Cuiabá

Nesta página, você vai encontrar:

Veja também:

Capital do Mato Grosso, Cuiabá é uma cidade riquíssima em história e em beleza natural. Carinhosamente apelidada de Cidade Verde, possui inúmeras espécies de árvores, que permeiam com charme único o cenário encantador, tranquilo e receptivo de Cuiabá. A cidade é cercada por vários rios, inclusive um de mesmo nome da cidade, que foi por onde boa parte da modernização navegou para chegar.

Cuiabá tem muito a oferecer. Lugares incríveis, gastronomia brasileiríssima e pessoas que têm prazer em receber, estas são algumas das marcas registradas da cidade.

A origem do nome Cuiabá causa bastante curiosidade, muitas são as histórias contadas sobre a escolha e o significado. Uma das versões é da grande quantidade de cabaças que ficavam às margens dos rios, as quais os índios utilizavam como cuias (Cuia = vasilha + abá = criador). Outra é uma adaptação da língua guarani do nome Kyyaverá, Cuyavá, Cuyabá e por fim Cuiabá, que significa ‘lontra brilhante’, pois os índios ficavam observando o brilho sedoso das lontras refletido sob a luz do sol. Há ainda quem acredite na história dos índios Bororós, que chamavam de Ikuiapá (ikuia=flecha e pá=lugar) o lugar de pescaria com flecha e arpão, que seria as margens do, atualmente, Rio Cuiabá.

Cuiabá, assim como boa parte do nosso Brasil, era habitada por várias tribos indígenas. A notícia de haver algumas jazidas de ouro despertou o interesse de colonizadores e homens que buscavam essas riquezas naturais. A fundação foi em 1719, mostrando o desenvolvimento regional pelas suas atividades socioeconômicas.

Durante o ciclo do ouro, os trabalhadores transformaram a paisagem predominantemente selvagem em um lugar cheio de cultura, cor e história. Em Cuiabá há uma mescla das arquiteturas colonial, neoclássica e eclética, sendo um lugar onde o moderno e o tradicional se fundem. Hoje, diversos patrimônios culturais estão em processo de restauração e visitá-los será uma experiência extremamente interessante.

Conhecendo um pouco mais da história desta pitoresca cidade, é chegada a hora de desbravar seus famosos pontos turísticos, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, localizada no Centro, com construção datada de meados de 1730, sendo a mais antiga remanescente de Cuiabá.

Há ainda o Parque Estadual Mãe Bonifácia, um lugar projetado para se apreciar a fauna e a flora bem de pertinho, em meio ao centro urbano. Rico passeio para lazer e descanso.

Avalie esta página
.

O que fazer em Cuiabá

⇑ Voltar ao topo
.

Quando ir a Cuiabá

⇑ Voltar ao topo
.

Como Chegar em Cuiabá

⇑ Voltar ao topo
.

Informações Úteis de Cuiabá

⇑ Voltar ao topo
Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.