O que fazer na Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros reúne misticismo, desporto, relaxamento e contemplação em um só lugar. As atividades que a cidade oferece é um convite para os visitantes que querem se aventurar ou um momento de sossego em meio à natureza.
Lugares como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros permitem a prática de esportes radicais e admiração de cânions e cachoeiras. Já o Sertão Zen exige mais dedicação por parte dos visitantes, devido ao denso percurso para se chegar ao morro.
Há várias opções de hospedagem na região, cada qual mais propícia ao objetivo do turista.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Um dos mais renomados pontos de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil, o parque foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO e faz parte da biosfera de Goiás.
É um passeio e tanto para os ávidos por aventura e inspiração. Considerado patrimônio geológico mais antigo da América do Sul e carregando um mistério místico, o parque atrai esotéricos e aventureiros do mundo todo. É referência quando o assunto é cachoeiras e tradição cultural. No quesito esportes os aventureiros podem escolher entre trilhas, canoagem, arvorismo, rapel e tirolesa. Outras atividades como cachoeirismo, bóia cross e rafting também ganham espaço e atraem turistas.
No parque as atrações mais procuradas são: Saltos do Rio Preto e o Vale da Lua. Na primeira, são 6 km de trilha até chegar ao salto, entretanto, a recompensa se resume a mais bela queda da chapada com 120 metros, um mirante e uma piscina natural com 300 metros de diâmetro. Já a segunda, são incríveis formações rochosas que lembram as crateras da lua. Também reúnem piscinas e grutas que são apreciadas após 1 km de caminhada. Os cânions do Rio Preto e da Carioca são também um dos cartões postais. Lá chega-se esbaforido após 5 km de caminhada, mas o cansaço é logo esquecido ao se deparar com as gargantas de 10 metros de profundidade do cânion da Carioca e cachoeiras de 20 metros de comprimento.
Esportes Radicais
Impossível visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e não se arriscar nas atividades esportivas que são oferecidas. Admirar a vista pode ser o suficiente para alguns, mas a maioria quer uma recompensa mais empolgante após as freqüentes caminhadas para se chegar aos destinos.
O trekking é um dos mais praticados. A principal é a Travessia Leste com 94 km de trilhas que vai de Alto Paraíso a Macaquinho em meio a inúmeras cachoeiras. Ao todo, são 5 dias de caminhada incluindo pernoite em acampamento ou em casa de moradores da região. É recomendado para praticantes de nível médio.
A canoagem também é praticada nos cânions Macaco, Macaquinho e Raizama. Aqui, o nível é mais alto, ou seja, indicado apenas para pessoas experientes, devido às íngremes descidas de 35 metros. Os sem experiência também podem sentir de forma plena o contato com a natureza fazendo tirolesa, já que não tem contra-indicações. O esporte é praticado na cachoeira de Almécegas I e possui 50 metros de queda.
Sertão Zen
Esse passeio exige muita disposição! Apenas os aventureiros mais experientes e com ótimo preparo físico conseguem percorrer os 16 km de trilha sem chegar esgotado.
Aqui, o acesso é pela estrada para Morrão. As trilhas para chegar à belíssima paisagem são em meio ao cerrado e leva até a nascente do Rio Macaco. Às nove horas de caminhada são compensadas pelo descanso privilegiado pela vista panorâmica do rio. É considerada um dos pontos mais bonitos pelos visitantes. Lembre-se de levar energéticos para manter o ritmo e a disposição, alimento para nutrir e água para hidratar. Vá sempre acompanhado, de preferência por um guia. Os visitantes podem ainda acampar para recuperar as energias para o retorno e poder admirar a vista ao anoitecer.