Cuiabá
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Capital do Mato Grosso, Cuiabá é uma cidade riquíssima em história e em beleza natural. Carinhosamente apelidada de Cidade Verde, possui inúmeras espécies de árvores, que permeiam com charme único o cenário encantador, tranquilo e receptivo de Cuiabá. A cidade é cercada por vários rios, inclusive um de mesmo nome da cidade, que foi por onde boa parte da modernização navegou para chegar.
Cuiabá tem muito a oferecer. Lugares incríveis, gastronomia brasileiríssima e pessoas que têm prazer em receber, estas são algumas das marcas registradas da cidade.
A origem do nome Cuiabá causa bastante curiosidade, muitas são as histórias contadas sobre a escolha e o significado. Uma das versões é da grande quantidade de cabaças que ficavam às margens dos rios, as quais os índios utilizavam como cuias (Cuia = vasilha + abá = criador). Outra é uma adaptação da língua guarani do nome Kyyaverá, Cuyavá, Cuyabá e por fim Cuiabá, que significa ‘lontra brilhante’, pois os índios ficavam observando o brilho sedoso das lontras refletido sob a luz do sol. Há ainda quem acredite na história dos índios Bororós, que chamavam de Ikuiapá (ikuia=flecha e pá=lugar) o lugar de pescaria com flecha e arpão, que seria as margens do, atualmente, Rio Cuiabá.
Cuiabá, assim como boa parte do nosso Brasil, era habitada por várias tribos indígenas. A notícia de haver algumas jazidas de ouro despertou o interesse de colonizadores e homens que buscavam essas riquezas naturais. A fundação foi em 1719, mostrando o desenvolvimento regional pelas suas atividades socioeconômicas.
Durante o ciclo do ouro, os trabalhadores transformaram a paisagem predominantemente selvagem em um lugar cheio de cultura, cor e história. Em Cuiabá há uma mescla das arquiteturas colonial, neoclássica e eclética, sendo um lugar onde o moderno e o tradicional se fundem. Hoje, diversos patrimônios culturais estão em processo de restauração e visitá-los será uma experiência extremamente interessante.
Conhecendo um pouco mais da história desta pitoresca cidade, é chegada a hora de desbravar seus famosos pontos turísticos, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, localizada no Centro, com construção datada de meados de 1730, sendo a mais antiga remanescente de Cuiabá.
Há ainda o Parque Estadual Mãe Bonifácia, um lugar projetado para se apreciar a fauna e a flora bem de pertinho, em meio ao centro urbano. Rico passeio para lazer e descanso.
O que fazer em Cuiabá
Para conhecer um pouco mais sobre a história de Cuiabá, marcada por lutas e conquistas, visite o Centro Histórico, com os diversos museus, igrejas e casarios antigos. Após o Centro, caminhe pelas ruas arborizadas e tranquilas da cidade, jogando conversa fora, ou pratique esportes em meio a um cenário rico e encantador dos parques e praças, onde também é possível observar animais do Cerrado, como o sagui e o tucano, que circulam tranquilamente. Cuiabá é viver o urbano e a natureza em um mesmo lugar.
Centro Histórico
O colorido Centro de Cuiabá preserva um pouco da história da cidade e encanta pela beleza arquitetônica.
O Centro Histórico e Comercial de Cuiabá conta com cerca de 400 imóveis já tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, de arquitetura predominantemente colonial. Coloridos, as construções retratam a época de fundação da cidade, pelo ano de 1722, em função da corrida do ouro.
Os mineradores começaram as obras do Centro durante as explorações e iam abrindo as primeiras ruas da cidade, que são estreitas e sinuosas intencionalmente, pois os colonizadores buscavam despistar os forasteiros que estivessem interessados no ouro que eles carregavam.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, um dos marcos da colonização de Cuiabá, é obrigatório.
Com arquitetura colonial conservada, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é uma visão encantadora no Centro Histórico. Seu interior revela santuários decorados em estilo barroco-rococó, ricos em detalhes de talha dourada e prateada.
Nesta Igreja acontece a famosa festa de São Benedito, uma comemoração tradicional de Cuiabá, que dura cerca de 30 dias, atraindo pessoas de todos os lugares do Estado e do Brasil.
Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho
No circuito religioso, visite a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, inspirada na Cathédrale Notre Dame.
Localizada no alto do Morro do Seminário, a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho foi edificada ao estilo da Cathédrale Notre Dame, de Paris, em 1918.
No local, havia uma antiga capela, que foi demolida para ser construída a nova igreja, que atualmente é um belíssimo cartão postal de Cuiabá, podendo ser avistada de diversos pontos da cidade.
Seu interior é suntuoso, com pé direito altíssimo e decoração que impressiona.
Catedral Bom Jesus de Cuiabá
A Catedral Bom Jesus de Cuiabá demorou a ficar pronta, mas guarda belas peças de arte sacra.
A obra de construção da Catedral Bom Jesus de Cuiabá teve início em 1723 e, durante vários anos, sofreu alterações em seu prédio, até tornar-se Catedral em 1826. Mas, apenas em 1973 que a Catedral Bom Jesus de Cuiabá foi inaugurada como está atualmente.
Esta moderna obra arquitetônica contém três altares, onde é possível apreciar as belíssimas imagens sacras do século XVIII.
Na cripta da Catedral, localizada no subsolo, foram enterradas as autoridades da Igreja Católica de Mato Grosso, inclusive o fundador de Cuiabá, Sr. Pascoal Moreira Cabral Leme.
Igreja Nosso Senhor dos Passos
Outra bela Igreja de Cuiabá, a Igreja do Nosso Senhor dos Passos, realiza festas e eventos religiosos frequentemente.
A Igreja do Nosso Senhor dos Passos, assim como a Catedral, passou por diversas restaurações e ampliações até chegar ao modelo atual. Foi inaugurada por volta de 1792 e construída, na época, com taipa de pilão, que é terra socada. Hoje conta com melhorias internas e externas.
Museu da Imagem e do Som – MISC Lázaro Papazian
O MISC é um resgate da imagem e do som de 1910 até a atualidade.
O Museu da Imagem e do Som - MISC Lázaro Papazian abriga em seu acervo vinis, fitas cassete, vídeos VHF e milhares de fotografias que mostram o cotidiano de Cuiabá desde os anos de 1910 até os atuais.
O Museu conta com mostras e exposições permanentes e temporárias e possui um local onde são oferecidos cursos de fotografia e oficinas diversas.
Museu do Morro da Caixa D´Água Velha
Passeio por dentro do antigo reservatório que comportava 1 milhão de litros d´água e abastecia o Estado do Mato Grosso.
O Museu do Morro da Caixa D´Água Velha, como o nome já diz, está localizado no antigo reservatório do Estado de Mato Grosso, onde os arquitetos mantiveram as tubulações e registros expostos para serem apreciados pelos visitantes.
No local há mostras temporárias de artistas locais e pantaneiros e na parte superior do museu, há um deque com espelhos d´água que contorna uma gigantesca árvore de chimbuva, de onde é extraída a madeira que se fabrica a viola-de-cocho, típica mato-grossense.
Museu do Rio Hid Alfred Scaff e Aquário Municipal Justino Malheiros
Muita história e peixes mato-grossenses são encontrados no Museu e Aquário Municipal.
Aproveitando a visita aos patrimônios tombados, conheça o Museu do Rio Hid Alfred Scaff e o Aquário Municipal Justino Malheiros, construído no antigo Mercado do Peixe, a 1,5 km do Centro de Cuiabá.
O museu é um lugar agitado em termos culturais, pois a Secretaria Municipal de Cuiabá mantém um rico acervo de maquetes, santuários, peças de arte sacra e muita história sobre a população que cresceu à beira do Rio Cuiabá.
Em 1999, foi acrescentado ao Museu um Aquário fantástico, onde os visitantes podem ver os peixes típicos da região mato-grossense.
Museu de Arte e Cultura Popular
Ligado a UFMT, estimula e valoriza a arte e cultura popular junto aos mato-grossenses.
Fundado em 1974, o Museu de Arte e Cultura Popular ganhou destaque por ter a intenção de mostrar os trabalhos artísticos da Universidade Federal do Mato Grosso para a comunidade. Fazendo assim, gerou a integração das artes plásticas, cênicas e outras para o enriquecimento intelectual e cultural de todos.
SESC Casa do Artesão e SESC Arsenal
Artesanato, cultura, exposições, choperia e restaurante dividem espaço nas unidades do SESC Casa do Artesão e Arsenal.
Duas unidades da Rede SESC disponibilizam lazer, cultura e entretenimento aos visitantes. Conheça os artesanatos feitos com fibras naturais ou cipós, tapetes, decorações e as esculturas, ao visitar o SESC Casa do Artesão.
Já na unidade Arsenal, há exposições variadas, choperia, restaurante, cinema, biblioteca, ateliê e outros espaços maravilhosos.
Vale a pena conhecer os dois.
Mercado do Porto
Passe pelo Mercado do Porto para comprar os peixes frescos e as iguarias disponíveis.
Espaço comercial tradicional de Cuiabá, o Mercado do Porto reúne uma variedade enorme de frutas, verduras, legumes, compotas e tantos outros itens para culinária mato-grossense, que é uma explosão de cheiros, cores e sabores.
Aproveite para ‘prosear’ com as pessoas do comércio, que estão sempre sorrindo e oferecendo os melhores quitutes da região.
Parque Estadual Mãe Bonifácia
Excelente espaço para contemplar a fauna e flora regional e praticar esportes ao ar livre.
Em um espaço de 77 hectares, o Parque Estadual Mãe Bonifácia proporciona diversas opções de lazer para os visitantes e moradores, entre trilhas, mirante, playground, orquidário e praças.
Aproveite para observar aves como o tucano, o galito e a papa-formiga-vermelho, além de várias espécies de pequenos primatas que sempre dão o ar da graça pelo parque.
Marco do Centro Geodésico da América do Sul
O coração da América do Sul fica em Cuiabá, exatamente a 15°35´5´´,80S e 56°06´0´´,55O. Obrigatório passar por lá.
O Centro Geodésico é o coração da América do Sul, ou seja, é o ponto equidistante entre o Oceano Atlântico e o Pacífico. Foi descoberto, em 1909, pelo Marechal Cândido Mariano Rondon e confirmado, após cálculos geográficos, pelo Serviço Geográfico do Exército Brasileiro, em 1975.
Um obelisco revestido em mármore branco foi construído em 1929, em homenagem a Marechal Cândido Mariano Rondon. Este monumento fica nas coordenadas 15°35´55´´,80 de latitude sul e 56°06´05´´,55 de longitude oeste, na atual Praça Pascoal Moreira Cabral.
São Gonçalo Beira Rio
A comunidade ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio é uma das mais tradicionais de Cuiabá. Vale a visita.
São Gonçalo Beira Rio é uma comunidade que fica localizada na margem esquerda do Rio Cuiabá, a 11 km do Centro.
Na vila, além das histórias que são contadas pelos simpáticos moradores, há os artesanatos de cerâmica e as movimentadas peixarias, que oferecem pratos tradicionais deliciosos. Além disso, é possível contemplar este importante rio em um cenário extremamente agradável.
Quando ir a Cuiabá
Cuiabá recebe visitantes durante todo o ano, que vão desbravar sua história, culinária e passeios, tanto com agito, quanto com sossego.
Não faltam opções. Seu clima predominantemente quente e úmido durante o ano todo, devido à proximidade com o Pantanal, é um convite para os passeios diurnos pela natureza e noturnos pela cidade.
Durante o ano, acontecem as festas regionais e tradicionais em Cuiabá, como a festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, no dia primeiro de janeiro. A festa de São Benedito é a mais longa do ano, começa na primeira semana de junho e termina no segundo domingo de julho, e também a mais popular do Estado, reunindo mais de 10 mil pessoas por ano. Há procissões, danças típicas, como a Cavalhada e a Dança dos Mascarados, eleição de rei e rainha, além de outras variadas atrações, que deixam as comemorações religiosas com a cara de Cuiabá.
Outra festa famosa é o Festival Cururu e Siriri, que acontece anualmente nos meses de agosto ou setembro. Este festival resgata os costumes e tradições da comunidade ribeirinha, com muita dança ao som de instrumentos regionais, como a viola-de-cocho. É praticamente um Carnaval, mas com a cultura do centro oeste brasileiro, onde os participantes levam à sério este festival. Venha conhecer você também!
Como Chegar em Cuiabá
De avião:
O Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon recebe diariamente voos regulares das principais companhias aéreas brasileiras. O aeroporto fica a apenas 8 km do Centro de Cuiabá.
De carro:
O acesso a Cuiabá pode ser feito pelas BR-070 a partir do interior do Mato Grosso.
Saindo de São Paulo, via Campinas, siga pela MS-306 e MT-100 até BR-364 que chega à Cuiabá. São 1.542 km.
Saindo de Brasília, pegue a BR-060, após a GO-222 e GO-070 até BR-070 no Mato Grosso, que chega à Cuiabá. São 1.066 km.
A Capital mais próxima à Cuiabá é Campo Grande, a 706 km, toda percorrida pela BR-163 com belas paisagens.
De ônibus:
Há diversas empresas de ônibus que atendem o Terminal Rodoviário de Cuiabá. Dentre elas, a Andorinha, a Gontijo e a Eucatur, com saídas de várias capitais em diferentes horários diários.
Andorinha
Fone: 0800 704 8780
Site: www.andorinha.com
Gontijo
Fone: 0800 728 0044
Site: www.gontijo.com.br
Eucatur
Fone: 0800 69 0800
Site: www.eucatur.com.br
Informações Úteis de Cuiabá
Informações úteis
Terminal Rodoviário de Cuiabá - Engenheiro Cássio Veiga de Sá
Avenida Jules Rimet, s/n – Nosso Senhor dos Passos
Fone: (65) 3621-3629
Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon
Avenida João Ponce de Arruda, s/n - Jardim Aeroporto
Fone: (65) 3614-2500
Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho
Morro do Seminário - Centro
Fone: (65) 3055-1315
Aberta diariamente.
Entrada gratuita.
Catedral Bom Jesus de Cuiabá
Praça da República – Centro Histórico
Fone: (65) 3321-2729
Aberta diariamente.
Entrada gratuita.
Igreja Nosso Senhor dos Passos
Rua Sete de Setembro, 360 - Centro
Fone: (65) 3624-2082
Aberta diariamente.
Entrada gratuita.
Museu do Rio Hid Alfredo Scaff e Aquário Municipal Justino Malheiros
Avenida Beira Rio, s/n - Porto
Fone: (65) 3617-1286
Horário de funcionamento: terça a domingo das 09 às 17h.
Museu da Imagem e do Som - MISC Lázaro Papazian
Rua Voluntários da Pátria, s/n - Centro
Fone: (65) 3617-1288 ou 3617-1274
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 14 às 18h.
Museu da Caixa D`Água Velha
Rua Comandante Costa, s/n - Centro
Fone: (65) 3023-0227
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 09 às 18h e sábados e domingos das 10 às 17h.
Museu de Arte e Cultura Popular
Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT
Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Boa Esperança
Fone: (65) 3615-8355
Horário de funcionamento: diariamente das 07:00 às 17:30min.
SESC Arsenal
Rua Treze de Junho, s/n - Centro Sul
Fone: (65) 3616-6900
Programação e horário de funcionamento de cada espaço estão descritos no site.
Site: www.sescmatogrosso.com.br/arsenal/
SESC Casa do Artesão
Rua Treze de Junho, 315 - Centro Norte
Fone: (65) 3611-0500
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08:30 às 17:30min e sábado das 08:30 às 17:00min.
Site:www.sescmatogrosso.com.br/casa-do-artesao/
Mercado do Porto
Avenida Oito de Abril, 145 - Porto
Fone: (65) 3313-3332
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 05 às 20h (exceto feriados).
Site: www.mercadodoportocuiaba.com.br
Parque Estadual Mãe Bonifácia
Rua Miguel Sutil, s/n
Fone: (65) 3623-4965
Horário de funcionamento: diariamente das 06 às 19h.
Entrada gratuita.