Brasília
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Conhecida pelas linhas e traços arquitetônicos projetados por Oscar Niemeyer, a capital brasileira respira história e belezas. As principais obras são a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada. Foi considerada patrimônio cultural da humanidade e é uma das doze cidades escolhidas para ser sede da Copa do Mundo deste ano.
Mais do que arquitetura a cidade abriga uma cena cultural intensa, com inúmeros teatros e espaços para se apreciar tanto obras artísticas clássicas, quanto contemporâneas com demonstrações de artes plásticas. É uma das cidades com os restaurantes mais prestigiados do Brasil com pratos de culinárias internacionais como francesa, italiana, japonesa, português, árabe e também nacionais de variadas regiões do Brasil que vão do nordestino ao mineiro.
Com intensa vida noturna, possui incontáveis bares e um cenário independente forte, principalmente quando o assunto é rock nacional, trazido pelo legado deixado por Renato Russo com sua banda Aborto Elétrico e Legião Urbana, além da formação do Capital Inicial. Assim, os bares alternativos tomam conta das esquinas de Brasília com música de qualidade e animação. Os atrativos da cidade acontecem o ano todo. Em qualquer época que procure viajar sempre haverá muitas opções de lazer em meio ao infinito céu azul e a terra avermelhada, típica do sertão.
Passeios ao ar livre também se encontram o tempo todo, uma vez que a cidade é rodeada de áreas amplas e verdes, parques grandiosos e nascentes de água mineral. Vale o passeio de iate pela Lagoa Paranoá e as trilhas pelo Parque Nacional que quebram a densidade do concreto que envolve a capital.
É considerada capital da República desde 1960 e foi inteiramente planejada no governo de Juscelino Kubitschek. Foi construída em tempo recorde em três anos e meio. O Catetinho, por exemplo, foi esboçado em um guardanapo por Niemeyer e a obra foi finalizada em 15 dias.
O que fazer em Brasília
Brasília engloba atividades de lazer, cultura, passeios históricos e arquitetônicos aos montes. O contato com a natureza e a prática de esportes como as caminhadas e a prática de trekking podem ser feitas nos extensos parques e lagos da região. O famoso céu de 360 graus pode ser observado nas torres espalhadas na cidade com seus incríveis mirantes.Atividades artísticas, teatrais e cinematográficas podem ser contempladas nos centros culturais, museus e teatros da cidade. O município, como polo turístico também oferece uma vasta opção de compras, desde feirinhas típicas até luxuosos shoppings centers. A maioria dos passeios que a capital oferece é grátis. Porém, é desejável a companhia de um guia para conduzir os passeios de maneira cronológica e para facilitar o entendimento histórico e arquitetônico de cada lugar visitado.
Praças
Brasília é recheada de verde. Grandiosos parques como o Parque Sarah Kubitschek possibilitam a prática de atividades físicas nas quadras de esportes. Já o Parque Nacional permite passeios em meio a animais, plantas do Cerrado e nascentes. O zoológico é o passeio ideal para os fissurados por bichos. E a Praça dos Três Poderes é ponto de parada obrigatório para turistas, uma vez que permeia os palácios políticos.
Parque Nacional de Brasília: Este imenso parque reúne uma mata de 30 mil hectares do Cerrado e animais exóticos como tatu, capivaras, macacos e inúmeras variedades de pássaros. Contempla também piscinas naturais, nascentes, pistas para caminhadas e trilhas. Fica no Setor Militar Urbano.
Parque Sarah Kubitschek: Este imenso parque reúne diversos atrativos como quadras de esporte, espaço para meditação, piqueniques, hípica, playground e cartódromo. Em seu complexo abriga a praça “Eduardo e Monica”, em homenagem à música de Renato Russo. Fica no Eixo Monumental Sul.
Praça dos Três Poderes: As construções imponentes impressionam qualquer fã de arquitetura. Une o Congresso Nacional aos três poderes. Neste local há uma maquete com o planejamento da capital, esboços do arquiteto e esculturas diferentes. Neste tour é possível conhecer os palácios executivo, legislativo e judiciário.
Zoológico: Como quase toda a cidade, o zoológico não poderia faltar em Brasília. Ideal para programas familiares, o local reúne 300 espécies e uma ampla área verde. O trajeto pode ser feito de carro. Abre as terças e domingos. Fica na Avenida das Nações.
Museus
Cidades históricas costumam ter museus importantes, por isso que Brasília abriga cinco museus principais que trazem desde a cultura indígena de um povo antigo, passando por memórias do ex-presidente JK, exposições artísticas, história dos Correios até um museu resgatando a transição das moedas brasileiras.
Memorial dos Povos Indígenas: Tem a forma de uma oca indígena. Foi projetada por Niemeyer e conta com máscaras, artefatos em cerâmica e bancos. Abre as terças e domingos. Fica na Praça do Buriti, no Eixo Monumental Oeste.
Memorial JK: Este memorial foi uma ideia da esposa de JK em homenagem ao marido. Projetado por Niemeyer, o acervo reúne roupas e objetos do ex-presidente. A visita termina de forma teatral de frente para o túmulo bem iluminado de JK. Abre as segundas e domingos. Fica na Praça do Cruzeiro.
Museu de Valores: O nome já antecipa, este museu traz o legado histórico de todas as moedas que passaram pelo Brasil até chegar ao real. Ao todo, o museu se divide em quatro salas que trazem curiosidades. Abre as terças, sextas, sábados e domingos. Fica na Asa Sul.
Museu Nacional: Com um mirante que dá uma bela vista para a Esplanada dos Ministérios, o museu tem uma extensa passarela à frente e traços finos. No seu interior se vê exposições temporárias. Abre as terças e domingos. Fica no Eixo Monumental.
Museu Nacional dos Correios: Com seis andares, o grandioso museu foi reaberto em 2012. Suas salas se dividem em história dos Correios e exposições de artes plásticas e visuais. Reúne mais de um milhão de peças em seu acervo. Abre as terças, sextas, sábados e domingos. Fica no Setor Comercial Sul.
Palácios
Impossível visitar Brasília e evitar o passeio pelos palácios do Planalto, Itamaraty, Alvorada e Justiça. Cada qual possui um traço artístico diferenciado projetado por Niemeyer. Alguns permitem apenas visita externa, outros liberam a visita interna em dias específicos. A dica é adquirir um guia e se informar sobre os dias e horários para não ficar perdido nem dar de cara com a porta.
Palácio do Planalto: Esta é a sede do Poder Executivo, local em que o atual presidente fica situado quando não está em viagens internacionais ou nacionais. As salas de audiência se destacam pelas esculturas de barro. As visitas são permitidas somente aos domingos, quando não há movimentação intensa. Fica na Praça dos Três Poderes.
Palácio Itamaraty: Também chamado de Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores. O local abriga belezas como painéis, afrescos e uma imponente escada circular. À sua frente há um lindo jardim planejado pelo paisagista Burle Marx com algumas esculturas ao seu redor. Fica na Esplanada dos Ministérios, Bloco H.
Palácio da Alvorada: Apesar de só ser permitida a visita externa, o passeio vale a pena por ser a residência oficial do presidente. O tour passa pela biblioteca, capela, sala de jantar e todo o jardim. Quadros, esculturas e tapeçarias adornam ao redor. As visitas são permitidas apenas às quartas-feiras. Fica no Lago Norte.
Palácio da Justiça: Projetada por Niemeyer o palácio se destaca por sua fachada que reúne seis cascatas com águas abundantes. Apenas a visita externa é permitida. Fica na Esplanada dos Ministérios.
Arquitetura
Assim como os palácios que possuem estruturas imponentes, alguns locais são coringas para arquitetos, projetistas ou apreciadores de grandes construções, são eles: Catedral Metropolitana, Santuário Dom Bosco, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Catetinho, Torre Digital, Torre de Televisão e, é claro, o Estádio Nacional Mané Garrincha recentemente reformado para a Copa.
Catedral Metropolitana: Construído propositalmente abaixo do nível do solo, essa obra de arte de Oscar Niemeyer contempla 16 pilares fechados que se abrem pontiagudos em direção ao céu. É símbolo arquitetônico da cidade. Por dentro a igreja abriga uma Via Sacra do mestre Di Cavalcanti e obras de Athos Bulcão e Ceschiatti. Fica na Explanada dos Ministérios.
Santuário Dom Bosco: Uma luz azul compreende todo o ambiente dando a sensação de estar em outro universo. As paredes do santuário são substituídas por vitrais azuis que remetem à cor do céu. No alto da igreja, um lustre de 7400 copos de vidro rouba a cena. Abre as segundas, sábados e domingos. Fica na Asa Sul.
Teatro Nacional Cláudio Santoro: O teatro em formato de pirâmide, também idealizado por Niemeyer, tem o estilo asteca como design principal. Em seu interior lindas cadeiras de veludo verde foram planejadas para receber confortavelmente os convidados em espetáculos. Abre as segundas e sextas. As visitas são guiadas por monitores. Fica no Eixo Monumental W3 Norte.
Congresso Nacional: Escritório dos deputados e senadores é conhecido pelos dois prédios e cúpulas interligadas, também pensadas por Niemeyer. Semanalmente acontecem as sessões da Câmara. Abre todos os dias. Fica na Praça dos Três Poderes.
Supremo Tribunal Federal: Logo de cara, na fachada encontra-se a escultura “A Justiça” de Alfredo Ceschiatti. A visita interna passa pelo salão dos bustos, salão nobre, salão branco e o plenário. Todos com mobílias nobres e esculturas. Abre aos sábados e domingos. Fica na Praça dos Três Poderes.
Catetinho: Localizado na saída para Belo Horizonte, simboliza a base de JK. Foi projetado em tempo relâmpago por Niemeyer na criação de Brasília em 58. Contempla móveis e artefatos antigos nos cômodos da casa. Abre as terças e domingos. Fica na BR-040, no trevo da Gama.
Torre Digital: É uma estrutura imensa de 170 metros de altura, feita de concreto. Possibilita uma vista estonteante de 360 graus da capital abrangendo o extenso Lago Paranoá, cidades satélites e Plano Piloto. Na entrada há uma loja de artesanato com lembranças culturais. Abre aos sábados e domingos. Fica na Estrada Parque Contorno.
Torre de Televisão: Permite uma maravilhosa vista do Eixo Monumental a partir do seu mirante. Tem 75 metros de altura e é a mais alta estrutura de metal da América Latina. Abre todos os dias. Fica no Eixo Monumental.
Estádio Nacional Mané Garrincha: Recentemente reformado, o estádio manteve os traços delineados por Niemeyer. A inspiração veio dos palácios do planalto para finalizar a obra que agora conta com 288 pilares rodeados na fachada. Fica no Complexo Esportivo Ayrton Senna.
Exposições
Brasília respira cultura por onde se passa. Os museus de certa forma trazem a cultura dos povos e os espaços culturais trazem exibições e galerias de arte contemporâneas que denotam invenções e inspirações de artistas vanguardistas do século XXI. Locais como a Caixa Cultural e Centro Cultural Banco do Brasil, aproximam o visitante dessa realidade.
Caixa Cultural: Este espaço abriga cinco exposições temporárias. Logo ao lado, aproveite para admirar o Átrio dos Vitrais, uma homenagem com 24 vitrais de vidro que remetem aos estados brasileiros, idealizado pelo alemão Lorenz Heilmar. Fica no Setor Bancário Sul.
Centro Cultural Banco do Brasil: Os aficionados por cultura podem deitar e rolar com a programação do BB que reúne shows, peças de teatro, mostras cinematográficas, exposições artísticas, dentre outros espetáculos. O espaço contempla ainda uma livraria e um café. Abre as terças e domingos. Fica no Setor de Clubes Esportivos.
Compas
Um dos únicos passeios que são sinônimos de gastos são as feirinhas artesanais, o BSB Mix, os shoppings centers e o Outlet Premium, alocado recentemente na cidade. Guarde as economias dos outros pontos turísticos que não cobram entrada e compre presentes. Lembre-se também de degustar os quitutes dispostos nos quiosques das feiras.
BSB Mix: Esta feira é símbolo da cidade quando o objetivo é compras. A feira reúne acessórios de biju, artesanato tradicionais, roupas atuais a preços baratos e comidas deliciosas. A feira é itinerante e acontece sempre nos finais de semana. Horário: 10h às 22h.
Feira da Lua: Também grande e com inúmeras opções de presentes que vão de objetos a roupas. O foco da feira são os exuberantes objetos de decoração. Acontece aos finais de semana, das 10h às 22h no Pontão do Lago Azul.
Feira da Torre: A mesma torre de um mirante também organiza uma feira no térreo. É uma feira hippie que ganhou novos ares em 2011. Seus quiosques oferecem artesanatos e comidas típicas.
Outlet Premium: Aqui você encontra marcas como Calvin Klein, Lacoste, Hering e muitas outras com até 80% de desconto. Apesar de outros estados brasileiros também terem Outlet’s, este aqui foi inaugurado na metade de 2012 e conta com praça de alimentação e uma estrutura arquitetônica interessante. Funciona das 09h às 21h. Fica localizado na Rodovia BR-060, km 21.
Shoppings: Caso o objetivo seja comprar roupas de marcas de pura ostentação o destino mais indicado são os shoppings de Brasília. O shopping Iguatemi e o Park Shopping são as referências. Situados no Lago Norte e Asa Sul respectivamente.
Lago Paranoá
Um roteiro diferente para quem vai à Brasília pode ser uma volta de lancha pelo Lago Paranoá. Além de possibilitar uma incrível vista, à noite revela uma intensa vida noturna com som ao vivo e muita comida na barragem.
O lago Paranoá é a melhor opção para os que gostam de passeios de lancha. Além de explorar todo o lago, é permitido o mergulho na área mais profunda e curtir os bares e restaurantes na barragem, onde toca música ao vivo. As lanchas têm capacidade para nove pessoas.
Quando ir à Brasília
Se o intuito é se deslocar para a capital para desfrutar dos atrativos culturais e artísticos fique tranqüilo, Brasília tem programações ao longo de todo o ano. Basta conferir a programação da cidade e se antecipar. Agora, caso o objetivo seja fugir do tempo seco e viajar em um tempo mais ameno quando os jardins estão mais vistosos, viaje entre abril e junho e evite agosto a setembro, meses mais seco do ano. No mais, a temperatura média anual é de 21°.
Como Chegar em Brasília
De avião:
Por ser capital do Brasil, existem voos diários que saem de todos os aeroportos e que voam para o destino.
De carro:
Tomando por referência a saída de São Paulo, siga pela SP-330, depois BR-050 até BR-040. Partindo do Rio ou BH, siga pela BR-040. E de Goiânia siga a BR-060.
De ônibus:
Oito rodovias radiais fazem a conexão da capital com outras regiões do Brasil. A Rodoviária Interestadual fica localizada no Plano Piloto. Mais de 40 empresas fazem viagens para mais de 100 cidades do Brasil. Verifique aquela que atende as suas necessidades tendo como referência o seu local de saída.
Informações Úteis de Brasília
Secretaria de Turismo – (61) 3214-2744/2702/2782.
Informações ao turista – (61) 3214-2734/2742.
Todas as agências bancárias estão disponíveis na capital.