Monte Verde
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
A Serra da Mantiqueira e a arquitetura alpina dão um ar charmoso e aconchegante para a pequena Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG). Aliada a hospitalidade mineira, o distrito é destino turístico de muitos casais para celebrar o amor no inverno e de aventureiros para práticas esportivas no verão.
Pela sua altitude de 1.540 metros e clima de serra, Monte Verde tem inverno rigoroso, com temperaturas baixas e chegando, em alguns dias, a negativas, deixando a paisagem congelada. O frio convida para descansar em frente à lareira, beber um vinho e saborear um fondue, num clima muito romântico.
Já no verão, o cenário deslumbrante de muito verde, com belas montanhas, florestas centenárias de araucárias, cachoeiras e lagos, oferece uma série de atividades ao ar livre, como trekkings, cavalgadas, mountain bike, rafting e passeios de jipes.
Além de ser considerado um dos melhores destinos de inverno e o melhor destino romântico do Brasil, a cidade possui um farto comércio, com opções artesanais de cerâmica, couro, madeira, ferro e lã para aquecer do frio, além do tentador chocolate da região.
O que fazer em Monte Verde
A pequena vila de Monte Verde, conhecida como a ‘Suíça brasileira’, esconde belíssimas surpresas ao seu redor. Se gostar de natureza, obrigatório ir até o Parque Ecológico Verner Grinberg e subir até a Pedra Redonda, o Pico Selado, a Pedra Partida ou caminhar nas várias trilhas existentes na região. Para quem prefere uma aventura, o passeio de quadriciclo ou de jipe é sensacional. Na água, aproveite o rafting. Para outros ângulos, vá de monomotor.
E se quer companhia, uma cavalgada é a opção certa. Cachoeiras também não faltam se um banho revigorar. Mas, se procura paz e descanso, aproveite os momentos a dois nas diversas charmosas pousadas e nos deliciosos restaurantes, que oferecem muito conforto e qualidade. Antes de ir embora, não perca a chance de patinar no gelo e sentir-se criança novamente.
Pedra Redonda
Trilha obrigatória para os amantes da natureza, a Pedra Redonda, com 1.990 metros de altitude, oferece uma incrível vista panorâmica da Serra da Mantiqueira.
A Pedra Redonda fica no Parque Ecológico Verner Grinberg, a cerca de 3,5 km do centro de Monte Verde, via Avenida das Montanhas. De fácil acesso, a trilha é curta, 900 metros, percorrida em cerca de 30 minutos. No trecho final há uma subida íngreme, exigindo um pouco de esforço.
Ao longo do percurso existem mirantes para parar e apreciar a paisagem. A trilha é bem sinalizada, não havendo necessidade de guia.
Platô
A trilha do Platô oferece para quem chega a seus 1.945 metros de altitude, uma belíssima vista do Vale do Paraíba.
A 2 km do centro de Monte Verde, o acesso à trilha do Platô é via Rua da Mantiqueira, próximo ao Café Platô. O percurso de 1.200 metros, cerca de 2 horas (ida e volta), está bem sinalizado e a subida é praticamente constante. Apesar disso, é fácil subir, pois ao longo do trecho, mirantes convidam a um descanso e observação da paisagem. No meio do percurso existe uma bica de água potável, onde é possível reabastecer as garrafinhas.
Descendo um pouco da plana pedra no topo da serra que dá o nome ao local, se avista a Pedra Partida, a Redonda e a da Onça. Continuando a trilha, a partir do Platô, é possível acessar o Chapéu do Bispo e o Pico do Selado.
Pico do Selado
Com 2.082 metros de altitude, o Pico do Selado é o nono ponto mais alto de São Paulo. Menos visitado, pela trilha mais longa, oferece a mais exuberante vista da região.
Para chegar ao topo do Pico do Selado, é preciso primeiro chegar ao Platô (trilha mais íngreme) ou ao Chapéu do Bispo (percurso mais plano). A partir destes pontos são mais 2,5 km de caminhada por entre a mata de altos e baixos pela serra.
Antes de chegar ao Pico, passa-se pela Janela do Selado, uma moldura natural para apreciar a paisagem de tirar o fôlego. E quem alcançar o topo tem mais um desafio: assinar o Livro do Cume.
Contam que em uma caixa metálica no topo do Pico está guardado o Livro do Cume. Para assiná-lo é preciso escalar mais um pouquinho e saltar pela fenda da pedra, com 70 centímetros de largura e 5 metros de altura, tudo para registrar seu nome para fama. Mas, cuidado na hora de pular: há risco de queda, por isso é bom sempre estar acompanhado.
Chapéu do Bispo
A 1.955 metros de altitude, as pedras do topo do Chapéu do Bispo marcam a divisa de Minas Gerais e São Paulo, com uma bela paisagem entre montanhas. Trilha fácil e obrigatória.
A 3,5 km de Monte Verde, via Avenida das Montanhas, a trilha do Chapéu do Bispo é bastante curta e leve. De apenas 650 metros, é facilmente percorrida em menos de 30 minutos, sem muita subida e com alguns mirantes para descanso. Do alto se avista Monte Verde e o Vale do Paraíba.
O conjunto de pedras com formato de um chapéu de bispo também é acessada via trilha do Platô, mais longa e íngreme. Agora é só escolher o caminho.
Pedra Partida
Uma pedra que parece ser dividida em duas, a 2.050 metros de altitude: esta é Pedra Partida, com vista 360°, do Vale do Paraíba à Serra da Mantiqueira. A vista espetacular compensa.
Continuar pela trilha da Pedra Redonda é o caminho certo até a Pedra Partida. Acessada inicialmente pela Avenida das Montanhas, a 3,5 km de Monte Verde, o percurso é de 1.600 m, que podem ser percorridos em 3 horas (ida e volta) com paradas tranquilas nos mirantes para apreciar a paisagem.
Segundo ponto mais alto da região, em dias ensolarados é possível avistar até a Pedra do Baú, em Campos do Jordão. Com dificuldade moderada de subida, é ponto obrigatório para quem quer ver mais longe.
Pedra da Onça
Passando por um riacho e entre uma vegetação nativa exuberante, a Trilha do Caçador leva à Pedra da Onça, com 2.000 metros de altitude, de onde se tem uma bela vista da região.
Percurso que liga Monte Verde a São Francisco Xavier, inicia na Rua Taurus e tem duração aproximada de 2 horas.
Passando pelas belezas da flora local e, eventualmente, encontrando alguns animais, a Trilha do Caçador leva a uma pedra mais alta, a da Onça, de onde é possível avistar a Pedra Partida, a Pedra Redonda e o Pico do Selado, pontos mais altos de Monte Verde.
Pinheiro Velho
Passeio agradável no centro de Monte Verde, a trilha, margeada pelo Córrego do Cadete, leva ao ancião mais velho da região: um Pinheiro com 500 anos. Vale um abraço no velhinho.
A Trilha do Pinheiro Velho faz o trajeto da Avenida principal de Monte Verde ao aeroporto (o mais alto do Brasil, com 1.560 metros – mas não há voos regulares, apenas uma pista de pouso). São 5 entradas bem sinalizadas em seu entorno.
Área de preservação de mata nativa, o percurso se estende por 1.850 metros e a caminhada é leve e tranquila, excelente passeio com a família. O caminho é rodeado de centenárias araucárias e margeia o leito do Córrego Cadete.
Próximo do velhinho mais famoso da região, o Pinheiro Velho, há uma nascente de água potável, a Fonte Pinheiro Velho. Com 500 anos, vale um abraço coletivo no tronco de cerca 1,64 metro de diâmetro da centenária araucária.
Há também a opção de fazer a trilha de bicicleta. Acessando pela Entrada 4, o trajeto fica digno de mountain bike, com longo trecho em declive.
Cachoeiras do entorno
Integração total à natureza, em meio a muito verde e águas cristalinas. Assim são as cachoeiras no entorno de Monte Verde. Escolha a sua e aproveite momentos refrescantes.
Roda D´Água: de fácil acesso, a 50 m da Avenida da Fazenda, é um dos cartões-postais de Monte Verde. A pequena queda forma um bonito lago que reflete as montanhas, deixando o local encantador. Há uma roda d’água que gira continuamente, dando um clima rural ao local. Ideal para caminhadas de manhã e a tarde.
Gato de Botas: passeio para relaxar em meio a cascatas e linda vegetação, a queda Gato de Botas tem fácil acesso, a 100 m via Avenida da Fazenda e é ideal para banhos refrescantes, pois as piscinas formadas são rasas.
Água Pedreira: ideal para nadar, a Cachoeira Água Pedreira tem trilha de fácil acesso, 300 m via Avenida da Fazenda. Há um belo espelho d’água formado pelo reflexo das pedras submersas na água.
Dos Pretos: localizada no município vizinho de Joanópolis, a 32 km de Monte Verde, a Cachoeira dos Pretos tem queda de 170 metros de altura e forma um belo poço ideal para banhos. No local há estrutura para turismo, como tiroleza, restaurante e lanchonete. Acesso pela estrada Monte Verde em sentido Camanducaia, a 12 km há placa indicativa para Cachoeira.
Siriema: diferenciada por possuir dois poços, uma queda maior e uma pequena cascata, é ideal para passar o dia no local. Leve lanches e desfrute da linda paisagem de mata preservada. Para chegar a Cachoeira siga na Avenida da Fazenda e à esquerda na Rua do Paiol até o final. Há sinalização para o local.
Todas as cachoeiras apresentam sinalização para entrada, são fáceis de chegar e gratuitas.
Corredeiras do Itapuá
Localizadas dentro do Fazenda Hotel Itapuá, as corredeiras de mesmo nome são formadas pela continuação do Córrego do Cadete, que margeia a trilha do Pinheiro Velho no centro de Monte Verde.
Belas cascatas e corredeiras são o encanto do Córrego do Cadete, saindo 5 minutos do centro de Monte Verde. A flora de espécies nativas é preservada e há macacos e muitos pássaros, além dos beija-flores que visitam o local e trazem um charme especial.
Para visitar é necessário pegar uma autorização na recepção do Hotel para controle.
Passeios e Aventuras
Além dos trekkings por entre as serras em um cenário de belezas naturais, quem quiser mais aventuras pode optar por trilhas de 4x4, descidas de mountain bike, rafting nas corredeiras, voo de monomotor, mega tirolesa ou a tranquila cavalgada. Diversão garantida.
Jipe 4x4: várias trilhas são acessadas em veículos 4x4 ao redor de Monte Verde, passando por cachoeiras, lagos, muito verde e, eventualmente, muito barro. Os percursos de jipe duram até 6 horas e podem ser realizados inclusive nos dias chuvosos, em que outros passeios estariam ‘perdidos’. Os serviços são oferecidos pelas empresas que ficam próximas ao Posto de Gasolina do distrito.
Quadriciclo: uma maneira diferente de percorrer as belezas da região e em trilhas diferenciadas é o passeio de quadriciclo. Os percursos são realizados em grupos, orientados por guias e variam entre 1 e 3 horas. Para dirigir o quadriciclo não é preciso ter habilitação e nem experiência com os veículos, que são simples de conduzir. Várias empresas oferecem o serviço na avenida principal.
Motocross: para os adeptos desta modalidade de passeio, há muitas trilhas disponíveis ao redor de Monte Verde, com adrenalina garantida. Várias empresas oferecem o serviço na avenida principal.
Mountain Bike: Monte Verde é o local ideal para prática de mountain bike, devido ao relevo irregular e suas várias trilhas por paisagens encantadoras. Várias empresas na avenida principal oferecem o serviço de aluguel de bike e vestuário adequado.
Rafting e bóia-cross: realizado no Rio Jaguari, há opção de bóia-cross nas corredeiras mais leves e o rafting, percorrendo trechos de maior correnteza e quedas. Os passeios duram cerca de 3 horas e, devido ao maior volume de água, são realizados entre os meses de novembro e maio.
Monomotor: partindo do aeroporto mais alto do Brasil, a 1.560 metros, são três opções de voo de monomotor. Com duração de 15 minutos, a primeira opção sobrevoa o distrito de Monte Verde e é possível ver os pontos altos da região. A segunda opção dura 25 minutos e inclui além do sobrevoo ao distrito, a Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis, cidade vizinha. O voo mais longo é de 1 hora e vai até a Pedra Baú, em Campos do Jordão, incluindo os demais pontos principais de observação.
Cavalgada: para os amantes dos bichanos, a cavalgada é passeio tradicional em Monte Verde. Para principiantes ou cavaleiros experientes, existem muitas empresas e pousadas ofertando o serviço. O passeio guiado segue por entre a mata até belos mirantes das trilhas. A duração é entre 1 a 2 horas, dependendo do percurso escolhido.
Arvorismo: em uma área de 20 mil m², o Espaço Adélia tem circuito de arvorismo, tirolesa, paintball e uma programação especial para crianças.
Tirolesa: o Circuito Fazenda Radical abriga a Mega Tirolesa, com dois trechos de cabos de 450 e 475 metros, totalizando 925 metros de extensão e 60 metros de altura, que proporcionam momentos de adrenalina entre um vale deslumbrante.
Patinar no gelo
Diversão preferida das crianças, mas também convidativa aos adultos, a pista de patinação é garantia de vários tombos até que o equilíbrio supere as lâminas finas dos patins.
Monte Verde dispõe de uma pista de patinação localizada no centro do distrito. Com 240 m² de superfície a pista de gelo funciona, principalmente, no inverno e dispõe de professores que ensinam a arte do equilíbrio nos patins. As aulas são agendadas e custam, em média, R$ 40,00.
Quando ir à Monte Verde
Monte Verde, pelo relevo de altitude, tem as temperaturas amenas o ano todo, clima ideal para curtir qualquer atrativo turístico.
O inverno é rigoroso com frio constante, mas, aliado ao charme da cidade, é convidativo para namorar pertinho da lareira e apreciar fondues e bons vinhos.
De abril a junho ocorre o Festival Gastronômico de Monte Verde, que agita os restaurantes do distrito.
Como é considerada alta temporada, no inverno os preços ficam mais altos que outras estações.
O verão é para aproveitar os passeios ao ar livre e refrescantes banhos de cachoeiras no entorno da encantadora vila.
Como Chegar em Monte Verde
De avião:
Monte Verde não possui voos regulares comerciais. O aeroporto mais próximo é o de São Paulo, tanto em Guarulhos/Cumbica (GRU) quanto em Congonhas (CGH) há translado ao Terminal Rodoviário Tietê de onde saem ônibus direto a Monte Verde.
De carro:
Saindo de Belo Horizonte, são 481 km até Monte Verde. Via BR-381 pegue a saída 916 da BR-381 em direção a Camanducaia. Da cidade pegue a Rodovia Deputado Agostinho Patrus - Estrada para Monte Verde até o distrito. Há sinalização indicativa.
Saindo de São Paulo, são 164 km até Monte Verde. Pegue a rodovia Fernão Dias - BR-381 até a cidade de Camanducaia, acesse a saída 918 para Monte Verde. Há sinalização adequada em toda via.
Saindo do Rio de Janeiro, 470 km até Monte Verde. Sentido Vista Alegre/Irajá/Nova Iguaçu, pegue a Rodovia Presidente Dutra/BR-116 até a saída 51A em direção a BR-459/Piquete/Itajubá. Após pegue a BR-381 em Minas Gerais via BR-459, MG-350 e BR-459. Siga até Camanducaia e de lá a saída 918 para Monte Verde. Há sinalização em toda via.
De ônibus:
De São Paulo, do Terminal Rodoviário do Tietê, há uma linha direta para Monte Verde, da Viação Cambuí, diário em dois horários: 06:00 e 14:30min.
Auto Viação Cambuí: (35) 3431-3000
De Belo Horizonte, a Viação Cometa faz uma linha até Cambuí ou Camanducaia, e a Viação Gontijo até Cambuí.
Viação Cometa:
Cometa: 0800-942-0030
www.viacaocometa.com.br
Gontijo: 0800-31-1312 -
www.gontijo.com.br/
Em Cambuí, saídas para Monte Verde, pela Viação Cambuí, nos seguintes horários: 06:00, 10:50, 14:30 e 17:10min.
Do Rio de Janeiro não há linha direta para Monte Verde, nem Camanducaia. A alternativa é ir até Pouso Alegre/MG e de lá para Camanducaia. Em Pouso Alegre há ônibus frequentes para Camanducaia.
Informações Úteis de Monte Verde
Informações Turísticas de Monte Verde
Fone: (35) 3438-1620
Rodoviária de MonteVerde
Fone: (35) 3438-1552
Fazenda Hotel Itapuá
Acesso as Corredeiras de Itapuá
Fone: (11) 4063-7791 ou (35) 3438-1177
Companhia 4x4 – passeios de Jipe
Avenida Monte Verde, 905
Fones: (35) 3438-2838 ou 9204-3090
E-mail: [email protected]
Monte Verde Off Road – passeios de Jipe
Avenida Monte Verde, 865
Fones: (35) 3438-1636 ou 9961-1636
E-mail: [email protected]
Monte Verde Quadriciclo
Avenida Monte Verde, 1034
Fones: (35) 8855-5733 ou 8855-7658
E-mail: [email protected]
R&S Locação de Motos
Avenida Monte Verde, 837
Fones: (35) 8834-8814 ou 9129-5196
Mountain Bikes
Aluguel de bikes
Fone: (35) 3438-2538 - com Bernardo
Multisport Mantiqueira
Rafting e bóia-croos
Avenida Monte Verde, 1095
Fone: (35) 3438-2410
E-mail: [email protected]
Voo Panorâmico de Monomotor
Rua do Aeroporto, 740
Fone: (35) 9931-1784
Cavalgada
Aluguel de Cavalos
Avenida Monte Verde, s/n - próximo ao posto de gasolina
Fones: (35) 3438-2211 ou 9905-3271
Centro Hípico Marchadores
Rua Virgo, 203
Fones: (35) 3438-2243 ou 3438-2279
Site: www.pousadadosmarchadores.com.br
Espaço Adélia
Arvorismo
Avenida Sol Nascente, 27
Fones: (35) 3438-1167 ou 8842-1167
E-mail: [email protected]
Site: www.espacoadelia.com.br
Circuito Fazenda Radical
Mega Tirolesa
Estrada Camanducaia/MonteVerde, km 24
Fones: (35) 3438-2640 ou 8848-2005
E-mail: [email protected]
Preços da tirolesa: R$ 50,00 + R$ 5,00 de seguro
Patinação no Gelo
Av. Monte Verde, 1463
Fone: (35) 3438-1440
E-mail: [email protected]
Site: www.harasumuarama.com.br
Preços: de R$ 30,00 a R$ 50,00.