Domingos Martins
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Domingos Martins é um achado em plena serra. O relevo montanhoso de um território que fica a 500 metros de altura, torna a região propícia para atividades radicais e para dias relaxantes no inverno com direito a comida típica e farta, vinhos, passeios que revelam paisagens exuberantes e mirantes naturais.
O turismo local cresceu nos últimos anos, tornando a cidade ponto de parada de visitantes e um dos principais roteiros de quem passa pelo estado de Espírito Santo. A região é repleta de pousadinhas charmosas e restaurantes caseiros que oferecem todo o conforto para os casais e aventureiros que viajam à Domingos.
Diferente de outros destinos do estado que refletem muito sol e praia, Domingos se diferencia pelo clima serrano e frio. A cidade foi colonizada por imigrantes alemães no passado, o que faz com que a cultura seja preservada na culinária local dos restaurantes, arquitetura e no modo de levar a vida. Em janeiro sempre acontece a Festa da Imigração Alemã com muita comida, dança, música, folclore e desfiles.
Dentre os destaques e atrativos, está a Pedra Azul, uma enorme pedra de quase dois mil metros que muda de cor ao longo do dia devido à incidência da luz do sol. Vale a pena conhecer e registrar belas fotos. Ao redor estão cachoeiras e trilhas, onde se pode fazer caminhadas de nível médio a difícil. Os mais esportistas podem aproveitar para praticar um rafting, rapel e também boia-cross.
Assim, Domingos Martins sabe ser tanto palco para amantes da natureza quanto para receber casais de namorados ou recém-casados que vêm passar a lua de mel no clima romântico propiciado pela serra capixaba.
O que fazer em Domingos Martins
O turismo local de Domingos Martins é repleto de aventura e bem estar em meio à natureza. Atividades radicais como o trekking, rapel e rafting são possíveis nas trilhas, paredões e cachoeiras do entorno. Ao fundo se destaca a Pedra Azul, uma formação rochosa de dois mil metros que pode ser observada mais de perto no Parque Estadual da Pedra Azul. Para os mais relax, existe a possibilidade de banhos nas piscinas naturais das cachoeiras, apreciar um bom restaurante, descansar ao pé da lareira, passear a cavalo ou em um tour de trem e tomar um farto café da manhã colonial nos arredores.
Passeios
Os passeios em Domingos Martins estão todos interligados com a natureza. Na região é possível mergulhar nas cachoeiras refrescantes dos arredores, avistar formações rochosas interessantes, mirantes naturais com paisagens esplendorosas, realizar passeios de trem e contemplar uma infinidade de plantas.
Parque Estadual da Pedra Azul
O Parque Estadual da Pedra Azul é o cartão-postal da região com opções de trilhas que levam até cachoeiras cristalinas para banhos e a famosa Pedra Azul, trata-se de uma formação rochosa que chega a dois mil metros e muda de cor conforme a disposição do sol. As visitas são guiadas e precisam ser agendadas com antecedência.
Trem das Montanhas
Este interessante percurso segue de Viana a Araguaia com paradas em duas estações, uma delas é a de Domingos Martins. O trajeto de 46 km e a 530 metros de altura percorre serras, pontes, túneis e cachoeiras. O tour tem duas horas e meia ao todo.
Cachoeiras
A 40 km do centro estão as melhores cachoeiras, rodeadas de mata nativa e momentos de tranquilidade. Destaque para São Floriano e Matilde que reservam piscinas naturais.
Reserva Kautsky
A reserva tem 300 mil metros de muita flora, com orquídeas e bromélias, dentre outras que compõem o acervo de mais de cem mil plantas. É possível visitar também o Pico do Eldorado, com 850 metros de altura da onde se descortina uma bela vista. O acesso é complicado (apenas com veículos 4x4) e é necessário agendar com antecedência).
Ecoturismo em Domingos Martins
Atividades de aventura como trekking, rafting e rapel são praticadas constantemente nas cachoeiras de Domingos Martins. O tempo seco contribui para a prática das atividades. O cenário advindo das práticas surpreende qualquer um, tendo como destaque a Pedra Azul ao longe.
Rafting
O rafting pode ser praticado nas corredeiras do Rio Jucu com 14 km de travessia, indicado apenas para experientes. Para os iniciantes, é recomendado outro trajeto de 8 km com descidas menos intensas.
Rapel
O rapel também pode ser praticado por iniciantes ou experientes, tem cachoeiras para todos os níveis. Siga para a cascata do Galo, pedra da Usina com 40 metros para experientes e pedra Peterle com 25 metros para iniciantes.
Trilhas
As melhores trilhas estão situadas no Parque Estadual Pedra Azul que desvendam cachoeiras e pequenas piscinas naturais. Em meio ao trekking é possível observar tanto a abundância das águas quanto a rica fauna e flora. Os percursos exigem certa preparação, pois são cerca de três horas de muita caminhada e alguns obstáculos.
Cavalgada
Não existe passeio mais rústico que esse: cavalgar em meio à encosta da Pedra Azul apreciando a paisagem composta por vegetação típica e o mirante do Lagarto. O passeio dura uma hora e meia e inclui parada em uma cafeteria para admirar a Pedra Azul.
Quando ir a Domingos Martins
O friozinho aconchegante da cidade convida casais sempre no inverno para passar momentos românticos ao pé da lareira acompanhados de um bom vinho.
Aventureiros também marcam presença na cidade para praticar esportes como o rapel, rafting nas cachoeiras e trekking.
No verão, especificamente no final do mês de janeiro, ocorre a tradicional Festa da Imigração Alemã, mais conhecida como Sommerfest.
O festival acontece há mais de 20 anos e dura três dias de muita animação com bailes, apresentações musicais, desfiles alegóricos, cultos e como não poderia faltar, um festival gastronômico para apreciação da culinária alemã.
Como Chegar em Domingos Martins
De avião:
O aeroporto de referência para desembarque é em Vitória, a 64 km da vila, chama-se Aeroporto Eurico Gaspar Dutra e recebe alguns voos internacionais da Ocean Air.
De carro:
De Vitória, siga pela BR-262. Do Rio de Janeiro, o mais indicado é seguir pela BR-101 até a capital e de lá a BR-262. E de São Paulo pegue a BR-116 até o Rio e depois o percurso já indicado.
De ônibus:
As empresas Real e Águia Branca fazem o trajeto da capital até Domingos Martins.
Informações Úteis de Domingos Martins
Distâncias: Cachoeiro de Itapemirim - 150 km / Guarapari - 65 km / Vitória - 48 km
Associação Turística da Pedra Azul – (27) 3248-0035
Secretaria de Turismo – (27) 3268-1471
Aeroporto de Vitória - (27) 3235-6300
Rodoviária – (27) 3268-1243
Bancos: Caixa e Banco do Brasil
Mais infos no site: www.domingosmartins.es.gov.br