Rio Quente e Caldas Novas
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
O circuito entre Caldas Novas e Rio Quente é considerado a maior estância hidrotermal do mundo e, por isso, vivem movimentadas no período de férias. São cidades turísticas em que a economia gira basicamente entorno disso. Há relatos de, na alta temporada, chegar a receber 500 mil turistas! Todos os anos os hotéis e ponto turísticos já se preparam para receber a crescente demanda de turistas. Devido a isso, a região é sempre elogiada como uma das mais organizadas. Os visitantes chegam ao destino já com passagens e reservas compradas incluindo refeições e transporte, o que facilita a organização. Os hotéis, além de propiciar uma hospedagem tranquila, já vem com balneários anexos, contribuindo para a locomoção dos hóspedes até os toboáguas, hidromassagem ao ar livre e praias artificiais. Essas pessoas se dividem entre os passeios principais no Parque das Fontes e Hot Park, com mil e uma atividades aquáticas e de lazer; nos outros parques e lagos da região, além de alguns jardins floridos. Os mesmos turistas que, geralmente viajam em casais ou entre família também aproveitam para degustar as delícias dos pratos tipicamente goianos e os incríveis doces e licores.
A vivência com a natureza é completa, mais do que os mergulhos e passeios aquáticos, as cidades possuem uma vasta área verde por estar às margens do lago da represa de Corumbá e a Serra de Caldas, o que possibilita o ecoturismo. Assim, a prática do trekking é permitida em meio às cachoeiras, serras, cerrado nativo com intensa fauna e flora, grutas, chapadões, formações rochosas e riachos em meio às pedras. Enfim, é um prato cheio para os aventureiros que poderão desbravar o solo goiano sem medo de ser feliz.
Entretanto, apesar das inúmeras atividades e atrativos turísticos, não só de lazer vive Caldas Novas e Rio Quente, as cidades são famosas também por possuírem em suas águas tratamentos terapêuticos e medicinais, com temperaturas que variam de 20 a 60 graus e com propriedades específicas para cada caso. Em 1964, o médico Ciro Palmerston descobriu o potencial da água e foi o responsável pela criação da Pousada do Rio Quente, hoje denominado Rio Quente Resorts com um complexo de seis hotéis, com dois parques aquáticos, 19 piscinas, seis toboáguas, a praia artificial do Cerrado, dentre outros atrativos. Alguns visitantes se deslocam para a região apenas pela crença mística e poderosa da água e assim, retornam a sua cidade de origem renovados para um novo ciclo.
Em um breve histórico, Caldas Novas já era conhecida no século XVIII pelos bandeirantes quando estes faziam incursões pelo planalto goiano. No início, Rio Quente pertencia a Caldas Novas, sendo emancipado apenas em 1988. Seu nome se deve ao rio de água quente natural que nasce na serra de Caldas Novas. A temperatura chega aos 42°. Já Caldas Novas tem a estrutura de hoje, por ter recebido altos investimentos em 1960, o que a transformou em polo turístico com uma ampla gama de hotéis, resorts, parques temáticos e clubes termais.
O que fazer em Rio Quente e Caldas Novas
Parque das Fontes e Hot Park
Este parque, localizado dentro do Rio Quente Resorts, é considerado o maior complexo de lazer da região, dividido entre corredeiras e toboáguas radicais fazem a cabeça de crianças, adultos e idosos.
Cerca de dezoito nascentes abastecem as piscinas, lagos artificiais, corredeiras e toboáguas. Quando o assunto é água, o Hot Park abriga escorregador gigante, rio artificial, tudo sob os olhos dos monitores que guardam a segurança das crianças e dos desprevenidos. Além de água, a estada no complexo turístico Rio Quente Resorts possibilita a prática de vôlei, tênis e futebol nas enormes quadras espalhadas pelo
perímetro.
O Parque das Fontes é um espaço mais ameno e tranquilo, com piscinas, bares que servem deliciosos quitutes, drinks gelados e espaços a céu aberto para meditar e relaxar.
Já o Hot Park, situado no mesmo complexo, é para os aventureiros e mais dispostos a diversão, com corredeiras, toboáguas, praia do Cerrado e hidromassagem. Neste setor a agitação é garantida. A praia do Cerrado, dentro da Hot Park abriga uma areia branca, coqueiros e ondas que chegam a 1,20 metros de altura. Nesse mesmo local é permitida a prática de surf. Outros esportes radicais podem ser exercitados como tirolesa, mergulho, trekking e até passeios a cavalo. À noite a curtição não termina, os espaços são reservados para shows, peças teatrais e outras apresentações temáticas que divertem
todos os hóspedes, é um verdadeiro Cancún brasileiro.
Endereço: Acesso pela GO-507, Km 6.
Site:www.rioquenteresorts.com.br
Parque Estadual da Serra de Caldas Nova
Lugar ideal para a prática de trekking fica localizado entre as cidades de Rio Quente e Caldas Novas, na região sudestes de Goiás. Fica a aproximadamente 5 km do centro de Caldas Novas.
Foi criado em 1970, com o objetivo de proteger os mananciais e, em 1999, foi estruturado para receber turistas. Aqui, existe a possibilidade de ver 123 km de mato. As caminhadas pelas trilhas são feitas sempre acompanhadas por guias credenciados e desembocam em lindas cascatas como a Cascatinha e a do Paredão. O tour possibilita o contato com tucanos, urubus, pica-paus, siriemas, lobo guará, tatu e outras interessantes espécies. No meio do caminho se observa a fauna e flora que oferece uma verdadeira aula de biologia aos curiosos. As cores em meio à reserva denotam toda a beleza do lugar, assim como a vista da cidade viabilizada pelo mirante situado na parte mais alta do parque, a 1043 metros de altura.
Endereço: Acesso pela Av. Bento de Godoy, sentido Uberlândia (Caldas Novas).
Site: www.secima.go.gov.br/post/ver/197706/parque-estadual-da-serra-de-caldas-novas-pescan
Parque das Primaveras
Este parque reúne uma incrível flora e fauna em um emaranhado de 25 mil metros de verde. Fica situado em Caldas Novas e é um dos pontos principais da cidade. Os apreciadores de espécies de flores vão se encantar com este passeio. Além das inúmeras espécies de flores e plantas que o parque abriga, ainda há em seu interior um mini zoológico, poço de água termo-mineral, cachoeiras com quedas cristalinas e um parque infantil.
Endereço: Rua do Balneário, 1, Caldas Novas
Lago de Corumbá
O lago de Corumbá é um dos locais mais propícios à prática de esportes náuticos de barco, lancha ou Jet-ski em meio à natureza.
A lagoa possui uma das águas mais geladas e refrescantes da região. Sua imensidão é verificada pelos 65 km de muita água, o que possibilita os passeios de barco e esportes náuticos para os radicais. Ao seu redor hotéis oferecem pesca esportiva e passeios exploratórios nas cachoeiras e bares dispostos na orla. O lago também abastece a usina hidrelétrica de Corumbá I.
Endereço: Acesso pela Av. Bento de Godoy, sentido Uberlândia, Caldas Novas
Lagoa de Pirapitinga
Também chamada de Lagoa Quente, devido a sua água natural que chega a 57 graus, a Lagoa é o destaque de Caldas Novas.
Na Lagoa de Pirapitinga se encontram as nascentes com as temperaturas mais altas de Caldas Novas, ultrapassando facilmente a marca dos 50°. O poço de Ovo é o mais quente, suas águas esverdeadas chegam aos 57 graus de muito calor. O nome engraçado surgiu devido às pessoas que cozinhavam ovos no local. Mais do que a abundância das águas, o espaço abriga camping com banheiros, sauna, quadras, espaços para esportes radicais como o arvorismo e restaurantes requintados para repor as energias.
Endereço: Avenida Lagoa Quente, 5, Bairro Lagoa Quente, Caldas Novas
Site:www.agoaquente.com.br
Jardim Japonês
Criado pelo japonês Toshiyuki Murai, esse jardim localizado em Caldas Novas traz consigo um forte significado espiritual aos visitantes.
O Jardim Japonês é repleto de simbologias e, para entender o seu significado, é indicado a companhia de um guia que possa fazer a explanação dos componentes lá presentes.
O jardim é conhecido por ser assimétrico, permitindo assim visões diferentes partindo do ângulo que o observador estiver situado. A origem vem do século XIV, em um momento em que os monges Zen-Budistas migraram da China para o Japão.
Doces Típicos e Licores
Os doces e licores artesanais podem e devem ser apreciados por quem passa por Caldas Novas. As lojinhas dispostas no centro trazem uma infinidade de quitutes que remetem ao puro sabor goiano.
Ao se cansar de água, por que não apreciar as delícias caseiras? Dê uma volta ao centro da cidade, conheça os humildes restaurantes e lojas dispostas em cada esquina. Em um desses estabelecimentos, está a lojinha carismática de Dona Maria, Dona Ana e Dona Olga com receitas de doces tradicionais de doce de leite, frutas, compotas com geleias e cremes, cajuzinhos e outros doces festivos. Para fazer companhia, bebidas que mesclam baunilha, chocolate e pequi (fruto regional) completam a degustação. É o local ideal para se obter presentes para levar aos amigos e parentes, pois além de serem uma delícia são cuidadosamente embalados.
Endereço: Centro de Caldas Novas
Quando ir à Rio Quente e Caldas Novas
Quando ir a Rio Quente e Caldas Novas
No período de férias em julho e em feriados prolongados Caldas Novas e Rio Quente costumam receber muitos visitantes e dificilmente se encontra vagas em hotéis. Se optar por viajar nessa época do ano, realize as reservas com antecedência. A melhor época para se viajar é o período que antecede as férias, de abril a junho, quando a temperatura está mais amena. De outubro a dezembro, as cidades recebem novamente um grande número de turistas, principalmente formandos jovens, que procuram se hospedar nos hotéis e pousadas da região para desfrutar dos passeios aquáticos.
Caso queira ver os costumeiros shows que se apresentam nas cidades, viaje para Caldas e Rio Quente nos principais feriados prolongados. Em julho, a cidade Vendinha, a 40 km realiza o Mocajee Cross de Ipameri com competições e shows que atraem turistas. Fique atento ao período de chuvas que vai de novembro a março, vá prevenido.
Como Chegar em Rio Quente e Caldas Novas
Como Chegar a Rio Quente e Caldas Novas
De carro:
Vindo de Goiânia é indicado pegar a rodovia BR-153, depois GO-139. De Brasília siga pela BR-040, BR-050, GO-330, depois GO-213.
De avião:
O aeroporto mais próximo fica em Caldas Novas, mas só recebe voos fretados. Por isso, o desembarque é feito em Brasília ou Goiânia e o resto do percurso é feito de carro ou ônibus.
De ônibus:
Caldas Novas fica a 160 km de Goiânia, 330 km de Brasília e 30 km de Rio Quente. Uma dica é passar na cidade de Caldas Novas primeiro e depois seguir de ônibus até Rio Quente pela viação Paraúna, já que as cidades são próximas. Vindo de São Paulo ou Goiânia saem ônibus diários pela Viação Nacional Expresso.
Informações Úteis de Rio Quente e Caldas Novas
Informações Úteis de Rio Quente e Caldas Novas
Secretaria Municipal de Turismo
www.caldasnovas.go.gov.br
(64) 3454-3524
Posto de Informações Turísticas (64) 3454-3532
Outras Informações turísticas
Praça Mestre Orlando - s/n – Centro
Tel: (64) 3454-3524
Aeroporto de Caldas Novas
(64) 3454-3582
(64) 3454-3586
Terminal Rodoviário
R. Prof. Josino Bretas, s/n
Tel: (64) 3453-1135
Os bancos disponíveis em Caldas Novas são o Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, HSBC e
Caixa.