João Pessoa
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Berço de Ariano Suassuna, João Pessoa abriga praias urbanas e edificações históricas. As praias se dividem entre surfistas no litoral norte, nudistas em Tambaba e turistas no litoral sul com praias mais calmas e belas propícias para banhos. O nascer do sol às 05h faz os turistas criarem disposição para acordar cedo mesmo nas férias e curtir os passeios ao ar livre que a cidade tem a oferecer. O calçadão entre as praias de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra trazem o agito da vida noturna nos quiosques próximos as orlas com música ao vivo e pratos de dar água na boca. Falando em comida, bons restaurantes não faltam nos arredores das praias, com pratos típicos como carne de sol, sarapatel e doces a base de mel de engenho encontrados em restaurantes tradicionais como o Mangai e o Recanto do Picuí.
Arte sacra barroca e colonial se evidencia no centro histórico da cidade com prédios grandes e visualmente bonitos. Essa característica é compreensível tendo em vista que a capital é a terceira cidade mais antiga do país. A arquitetura do século XVII se encontra na Igreja de São Francisco, Theatro Santa Roza, Palácio da Redenção, Hotel Globo e muitos outros. A arquitetura moderna também se encontra por ali na Estação Cabo Branco, idealizada e projetada por Niemeyer.
As ruas são largas, com espaços amplos, bem arborizados e a movimentação moderada, característica de uma cidade litorânea. A estrutura receptiva se revela na ampla gama de hotéis da região, no atendimento nos restaurantes e convivência com nativos. Como toda boa capital, João Pessoa reúne opções de comércio, shopping e feiras. Por isso, as comprinhas tem espaço reservado no Mercado Central, Koisas do Sertão e Feira de Artesanato de Tambaú com suas redes, artefatos de algodão colorido, esculturas de barro, mantas e xilogravura. São mais de 130 lojas que se espalham pela cidade.
O que fazer em João Pessoa
Ensolarada quase o ano todo, João Pessoa é um lugar e tanto para passar as férias e curtir as deliciosas praias que, diga-se de passagem, são incontáveis. A capital respeita a memória clássica de seu estado com um centro histórico de causar inveja, com igrejas, centros, museus e teatros de arquitetura imponente e barroca. Considerada uma das cidades mais arborizadas do país, abriga parte da mata Atlântica com imensos parques para passeio e contato com animas e plantas. Alguns festejos tomam conta da capital em meses específicos, como o Pré-Natal, São João e Semana Santa.
Construções Históricas
João Pessoa se divide entre paisagem litorânea exuberante e construções históricas deslumbrantes. Tem espaço democrático suficiente para o litoral e edificações clássicas. A história da cidade e de todo o estado se evidenciam pelos traços arquitetônicos de barroco italiano que desenham suas igrejas, museu, teatro, hotel antigo, fortaleza e centro cultural. Um passeio inesquecível para os amantes da arquitetura.
Centro Cultural São Francisco
Este centro é considerado o mais bonito e importante conjunto de arte barroca do estado. O passeio perpassa o claustro e a Igreja de Santo Antônio, local onde fica situado um dos púlpitos mais belos segundo a UNESCO. Os altares que envolvem a capela são repletos de ouro em seu acabamento. A mobília é do século 18 assim como os azulejos. No teto há caprichadas pinturas barrocas sobre os santos franciscanos que impressiona pela riqueza de detalhes. No alto das escadas estão dois museus com arte popular e religiosa. Na área externa se encontram a Fonte de Santo Antônio e o Relógio de Sol. O centro cultural foi construído em 1589. Fica na Praça São Francisco, no centro.
Veja a galeria de Fotos do Centro Cultural de João Pessoa
Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes
O arquiteto Niemeyer deixou sua marca registrada não só em Brasília, mas também na Paraíba. A Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes é um exemplo disso. Além da construção em formato de hexágono apoiada em uma coluna, no jardim existem esculturas produzidas pelo artista plástico Abelardo da Hora. No espaço interno ficam à mostra exposições temporárias de artistas nativos. Fica na Avenida João Cirillo da Silva, em Cabo Branco.
Centro Histórico
A capital da Paraíba é reduto de uma arquitetura tradicional. Seu conjunto arquitetônico datado de 1585 atrai turistas nas ruelas do centro histórico. Lá é possível admirar o Tribunal da Justiça, o Palácio da Redenção, prédio Paraíba Palace Hotel, Theatro Santa Roza, Mosteiro de São Bento, algumas igrejas, o Casarão de Azulejo e o Centro Cultural São Francisco. Um prato cheio para estudantes de arquitetura e apaixonados por arte de uma forma geral.
Fortaleza de Santa Catarina
Esta antiga fortaleza tem mais de 400 anos de muita história. Desde então, foi reformada cinco vezes, mas ainda conserva suas características originais. A fortaleza abriga uma capela e uma antiga prisão, hoje usada como espaço para exposições artísticas. As paredes são de pedra e os espaços decorados com artefatos da época. Lá do alto é possível encontrar canhões antigos apontados para o oceano. Fica na Rua Francisco Serafim, em Cabedelo.
Igreja Nossa Senhora da Guia
No município vizinho de Lucena, a igreja tem traços do chamado barroco tropical, devido às alusões das frutas e plantas que são retratadas fielmente. O percurso se dá pela travessia de balsa pelo Rio Paraíba.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
De estilo barroco romano, a igreja é uma das mais bonitas da capital impressionando com a fachada e torres em pedra e desenhos de flores esculpidos em calcário. Foi construída em 1592. Fica na Praça Dom Adauto.
Mosteiro de São Bento
De estilo barroco beneditino, o mosteiro conserva os traços legítimos do século XVII com acabamento já envelhecido pelo tempo. Foi erguido em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat. É um dos monumentos mais importantes do Brasil, levando-se em conta sua arquitetura imponente. Fica na Rua General Osório.
Palácio da Redenção
Datado de 1586, o palácio já foi convento de jesuítas. Hoje abriga a sede do governo estadual, onde ficam as cinzas do presidente João Pessoa. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Fica na Praça João Pessoa.
Hotel Globo
Leva esse nome por ser um antigo hotel inaugurado em 1928. Atualmente é um museu que guarda mobílias e objetos de art-deco utilizadas pelos hóspedes na época. A fachada surpreende pelo estilo neo-clássico e pela sobriedade da estrutura. Lá de cima se vê o Rio Sanhauá. Fica na Praça de São Frei Pedro Gonçalves.
Theatro Santa Roza
Inaugurado em 1889, o teatro é marcado por ser um dos primeiros do Brasil. Apesar de antigo e com construção clássica de barroco romano, rodeada de candelabros e com camarotes nobres feitos de pinho de riga, ainda ocorrem espetáculos esporadicamente aos finais de semana. Fica na Praça Pedro Américo.
Casa do Artista Popular
Este museu fica locado em um belo casarão antigo e reúne cerâmica, esculturas, rendas, tapeçarias, bonecos, dentre outros artefatos que valorizam o artesanato paraibano. Ao todo o acervo contempla mais de cinco mil peças. Fica na Praça da Independência, no Centro.
Parques
Parque paisagístico propício para caminhadas e contemplação; jardim botânico com trilhas com espécies interessantes de plantas e animais que oferecem uma verdadeira aula sobre a fauna e a flora aos visitantes e um zoobotânico são as atrações ambientais de João Pessoa
Parque Solon de Lucena
Este parque denota toda beleza paisagística de João Pessoa. O paisagista Burle Marx transformou um simples jardim em referência com exemplares de bambus, pau d’arco e palmeiras. Uma lagoa no centro inspira ainda mais os visitantes. É indicado para caminhadas.
Jardim Botânico Benjamin Maranhão
Considerada uma das maiores reservas da mata Atlântica do país com uma extensão de 515 hectares, o imenso jardim reúne área para lazer e caminhadas. As trilhas levam a um curioso passeio entre várias espécies de fauna e flora. Os animais mais encontrados são: tamanduás, cotias, raposas, preguiças, preás, borboletas, picapaus, sabiás, jacus, dentre outros bichos. As plantas que se destacam são: orquídeas, bromélias, copiúbas, sucupira e cajazeiras.
Parque Arruda Câmara
Uma espécie de zoológico no meio da mata Atlântica, o jardim zoobotânico reúne animais como elefantes, jacarés, leões, onças e pássaros. São mais de 80 espécies. Uma fonte natural de água potável fica no meio. O parque situa-se no centro da capital.
Praias de João Pessoa
Quem nunca ouviu falar das praias da Paraíba? Com seus corais, falésias, pequenas dunas, coqueiros, águas calmas ou agitadas, desertas ou badaladas repletas de quiosques, calçadão e restaurantes. As praias que fazem parte de João Pessoa e aquelas nas cidades vizinhas fazem a felicidade de qualquer turista. Os exóticos, podem até desfrutar de uma tranquila praia de nudismo. Os praticantes de esportes náuticos também podem escolher a praia a dedo dentre as inúmeras opções oferecidas pela paisagem privilegiada.
Praia Barra do Gramame
O nome da praia faz referência ao rio Gramame que divide a praia em duas. O rio deságua no mar e os coqueiros e falésias terminam de embelezar a paisagem.
Praia do Sol
Apesar de movimentada em seu núcleo, as áreas norte e sul são mais tranquilas e permitem bons banhos. O acesso se dá por estrada asfaltada com pouca sinalização.
Praia do Jacarapé
Essa praia leva o nome de Camurupim e se destaca pelas pedras, águas calmas e falésias que a envolvem.
Veja a galeria de Fotos Praia Jacaré
Praia do Arraial
O mar calmo cercado por falésias é o principal atrativo da praia do Arraial. Para chegar até lá basta uma boa caminhada a partir da praia Penha ou Jacarapé.
Praia Penha
A praia abriga o Santuário Nossa Senhora da Penha, datado de 1763. Apesar disso, a praia tem seus atrativos como as barracas que se instalam na areia com mil e uma opções de petiscos típicos.
Praia Seixas
A praia é o ponto de parada preferido dos moradores locais por ter águas calmas e som de forró animado que ecoam das caixas de som dos quiosques. O Farol do Cabo Branco fica bem ao norte dali.
Praia Cabo Branco
Bem visitada, esta praia tem boas sombras de coqueiros enfileirados e poucas ondas para mergulho. A música ao vivo e o calçadão movimentado agitam os turistas.
Veja a galeria de Foto Praia Cabo Branco
Praia Tambaú
Com areia fina, mar calmo, quiosques no calçadão e coqueiros esta é uma das praias mais visitadas por turistas e nativos. A feirinha de Artesanato fica logo à frente.
Veja a galeria de Fotos Praia Tambaú
Praia Manaíra
Os visitantes que querem fugir da badalação das praias Tambaú e Cabo Branco podem encontrar sossego na praia de Manaíra ao centro sem precisar se deslocar por estradas longas mal sinalizadas.
Veja a galeria de Fotos Praia Manaíra
Praia do Bessa
Cercada por coqueiros e vegetação típica de restinga, esta praia é sossegada e oferece aulas de surf e kitesurf.
Veja a galeria de Fotos Praia Bessa
Praia Intermares
Essa praia fica na cidade vizinha em Cabedelo, é também chamada de Mar dos Macacos. Agitada, mistura um amplo calçadão com restinga. Nesta praia acontece esporadicamente desova de tartarugas marinhas.
Veja a galeria de Fotos Praia Intermares
Praia da Ponta de Campina
Ideal para trilhas e caminhadas e prática do kitesurf, a praia reserva vegetação de restinga.
Praia do Poço
Dividida entre barracas e paisagem exuberante, a praia abriga uma escola de vela e permite aluguel de jet ski e divertidos passeios em família no banana boat.
Veja a galeria de Fotos Praia do Poço
Praia Camboinha
Buscadas pelos praticantes de esportes, a praia também é ponto de partida para a Ilha da Areia Vermelha. Fica em Cabedelo.
Veja a galeria de Fotos Praia Camboinha
Praia Areia Dourada
Localizada entre a praia de Camboinha e Formosa possui areia avermelhada e dunas.
Praia Formosa
Quase sem ondas, a praia é ótima para prática de Jet ski e windsurf. É envolta por belos recifes.
Veja a galeria de Fotos Praia Formosa
Praia Bonsucesso
Localizado na cidade de Lucena, a praia é propícia para banhos e mergulhos. A paisagem meio selvagem abriga uma trilha com acesso à igreja Nossa Senhora do Bonsucesso, erguida em meados do século XVI.
Praia Miriri
Esta praia fica no município de Rio Tinto e é pouco visitada por estar localizada em uma região afastada, possível após estrada de areia com pouca sinalização. Os que se aventuram até o destino são recompensados por uma bela vista de falésias coloridas.
Praia do Oitero
Esta praia em Rio Tinto é completamente deserta, exceto pelos surfistas que chegam para praticar os esportes. É rodeada de coqueiros, dunas e vegetação de restinga. Abriga ainda uma área para camping.
Praia Campina
A cidade de Rio Tinto abriga a praia Campina situado em uma vila de pescadores. Os ventos fortes que sopram na região possibilitam boas ondas para esportes náuticos.
Praia Barra de Mamanguape
Nesta praia um acontecimento surpreende os visitantes, trata-se do encontro do mar com o Rio Mamanguape. Neste mesmo ponto de encontro, corais podem ser observados na maré baixa.
Litoral Sul
Praia da Tambaba
Localizada no município de Conde, é a primeira praia oficial de nudismo no nordeste desde 1991. Os mais desinibidos podem apreciar os coqueiros, falésias e vegetação de restinga que tornam a praia mais bela. Nas proximidades há um animado bar.
Praia do Coqueirinho
Rochas e fontes de água fazem parte da praia de Coqueirinho, que lota aos finais de semana de turistas e barracas. Um restaurante no entorno oferece pratos típicos e bem servidos. Fica em Conde.
Praia Carapibus
Dentre as outras praias próximas, está é a única que forma piscinas naturais devido à concepção de corais nas extremidades da praia. Fica no litoral sul.
Praia Tabatinga
A praia tem, assim como as outras, falésias, areia fofa e recifes, mas se destaca pela formação de pequenas lagoas, formadas pelo mar.
Compras em João Pessoa
Se deslocar até João Pessoa e deixar de visitar as típicas feiras e lojas é praticamente um pecado. Mesmo porque todas ficam bem localizadas e próximas às praias mais frequentadas como a lojinha Koisas do Sertão e o Mercado de Artesanato Paraibano. A feirinha de Tambaú e o Mercado Central também são cartões postais da cidade quando o assunto é compras e passeio cultural.
Mercado de Artesanato Paraibano
Conhecido por MAP, o mercado é um verdadeiro abrigo cultural. Estão à venda peças de algodão colorido, objetos e enfeites de madeira e cerâmica, além de rendas, redes e cachaças. O Mercado de dois andares fica na Avenida Senador Rui Carneiro, em Tambaú.
Koisas do Sertão
Este pequeno estabelecimento reúne delícias artesanais como cachaças paraibanas, compotas de doce de leite e geleias, doces tradicionais como alfenim a base de mel, pão de mel com rapadura e alguns ingredientes imprescindíveis para o preparo de alguns pratos típicos como a carne de sol e a manteiga de garrafa. Fica na Avenida Senador Rui Carneiro, em Tambaú.
Feirinha de Artesanato de Tambaú
Em frente à praia de Tambaú, esta feirinha esta sempre movimentada de curiosos e compradores natos. Além de artefatos tradicionais paraibanos como peças de algodão, apresentações de maracatu e quiosques de comida tomam conta da feira nos finais de semana. Fica na Praça Santo Antônio.
Mercado Central
O Mercado Central é famoso por ser o maior e mais popular de toda a Paraíba com frutas, verduras, ingredientes e temperos regionais além de doces artesanais e cachaças. Fica na Avenida Dom Pedro II
Quando ir a João Pessoa
Entre março e agosto ocorrem as chuvas em solo paraibano, porém o ideal é viajar de setembro a fevereiro quando as chuvas são menos fortes, aumentando o aproveitamento das praias e dos passeios à luz do dia. Lembre-se que na Paraíba o sol nasce às 05h da manhã e, as 08h o sol já está a pino. Portanto, para evitar um calor de rachar é indicado acordar cedo. O Reveillon costuma ser bem animado e ter boa relação custo x benefício em hotéis. Aproveite e faça a reserva com antecedência. Outros eventos importantes que acontecem em João Pessoa são: o Pré-Carnaval, uma grandiosa festa que acontece duas semanas antes do início do Carnaval; a Semana Santa em abril e São João em junho.
Festejos
Eclética, João Pessoa tem festejos carnavalescos, culturais e religiosos durante o ano. Em fevereiro, antes do início do Carnaval, o Pré-Carnaval toma conta das ruelas com animação de sobra. O São João em junho reserva boas doses de comidas típicas e tradição cultural. Em abril, a semana santa é sempre preparada com muito esmero pelos devotos com encenações da paixão de Cristo.
Pré Carnaval (Folia de Rua)
O pré-Carnaval de João Pessoa é mais conhecido do que o Carnaval. Isso porque o evento começa duas semanas antes da data oficial, o que atrai muitos turistas apressadinhos em comemorar. Nos nove dias de duração da festa os blocos comandam as ruas agitando os foliões. O mais importante bloco é o das Muriçocas que chega ao número de mais de 300 mil foliões. Shows de artistas renomados como Alceu Valença e Elba Ramalho acontecem com frequência nessa época do ano.
São João
O mês de junho inteiro fica repleto de festejos no centro histórico de João Pessoa. Isso porque é comemorado o São João, a festa mais tradicional do nordeste. Dentre os atrativos estão barracas com deliciosas comidas, concurso de quadrilha, fogueiras e danças ao som do forró.
Semana Santa
Em abril, durante a semana santa a paixão de Cristo é encenada no palácio do bispo. A homenagem recebe 130 profissionais que se dividem entre atores, cantores e percussionistas. As apresentações dos corais e tambores emocionam a plateia.
Como Chegar em João Pessoa
De avião:
O Aeroporto Internacional de João Pessoa fica no município de Bayeux (a 14 km do centro da capital) e recebe voos de todos os lugares do Brasil. As capitais que fazem voos diretos são São Paulo (em Cumbica), Rio de Janeiro (no Galeão), Brasília, Salvador, Recife e Campinas.
De carro:
Para quem vem do sul, sudeste e alguns estados do nordeste a melhor opção é a BR-101. De Fortaleza pode seguir pela BR-116, BR-304 e BR-406.
De ônibus:
As principais capitais do Brasil tem companhias de ônibus que seguem para João Pessoa. São elas: São Geraldo/Gontijo e Itapemirim.
Informações Úteis de João Pessoa
Secretaria de Turismo – (83) 3218-9850
Centro de Informações Turísticas – (83) 3214-8185
Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto – (83) 3041-4200
Rodoviária Severino Camêlo – (83) 3221-9611
Distâncias: Natal – 185 km / Recife – 120 km / São Paulo – 2.788 km / Rio de Janeiro – 2.448 km / Salvador – 949 km.
Clima: temperaturas entre 20° e 36°
Mais infos no site: www.joaopessoa.pb.gov.br/