Poços de Caldas
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
A “Las Vegas brasileira”. Assim era conhecida Poços de Caldas em 1940, época de glamour e luxo, principalmente pelo cassino existente. As fichas dos jogos eram até aceitas no comércio da cidade de tão corriqueiras. Era comum ver celebridades nas ruas, como Carmen Miranda, Juscelino Kubitschek e Santos Dumont, frequentadores assíduos do interior de Minas Gerais.
O tempo passou, os jogos foram proibidos, e restaram as lindas construções do centro de Poços de Caldas e todo charme da cidade. Hoje, uma paisagem bucólica e tranquila reina na cidade, que tem em suas águas a atração turística principal.
As Thermas Antônio Carlos recebem inúmeros visitantes por mês, procurando seus banhos revigorantes e as massagens relaxantes. As cachoeiras próximas do centro e as fontes espalhadas pela cidade dão a Poços de Caldas um ar de tranquilidade, onde a vida passa devagar para poder aproveitar cada momento.
A Represa Bortolan, com águas tranquilas, atrai amantes dos esportes náuticos e para os baixinhos há um parque temático, irresistível também aos adultos.
Tradicional, a fabricação de cristais de Murano atrai curiosos, que podem ver, ao vivo, como uma massa de vidro a 1.400°C pode produzir lindas peças únicas, a partir de giros e sopros na ponta de um tubo oco de aço. Técnica artesanal que merece uma visita.
E para quem gosta de turismo ecológico, Poços de Caldas tem ao seu redor a Serra de São Domingos, com muitas trilhas para caminhadas e observação da beleza natural exuberante da região. Um teleférico leva ao topo da Serra, onde logo se avista uma estátua do Cristo Redentor e, caminhando um pouco, uma rampa de decolagem de onde saem voos de paraglider.
A vida cultural é valorizada em Poços de Caldas. Há museus que contam a história da cidade e passeios de charrete que levam ao Complexo Cultural da Urca, com um teatro e espaços de exposições artísticas.
As muitas atrações da região fazem você querer ampliar a estadia em Poços de Caldas. Recomendado!
O que fazer em Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, as Termas são um descanso obrigatório.
Faça uma massagem ou relaxe em um banho de imersão para sair renovado e aproveitar as outras atrações da cidade.
Curta a paisagem nas Cachoeiras Véu de Noiva e das Antas e no Recanto Japonês.
Se apaixone na Fonte dos Amores, divirta-se no Walter World e aventure-se na Pedra Balão.
Não deixe de passear de Teleférico para ter uma visão panorâmica da região e nem uma voltinha de charrete para lembrar-se dos tempos áureos da então ‘Las Vegas brasileira’.
Ainda no centro, após deliciar-se com a culinária típica mineira, visite uma das fábricas de Cristal de Murano e descubra como são produzidas tão belas e valiosas peças.
Passeios não vão faltar!
Thermas Antônio Carlos
Inaugurada em 1931, o prédio já chama atenção de quem passa no centro de Poços de Caldas. A construção é imponente e em estilo neorromano. Considerada uma das termas mais bem equipadas da América, oferece diversos tipos de banhos, massagens e tratamentos hidrofisioterápicos para renovar o corpo e tranquilizar a mente.
A fonte Pedro Botelho, que abastece as Thermas Antônio Carlos, está localizada no Jardim Dr. Elisário Junqueira e oferece água quente e sulforosa. As termas oferecem tratamentos desintoxicantes, hidratantes, estimulantes e relaxantes. Agende um horário e aproveite para descansar, que é a palavra-chave nos espaços termais.
A visitação é gratuita e o pagamento é por tratamento. Indicado agendar com antecedência, pois em épocas de maior movimento é necessário um tempo de espera para entrar nas cabines de banho ou realizar as massagens. Não esqueça de ir com roupa de banho e levar toalha e chinelo. Funciona de terça a domingo, fechando segunda-feira para manutenção.
Balneário Mário Mourão
Água quentinha direta da fonte que promove relaxamento profundo. No Balneário Mário Mourão são oferecidos banhos e duchas onde se pode desfrutar das propriedades medicinais das águas termais do local.
Localizado no centro de Poços de Caldas, o Balneário Mário Mourão, assim como as Thermas, oferece banhos de imersão e duchas, com água diretamente da fonte que sai a uma temperatura de 41°C. Revitalização garantida.
A visitação é gratuita e para os banhos há um custo de R$ 10,00 por pessoa. Não esqueça de ir com roupa de banho e levar toalha e chinelo.
Cachoeira Véu de Noiva
Formada pelo Ribeirão das Antas, a Cachoeira Véu de Noiva pode ser contemplada mais de perto, das pedras que formam o leito do rio, ou mais do alto, a partir do mirante. Passeio para apreciar a natureza.
A Cachoeira Véu de Noiva é formada por 3 quedas, tendo a principal 10 metros de altura, que correm em um largo paredão de 15 metros. As corredeiras do Ribeirão das Antas avançam por entre as pedras em um leito com mata ciliar, composta por árvores e plantas ornamentais.
Próximo ao riacho, um passeio de trenzinho, puxado por uma mini locomotiva ‘maria fumaça’ é atrativo para as crianças. O trajeto é pelos limites do parque e pode-se admirar a beleza natural do local. Próximo à estação do trem há um parquinho para crianças.
No local há lanchonetes e uma feira de artesanato com comidas e trabalhos típicos da região. Abre diariamente, sem custo de entrada.
Cachoeira das Antas
Para contemplar a natureza e passar momentos de tranquilidade, o passeio pela Cachoeira das Antas é boa pedida. No local é possível conhecer também as ruínas de uma das primeiras hidrelétricas do País.
A Cachoeira das Antas localiza-se distante do centro, com acesso final por uma estrada de terra bem conservada. Logo na chegada há uma represa, com poucas quedas d´água.
Fica próximo a Usina Hidrelétrica que fornece energia a Poços de Caldas e pelo grande volume de água, principalmente na época das chuvas – no verão, a Cachoeira encanta em meio a natureza local.
Saindo da cachoeira há uma trilha que leva as ruínas da primeira usina hidrelétrica construída em Minas Gerais, e uma das primeiras do Brasil, datada de 1898.
A visitação é gratuita, o acesso é fácil e no local há estacionamento.
Recanto Japonês
Uma bela e harmoniosa réplica de um jardim oriental, onde o Feng Shui é exercido com perfeição. O Recanto Japonês é lugar zen para meditar e sentir-se um pouco mais próximo da terra do sol nascente.
Um dos pontos mais visitados de Poços de Caldas, o Recando Japonês é uma réplica perfeita de um jardim nipônico, com decoração e plantas típicas. As construções lembram casas e templos japoneses e o lago com carpas coloridas dão um charme ao local.
Há algumas trilhas por entre o jardim, iluminadas pelas lanternas típicas, que levam até ao pergolado ou caramanchão, similar ao que existia no palácio imperial Katsura-Rikyu, em Kyoto, e à Fonte dos Três Desejos, para pedir amor, saúde e inteligência. Há também no trajeto uma árvore de Ginko Biloba, que dizem dar sorte ao tocá-la.
Aberto diariamente, o local ainda conta com uma loja que comercializa chás, doces, quitutes, sombrinhas e decorações japonesas.
Espaço ideal para quem quer paz e tranquilidade, meditar ou exercitar-se na arte oriental. O Recanto Japonês faz toda ambientação para tornar as práticas ainda mais prazerosas.
Parques Municipais
Dois parques municipais deixam Poços de Caldas ainda mais bonita. Localizados próximo ao centro da cidade, enchem de verde e proporcionam muitas atividades de lazer. Passear nos jardins é boa opção no final de tarde.
Parque Municipal Antônio Molinari: localizado em frente ao Country Club, o parque possui um lago artificial em meio a lindos jardins com rosas, hortênsias e pinheiros. No local há opções de atividades para todas as idades, como quadras poliesportivas, pista de bicicross, cooper e de skate, aparelhos para ginástica, mesa para jogos de dama e xadrez, playground infantil e até um campinho de futebol.
Parque José Affonso Junqueira: a exuberante vegetação é destaque no espaço. Uma Fonte Luminosa, com jogos de água, luz e música, complementa o paisagismo no centro do parque. Para contemplar o ambiente e descansar do passeio, no antigo prédio da Biblioteca, um café oferece quitutes mineiros.
Fonte dos Amores
Com uma lenda romântica e um cenário encantador, a Fonte dos Amores é parada obrigatória em Poços de Caldas. Reserve um tempo para admirar e se apaixonar pela beleza do local.
Uma lenda conta que um jovem Padre se apaixonou perdidamente por uma linda moça, cujo pai era fazendeiro na região. Com o amor impossível perante a sociedade, decidiram fugir e se refugiaram no bosque junto a uma queda suave de água. O pai da moça fez todo esforço, mas não a encontrou. Tempos depois, um caçador que passava por ali encontrou os corpos do casal, que estavam nus e abraçados. O pai, sensibilizado, mandou construir uma estátua e colocou no local para celebrar o amor.
Verdade ou não, a Fonte dos Amores encanta pela história. Inaugurada em 1929, há uma escultura em mármore de um jovem casal abraçado, esculpida pelo artista italiano Giulio Starace. A estátua está posicionada logo a frente de um delicado véu de água que cai de grande altura pelos degraus de pedras. O local é bastante úmido por entrarem poucos raios de sol entre as árvores do bosque.
Próximo à cascata, há uma placa de bronze com o poema de Alberto Oliveira sobre o amor: “Neste recanto o amar tudo convida, Que amor é vida, Amai! Amai! Mas, a quem pôs aqui tanta beleza, A alma da natureza, Uma oração mandai: Amai! Orai!”. Convite para aproveitar o passeio a dois.
O local é reserva ambiental e, geralmente, se avista pelas trilhas alguns macaquinhos brincando entre as árvores, além de muitos pássaros. O banho é proibido e há estacionamento e uma lanchonete. A entrada é gratuita.
Fonte dos Macacos
Motivo da fundação da cidade, as fontes de água que brotam do solo a altas temperaturas e com propriedades medicinais, viram a cidade crescer a sua volta. Assim também foi com a Fonte dos Macacos, que é protegida por um pergolado de flores, deixando a Praça Dom Pedro com uma decoração a mais.
Temperatura de 41°C e um odor forte: assim são as águas da Fonte dos Macacos, localizada na Praça Dom Pedro, no centro. A fonte é um dos cartões-postais da cidade e tem muitas propriedades medicinais, por isso indicada para beber contra diversos males. Mas cuidado: não é indicada para pessoas com insuficiência hepática e processos inflamatórios. Então, beba com moderação.
Parque Temático Walter World
Walter World tem uma área de 150 mil m², sendo um dos maiores parques temáticos do Brasil. Com inúmeros brinquedos, dezenas de atrações e um zoológico, oferece muita diversão em meio a uma bela paisagem natural.
Inspirado em Walt Disney, Walter Miguel iniciou o projeto do Walter World, que se concretizou em 1997. O parque dispõe de muitos brinquedos, como o Castelo Encantado, Splash, Montanha do Dragão e o Barco Pirata. No local há ainda um zoológico, o Zôo World, que abriga mais de 100 animais de 36 espécies diferentes.
Aberto apenas nos finais de semana, o ingresso custa R$ 36,00 e o promocional R$ 25,00. Estudantes e idosos pagam meia. Reserve um dia inteiro para passear e se divertir.
Teleférico
A vista panorâmica de Poços de Caldas pode ser acessada por meio do Teleférico, de bondinhos charmosos, até a Serra de São Domingos. Lá é possível chegar aos pés do monumento ao Redentor e avistar alguns paragliders sobrevoando a linda paisagem.
Em um percurso de 1.500 metros, com alturas que chegam a 20 metros do chão, o teleférico, considerado um dos maiores do Brasil, sai do centro da cidade e chega ao alto da Serra de São Domingos, a 1.686 m acima do nível do mar. De lá é possível ver a dimensão de Poços de Caldas e a beleza do entorno. O passeio de ida e volta custa R$ 20,00 por pessoas em cabines com 4 lugares.
No ponto mais alto da montanha está o monumento ao Cristo Redentor, com 16 metros de altura, sendo o segundo maior do País, idealizado e concretizado em 1958 por José Raphael Santos Neto.
Antes de descer, visite o Aquário de Poços de Caldas, que abriga vários peixes de águas doce e salgada, além de estrelas-do-mar, tartarugas e pequenos tubarões. Entrada de R$ 5,00 por pessoa.
Para quem quer ver a cidade por outro ângulo, o voo de paraglider é fantástico. Sobre ele, uma curiosidade: o voo livre começa e termina no mesmo ponto. A explicação: o vento térmico local sobe novamente o paraglider na hora de descer e retorna à rampa de decolagem.
Para os voos, um representante de uma empresa fica no alto da Serra de São Domingo nos fins de semana e feriados e oferta o serviço. O voo duplo dura aproximadamente 15 minutos e custa em torno de R$ 120,00 por pessoa.
Museu Histórico e Geográfico
Resgate da história da cidade, o Museu Histórico e Geográfico funciona em um belíssimo casarão, dos poucos remanescentes da arquitetura do final do século XIX. A visita vale a pena.
Conhecida como Villa Junqueira, por ter pertencido muitos anos ao Coronel Agostinho José da Costa Junqueira, que viveu ali com sua família, a mansão que abriga o Museu Histórico e Geográfico localiza-se na área central da cidade.
No acervo estão expostos mobiliários dos primeiros moradores de Poços de Caldas, documentos, periódicos e fotografias. Há também os registros da passagem de Dom Pedro II, que foi a Poços de Caldas inaugurar um novo trecho da Estrada de Ferro Mogiana, e de Juscelino Kubitschek em visita presidencial.
O museu funciona de terça a domingo e a entrada é gratuita.
Casa da Cultura
Uma das primeiras residências de Poços de Caldas, o chalé em linhas modernistas, abriga hoje a Casa da Cultura e agita a vida cultural da cidade com exposições e eventos artísticos.
O belíssimo chalé construído em 1894 retrata o ecletismo da arquitetura do final do século XIX. Adquirido em 1989 pelo Instituto Moreira Sales, foi restaurado e hoje sedia a Casa da Cultura de Poços de Caldas, inaugurada em 1992.
O acervo permanente da Casa reúne documentos, textos e fotografias antigas, que contam a história da cidade. Em outro prédio, anexo à casa principal, acontecem eventos artísticos, exposições e projeções de vídeos, abertas gratuitamente ao publico, sendo necessário confirmar presença. Confira a programação e visite este bonito espaço cultural.
Espaço Cultural da Urca
Réplica do Cassino da Urca no Rio de Janeiro, construído em 1945 em tempo recorde, 6 meses, o prédio abriga atualmente o Complexo Cultural da Urca e agita a vida artística de Poços de Caldas.
O antigo Cassino da Urca foi construído em 1945 e teve intensa, mas curta vida como casa de jogos, pois em 1946 houve a proibição desta atividade no Brasil. Fez história ainda em 1960, quando abrigou a primeira faculdade de Poços de Caldas e na década de 70, o Centro Administrativo Municipal.
Após 1980 foi restaurado e atualmente funciona o Complexo Cultural da Urca, que possui teatro, com capacidade para 500 pessoas, e salões para diversas exposições artísticas. O espaço agita mesmo no mês de julho, pois recebe muitas atividades da intensa programação da Julho Fest, conhecido evento do calendário da cidade. Agende-se e participe.
Saindo do Espaço, conheça na Praça Getúlio Vargas, logo em frente, o Relógio Floral, que foi inaugurado em 1972 em homenagem ao primeiro centenário da cidade. Interessante, tem os números moldados com flores e plantas e mecanismo de funcionamento e ponteiros de metal. Acerte a hora e continue o passeio com as charretes que ficam a disposição no local para um tour pela cidade.
Palace Cassino
No coração de Poços de Caldas, o imponente edifício toma destaque em meio aos prédios antigos da região. É o Palace Cassino, construído na década de 30 para este fim, tem muita história para contar.
O Palace Cassino foi construído e serviu, até 1946, como um luxuoso cassino, até a proibição desta atividade. Conta em seu interior com um cine-teatro e suntuosos salões de baile decorados com lustres de cristais tchecos que impressionam pela beleza e magnitude.
Atualmente é um belíssimo centro de convenções, onde se realiza os maiores e mais importantes eventos da cidade. O andar térreo abriga a Secretaria Municipal de Turismo e algumas lojas. Ao lado está o requintado Palace Hotel. A visitação às áreas pública pode ser realizada e é gratuita.
Fábricas de Cristais de Murano
Famosos pela sua beleza e qualidade, as peças de cristais de Murano são tradicionais em Poços de Caldas. Nas duas fábricas existentes na cidade é possível conhecer a técnica artesanal de produção e levar um item exclusivo para casa.
Com origem na Ilha de Murano, em Veneza, Itália, a técnica de criação de cristais únicos foi trazida para Poços de Caldas pelo italiano Mário Seguso. A fábrica Cá d´Oro foi aberta em 1965 e até hoje utiliza a técnica artesanal e milenar para fazer belíssimas peças de cristal. Na mesma década foi fundada a Cristais São Marcos, dos irmãos Molinari, que também usa a técnica italiana para produzir cristais com diferentes formas e cores. Desde então, a atividade virou uma das principais atrações da cidade.
O processo é delicado e artesanal. O vidro derrete a 1.400°C e precisa ser girado e assoprado na ponta de um tubo de aço para ganhar as mais diversas formas. Como é produzida individualmente, sem a utilização de moldes, cada peça é única.
Visite, acompanhe o processo de produção, e leve um item para decoração. Segurança de exclusividade.
Pedra Balão
Lembrando um balão dirigível, a Pedra Balão fica em um conjunto de rochas esculpidas pela natureza na Serra de São Domingos. Dela é possível ter um lindo panorama da região.
Erosões eólicas e pluviais durante muitos anos definiram os formatos das pedras localizadas em uma área particular na Serra de São Domingos, não muito distante do ponto de chegada do teleférico. Algumas possuem 10 metros de altura e proporcionam uma linda vista de Poços de Caldas e entorno.
Aproveite a ida ao local para tirar leite das vacas em um mini curral ou fazer passeios a cavalo, oferecidos pelos proprietários do local. Programa bem rural. Um bar e quiosque servem lanches e comercializam souvenires. A entrada é gratuita.
Represa Bortolan
Na entrada de Poços de Caldas, uma grande represa mostra a aptidão da cidade: águas. O local é movimentado por praticantes de esportes náuticos e há passeios turísticos disponíveis.
A Represa Bortolan, localizada na saída para São Paulo, no km 8, é responsável por movimentar as turbinas da Central Geradora de Energia da cidade, fornecendo cerca de 715 kw à Poços de Caldas.
Com uma superfície de cerca de 3 km² e volume de 6,5 milhões de m³, a represa é utilizada para prática de esportes náuticos como vela, esqui aquático, windsurfe e caiaque e também para pesca esportiva.
Alguns passeios turísticos são ofertados por empresas na beira da Represa, como de pedalinho, escuna, lancha e jet-ski. No local também há restaurantes e bares que servem refeições a preços adequados. Para chegada ou saída da cidade, fica a opção.
Quando ir a Poços de Caldas
Poços de Caldas é tranquila e bucólica durante quase todo o ano. Devido à altitude, os invernos são de temperaturas mais baixas, ideal para banhos termais e aproveitar os luxuosos hotéis com lareiras e um bom vinho. Mas, no verão também tem atrações e eventos acontecendo pela cidade.
Em janeiro o ‘Festival Música nas Montanhas’ atrai os apaixonados pela música erudita. Durante 13 dias, músicos e orquestras se apresentam em igrejas, museus e teatros da cidade. Imperdível para aproveitar o calor de uma maneira clássica.
No inverno, em julho, a cidade se agita, sendo o mês considerado alta temporada, principalmente pelo ‘Julho Fest’ e Festival de Jazz. Os festivais de inverno tem uma programação intensa de shows musicais, espetáculos de dança e teatro, cinema, apresentações literárias, além de exposições, feiras de artesanato, debates e brincadeiras, que ocorrem em muitos espaços da cidade, como o Espaço Cultural da Urca, museus, praças, parques municipais e shoppings.
Em agosto, a ‘Festa Uai’ atrai muitos turistas que resgatam os costumes e tradições do interior de Minas Gerais. A Fazendinha faz sucesso com os animais no mini curral e também com a Casa do Caboclo, uma réplica com utensílios domésticos e forno de barro assando pernis e deliciosos bolos de milho. A culinária típica é servida com fartura nas diversas barras instaladas no local da festa. Apresentações de modas de viola, congos, terço dos Três Santos, entre outras, tem seu ponto final com a Cavalhada, que percorre o centro da cidade no último dia de festa.
Agende-se
Festival Música nas Montanhas - 05 a 18/janeiro - www.festivalmusicanasmontanhas.com.br
Julho Fest - 10 a 27/julho
Festival de Jazz – 04 a 06/julho - www.jazzbluespocosdecaldas.com.br
Festa Uai - durante todo mês de agosto.
Como Chegar em Poços de Cadas
De avião:
O aeroporto de Poços de Caldas só recebe voos particulares de aviões de pequeno e médio porte. Assim, o aeroporto mais próximo com voos regulares é o de Campinas, em São Paulo, a 166 km. O Aeroporto de Viracopos recebe muitos voos diários, inclusive internacionais, das principais companhias aéreas brasileiras. De Campinas para Poços de Caldas há ônibus pela Viação Santa Cruz.
De carro:
Saindo de São Paulo são 243 km. Pela Rodovia Anhanguera, pegue a saída para a Dom Pedro I. Entre na saída para Mogi Mirim, SP-340 (Rodovia Ademar de Barros). Continue pela SP-346 e depois pela BR-146 até Poços de Caldas. As rodovias estão bem sinalizadas, tem pedágios e quase todas estão duplicadas.
Saindo de Belo Horizonte são 460 km. Pegue a Rodovia Fernão Dias e depois a BR-267 até Poços de Caldas. As estradas são duplicadas e tem pedágios, com sinalização.
Saindo do Rio de Janeiro são 490 km. Siga pela Rodovia Presidente Dutra/BR-116 até Lorena e pegue a saída 51A em direção a BR-459/Piquete/Itajubá. Siga até Itajubá e pegue a BR-459 até Poços de Caldas, passando por Pouso Alegre. Quase todas estradas estão duplicadas, tem pedágios e boa sinalização.
De ônibus:
Saindo das principais capitais, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, há linhas diretas com saídas diárias em vários horários. De SP a Santa Cruz tem passagens a R$ 48,62. De BH, pela Gardênia, fica a R$ 125,18. E do Rio de Janeiro a Cometa faz 4 horários com o valor de R$ 88,36.
Santa Cruz
www.viacaosantacruz.com.br
Fone: (11) 2221-7948 / (11) 2221-9268
Gardenia
www.expressogardenia.com.br
Fone: 0300 313 2020
Cometa
www.viacaocometa.com.br
Fone: 0800-942-0030
Das cidades do interior de Minas Gerais, as empresas Gontijo e São Geraldo dispõem de várias opções de horários, dependendo do dia e cidade de saída.
Gontijo
www.gontijo.com.br
Fone: 0800-311-312
São Geraldo
www.saogeraldo.com.br
Fone: 0800-728-0044