Chapada dos Veadeiros
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Não existe destino mais atrativo para os aventureiros e apreciadores da natureza do que a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Fica situada no ponto mais alto do Planalto Central a 1700 metros de altitude nos arredores do município do Alto Paraíso e distritos de São Jorge e Cavalcante, o que reserva uma vista e tanto das cachoeiras, paredões de pedra, cânions, riachos, piscinas naturais e a própria mata que permeiam a Chapada. O local, considerado reserva ambiental, reúne animais diversos como tamanduás, tatus, cobras e aves interessantíssimas como os belos tucanos e araras com suas penas coloridas. O tom das cores dos animais se mistura ao colorido das orquídeas, buritis, ipês, aroeiras, dentre outras que embelezam ainda mais a paisagem. Imponentes formações rochosas, poços límpidos e cristalinos e as incríveis cachoeiras contribuem para inspirar ainda mais o visitante.
Atualmente existem apenas duas trilhas para visitação disponíveis. As mais belas vistas são admiradas a 120 metros de altura, de onde é possível realizar os saltos e observar os cânions do Rio Preto e da Carioca. Realizar os trekkings é uma atividade imperdível e uma experiência única para os aventureiros que exige disposição e preparo físico, uma vez que as trilhas são traiçoeiras e íngremes. Porém, a recompensa ao final da extensa caminhada é sempre gratificante e revigorante. Aliás, a inspiração é realmente um dos pontos fortes do lugar. Isso porque, muitos acreditam que a Chapada dos Veadeiros tem uma energia mística em seu entorno por abrigar minas de cristais e estar na mesma altura de Machu Picchu no Peru, onde as duas são atravessadas pelo Paralelo 14.
Trazendo um pouco o aspecto histórico do lugar, o governo na década de 60 nomeou o parque nacional como Tocantins, hoje denominado Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O objetivo era preservar os 65 mil hectares de patrimônio ambiental e inclusive os animais ameaçados de extinção como o cervo do Pantanal, o veado do campo, a onça pintada, a ema seriema, anta, tucano de bico verde, urubu rei, urubu preto e o lobo-guará. Em 2001 foi designado patrimônio mundial pela Unesco.
O que fazer na Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros reúne misticismo, desporto, relaxamento e contemplação em um só lugar. As atividades que a cidade oferece é um convite para os visitantes que querem se aventurar ou um momento de sossego em meio à natureza.
Lugares como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros permitem a prática de esportes radicais e admiração de cânions e cachoeiras. Já o Sertão Zen exige mais dedicação por parte dos visitantes, devido ao denso percurso para se chegar ao morro.
Há várias opções de hospedagem na região, cada qual mais propícia ao objetivo do turista.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Um dos mais renomados pontos de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil, o parque foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO e faz parte da biosfera de Goiás.
É um passeio e tanto para os ávidos por aventura e inspiração. Considerado patrimônio geológico mais antigo da América do Sul e carregando um mistério místico, o parque atrai esotéricos e aventureiros do mundo todo. É referência quando o assunto é cachoeiras e tradição cultural. No quesito esportes os aventureiros podem escolher entre trilhas, canoagem, arvorismo, rapel e tirolesa. Outras atividades como cachoeirismo, bóia cross e rafting também ganham espaço e atraem turistas.
No parque as atrações mais procuradas são: Saltos do Rio Preto e o Vale da Lua. Na primeira, são 6 km de trilha até chegar ao salto, entretanto, a recompensa se resume a mais bela queda da chapada com 120 metros, um mirante e uma piscina natural com 300 metros de diâmetro. Já a segunda, são incríveis formações rochosas que lembram as crateras da lua. Também reúnem piscinas e grutas que são apreciadas após 1 km de caminhada. Os cânions do Rio Preto e da Carioca são também um dos cartões postais. Lá chega-se esbaforido após 5 km de caminhada, mas o cansaço é logo esquecido ao se deparar com as gargantas de 10 metros de profundidade do cânion da Carioca e cachoeiras de 20 metros de comprimento.
Esportes Radicais
Impossível visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e não se arriscar nas atividades esportivas que são oferecidas. Admirar a vista pode ser o suficiente para alguns, mas a maioria quer uma recompensa mais empolgante após as freqüentes caminhadas para se chegar aos destinos.
O trekking é um dos mais praticados. A principal é a Travessia Leste com 94 km de trilhas que vai de Alto Paraíso a Macaquinho em meio a inúmeras cachoeiras. Ao todo, são 5 dias de caminhada incluindo pernoite em acampamento ou em casa de moradores da região. É recomendado para praticantes de nível médio.
A canoagem também é praticada nos cânions Macaco, Macaquinho e Raizama. Aqui, o nível é mais alto, ou seja, indicado apenas para pessoas experientes, devido às íngremes descidas de 35 metros. Os sem experiência também podem sentir de forma plena o contato com a natureza fazendo tirolesa, já que não tem contra-indicações. O esporte é praticado na cachoeira de Almécegas I e possui 50 metros de queda.
Sertão Zen
Esse passeio exige muita disposição! Apenas os aventureiros mais experientes e com ótimo preparo físico conseguem percorrer os 16 km de trilha sem chegar esgotado.
Aqui, o acesso é pela estrada para Morrão. As trilhas para chegar à belíssima paisagem são em meio ao cerrado e leva até a nascente do Rio Macaco. Às nove horas de caminhada são compensadas pelo descanso privilegiado pela vista panorâmica do rio. É considerada um dos pontos mais bonitos pelos visitantes. Lembre-se de levar energéticos para manter o ritmo e a disposição, alimento para nutrir e água para hidratar. Vá sempre acompanhado, de preferência por um guia. Os visitantes podem ainda acampar para recuperar as energias para o retorno e poder admirar a vista ao anoitecer.
Quando ir à Chapada dos Veadeiros
É comum no período de julho ocorrer um aumento do número de visitantes em busca de passeios de aventura e trilhas.
Se optar por uma viagem com menos companhia, faça o passeio em outro mês.
Porém, o percurso em grupo pode ser mais seguro e fazendo a reserva do passeio com antecedência não há problema algum em viajar em julho.
A única dificuldade pode ser encontrar vagas em hotéis, por isso é recomendado também realizar reserva antecipada e assim ter uma viagem livre de transtornos e imprevistos.
De abril a setembro é o período de estiagem, apesar disso, nesse período há uma quantidade razoável de água e é a melhor época para efetuar os passeios por não haver restrição do acesso a cascatas pelo risco das trombas d’água.
Caso queira ver o espaço florido viaje em maio.
Como Chegar na Chapada dos Veadeiros
De avião:
Apesar de ficar localizado no estado de Goiás, é mais perto desembarcar no aeroporto de Brasília, uma vez que a Chapada dos Veadeiros fica a apenas duas horas e meia ao norte de Brasília
De carro:
O acesso principal ao parque fica na Vila de São Jorge, a cerca de 38 km do município de Alto Paraíso. Acesso pela GO-327, na direção Colinas do Sul. Vindo de Brasília, o acesso é pela BR-020, direção de Sobradinho e Planaltina e GO-118.
De ônibus:
A companhia Real Expresso saindo de Brasília faz o percurso até Alto do Paraíso. Vindo de Goiânia a opção é a viação São José do Tocantins. Do Rio e de BH a empresa que faz o translado é a Expresso Caiçara.
Informações Úteis da Chapada dos Veadeiros
Para informações de passagem rodoviária – Telefone rodoviária: (62) 3446-1359.
Para informações de passeios e agendamento – Centro de Atendimento ao Turista – Alto Paraíso: (62) 3446-1159 / Vila de Sâo Jorge: (62) 3455-1090.
As agências bancárias disponíveis são Itaú e Banco do Brasil.
Dica: Lembre-se de tomar vacina contra febre amarela pelo menos dez dias antes de embarcar.
A visita na reserva da Chapada é um ponto de parada obrigatório para os visitantes e, por isso, é preciso certo planejamento.
Isso porque é permitido o acesso ao parque de 300 pessoas por dia no máximo, além de exigir o acompanhamento de guias credenciados.
Por este motivo, o ideal é agendar as visitas através dos contatos: (62) 3455-1116 / 3446-1416.