Tiradentes
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Menos barroca e muito mais tranquila do que as badaladas cidades de Ouro Preto e de São João Del Rey, Tiradentes, que foi fundada em 1718 e já carregou alcunhas diversas, como Arraial Velho de Santo Antônio, Vila de São José do Rio das Mortes e São José del-Rei, só chegou a atual denominação após a independência do país, carregando as honras, glórias e desforras do inconfidente mais famoso das páginas da história: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Hoje, exibe, senão a riqueza em detalhes e talhos nas igrejas, um roteiro turístico altamente charmoso e de simplicidade única, com lampiões, ruas e casarões preservados desde séculos passados – lembrando que a população da cidade não ultrapassa o número de 7 mil, tornando os passeios a pé pelas ruas do centro histórico de Tiradentes como um saboroso regresso a tempos memoriais, quando a corrida do ouro se instalava em Minas Gerais.
Sem carnavais fogosos para foliar por suas vias, Tiradentes tem despontado no cenário turístico, e regional, por conta de dois festivais que devolvem o status de moderna à cidade, como os de Cinema e de Cultura e Gastronomia, o que tem alavancado picos de visitantes à pequena cidade, mas com possibilidades maiores a cada dia, fugindo um pouco do ritmo igrejas, minas de ouro e ruas em paralelepípedo (não que isso não seja imprescindível e obrigatório em toda e qualquer visita a Tiradentes, obviamente).
Permita-se, portanto, passeios tranquilos, seja gastando sola ou a bordo de elegantes charretes, por ruas e casarões dos séculos 18 em diante, com direito a refrescantes tardes em bares e restaurantes – episódios que valem capítulos próprios de exploração, na visita de cada um à cidade de Tiradentes.
O que fazer em Tiradentes
Tiradentes consegue fugir um pouco do lugar-comum que oferecem os passeios por entre igrejas e casarões datados do período colonial por dois motivos: o primeiro é a proximidade com a Serra de São José, estando a cidade aos seus pés, e a segunda são os festivais de Cinema e de Cultura e Gastronomia, além das festividades religiosas que tomam conta da cidade, ao longo do ano.
Tudo isso contribui para que os passeios fujam do paralelepípedo e cheguem ao topo da serra, por exemplo. Garantindo uma variedade cada vez maior e abrangente de turistas que desembarcam em Tiradentes com seus guias, malas e roteiro – ou não – para desbravar a cidade mineira.
Abaixo, você pode ter um norte para se guiar no que diz respeito ao que ver e fazer em Tiradentes. Confira:
Veja a galeria de Fotos de Ruas e Construções Históricas - Tiradentes
Matriz de Santo Antônio
Cartão-postal de Tiradentes, a Matriz de Santo Antônio pede emprestada as características em comum a tantas igrejas de Ouro Preto e exibe um interior rico no dourado, com crédito dado a Aleijadinho, no que diz respeito à fachada da igreja. Não deixe de entrar e permitir alguns minutos de saboroso espanto com o órgão que saiu de Portugal para ali adornar.
Veja a galeria de Fotos da Igreja Matriz de Santo Antônio
Santuário da Santíssima Trindade
Tida como a igreja que o alferes Tiradentes visitava com o peso da sua religiosidade, o local é famoso, também, pela imagem que representa o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Veja a galeria de Fotos Santuário da Santíssima Trindade
Igreja Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos
Com estilo rococó, esta igreja – fundada em 1754 – conta com amplas visitas ao longo do ano pelo aprume de sua arte e decoração.
Veja a galeria de Fotos da Igreja de Nossa Senhora das Merces - Tiradentes
Igreja São Francisco de Paula
Vale pela vista que se desdobra à frente da igreja. Vale pelo visual.
Veja a galeria de Fotos da Igreja de São Francisco de Paula - Tiradentes
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Erguida das mãos de escravos para escravos fazerem seus cultos, tendo sido concluída no ano de 1708. Nos altares, santos negros são os destaques.
Chafariz de São José
Outro ponto de grande interesse turístico – charretes até interrompem o tour para que os visitantes desçam e apreciem a obra – de Tiradentes. São 3 fontes, no total, com data de inauguração de 1749, com a imagem de São José de Botas dividindo atenções.
Veja a galeria de Fotos do Chafariz de São José
Museu Padre Toledo
Peças do Mestre Athayde tomam forma neste casarão onde morava um dos inconfidentes de maior relevância: padre Carlos Correia Toledo e Melo. Reaberto recentemente, conta com importantes obras para quem não abre mão de conhecer a história do local onde está.
Museu da Liturgia
Inaugurado em 2012, o museu recebe em suas instalações pouco mais de 400 itens relacionados à liturgia católica, que vão desde de peças de mobília a objetos variados, entre outras novidades, como os bancos de pedra que tocam músicas sacras ou mensagens, entre outras exclusividades.
Gruta Casa da Pedra
Em 400 metros de extensão, o local promete até descidas de rapel – a uma altura de 12 metros.
Serra de São José
Se vai ser por entre trilhas ou a bordo de motorizados e cômodos jipes serra acima, fica À sua escolha. Mas não deixe de desbravar os 1.400 metros e altitude que separam a cidade de Tiradentes e o topo da serra de São José – e não esqueça da câmera, para fotos mais confiáveis do que a própria memória.
Veja a galeria de Fotos da Serra de São José - Tiradentes
Passeio de maria-fumaça até São João Del Rei
O passeio pode alegrar e enriquecer qualquer final de semana – dias em que esta locomotiva a vapor do início dos anos 90 funciona –, oferecendo um prazeroso trajeto de 13 quilômetros, feito em pouco mais de 30 minutos.
Quando ir a Tiradentes
Dizem que, para acompanhar a tranquilidade de Tiradentes, o ideal é evitar os primeiros meses do ano, principalmente durante a Mostra de Cinema e o Carnaval (embora menor do que o de Ouro Preto, faz o seu estardalhaço folião pelas até então pacatas ruas). Já o Festival de Cultura e Gastronomia recebe abrigo e as muitas visitas que fazem dele um sucesso no mês de agosto, e apenas reforça o sabor regional mineiro, abocanhando uma boa parcela de turistas dispostos a viajar nesse mês.
No resto do ano, basta seguir a métrica climática que assola Minas Gerais: verões caloroso, mas chuvoso, e invernos gelados, mas secos. Ambos os extremos das estações são dignos de fazer o viajante descer em Tiradentes para explorar suas nuances.
Como Chegar em Tiradentes
- De avião
São João del Rei (a 14 quilômetros de Tiradentes) possui um aeroporto. Mas para quem vem de outras cidades, uma melhor opção pode ser o aeroporto da capital Belo Horizonte, que se encontra a quase 200 quilômetros da cidade de Tiradentes.
- De carro
Viajantes que chegam do Rio de Janeiro ou partem de Belo Horizonte pegam a mesma rodovia: a BR-040 até Barbacena, alternando para a BR-265, sentido São João del Rei, para então, desembarcar em seu destino final.
Quem vem de São Paulo ou da capital paulistana, o trajeto se inicia com a BR-381, encerrando o caminho em Lavras, para, então, pegar o acesso para a BR-265.
- De ônibus
Existem companhias que fazem o trajeto de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo até São João del Rei. De lá, existem transportes rápidos e frequentes até a cidade de Tiradentes.
Informações Úteis de Tiradentes
Se estiver em Tiradentes, algumas informações são bastante úteis durante seu passeio.
A começar, o DDD é 32.
Para informações de turismo, o site www.tiradentesgerais.com.br possui diversas opções.
Outros telefones úteis também podem ser da rodoviária local (3355-1100) ou de informações turísticas (3355-1212).