Congonhas
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Herdeira do século XX, tendo sua data de fundação fixada no ano de 1938. Congonhas ficou conhecida como a “Cidade dos Profetas”.
Hoje formada por três distritos: Alto Maranhão e Lobo Leite, sendo Congonhas a sede deles, a história da cidade teve seus primeiros capítulos escritos em meados do século XVIII, quando o garimpeiro português Feliciano Mendes prometeu às providências divinas a construção de um templo, caso fosse curado de uma doença que o acometia.
Ato divino realizado, o homem deu início à construção. Ele, no entanto, viria a falecer antes que a obra fosse concluída. Mas a união de esforços deu cabo do projeto, que exibe logo em sua fachada de escadas as estátuas de doze profetas em pedra-sabão, erguidas sob o talento e esforço de Aleijadinho.
É, então, a cidade de Congonhas um ponto turístico não regional, mas do país, com uma riqueza cultural e histórica que data de séculos.
Conheça a capital mineira Belo Horizonte.
O que fazer em Congonhas
Basílica do Senhor do Bom Jesus de Matosinho e os Profetas
Explorar o que se encontra depois da escadaria é um capítulo à parte, com obras de Aleijadinho enriquecendo o passeio, que pode se encerrar na Capela dos Passos, com dezenas de imagens que retratam a Paixão de Cristo.
Veja a galeria de Fotos da Basílica do Senhor do Bom Jesus de Matosinho e os Profetas
Quando ir à Congonhas
Sendo a cidade fundamentada em suas origens no pensamento religioso, dedique a sua viagem a Congonhas durante a Semana Santa, no mês de abril. É quando ocorrem diversas festividades pela cidade, incluindo uma megaprodução artística com centenas de atores, da Paixão de Cristo.
Além disso, procissões e novenas dão o tom do quão movimentada fica a região nesse período.
É uma boa oportunidade, também, para se fazer mais íntimo da culinária mineira, tão caprichosa e inventiva, que é preciso mais do que três refeições diárias para saborear todos os seus segredos culinários.