Bonito
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Viajando pelo interior do Mato Grosso do Sul, avista-se ao longe montanhas e chega-se a um vale, com águas cristalinas, verde exuberante e fauna riquíssima. Bem-vindo, você chegou a Bonito!
Em Bonito, há atrações para todos os gostos, desde a contemplação da fauna e flora, passando pela flutuação e mergulho, até os esportes mais radicais, ou, simplesmente ficar a relaxar.
Bonito é uma cidade do Mato Grosso do Sul com uma das paisagens mais exuberantes do Brasil, sendo considerado um dos destinos mais procurados para o ecoturismo de todo mundo. Fica a uma distância de aproximadamente 260 km da capital Campo Grande.
O nome Bonito lhe foi atribuído devido a Fazenda Rincão Bonito, um conjunto de terras que foi adquirida pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que desembarcou ali por volta de 1869 e passou a desbravar este lugar tão especial.
Alguns anos depois da chegada do capitão, Bonito foi fundada (1927) e, em 1977, passa a ser legalmente categorizada como município de Mato Grosso do Sul. São quase 5.000 km de área preservada, para que os visitantes possam ir e vir por muitos e muitos anos.
Bonito está localizada em meio a serra de Bodoquena, cuja formação, em sua maioria, é de rocha calcária. Com a erosão, muitas fendas nas rochas formaram centenas de grutas e cavernas do Planalto da Bodoquena e, com o acúmulo de água no interior, formam-se estalagmites, estalactites e lagos, que hoje são uma das maiores atrações na cidade. A Gruta do Lago Azul e a Gruta de São Miguel são as cavernas abertas à visitação. Deslumbrantes, cada uma de sua maneira.
Pelas rochas calcárias filtrarem a água, os rios são cristalinos e em seu leito crescem diversas plantas aquáticas, formando, em conjunto com coloridos peixes de variados tamanhos, verdadeiros aquários naturais.
Os rios que passam em Bonito formam diversos balneários, com água ideal para banho, situados em espaços de mata preservada e muitas atividades de lazer.
Atualmente, Bonito é muito bem organizada para o turismo, com ótima sinalização para os pontos turísticos e monitorada para que não haja a degradação da natureza e preserve suas riquezas. Os moradores, cerca de 19.800 pessoas vivem tranquilamente e trabalham principalmente no turismo, pecuária, agricultura e mineração.
O que fazer em Bonito
A economia de Bonito baseia-se principalmente no ecoturismo, então, o contato com a natureza estará presente em todos os roteiros. Visite as grutas, flutue nos aquários naturais e banhe-se nos vários balneários ao redor da cidade.
Importante saber que a visita aos pontos turísticos é restrita a um determinado número de pessoas para manter a preservação. Portanto, é necessário contratar uma agência com antecedência. Não deixe também de visitar o Projeto Jiboia, uma fazenda pantaneira, nem de circular pelo aconchegante centro urbano e provar as delícias da culinária sul-mato-grossense.
Bonito é sensacional!
Museu da Trilha do Mirante
História e beleza reunidas para contar as memórias de Bonito.
O Eco Parque Museu Cultural, a 4 km de Bonito, conhecido também como Museu da Trilha do Mirante, abriga peças de antigos moradores locais para que todos possam apreciar as memórias e a história de Bonito, desde a sua fundação.
É um paraíso natural quase intocado para poder oferecer uma viagem do tempo aos seus visitantes.
Trilha do Mirante – Parque Ecológico Rio Formoso
Após saber da história, conheça Bonito do ponto mais alto.
Logo após visitar o Museu da Trilha do Mirante, aproveite para conhecer a belíssima trilha de mesmo nome, no Eco Parque Museu Cultural, a 4 km de Bonito.
Com cerca de 2 km, com nível médio de dificuldade, a Trilha do Mirante leva ao ponto mais alto da cidade, que, seguindo pelo Morro da Piúva, pode-se avistar a Serra da Bodoquena. O mirante é o ponto perfeito para contemplar uma vista de 360° das belezas naturais da região.
Durante a noite, também são oferecidos passeios pela mata com uso de lanternas.
Projeto Jiboia
Uma cobra assustadora, ou um bichano pacato? Saiba mais sobre a Jiboia no Projeto que leva seu nome.
Um projeto muito interessante no centro urbano de Bonito e que vale a pena ser conhecido, existe desde 2005 e seu fundador é um aficionado criador de serpentes.
O Projeto Jiboia tem a coordenação do Henrique das Jiboias, como o fundador é conhecido. Ele trabalha mostrando a importância deste animal aos visitantes, por meio de uma palestra muito animada, onde as pessoas são convidadas a tocar nas cobras.
É um trabalho de educação ambiental para evitar a matança e a caça indiscriminada destes répteis.
Ilha do Padre
No meio do Rio Formoso há uma ilha. Linda e ótima opção para passar o dia tranquilo.
Um dos passeios de Bonito leva a Ilha do Padre, a 12 km do centro da cidade.
Em um dos braços do Rio Formoso as águas formam uma pequena ilha e ao redor, piscinas naturais e cachoeiras. Um ótimo lugar para passar o dia.
A ilha dispõe também de um restaurante e um bar para não se preocupar com as refeições.
Centro de Convenções de Bonito
Evento com sucesso garantido no Centro de Convenções de Bonito. Com direito a rima!
O Centro de Convenções de Bonito fica a 1,5 km do centro e é um espaço para a realização de diferentes tipos de eventos.
O local está integrado à natureza e sua estrutura lembra as ocas, onde pavimentos circulares se interligam. Sua capacidade é para cerca de 1.700 pessoas, com palco para grandes congressos e eventos diferenciados.
O Centro de Convenções de Bonito é uma grande prova de que tecnologia e o meio ambiente convivem muito bem no mesmo espaço.
Recanto Ecológico Rio da Prata
Quer conhecer Bonito bem do fundo? Então o Recanto Ecológico Rio da Prata é o lugar.
No Recanto Ecológico Rio da Prata, a 54 km do centro de Bonito, iniciantes e experientes no mergulho poderão desfrutar de águas cristalinas, formações rochosas e vegetações, além da linda e colorida fauna subaquática.
A nascente do rio Olho d´ Água revela um aquário natural incrível, onde se pode flutuar em meio a uma grande diversidade de vida animal e vegetal.
Para chegar ao rio, há uma trilha pela mata ciliar do Rio da Prata, onde é possível observar aves e outros animais silvestres.
Boca da Onça
Para os amantes dos esportes radicais, a Boca da Onça é o passeio ideal.
A trilha da Boca da Onça, a 55 km do centro de Bonito, leva o visitante até uma área sobre o cânion do rio Salobra, no alto de uma cachoeira de 90 metros, onde a prática do rapel é obrigatória para os amantes dos esportes radicais.
A cachoeira, a mais alta de Bonito, tem uma plataforma projetada de 34 metros de comprimento, que permite uma descida eletrizante pelo íngreme paredão até o cânion. No seu interior, também é possível contemplar as grutas, que enfeitam ainda mais a paisagem do local.
Um dia antes do passeio é obrigatório o treinamento do rapel.
Fazenda Ceita Corê
Típica fazenda da região de Bonito, a Ceita Corê tem belas paisagens e muitas atrações.
Ceita Corê significa ‘terra de meus filhos’ e a fazenda com este nome é uma mãe para acolher os visitantes.
A Fazenda Ceita Corê, a 36 km de Bonito, oferece trilha pela mata ciliar com visita às belas cachoeiras e piscinas naturais, pequenas grutas, carretilha, passeio a cavalo e delicioso almoço típico, servido ao estilo sul mato-grossense.
Aquário Natural
Passeio obrigatório em Bonito é flutuar no Aquário Natural.
O local onde fica a nascente do Rio Baía Bonita fica em uma propriedade privada preservada, a 7 km de Bonito.
Equipados com roupa especial e snorkel, o visitante irá flutuar pelas águas cristalinas do Rio Baía Bonita. A flutuação é obrigatória, pois não é permitido pisar no leito do rio para não prejudicar o ecossistema.
Peixes coloridos e um incrível jardim podem ser apreciados pelo passeio que segue a calma correnteza do rio. O trajeto também pode ser feito em barco para observar a exuberante beleza das margens do rio e, pela água cristalina, é possível ver muitas coisas.
Após o passeio, o visitante poderá conhecer a Trilha dos Animais, para contemplar a fauna e a flora no trajeto de retorno.
Atrativos Naturais em Bonito
Praia da Figueira
Praia deliciosa com coqueiros e águas transparentes, reduto de tranquilidade.
A Praia da Figueira já foi um bolsão de extração calcária e possui uma areia bem branquinha. São 60 mil m², a 15 km de Bonito, onde pode-se praticar frescobol ou caminhar.
No local, também se encontra o Restaurante da Figueira, que além de pratos deliciosos, aluga boias, snorkel, scooter (para mergulho superficial) e caiaques.
Ilha do Padre
No meio do Rio Formoso há uma ilha. Linda e ótima opção para passar o dia tranquilo.
Um dos passeios de Bonito leva a Ilha do Padre, a 12 km do centro da cidade.
Em um dos braços do Rio Formoso as águas formam uma pequena ilha e ao redor, piscinas naturais e cachoeiras. Um ótimo lugar para passar o dia.
A ilha dispõe também de um restaurante e um bar para não se preocupar com as refeições.
Parque das Cachoeiras
Uma trilha leva a seis belas cachoeiras. Passeio imperdível para quem gosta de caminhar.
Uma belíssima trilha que passa pela mata ciliar nativa do Rio Mimoso dá a oportunidade de apreciar a fauna e a flora a 18 km de Bonito. A trilha leva a seis cachoeiras formadas por tufas calcárias, com piscinas naturais de águas transparentes, com tirolesas para diversão, e cavernas para observar as belas formações internas.
Rafting pelo Rio Formoso
Passeio emocionante pelo Rio Formoso, uma maneira diferente de contato com a natureza.
Neste passeio radical, prepare-se para encarar um bote para até 12 pessoas e percorrer 7 km rio abaixo.
O trajeto passa por duas corredeiras e três pequenas cachoeiras e, para quem conseguir ver, tem sucuris, macacos e pássaros às margens do rio. Segure-se e bom passeio!
Barra do Sucuri
Um passeio leva a nascente do Rio Sucuri. Belezas novinhas para ver.
A 16 km do centro de Bonito, o passeio a Barra do Sucuri exige esforço dos visitantes.
Uma subida de 1.600 m pelo Rio Sucuri, em barco de alumínio a remo, até as proximidades de sua nascente, onde o visitante aprecia a paisagem do Rio Sucuri.
Na nascente, todos descem para flutuação e se deixam levar pela calma correnteza, apreciando a parte submersa do rio, um belo aquário natural.
O ponto de chegada é novamente a Barra do Sucuri, onde o Rio Sucuri encontra com o Rio Formoso.
Cachoeiras do Rio do Peixe
Outra opção de lazer que combina o clima rural com muita natureza.
As Cachoeiras do Rio do Peixe são cachoeiras com piscinas naturais, que ficam localizadas após uma trilha riquíssima em belezas e encantos.
O acesso a trilha se dá pela Fazenda Água Viva, a 35 km de Bonito, que oferece aos visitantes um almoço típico pantaneiro preparado com muito carinho pela proprietária da fazenda. Simplesmente imperdível.
Recanto Ecológico Rio da Prata
Quer conhecer Bonito bem do fundo? Então o Recanto Ecológico Rio da Prata é o lugar.
No Recanto Ecológico Rio da Prata, a 54 km do centro de Bonito, iniciantes e experientes no mergulho poderão desfrutar de águas cristalinas, formações rochosas e vegetações, além da linda e colorida fauna subaquática.
A nascente do rio Olho d´Água revela um aquário natural incrível, onde se pode flutuar em meio a uma grande diversidade de vida animal e vegetal.
Para chegar ao rio, há uma trilha pela mata ciliar do Rio da Prata, onde é possível observar aves e outros animais silvestres.
Gruta do Lago Azul
A mais famosa gruta de Bonito, com rara beleza, é um passeio obrigatório.
A Gruta do Lago Azul fica a 21 km do Centro. Há um centro de visitantes para recepção e após uma trilha tranquila de 300 metros, é preciso começar a descer os degraus de rochas que levam até a Gruta.
A princípio uma gruta com formações rochosas lindas, mas comuns neste tipo de caverna. Entrando mais um pouco, pelo reflexo e entrada de luz na abertura, um lago de águas azuis cristalinas aparece e segue caverna adentro por 80 metros.
O passeio obrigatório em Bonito e por sua beleza e fragilidade, a área da gruta foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação.
Grutas de São Miguel
Sem lago, mas com muita beleza. A Gruta de São Miguel é visitação complementar.
A gruta localizada a 15 km de Bonito fica dentro de uma propriedade privada. Após uma trilha suspensa, com um bonito cenário de mata nativa, chega-se a Gruta de São Miguel, localizada em uma propriedade com excelente infraestrutura.
Na gruta é possível observar diferentes formações calcárias, como as estalactites, estalagmites, espeleotemas, coraloides, travertinos e pérolas. É uma verdadeira aula de geologia.
No centro de visitantes há um bar aconchegante para um refresco e petisco após o passeio.
Balneários
Os balneários são ótimas opções para contemplar a natureza, nadar nas águas cristalinas do Rio Formoso entre diversos cardumes de peixes coloridos e observar a bela flora e fauna de Bonito.
Balneário do Sol: a 12 km do centro de Bonito, este balneário oferece ótima infraestrutura de lazer, com piscina, o próprio Rio Formoso, cachoeiras, um trampolim e as carretilhas, também chamadas de tirolesas. O espaço ainda conta com quiosques para churrascos, lanchonete, restaurante, redário e quadras poliesportivas.
Balneário Municipal Rio Formoso: opção gratuita para divertir-se com a família, a 0,7 km do centro de Bonito. O espaço conta com a opção de nadar no Rio Formoso, com águas translúcidas e muitos peixes, ou ficar tranquilo as suas margens preparando um churrasco, comendo um lanche na lanchonete ou na sorveteria e se divertindo nas quadras de esportes.
Balneário do Gordo: uma ótima opção para nadar em águas rasas e também mergulhar em águas mais profundas, a 12 km de Bonito. Ali, a flora e a fauna se exibem deixando o passeio ainda mais perfeito. O local dispõe de área para camping, além de trilhas que levam aos seis decks que dão no Rio Formoso, com paisagem de tirar o fôlego.
Bonito Aventura
Flutuação é a palavra-chave dos passeios de Bonito. Bonito Aventura é uma bela opção.
Mais uma oportunidade para flutuação em águas cristalinas, desta vez no Rio Formoso. A Bonito Aventura promove este passeio, que passa por corredeiras, formações calcárias, vegetações e uma diversidade de peixes. Outro aquário natural da cidade.
Para acessar este rio é necessário fazer uma trilha de 1,7 km, que passa também pelo Rio Formosinho, com pausa para um pequeno mergulho.
Abismo Anhumas
Aventura total em um paraíso escondido em Bonito: é no Abismo Anhumas.
O Abismo Anhumas é uma caverna com paredões de 72 metros, com incrível lago cristalino no fundo.
Para chegar lá são 22 km de estrada de chão. No Abismo, os aventureiros experientes podem fazer rapel pelas incríveis formações rochosas até o lago. Nele é possível mergulhar para apreciar, com exclusividade, toda beleza subaquática bem escondida.
Para o rapel existe um treinamento obrigatório antes da descida e para o mergulho autônomo é obrigatório a apresentação de credencial básica. Uma experiência inesquecível.
Buraco das Araras
Observação de pássaros é no Buraco das Araras.
Localizado a 55 km do centro, já no município de Jardim, o Buraco das Araras é uma grande cratera com cerca de 500 metros de diâmetro e 100 de profundidade. Lá os pássaros, principalmente as araras, se abrigam e ao final do dia fazem um show para os observadores.
Circuito Arvorismo
Um rapel nas árvores. Esporte nas alturas.
No Circuito Arvorismo, a 11 km de Bonito, o visitante irá praticar rapel entre as árvores, se exercitando e curtindo um belíssimo visual. O percurso inclui tirolesa, uma Ponte Falsa Baiana e uma Tibetana, que deixam o passeio mais emocionante.
Lobo Guará Bike Adventure
Se a intenção for gastar energia, aproveite este circuito de Bike.
O Lobo Guará Bike Adventure percorre um trajeto de 3,5 horas (em média) para conhecer Bonito de bicicleta.
O trajeto tem diversos níveis de dificuldade e é feito em uma estrada de terra que segue até a Trilha do Mirante. Na volta, o ponto final é a praça da cidade.
Centro de Bonito
Aconchegante e com muitas opções de culinária e artesanato. Nas horas de descanso, passeie pelo centro de Bonito.
Na Rua Pilad Rebuá os turistas podem encontrar artesanatos dos índios das etnias Terena e Kadiwéu, assim como os móveis rústicos, feitos com madeira reciclada, muito famosos na região. Quase impossível sair das lojas sem ao menos uma lembrancinha.
Na rua principal há muitas opções de hospedagem, restaurantes, bares e lanchonetes e também é onde se concentram a maioria das agências que fazem os passeios aos pontos turísticos.
Quando ir a Bonito
Bonito é exuberante nos 365 dias do ano.
De dezembro a março, quando é a época das chuvas e alta temporada, as cores estarão mais vibrantes e os rios mais caudalosos.
No inverno, o clima é mais seco, porém as águas ficam mais transparentes ainda, o que vai melhorar a visão subaquática.
Em qualquer época que escolher, o importante é lembrar que o número de visitantes é limitado.
As principais festas de Bonito são: O carnaval, festivo e alegre. Em maio tem a Festa do Peão de Boiadeiro, onde o clima é bem sertanejo; em junho, ocorre a festa junina de São Pedro e o Festival Gospel, com muitos shows e devoção. Já em julho tem o charmoso Festival de Inverno, onde os restaurantes produzem diversos caldos, que embalam as noites frias. Em agosto, o Encontro Estadual do Clube do Laço é outro famoso encontro country; em outubro a cidade comemora seu aniversário e fica ainda mais bonita. Em novembro a alegria e descontração toma conta da cidade com o Gay Bonito e Festival da Guavira.
Como Chegar em Bonito
De avião:
O aeroporto mais próximo é o de Internacional de Campo Grande - Antônio João, cerca de 3,5 horas de viagem até Bonito. Saindo do aeroporto muitas empresas oferecem vans para translado até Bonito, mas é preciso reservar antes e com horário definido para não perder a viagem.
De carro:
Acesso pela Rodovia BR-060, a partir de Campo Grande. São cerca de 260 km, com uma bela paisagem no trajeto.
De ônibus:
Somente pela Rodoviária de Campo Grande é possível pegar um ônibus direto com destino a Bonito, das demais capitais é necessário ir a capital sul mato-grossense. A companhia que faz o trajeto é a Cruzeiro do Sul, em 4 horários diários a uma tarifa de R$ 55,00.
Viação Cruzeiro do Sul
Fone: (67) 3312-9700
Site: www.cruzeirodosulms.com.br
Informações Úteis de Bonito
Informações Turísticas
Rua Pilad Rebuá, 1.780
Fone: (67) 3255-1351
Site: www.bonito.ms.gov.br
Projeto Jiboia
Rua Nestor Fernandes, 610
Fone: (67) 8419-0313
Horário de visitação: terça a domingo, às 19h.
Valor da entrada: R$ 15,00
Centro de Convenções
Rodovia MS-178, km 2
Fone: (67) 3026-3536
Site: www.ccbonito.com.br