Itaúnas
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Itaúnas leva um nome característico. Localizado em Espirito Santo, mas na divisa com a Bahia, o antigo vilarejo de pescadores vive preso no passado com os moradores vivendo com simplicidade em casinhas rústicas na beira de riachos e praias. Nos anos 60 chegou a ser soterrada por dunas, mas isso não espantou seus moradores, pelo contrário. Hoje essas dunas que chegam a até 30 metros são os principais atrativos da região. Nos anos 80 o local passou a receber mochileiros curiosos que encontraram o paraíso quase que por acaso. Encantados com tanta beleza começaram a espalhar e indicar o destino para outras pessoas. O boca a boca fez com que a vila hoje receba inúmeros visitantes, principalmente na alta temporada. Porém, isso não a faz ser menos rústica e principalmente preservada.
Suas praias permanecem selvagens e intocadas. Essa característica talvez se explique pelo difícil acesso a algumas delas. As estradas de terra que levam até elas são precárias, cheias de bifurcações e lembram mais um labirinto. A escassez de placas não ajuda, é preciso seguir o instinto de turista ou contar com a ajuda de um bom samaritano que viva nas proximidades. Outra alternativa é chegar as praias por meio de trilhas, caminhando algumas vezes 10 km na areia ou rente à vegetação. Uma alternativa moderna para os que preferem menos aventura é realizar os passeios rústicos de bugue e à cavalo que levam até as praias de maneira mais fácil, rápida e divertida. Visite as praias distantes do Guesel e Costa Dourada e algumas mais próximas ao centro como a Riacho Doce com intensa vegetação de mangue.
As belezas emolduradas por falésias de 10 metros, dunas de 30 metros, lagoas escuras, águas mansas, corais, coqueiros e até mangue coexistem em Itaúnas. A vila, como era de se esperar não abriga postos de gasolina nem caixas eletrônicos. É importante levar dinheiro vivo e ir com o tanque cheio. Caso seja necessário abastecer ou sacar, deve-se percorrer 27 km até a cidade de Conceição da Barra. Ao cair da noite, reserve energia para dançar até cair nas casas de forró e apreciar os saborosos quitutes e cachaças artesanais nos bares e barracas do entorno.
O que fazer em Itaúnas
Dentre as atrações de Itaúnas duas não podem ficar de fora da programação, são elas: as praias selvagens repletas de manguezais, coqueiros, areia clara e águas que misturam o mar com lagoas e também o forró que toma conta dos estabelecimentos de dia e de noite.
Alguns passeios alternativos de bugue, jipe, canoa e até cavalo podem ser feitos em meio ao cenários abrangentes entre praias, riachos e dunas que chegam até 30 metros.
O vilarejo pode ser pacato, mas no verão e em julho quando acontece o Festival de Forró, a cidade se enche de pessoas e alegria.
Passeios rústicos
Alguns passeios de diferentes modalidades podem ser feitos em plena natureza.
Embarcações, cavalos e veículos motorizados percorrem cenários paradisíacos e praticamente intocados.
Passeios como cavalgadas, bugues, jipes, podem ser realizados explorando trilhas e dunas.
Outra opção é realizar passeios da canoas pelos riachos próximos às praias que permeiam mangues.
Os principais passeios pelas dunas são até o Riacho Doce e Costa Dourada, mais distantes que duram cerca de um dia.
Já em canoas os destinos são o Rio Argelim e Itaúnas.
Praias de Itaúnas
Praias
Conhecer as praias de Itaúnas é uma vivência imprescindível para qualquer viajante.
Em sua maioria são praias selvagens com características rústicas de mangue, riachos de água doce e muita vegetação.
Praia Riacho Doce
É considerada a mais bonita do entorno por abrigar um riacho de água doce e escura, perfeito para banhos. Algumas formações de corais se destacam no belo cenário. De acesso complicado, é preciso disposição para chegar à praia, são 17 km em uma tortuosa estrada de terra ou 10 km de caminhada.
Praia Itaúnas
Localizada dentro do Parque Estadual, abriga dunas enormes de até 30 metros de altura com areia clara e fina. Alguns quiosques lá dispostos animam os visitantes. Fica a 1 km da vila.
Praia Costa Dourada
Distante 30 km da vila, a paisagem longínqua compensa pelas falésias coloridas, corais, lagoas e vegetação típica de mangue.
Praia Coqueiros
A praia mistura manguezais e recife, além dos coqueiros que dão nome à praia. Perfeito para momentos de contemplação da natureza. Abriga um bar e restaurantes e fica a 32 km da vila.
Praia Guesel
Após deixar o carro na vila, deve-se atravessar uma passarela de madeira até a praia preservada com a presença de riacho e vegetação de mangue.
Vida Noturna em Itaúnas
Assim que o sol se põe ou até mesmo com o sol a pino casas de forró e barracas de praia se estruturam para receber turistas e nativos para apreciar a música tradicional e empolgante.
Famosa pelo forró, Itaúnas comemora o Festival do Forró sempre em julho com vários cantores renomados, mas fora de época em bares o que mais se vê são sanfonas e triângulos levando às pessoas a dançar o arrasta-pé a noite toda.
Quando ir a Itaúnas
No verão e no mês de julho a vila fica cheia e os estabelecimentos funcionam até mais tarde.
O meio do ano recebe tantos visitantes devido ao Festival de Forró que acontece todos os anos e reúnem um imenso grupo de pessoas dispostas a se divertir, dançar e cantar.
Evite os meses de outubro e dezembro que costumam chover mais e assim, fica mais difícil realizar os passeios ao ar livre e nas praias do entorno.
De dezembro a março acontece a desova as tartarugas, espetáculo impressionante.
Como Chegar em Itaúnas
De avião:
O aeroporto de referência para desembarque é em Vitória, a 285 km da vila, chama-se Aeroporto Eurico Gaspar Dutra e recebe alguns voos internacionais da Ocean Air.
De carro:
Siga pela BR-101 até a entrada da cidade Conceição da Barra, de lá, são mais 27 km de estradinha até Itaúnas.
De ônibus:
Para chegar a Conceição da Barra, cidade mais próxima e bem estruturada de Itaúnas use a linha Águia Branca. Para desembarcar direto em Itaúnas utilize a viação Mar Aberto.
Informações Úteis de Itaúnas
Distâncias: Conceição da Barra - 27 km / São Mateus - 56 km / Vitória - 285 km
Aeroporto de Vitória - (27) 3235-6300
* Não há postos de gasolina nem caixas eletrônicos no vilarejo, portanto vá prevenido.
Mais infos no site: www.guiaitaunas.com.br