Diamantina

Nesta página, você vai encontrar:

Veja também:

"Cinquenta anos em cinco". Este era o lema do filho mais ilustre de Diamantina, Juscelino Kubitschek de Oliveira, o JK, que revolucionou o interior do país no seu mandato presidencial. Chica da Silva, a escrava-rainha, também é figura famosa da cidade do interior de Minas Gerais, localizada nas bordas da Serra do Espinhaço. Dali saíram muitos diamantes para adornar o luxo de outros países, mas deixou um patrimônio cultural insubstituível para o Brasil.

Reconhecida pela Unesco em 1999 como Patrimônio Cultural da Humanidade, Diamantina é uma viagem histórica. Preserva em suas ruas e vielas calçadas por pedras todo o charme rústico da época, com igrejas barrocas e casarões coloniais, ainda iluminados pelo velho lampião. As casas onde viveram JK e Chica da Silva estão bem conservadas, bem como a Casa da Glória e o Museu do Diamante. Visitas obrigatórias na cidade.

Procurando diamantes? Então, seu destino é o Garimpo Real, que resgata 300 anos de tradição de exploração destas pedras preciosas. O trajeto mostra diferentes etapas da atividade rudimentar e artesanal de procurar os desejados pedregulhos brilhantes. Se tiver sorte na peneirada, poderá encontrar um diamante para chamar de seu.

A vida cultural é agitada em Diamantina. O clima bucólico, em meio as montanhas do Espinhaço, inspira a Vesperata, que acontece dois sábados por mês na rua da Quitanda. Nestes dias, músicos se apresentam nas sacadas dos casarões antigos e o público aprecia um repertório variado. Está explicado o gosto de JK pela boa música.

Ao redor do antigo Arraial do Tijuco, como era conhecida Diamantina, há outras riquezas: as belezas naturais do Parque Estadual do Biribiri, do Caminho dos Escravos, cachoeiras e grutas; as históricas, das pinturas rupestres nos Sítios Arqueológicos; e as culturais, na Vila de Biribiri e Distrito de Milho Verde.

Com tantas atrações, é preciso mais de um final de semana para curtir Diamantina.

Avalie esta página
.

O que fazer em Diamantina

⇑ Voltar ao topo
.

Quando ir à Diamantina

⇑ Voltar ao topo
.

Como Chegar em Diamantina

⇑ Voltar ao topo
.

Informações Úteis de Diamantina

⇑ Voltar ao topo
Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.