres e snorkeling em meio às pedras, prática de rapel e trilhas em morros da região e a prática do surf em praias com mares mais agitados. São tantas praias que fica difícil não visitar todas, pois cada uma possui um diferencial. É interessante conhecer as praias do mar de fora e até aquelas que exigem senha e acompanhamento de guias por serem áreas de preservação ambiental. Apesar de algumas não possibilitarem banhos e mergulhos, apenas a contemplação vale a pena. Aproveite para conhecer os mirantes ao redor com vistas que descortinam as paisagens.
Vila Remédios
Parte do centro histórico de Noronha se encontra aqui. Reúne construções históricas como o Palácio São Miguel, a igreja Nossa Senhora dos Remédios, o forte, museus e presídios.
É o núcleo urbano da ilha e concentra mil e um serviços como lojas de conveniência, farmácias, agência bancária, dentre outros estabelecimentos essenciais a qualquer turista. Além das obrigatoriedades, aproveite para dar a volta nesse charmoso centrinho de ruelas de pedras até a igreja, os casarios, o palácio, o forte de Nossa Senhora dos Remédios e o memorial Noronhense.
Veja a galeria de Fotos da Vila dos Remédios
Trekking
Ao todo são dez trilhas que Noronha reserva que levam a praias desertas de piscinas naturais e mirantes que permitem uma vista panorâmica privilegiada.
Todas as trilhas são bem sinalizadas e é possível realizar sem o acompanhamento de guias. O percurso das trilhas tem entre dois e três quilômetros em sua maioria. Exceto a trilha do Capim-Açu com intensos dez quilômetros. As mais escolhidas para trekking são: Baía do Sancho, Trilha do Farol, Ponta do Campim-Açu, Pontinha-Pedra Alta, Baía dos Golfinhos, Jardim Elizabeth, Costa Azul e Costa Esmeralda cada um com suas belezas e particularidades.
Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios
Erguida pelos portugueses no século XVIII, a fortaleza funcionou como um presídio antigamente e hoje é um dos cartões postais da cidade.
A fortaleza é a maior fortificação já implantada, era um presídio político no período de 30 a 42. Quando ocorria a Segunda Guerra, tornou-se abrigo dos soldados americanos. É considerada patrimônio histórico e tem suas ruínas preservadas pelo Iphan.
Veja a galeria de Fotos da Vila dos Remédios
Palácio de São Miguel
Construída em 1948 o casarão possui um estilo colonial peculiar e reúne mobília antiga e artefatos artísticos.
Em seu interior se encontram móveis antigos, telas do pintor Wash Rodrigues e um lindo vitral em tamanho real do arcanjo São Miguel produzido por Aurora Lima. Fica na Rua São Miguel.
Veja a galeria de Fotos da Vila dos Remédios
Projeto Navi
O projeto Navi é uma incrível aula sobre as profundezas e as questões biológicas em uma embarcação subaquática. A expedição dura 1h30 de muita observação e explanação.
Biólogos entendidos no assunto explicam sobre a velocidade do vento, agitação do mar, temperatura da água e outros fatores que definem o percurso de uma embarcação. Uma placa de vidro transparente possibilita a observação de tartarugas, arraias, golfinhos e outras espécies em confortáveis poltronas.
Museu dos Tubarões
Este museu reserva desde painéis explicativos sobre o cotidiano do tubarão até quitutes preparados com carne de tubarão. Qualquer pessoa que se aventura nesse passeio torna-se quase um especialista na espécie.
Ao conhecer o museu você visualiza a surpreendente arcada dentária de um tubarão de espécie comum no arquipélago, painéis explicativos, esculturas de animais marinhos, visualização de tubarões na enseada, loja com lembrancinhas e um restaurante com pratos de tubarão.
Veja a galeria de Fotos do Museu do Tubarão
Projeto Tamar
Todas as noites, o projeto Tamar abre espaço para visitantes e oferece interessantes palestras que explicam sobre o projeto.
A partir das 21h começam as palestras super disputadas sobre tubarões, golfinhos e outras espécies. A explanação traz curiosidades do habitat e rotina dos animais. O local abriga uma loja da marca Tamar e um museu com réplicas de tartaruga.
Veja a galeria de Fotos do Museu - Projeto Tamar
Rapel
Quem disse que só de banhos e mergulho é feito Noronha? O rapel pode ser feito pelos visitantes radicais acompanhado de instrutores no Morro do Piquinho.
Após percorrer 40 minutos de caminhada, guarde energia para o rapel no Morro do Piquinho com 188 metros de altura. Este é o segundo ponto mais alto da ilha e tem condições perfeitas para a prática. A descida é feita ao lado de uma parede de 50 metros onde também é possível realizar escalada para os que têm certificado. A vista é encantadora.
Arte
Mais do que abrigar belezas naturais, Noronha valoriza as atividades culturais de artistas regionais nos estabelecimentos Arte Noronha e Ateliê. Vale conferir.
No Arte Noronha mais de 20 artesãos e artistas plásticos se reúnem para mostrar seus trabalhos. Se vê de tudo: camisetas pintadas a mão, telas, porta-retratos, imãs de geladeira artesanais e acessórios. No Ateliê, a família Macedo reúne bonecas de material reciclável, luminárias de papel e aquarelas com paisagens das praias de Noronha.
Praias de Fernando de Noronha
Fernando de Noronha é famosa por ter as mais belas praias do Brasil. Difícil escolher a mais bonita. São inúmeras as praias com infinitas paisagens que a ilha reserva com aquelas específicas para mergulho, outras ideais para contemplação e outras que proporcionam o contato com animais. Na Ilhatur: O passeio de bugue é um convite para conhecer as mais belas praias do arquipélago. Este incrível passeio contempla paradas para mergulho, paradas para admirar a vista através do mirante e uma volta na Vila dos Remédios.
Praia do Leão
De mar muito azul a praia é repleta de tartarugas marinhas que caminham pelas encostas do mar. Nessa mesma praia se consolida o Projeto Tamar, quando as tartarugas dão seu primeiro banho de mar entre os meses de abril e junho. Essa beleza pode ser admirada pelos turistas que estiverem na praia no momento. É ideal para quem prefere praias mais tranquilas. O local abriga incontáveis ninhos de aves que completam o cenário.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Leão
Clique e faça um passeio virtual: Praia do Leão
Praia Cacimba do Padre
Famosa por sua extensão que chega a quase 1 km, a praia abriga um dos pontos turísticos e mais conhecidos de Noronha: o Morro Dois Irmãos. Em meio ao mar, se vê os dois morros lado a lado. Nas estações mais quentes a onda cristalina pode chegar a cinco metros.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Cacimba do Padre
Praia Baía dos Porcos
Essa praia exige um pouco mais de disposição, uma vez que seu acesso só é permitido a pé após 15 minutos de caminhada vindo da Cacimba do Padre. A praia é mais deserta do que as outras e as grandes pedras ao seu redor formam piscinas naturais.
Veja a galeria de Fotos da Baía dos Porcos
Praia Sancho
Esta praia é unanimemente considerada a mais bonita do Brasil. Nela se observa bancos de coral e suas águas transparentes são as melhores para mergulho livre. O acesso exige atenção, pois é feito a partir de um penhasco que percorre uma escada encravada na rocha até a areia fofa. Porém a vista vale a pena.
Baía de Santo Antônio
Essa praia tem o diferencial de abrigar uma embarcação grega que foi naufragada em 1930 e as ruínas do Forte de Santo Antônio.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Porto de Santo Antônio
Praia do Meio
É uma das menores de Noronha e justamente por isso tem águas mansas ideais para descanso. Fica entre as praias do Cachorro e Conceição.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Meio
Praia da Conceição
Essa praia tem mar calmo e fácil acesso. Possui o mais lindo pôr do sol e é reduto dos esportistas que praticam frescobol e surf no verão. Ao seu lado fica o Morro de Fora com deliciosas piscinas.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Conceição
Praia do Cachorro
É uma das praias mais agitadas por ficar próximo da Vila dos Remédios. O local reserva uma linda fonte de água doce. Ao redor os quiosques proporcionam quitutes, bebidas variadas e até aluguel de snorkel para quem quiser praticar mergulho.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Cachorro
Praia do Boldró
Esta praia é uma das principais quando o assunto é surfar. Os cinco metros de onda permitem boa prática de surf. Suas águas possuem vida marinha intensa. Um restaurante na praia serve os turistas com saborosos frutos do mar e cerveja gelada.
Veja a galeria de Fotos da Praia e Mirante do Boldro
Praia do Americano
Essa é a melhor praia para quem curte privacidade, momentos de sossego e pouca companhia. É rodeada por duas grandes pedras, o que favorece o clima privado.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Americano
Praia do Bode
Através das pedras é possível pisar na praia do Bode com águas límpidas e areia branca, local onde partem os passeios para outras praias mais badaladas.
Veja a galeria de Fotos da Praia do Bode
Praia do Atalaia
As pedras escuras em frente ao mar remetem à origem vulcânica da ilha. Abriga o Morro do Frade que fica bem no meio do mar. É ideal para observar os peixes que nadam dentre as piscinas rasas que são formadas. A praia é cotrolada pelo Ibama e só recebe pequenos grupos por vez.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Atalaia
Pontas das Caracas
Nesta praia o diferencial está na vista, uma vez que o mergulho é proibido por causa do perigo da descida em meio às pedras.
Veja a galeria de Fotos da Ponta das Caracas
Baía do Sueste
Esta praia abriga tartarugas marinhas enormes. Você pode ter a oportunidade de nadar ao lado delas com o snorkel. O passeio é acompanhado de guias.
Veja a galeria de Fotos da Baía Sueste
Enseada da Caieira
O acesso a esta praia é complicado, mas é recompensador pelas lindas dunas formadas ao redor das piscinas. Apesar da beleza, a praia não é muito indicada para banhos, uma vez que os tubarões nadam por ali constantemente.
Veja a galeria de Fotos da Praia da Caieira
Buraco da Raquel
Grandes rochas e piscinas naturais esverdeadas são o cenário do Buraco da Raquel. Lá é permitido apreciar a vista, porém é proibido o mergulho por ser área de preservação ambiental.
Veja a galeria de Fotos do Buraco da Raquel
Ponta da Air France
O nome tem origem devido à instalação pelos franceses de uma base de apoio aos voos sobre o Oceano Atlântico. O visual une o mar de dentro com o mar de fora. A praia não é indicada para banho.
Veja a galeria de Fotos da Ponta do Air France
Passeios em Fernando de Noronha
Do Porto de Santo Antônio são organizadas partidas de barco para as praias do mar de dentro.
O tour percorre as principais praias com parada para mergulho na Baía do Sancho e Ponta da Sapata.
Os golfinhos e fragatas costumam acompanhar os passeios ao lado do barco. O percurso dura cerca de três horas.
Veja a galeria de Fotos do Passeio de Barco e Mergulho
Mergulho em Fernando de Noronha
Considerado um dos lugares mais indicados do mundo para a prática de mergulho, Noronha reúne em suas águas arraias, cardumes, tartarugas, barracuda, golfinhos, esponjas, corais e até tubarões. A profundidade dos mergulhos chega a 50 metros.
Veja a galeria de Fotos de Mergulho
Snorkel
Praticar o snorkeling pode ser uma aventura e uma atividade prazerosa em meio aos peixes coloridos de várias espécies, arraias e tartarugas. O melhor local para realizar o mergulho é na praia de Atalaia, controlada pelo Ibama e com tempo estabelecido para mergulho.
Veja a galeria de Fotos de Mergulho
Golfinhos
Para os apreciadores dos espertalhões e inteligentes golfinhos, uma boa opção é o passeio na Baía dos Golfinhos às seis da manhã. O observatório permite uma vista completa da alimentação dos golfinhos. Biólogos ficam de prontidão e dispostos a responder quaisquer dúvidas.
Veja a galeria de Fotos de Mergulho
Vida Noturna de Fernando de Noronha
Apesar dos passeios cansativos durante o dia, guarde energia para dançar e curtir os bares próximos à praia e conhecer a vida noturna de Fernando de Noronha, com uma vista invejável e muitos pratos elaborados.
Um atrativo à noite é o luau em noite de lua cheia na praia da Conceição (praia de melhor pôr do sol) organizado pelo quiosque Duda Rei. É point dos jovens e enamorados.
O Bar do Cachorro, no Terminal Turístico do Cachorro, celebra festas ao som de muito forró e petiscos. A Pizzaria Feitiço da Vila, ao lado do Bar do Cachorro, traz bandas regionais e em alguns dias samba, além de delícias no cardápio.
Quando ir à Fernando de Noronha
O período ideal de viagem para Fernando de Noronha vai depender do objetivo de cada um. Se a intenção é economizar, a melhor época é entre abril e junho em que é possível negociar descontos devido à baixa temporada.
Já se a intenção é aproveitar os mergulhos, vá de abril a outubro quando o Mar de Dentro apresenta as melhores águas. Para os radicais que gostam de surfar a melhor época é de dezembro a março, quando as ondas ficam mais agitadas na Cacimba do Padre.
Agora, se apenas quiser curtir os passeios sem se preocupar com o calor seco evite os meses de setembro a fevereiro e opte por viajar de março a agosto, período em que as chuvas acontecem com mais frequência.
Como Chegar em Fernando de Noronha
De avião:
Diariamente saem voos de Recife para Fernando de Noronha pelas companhias GOL e Trip e de Natal pela Trip. Os voos levam em média 1h20 para chegar até o destino. Há uma taxa de conservação ambiental que deve ser paga antes pela internet ou no desembarque na cidade de Fernando de Noronha. Se antecipe e evite filas.
Caso prefira se locomover de automóvel as distâncias de Recife e Natal até o destino são de 545 km e 340 km respectivamente, siga as placas.
informações Úteis de Fernando de Noronha
Secretaria de Turismo de Pernambuco – (81) 3182-8397 / 3182-8000
Sites: http://turismopernambuco.com.br/pt-BR/
www.empetur.com.br/web/setur
Informações Turísticas – (81) 3619-1378
Aeroporto Fernando de Noronha – (81) 3619-1311
Bancos: Na ilha apenas se encontra a agência do Banco Santander, mas há caixas eletrônicos do Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil.
Clima: A temperatura média é de 20º a 34º.