Campina Grande
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Campina Grande fica bem na divisa entre o agreste e o sertão e se divide entre tradição e urbanização. A tradição se evidencia pelo Sítio Arqueológico, situado em uma cidade vizinha que abriga uma enorme pedra de quatro metros de altura com gravuras indígenas em baixo-relevo. O contexto histórico é difundido na cidade através dos museus, como a Galeria de Arte Assis Chateaubriand, o Museu Histórico com aspectos que denotam o crescimento da cidade, o Museu do Algodão com curiosidades sobre a matéria-prima e alguns outros. Os mais de 400 mil habitantes são o exemplo da hospitalidade e sempre bem dispostos levam suas vidas na calmaria serrana.
Já em urbanização a tecnologia ganha destaque em toda América Latina. Campina, segunda maior cidade da Paraíba, é referência internacional em produção e exportação de calçados e construção civil com constante geração de empregos no setor. A extensa cidade reúne 16 universidades que formam profissionais qualificados todos os anos, sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e Parque Tecnológico. Apesar de tecnológica, a cidade consegue abrigar e preservar o verde, sem destruir seus recursos naturais. Os parques do Povo, Clementino Procópio, da Criança, Evaldo Cruz, Louveiro e da Bandeira guardam suas características alguns com amplos espaços para a prática de esportes outros abrigando animais, o importante, na verdade, é reunir amigos e familiares e proporcionar momentos agradáveis aos visitantes.
As festividades são o ponto forte de Campina Grande. Haja disposição para os 30 dias de São João que se alastra por toda cidade recebendo turistas de todos os lados. O festejo é uma vivência única tanto cultural quanto gastronômica, pois os quiosques do Parque do Povo, onde acontece a festa, ofertam pratos genuinamente tradicionais e saborosos. As barracas são incontáveis, assim como as quadrilhas que chegam a mais de 200. Uma outra forma de aproximação com a cultura local é o passeio no Trem do Forró, que sai da Estação Velha rumo a cidade de Galante. O caminho é animado ao som de forró ao vivo emitido pela mistura das sanfonas, triângulos e zabumbas dos músicos regionais que sacolejam junto com os passageiros.
O que fazer em Campina Grande
Campina Grande é sinônimo de cultura.
Sede de inúmeros eventos como a maior festa junina do mundo e festivais de música, inverno e audiovisuais, recebe um alto número de visitantes do entorno e de outros estados e países em meses específicos. Os museus espalhados na cidade recontam a história através de painéis, arquitetura e objetos tipicamente nordestinos.
Isso sem falar nos monumentos em cada canto da cidade que contribuem mais ainda para exaltar a cultura paraibana. Um sítio arqueológico também é referência na cidade por abrigar uma pedra de 20 metros de comprimento, um achado da natureza! Lembre-se das comprinhas, a cidade possui feirinhas e shoppings indicados para presentes.
Museus
Os museus espalhados pela cidade buscam trazer um pouco da história de Campina Grande, reunindo obras de arte que retratam o estado e valorizam artistas da região, explicando a trajetória da cidade, bem como as fontes de renda da população a partir do algodão e o antigo abastecimento de água através do açude.
Galeria Assis Chateaubriand
O prédio moderno reúne uma coleção de obras de arte de artistas renomados brasileiros que de destacaram no século XX, como Cândido Portinari e Anita Malfati. Na parte de baixo o espaço é reservado para exposições temporárias. Fica na Rua João Lélis.
Museu Histórico
Este museu fica localizado em um antigo prédio, datado de 1814. Antes era uma cadeia, hoje é um museu com acervo de mapas e fotos que mostram a evolução da cidade. Fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto.
Museu do Algodão
Este museu traz como personagem o algodão, como principal matéria prima de desenvolvimento econômico no século XX. Fica em uma antiga estação ferroviária na Rua Benjamin, no Centro.
Museu de Arte Popular da Paraíba
Também conhecido como Açude Velho, são três prédios espelhados projetados por Niemeyer. São divididas em alas expositivas: música, artesanato e cordel. O nome do lugar faz referência à antiga fonte de abastecimento da região.
Sítio Arqueológico Itaquatiara
A 46 km de Campina Grande, na cidade de Ingá, pela rodovia BR-230 está o Sítio Arqueológico Itaquatiara. Fica em uma propriedade privada, mas é aberto à visitação. Uma enorme rocha fica exposta para admiração.
Logo no início, um museu dá a introdução do que virá aos visitantes e conta a história do sítio arqueológico. A pedra surpreende qualquer um com seus 24 metros de comprimento e mais 4 de altura. É chamada de pedra de Ingá e está cheia de desenhos rupestres desenhados por índios há cerca de seis mil anos.
Construções e Monumentos
Certas simbologias, monumentos e estabelecimentos existem em Campina Grande como forma de lembrar os moradores da história da cidade e informar os turistas que por ali passam. O teatro municipal é um deles com uma arquitetura diferenciada e a Farra de Bodega que faz referência à tradição nordestina através de esculturas.
Teatro Municipal Severino Cabral
A construção do teatro é curiosa por ter a forma de um apito. O local é sede de eventos artísticos e culturais. O ano todo, o espaço recebe apresentações de atrações variadas. É lá que acontece o Festival de Inverno com danças, shows musicais e peças de teatro em julho.
Farra de Bodega
Trata-se de um conjunto de três esculturas em bronze, situados ao lado do Açude Grande. São elas: uma mesa de bar com tampo no formato de um pandeiro, um rústico banquinho e as figuras de Luiz Gonzaga e Jacson do Pandeiro, mestres do forró regional.
Praças
Repleta de arborização, Campina Grande abriga vários parques, praças e espaços de lazer para crianças e adultos. Com espaços amplos, os atletas podem realizar seus esportes nas quadras ou pistas do Parque da Criança. O Parque do Povo é um daqueles lugares que impressiona pela estrutura e o Louzeiro pela quantidade de pássaros. Outras praças são consideradas marcos históricos e pontos de parada obrigatória para os turistas.
Parque do Povo
Com 42 mil metros, a praça recebe a festa junina todos os anos. O parque tem capacidade para receber grande quantidade de pessoas e estrutura para montagem de palcos. Ao todo são mais de 300 barracas, restaurantes e bares e um palco central.
Praça Clementino Procópio
Principal ponto de encontro dos jovens da cidade, a praça abriga em seu centro um monumento de Teodósio de Oliveira Lêdo, capitão-mor das fronteiras Cariri, Piranhas e Pirancó. A praça também é chamada de Praça dos Hippies.
Parque da Criança
Com quase sete mil metros de extensão, o parque é o maior da cidade com pista para corridas, rampa para a prática de skate e playground com escorregadores para as crianças. Também abriga quadras de futebol, vôlei e de areia. Os ciclistas também podem fazer percursos nas pistas de bicicleta. Quiosques e lanchonetes se posicionam para saciar a fome e hidratar os atletas. Os amplos gramados são propícios para realização de piqueniques e algumas lutas como capoeira ou artes marciais. O parque foi inaugurado em 1993.
Parque Evaldo Cruz
Próximo ao Parque do Povo, este parque tem formato circular e quase 50 mil metros. O local que um dia já foi açude reúne obelisco, bancos, uma fonte e um charmoso restaurante.
Louzeiro
Local de preservação ambiental é considerado caatinga florestal com espécies de aves pequenas e de grande porte como malungus, baraúnas, catanduvas, dentre outras. É uma interessante vivência na fauna e flora.
Praça da Bandeira
Bem no coração da cidade, esta praça é referência para quem visita Campina Grande. Com 4 mil metros, o espaço constantemente é palco de celebrações ou apenas uma desculpa para relaxar em meio à natureza. Dentro da praça há sebos, bancas de jornais e café com lojas de discos, CDs e DVDs.
Compras em Campina Grande
Campina Grande reúne espaços comerciais tipicamente artesanais como a Vila do Artesão com lojinhas que vendem chapéus, coletes, objetos de madeira e renda e a Feira da Prata com temperos e produtos artesanais. Além disso, o lazer urbano se destaca também no Boulevard Shopping Campina com incontáveis lojas e opções de alimentação.
Vila do Artesão
Este espaço abriga inúmeras lojas divididas por setores: artesanato, tapeçaria, objetos de cangaço, trabalhos com renda, dentre outros. Opções não faltam para presentear.
Feira da Prata
Com produtos regionais e de hortifruti, a feira renomada com mais de 50 anos já é patrimônio histórico da cidade. Abriga produtos artesanais e espaço para apresentações culturais.
Boulevard Shopping Campina
Considerado um dos mais modernos e maiores de toda a Paraíba, este shopping abriga mais de 100 lojas de grifes e de departamento. Uma imensa praça de alimentação com 800 lugares reúne restaurantes e fast foods variados. Possui quatro salas de cinema e parque de diversões.
Quando ir à Campina Grande
Uma época indicada para se conhecer Campina Grande é quando acontece um dos mais famosos eventos: a Festa Junina. Em junho, a cidade recebe o maior São João do mundo com comidas típicas, apresentações de forró, quadrilhas e shows. Nos finais de semana as ruas lotam de pessoas que vem e vão na praça Parque do Povo, local onde o evento é centralizado.
Eventos
Campina Grande é um imenso polo cultural que abriga inúmeras festividades e eventos ao longo do ano. No meio do ano a cidade fica movimentada com moradores e turistas circulando por todos os cantos para prestigiar o Festival de Inverno, o Festival de Música e o São João. Um pouco mais à frente, em agosto, um grande evento de audiovisual também reúne as pessoas.
São João
Esta festa junina é referência mundial. A Praça do Povo sedia o evento que traz ao palco grupos de forrós, apresentações folclóricas e barraquinhas repletas de quitutes.
Festival de Inverno
O evento reúne mil e uma intervenções artísticas. De graça ou a preços populares são oferecidas oficinas, apresentações teatrais, de dança e shows musicais para o público. Mais de 500 artistas são valorizados nesse festival que acontece todos os anos sempre no final de julho.
Festival de Música
O Festival Internacional de Música de Campina Grande já se tornou referência em outros países. Professores e artistas de mais de doze países que receberam destaque da crítica nacional se reúnem para apresentações musicais para a população. O evento acontece sempre no início de julho.
Comunicurtas
Em agosto, ocorre em Campina Grande um Festival Audiovisual com oficinas nas áreas de publicidade e jornalismo. Os interessados têm a oportunidade de se inscrever e participar realizando minicurtas que competem entre si e são exibidos ao final do festival. O evento é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba.
Como Chegar em Campina Grande
De avião:
Todos os principais estados do Brasil voam para o aeroporto Presidente João Suassuna em Campina Grande.
De carro:
Partindo da capital da Paraíba, pegue a BR-230 sentido Campina Grande. De Pernambuco siga pela BR-104.
De ônibus:
As viações Gontijo e Itapemirim fazem os traslados até a cidade.
Informações de Campina Grande
Informações Turísticas – (83) 3310-6100
Distância: João Pessoa - 135 km / Caruaru – 173 km / Recife – 253 km.
Site da Prefeitura: www.campinagrandepb.com.br/