Trairi
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Trairí é uma palavra originada do tupi que remete ao "rio das Traíras", uma espécie de peixe abundante na região. A partir do seu nome já se percebe o quão rústica a região é rodeada por vilarejos de pescadores e belezas naturais.
Essas características, inclusive, é o que mais agrada aos olhos dos turistas que pisam nas areias das praias de Emboaca, Flecheiras, Guajiru e Mundaú. Esse quarteto de praias somam os 36 km de litoral rodeado de coqueiros, rios, manguezais e espaços desertos e primitivos. Nada melhor do que apreciar os arrecifes, foz dos rios, piscinas naturais formadas na maré baixa, praticar o kitesurf ou passeios típicos de catamarã.
O que dizer então dos passeios que levam a um contato pleno com a natureza? Entre manguezais e espécies de caranguejos, polvos e ostras, os catamarãs levam turistas a passeios inesquecíveis.
A estrutura da região está toda voltada para receber visitantes, com hotéis estruturados, pousadas rústicas, resorts luxuosos e restaurantes com pratos típicos e de comida variada.
O que fazer em Trairi
As praias são o que mais se destacam em Trairí, como a praia das Flecheiras considerada uma das mais movimentadas e Mundaú que oferece condições ideais para passeios de barco, tendo em vista o Rio Mundaú que corta o perímetro.
Kitesurfistas e banhistas se encantam com as possibilidades na região. Vale também visitar a deserta praia Guajiru, completamente rústica e longe de tudo. Casas de veraneio e pousadas são encontradas à beira mar, assim como restaurantes deliciosos.
Passeios
Os passeios mais atrativos de Trairí ficam no litoral, como não poderia deixar de ser. As belezas ficam a 10 km do centro onde estão as praias intocadas e desertas, ideais para banhos, passeios de barco e caminhadas. O ambiente é envolto por vilarejos de pescadores que contribuem para a calmaria do local.
Passeio de catamarã
Os passeios de catamarã partem do Rio Mundaú e percorrem mangues repletos de fauna e flora, como caranguejos grandes, polvos, moreias e ostras. Parada em algumas praias como a dos Quatro Coqueiros ou Praia do Mundaú (dependendo do passeio escolhido).
Praias de Trairi
Praia Guajiru
Esta é uma das praias mais tranquilas de todas, com baixa movimentação e completamente preservada. É uma típica praia de vilarejo de pescadores, rústica e perfeita para amantes da natureza que gostam de ficar contemplando o tempo passar.
Praia Flecheiras
Esta é uma das mais movimentadas, atrai tanto adeptos do kitesurf quanto banhistas. Na maré baixo se formam pequenas piscinas entre os recifes. Rodeada por coqueiros que oferecem ótimas sombras e do outro lado dunas da onde se pode observar um belo pôr do sol ao final da tarde.
Praia Embuaca
Praia extensa e repleta de dunas, mas vazia no quesito banhistas. Ali fica uma vila de pescadores. Vale a pena a visita pelo sossego.
Praia Mundaú
Esta praia fica na beira do rio Mundaú e por isso tem condições de mar manso, perfeito para banhos e passeios de barcos.
Quando ir a Trairi
O sol incide forte em Trairí, situada na microrregião de Itapipoca, por isso, é indicado levar protetor solar e tênis confortáveis para caminhadas.
Apesar do calor, o verão é a melhor época para se conhecer à região para que as belas praias do entorno possam ser amplamente aproveitadas, assim como realizar os passeios de catamarã pelos riachos e manguezais ricos em vida aquática.
Como Chegar em Trairi
De avião:
O aeroporto de referência é o da capital, por isso, vale desembarcar em Fortaleza e seguir de carro ou ônibus até Trairí, na região de Itapipoca.
De carro:
Os acessos de carro são pelas rodovias CE-085 e CE-162.
De ônibus:
Várias companhias fazem o trajeto até Itapipoca partindo da capital.