Conde
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Pertinho da capital, Conde é uma extensão de João Pessoa no quesito belezas. O distrito Jacumã, lado a lado com Conde também é um desses lugares que agrega ainda mais encantos à cidadezinha.
O local tem um perfil de turista bem definido: aqueles que adoram praia. Isso porque o pequeno município oferece poucos atrativos culturais e históricos, porém Conde compensa com suas belas praias que consideradas as mais belas de toda a Paraíba. Coqueirinho, Tabatinga, Carapibus são destinos certos para encontrar momentos de relaxamento e vistas inspiradoras. Já a praia Tambamba é uma das mais famosas do entorno, nudistas encontram ali um lugar para curtir a natureza da melhor forma: como vieram ao mundo. A praia é referência naturista e foi oficializada em 1989.
Carapibus é uma daquelas praias que é um desperdício não visitar, ela se destaca pelos maceiós que são formados em um lindo encontro do rio com o mar. Coqueirinho, diferente das outras, reserva mais agitação aos visitantes em suas barracas. Em quase todas é possível realizar caminhadas embaixo das sombras dos coqueiras e curtindo a brisa da maresia. Apesar das variações as praias se assemelham na beleza. Reservar um tempo para conhecer todas as praias, cada qual com sua particularidade é praticamente obrigatório. As coloridas casinhas de pescadores contribuem com os ares rústicos da cidade, completando o visual litorâneo.
O que fazer em Conde
Conde abriga as praias mais belas da Paraíba.
Precisa dizer mais?
As praias envoltas por falésias, canyons, rochas, coqueiros, extensa areia branca fazem a cabeça e tocam no coração dos turistas que pisam em solo paraibano. Quem conhece Conde, dificilmente esquece e sempre retorna. Praias cristalinas como a Tambaba, Coqueirinho, Barra do Graú e Bela, Tabatinga, Carapibus e Jacumã reservam um espaço calmo em meio ao burburinho do dia a dia. Enquanto que durante a semana as praias são sinônimo de tranquilidade, aos finais de semana moradores da região se deslocam para Conde para aproveitar as praias e a agitação noturna nos quiosques badalados na orla das praias.
Praias de Conde
As praias de Conde são envoltas por falésias, canyons, rochas, coqueiros, extensa areia branca fazem a cabeça e tocam no coração dos turistas que pisam em solo paraibano. Quem conhece Conde, dificilmente esquece e sempre retorna. Praias cristalinas como a Tambaba, Coqueirinho, Barra do Graú e Bela, Tabatinga, Carapibus e Jacumã reservam um espaço calmo em meio ao burburinho do dia a dia. Enquanto que durante a semana as praias são sinônimo de tranquilidade, aos finais de semana moradores da região se deslocam para Conde para aproveitar as praias e a agitação noturna nos quiosques badalados na orla das praias.
Praia Tambaba
Primeira praia oficial de nudismo de todo o nordeste. Desde 1991 esta praia se tornou oficialmente reduto dos desinibidos que descansam nos 300 metros de extensão da praia reservada ao nudismo.
A praia é uma beleza, assim como as outras de Conde, com falésias, faixa de areia branca e pequena, coqueiros que propiciam uma boa sombra para descanso e vegetação de restinga. Apesar de nudista, a praia é democrática, no acesso principal, um trecho é reservado para quem prefere usar roupas de banho. Já no trecho nudista há um bar onde é possível comer uns bons petiscos e bebericar refrescos. Antes mesmo da praia ser oficialmente conhecida como naturista, as pessoas já aderiam a essa prática na paisagem selvagem de Tambaba. Uma placa de alerta de conduta informa logo na entrada que só é permitida a entrada de homens acompanhados e é proibido filmar e fotografar. Além disso, a fiscalização é rigorosa, proibindo qualquer ato obsceno ou atitude desrespeitos seja para outra pessoa ou com o meio ambiente. Representantes da praia naturista rondam a região para garantir um passeio agradável aos turistas.
Praia do Coqueirinho
Mesmo com baixa infraestrutura para hospedagem, esta praia é uma das mais frequentadas por suas belezas naturais e pela vasta quantidade de quiosques do entorno.
A praia do Coqueirinho é rodeada de falésias, canyons, rochas e água doce cristalina. É menos isolada do que a Tambaba. Aos finais de semana, os visitantes se divertem nos quiosques com a descontração do ambiente que oferece música ao vivo e deliciosas comidas. Durante a semana, as praias ficam menos movimentadas, por isso é o melhor período para ouvir o barulho do mar sobre as rochas e se deleitar nas sombras dos coqueirais.
Praia Barra do Graú e Bela
A praia fica logo depois de Tambaba e, por ser isolada, garante ótimos momentos de paz e tranquilidade aos visitantes e seus familiares. Fica no sentido sul e abriga construções antigas e um espaço pouco visitado com falésias e uma deliciosa lagoa para banhos.
Praia Tabatinga
As poucas pousadas no entorno não impedem o passeio na Praia de Tabatinga que tem o acesso somente a pé. As falésias, recifes, coqueiros e enseadas contribuem para deixar a praia ainda mais bela.
A praia é conhecida por abrigar uma incrível diversidade dos ecossistemas. As falésias embelezam o ambiente, as ondas fortes e fracas se encontram no mar permitindo uma vista e tanto para os turistas. Os visitantes podem optar por mergulhar nas águas doces e mornas, em maceiós e entre recifes e corais. Para os adeptos de caminhadas, vale um passeio para admirar a vista panorâmica.
Praia Carapibus
Uma ampla gama de pousadas fica na região, sendo a praia Carapibus de fácil acesso. A praia é rodeada por piscinas naturais e maceiós com as refrescantes lagoas que são formadas pela água do mar.
Praia Jacumã
A praia é uma das mais urbanizadas da região repleta de falésias e arrecifes que contribuem para formar enseadas calmas, sem ondas ideais para banhos. Alguns espaços próximos ao mar permitem caminhadas em meio à brisa que sopra na região.
A praia é a que possui melhor infraestrutura, por estar em uma região urbanizada com variedade de hotéis, pousadas, restaurantes e bares com boa música, farmácia, postos de combustível e outros estabelecimentos comerciais.
No trecho Norte se encontra a Praia do Amor, onde fica uma rocha com um túnel de dois metros.
Quando ir à Conde
Não tem tempo ruim para ir a Conde, basta fazer a reserva com antecedência em uma das inúmeras pousadas ou hotéis e aproveitar as belíssimas praias que já são referência no Brasil e no mundo.
Com sol quase o ano inteiro, o ideal é viajar de setembro a fevereiro quando o tempo está mais propício para aproveitar o dia na praia.
Como Chegar em Conde
De avião:
Todos os principais estados do Brasil voam para o aeroporto Presidente Castro Pinto em João Pessoa (aeroporto mais próximo de Conde).
De carro:
O acesso é pela BR-101 em direção à rodovia PB-108.
De ônibus:
As viações Gontijo e Itapemirim fazem os traslados até a cidade.
Informações Úteis de Conde
Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto – (83) 3041-4200
Rodoviária Severino Camêlo – (83) 3221-9611
Distâncias: João Pessoa – 17 km.
Site prefeitura: http://www.conde.pb.gov.br/