Cárceres
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Indiscutivelmente bonita, Cáceres é uma cidade do Mato Grosso, localizada a cerca de 250km da capital Cuiabá. Conhecida como a “Cidade Portal do Pantanal”, é banhada pelo Rio Paraguai, um dos cartões postais deste lugar encantador, onde a fauna e a flora deixam o clima tranquilo, mas selvagem.
O nome Cáceres foi uma homenagem ao padroeiro e também ao governador e capitão-geral Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, que deu ordens ao tenente de Dragões Antônio Pinto Rego e Carvalho para fundá-la em 1778. Nesta ocasião, foi dado o nome de Vila São Luis de Cáceres, tornando-se cidade em 1874. Passou a chamar-se somente Cáceres em 1938.
Antes de sua fundação, ainda aldeia, o local se chamava Vila-Maria do Paraguai, por admiração a Rainha de Portugal naquela época. Situava-se em torno da Igreja de São Luis de França e próxima a Fazenda Jacobina, que foi muito importante na região pela produção de charque e açúcar.
Falando um pouco mais da história dessa belíssima cidade, a navegação pelas águas do Rio Paraguai, que ligava Cáceres a Corumbá, Cuiabá e outros locais, fomentou seu desenvolvimento socioeconômico e sua consequente modernização.
O Rio Paraguai segue sendo uma das principais atrações turísticas, sendo local para pratica da pesca esportiva e passeios de chalana para apreciar o cenário que é de tirar o fôlego.
Vale muito a pena visitar a Fazenda Jacobina, localizada na margem esquerda do Rio Paraguai, atualmente Tombada pelo Patrimônio Histórico. Ela foi de extrema importância para o desenvolvimento da região e em 1827, chegou a ter cerca de 60 mil cabeças de gado. Já hospedou celebridades, como o líder da Sabinada, Francisco Sabino, e Hercules Florence durante a expedição Langsdorff. Outras fazenda pantaneiras na região também preservam belezas naturais do importante bioma Pantanal.
Cáceres é um destino que com certeza vai agradar a todos os visitantes, pois é rica em belezas naturais, além de ter um povo hospitaleiro, sempre disposto a contar sua história.
O que fazer em Cárceres
Explore as fazendas pantaneiras, como a Fazenda Jacobina, com belezas de fauna e flora, além de muita história. O marco do Jauru, construído para delimitar as divisas entre Espanha e Portugal na fronteira do Brasil com a Bolívia, foi transportado de carroça para o Centro Histórico de Cárceres, onde é possível ver o moderno se mesclar com o passado. Ainda no Centro visite os museus, igrejas e casarios de época.
Saindo da cidade, vá refrescar-se nas Cachoeiras de Piraputanga e se aventurar na Serra do Fundinho, onde há trilhas que te levarão para apreciar uma natureza que se exibe com todo poder. Aproveite para um mergulho e também para navegar pelas águas do Rio Paraguai, a grande atração da cidade. História ou aventura, Cáceres tem opções a escolha do visitante.
Centro Histórico
O Centro Histórico possui uma arquitetura majestosa, um mix de neoclássico, neogótico, art decô e eclético.
A urbanização de Cáceres teve inicio em meados de 1840, quando houve a expansão do comércio e exploração dos recursos animais e minerais da cidade. Seus primeiros imóveis, localizados no Centro Histórico, possuem as características das construções da época.
A Igreja Matriz de Cáceres ou Catedral de São Luis é um ótimo local para iniciar a visitação pelo Centro. Sua obra teve início em 1919 e conclusão em 1965, em estilo neogótico e interior imponente e decorado, retratado no estilo barroco-rococó, bem iluminada e ampla.
Em frente à Catedral, está o Marco do Jauru, monumento erguido à margem do Rio Jauru, em 1754 para demarcar a divisa Espanha/Portugal na fronteira do Brasil com a Bolívia. Em 1883, foi levado para a Praça Barão do Rio Branco para preservação da história. Vale dizer que o por do sol ali é maravilhoso, pois fica bem pertinho do Rio Paraguai.
A Praça Barão do Rio Branco é repleta de restaurantes, bancos, lojas de artesanatos e artigos indígenas, bares e outras conveniências. Ali acontecem algumas exposições de artistas cacerenses e eventos durante o ano, sendo a praça uma ótima opção para lazer e entretenimento.
A Biblioteca Pública Municipal é um ótimo espaço para vivenciar a cultura de um povo tão alegre e festeiro. Fundada em 1983, tem um importante papel para a comunidade, promovendo a educação, cultura e arte.
Museu Histórico de Cáceres
A história sobre o povo pantaneiro, desde as primeiras empreitadas, está exposta no Museu Histórico de Cáceres.
O Museu Histórico de Cáceres é uma verdadeira viagem no túnel do tempo. Inaugurado em 1978, o prédio no estilo neoclássico era para ser o Museu Municipal da cidade e hoje exibe quadros, fotografias, livros, medalhas, documentos, objetos históricos e o busto do fundador da cidade.
Sua estrutura é composta por 11 salas diversas, como o auditório, inclusive um ao ar livre, a biblioteca setorial e a sala de imprensa. Em uma das salas, há a sessão de arqueologia, com mais de 10 mil peças que mostram os rituais e o cotidiano das tribos indígenas que habitaram nessas terras.
Museu da Universidade do Mato Grosso – Unidade de Cáceres
O Museu da UFMT é importante para a Cáceres e resgata a cultura indígena e dos antigos habitantes da região e estimula o trabalho acadêmico.
Este importante museu de arqueologia, espeleologia, etnologia e paleontologia foi inaugurado em 2005 pela Gasocidente, proprietária do Gasoduto Bolívia-Mato Grosso, com a finalidade de preservar a história e a cultura e resgatar a memória sobre os índios e os viventes que estiveram no Mato Grosso ao longo do tempo.
Além das peças expostas e sítios arqueológicos, os alunos também realizam mostras dos seus trabalhos e pesquisas, que são abertas ao público.
É um passeio muito rico culturalmente, e dentre as exposições os alunos retratam seu olhar sobre a terra em que vivem que foi palco de muita história e conquista.
Vila do Taquaral
Espaço rural simples, a Vila do Taquaral preserva o estilo de vida campeiro dos produtores da cidade.
A Vila do Taquaral é uma área rural simples, com mais de cem anos de existência. Suas casas são construídas com taipas e no entorno é possível observar algumas ruínas de pedra.
A área é de pastagens, onde são criados bovinos e equinos, além de produzidas frutas.
Na Vila do Taquaral, acontece anualmente a festa da Nossa Senhora do Carmo. São três dias do mês de julho, onde a festa e a alegria toma conta dos arredores. Há brincadeiras, comes e bebes e, claro, muita devoção à padroeira da vila.
Fazenda Jacobina
Importante empreendimento para o desenvolvimento de Cáceres, a Fazenda Jacobina guarda muita história da região.
A Fazenda Jacobina, construída em 1769 pelo português Leonardo Soares de Sousa, foi de extrema importância para o desenvolvimento de Cáceres. Seus principais produtos eram o charque e o açúcar e, além de fornecer para São Paulo e Rio de Janeiro, exportava para a Europa.
Passear entre suas instalações, é imaginar como os escravos trabalhavam dia e noite e como era o cotidiano da época, até mesmo como Francisco Sabino atendeu a população como médico até seu último dia de vida. Uma vivência cheia de recordações históricas.
Saboreie o almoço regional servido com muito carinho e hospitalidade e aproveite a vista do córrego que beira a fazenda.
Fazenda Facão
Ponto de desenvolvimento econômico pelo ciclo do açúcar, hoje a Fazenda Facão é centro de ecoturismo.
Localizada a cerca de 10 km de Cáceres pela BR-070, a Fazenda Facão foi a grande precursora na produção de açúcar no século XVIII, produzindo também seus derivados, como a aguardente, além de cereais e farinha de mandioca.
Atualmente, é palco do ecoturismo por possuir trilhas, sítios arqueológicos, grutas, cavernas e cachoeiras com bicas d´água.
A paisagem é divina, cheia de histórias e lendas que atravessam o tempo.
Fazenda Descalvados
Um passeio pelo patrimônio histórico e arquitetônico do interior de Cáceres.
Localizada a 100 km de Cáceres, às margens do Rio Paraguai, a Fazenda Descalvados foi construída em 1874, e era uma grande produtora de derivados de carne bovina, sabão e outros produtos.
Era organizada por uma companhia Belga e seus produtos eram exportados para hospitais na Europa. Possuía inclusive um porto para embarque e desembarque de navios a vapor.
Vale muito visitar este patrimônio histórico, passear por seus cômodos e respirar a história contida neste pedaço de Cáceres.
Fazenda Barranco Vermelho
Descanso e lazer são hoje opções para os visitantes da Fazenda Barranco Vermelho.
Construída na década de 30, Fazenda Barranco Vermelho exibe sua arquitetura eclética e suntuosa. Localizada a 70 km ao sul de Cáceres, produzia derivados de carne bovina.
Hoje, funciona como uma aconchegante pousada em meio a um belíssimo cenário e oferece passeios pelos sítios arqueológicos com resquícios de povos indígenas que já estiveram por ali, pesca esportiva e trilhas pelos campos. Descanso e diversão garantidos.
Cachoeiras de Piraputanga
Diversão e banhos refrescantes são garantidos nas Cachoeiras de Piraputanga.
Localizada a 15 km do centro de Cáceres, as Cachoeiras de Piraputanga são três, onde as pessoas podem se refrescar ao longo do dia. No local há também uma gruta para admirar as belezas naturais.
A cachoeira principal tem cerca de 10 metros de largura e 2 metros de altura e contém piscina natural e corredeira.
Serra do Fundinho ou Cortado do Monjolo
Uma das belezas naturais ao redor de Cáceres, a Serra do Fundinho é ponto de turismo de aventura.
A Serra do Fundinho tem acesso próximo a Vila do Taquaral e é constituída por paredões com quase 600 metros de altura.
O turismo de aventura predomina no local, com florestas e o córrego sazonal Tembé. Muitas cascatas são encontradas no caminho até chegar ao Cortado do Monjolo, uma estreita garganta com paredões imensos, onde há prática de escalada.
Córrego Água Doce
Paisagem belíssima, de difícil acesso, com cascatas e corredeira.
O Córrego Água Doce, pode ser acessado pela Vila Taquaral, passando pela Vila de Santana. O local é de difícil acesso, sendo necessário um veículo de tração 4x4, ou encarar uma trilha a pé.
Aproveite para visitar a Vila Santana, cujos moradores produzem banana-da-terra e oferecem refeições bem caseiras.
Quando ir a Cárceres
Qualquer época é boa para conhecer Cáceres, que se estruturou para receber bem seus visitantes durante todo o ano. Para quem quer praticar a pesca esportiva, é melhor evitar o período de novembro a fevereiro, quando fica proibida a pescaria devido à piracema.
Os meses mais festivos em Cáceres são janeiro e junho, onde o povo comemora as festas dos seus santos e padroeiros, com muitas danças típicas e folclore nativo, procissões, encenações e muita gastronomia.
No mês de junho, acontece o maior Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), que consta até no Guiness Book como o maior do mundo. Uma festa onde adultos e crianças podem disputar a pescaria, além de assistir a shows, premiações e muitas apresentações artísticas, que atrai cada vez mais visitantes.
No mesmo mês, acontece o famoso Festival Internacional do Folclore (FIFOLK), que dura 5 dias e atrai dançarinos do mundo inteiro. São grandes espetáculos, numa explosão de estilos, cores, expressões e ritmos.
Como Chegar em Cárceres
De avião:
Cáceres não possui aeroporto com voos regulares. O mais próximo é o Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon, a 212 km de Cáceres, que recebe voos diários das principais companhias aéreas brasileiras.
De carro:
Saindo de Cuiabá, acesso pela rodovia BR-070. São 217 km até Cáceres, sentido fronteira.
Saindo de Campo Grande, o acesso é via BR-163, passando por Rondonópolis e Cuiabá. São 921 km.
De Brasília, o acesso também é pela BR-070, via Cuiabá. 1.286 km separam a Capital do Brasil de Cáceres.
De ônibus:
De Cuiabá, as empresas Eucatur e Verde Transportes possuem linhas diretas para Cáceres em diversos horários diários, a uma tarifa média de R$ 47,00. De Brasília há um horário diário pela Eucatur a R$ 190,61. De Campo Grande, a mesma Eucatur possui horários diversos a R$ 157,10. Das demais capitais é necessário fazer conexão em outras cidades.
Eucatur
Fone: 0800 69 0800
Site: www.eucatur.com.br
Verde Transportes
Fone: (65) 3316-7500
Site: www.viagemverde.com.br
Informações Úteis de Cárceres
Aeroporto de Cáceres
Avenida José Miguel Escasse, s/n
Fone: (65) 3222-2325
Estação Rodoviária de Cáceres
Avenida Sete de Setembro, s/n
Fone: (65) 3223-2136
Informações Turísticas
Avenida Getúlio Vargas, 1895
Fone: (65) 3223-1500
Site: www.caceres.mt.gov.br
Catedral São Luis de Cáceres
Praça Barão do Rio Branco, 1965
Fone: (65) 3223-4443
Biblioteca Municipal
Rua Padre Cassimiro, 426
Fone: (65) 3223-1054
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 07:30 às 17:30min.
Museu Histórico de Cáceres
Rua Antônio Maria, s/n
Fone: (65) 3223-1500
Museu Universidade do Mato Grosso (UNEMAT)
Avenida Tancredo Neves, 1095
Fone: (65) 3221-0000
Site: www.novoportal.unemat.br
Fazenda Jacobina
Rodovia BR-070 no sentido Cuiabá
Fone: (65) 3223-4683
Fazenda Facão
BR-070 – 20 km a sudeste de Cáceres
Fone: (65) 3223-7357
Fazenda Descalvados
BR-070 – 50 km a sudeste de Cáceres
Fone: (65) 3223-5840
Fazenda Barranco Vermelho
Rio Paraguai - 80 km de Cáceres
Fones: (65) 3223-3960 ou (65) 9968-9871