Icaraí de Amontada
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
O litoral do Ceará reserva ainda paraísos preservados. Um exemplo disso é Icaraí de Amontada, que fica a 220 km da capital. A região abriga belezas como enseadas com piscinas naturais que agradam a banhistas e também praticantes de esportes náuticos. Apesar de um pacato movimento de turistas, a região não perdeu seus traços rústicos e característico de vilarejo de pescadores, assim como as paisagens que permanecem preservadas como outrora. Dizem até que Icaraízinho, assim como é carinhosamente chamada pelos moradores, lembra a Jericoacoara de anos atrás e que hoje se tornou um polo turístico movimentado.
Pessoas que queiram se desligar do mundo e dos problemas encontram em Amontada o local perfeito, uma vez que não existe nem sinal de celular por ali. Para os que não conseguem sumir por completo da vida urbana, alguns hotéis trazem a solução, liberando o acesso à internet via wi-fi. Mas, o ideal mesmo é dar um tempo para si mesmo e apreciar a natureza sem interferências externas.
Dentre as praias para se visitar estão: Moitas, um pouco distante da vila e que abriga barracas na beira do mar com quitutes saborosos. O passeio no Rio Aracatiaçu também está em destaque por rodear o mangue rico em fauna e flora. Praias como Enseada dos Patos, Sabiaguaba e Icaraí da Amontada também merecem atenção. Para completar, vale conferir os passeios de bugue que levam aos Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e Amofala.
A infraestrutura da região contempla algumas opções de hospedagem e restaurantes interessantes e bucólicos, onde pode-se apreciar a culinária cearense e também internacional. Os cardápios ricos em peixes e frutos do mar ainda são os que mais atraem os fãs de gastronomia e adeptos da slow food.
O que fazer em Icaraí de Amontada
Icaraizinho, como é comumente chamada pelos cearenses e pelos gringos que escolheram o local como morada, contempla belezas que dispensam comentários. O local fazia parte da terra dos índios Tremembé desde antes do século 18 quando os jesuítas iniciaram a catequização do povoado. A pecuária sempre foi um ponto forte da região, mas hoje, é o turismo que é uma das principais fontes de renda. As praias da região são pouco exploradas, sendo assim, reduto de pessoas que buscam tranquilidade plena. Com difícil acesso, as praias ficam mais distantes, exceto a que leva o nome do vilarejo que fica na região central.
Praticantes de wind e kitesurf são os visitantes que mais frequentam à região e foi através deles que a região começou a ser mais explorada. A maré baixa forma piscinas naturais que combinam com as dunas douradas ao longe. Banhistas também encontram espaço nas sombra dos coqueirais. Rios e praias mais distantes como Moitas e o rio Aracatiaçu também devem fazer parte do roteiro, que tem o acesso por bugue ou passeios de barcos. Reserve um tempo para degustar os pratos de caranguejos e ostras frescas, elogiado por muitos nativos.
Passeios
A vida mansa é um dos aspectos que mais atraem turistas ávidos em busca de relaxamento. A vila de pescadores é o local certo para quem busca paz interior e contato com a natureza. Tanto banhistas, quanto praticantes de wind e kitesurf pisam nas areias das praias dispostos a passar um dia completo nos cenários desertos e encantadores. Alguns mais dispostos decidem por realizar passeios de horas em bugues que percorrem belezas mais distantes, desbravando cenários intocados.
Passeios de bugue
Passeios de bugue pelo entorno levam a destinos diferentes que podem ser escolhidos pelos turistas. Dentre as opções está o passeio até Jericoacoara, onde há parada nas praias de Almofala e do Préa, outro passeio fica em Almofala onde pode-se conhecer a história do local através da catedral de 1712, soterrada por 4 décadas até ser reerguida. O bugue leva ainda ao Rio Aracatiaçu em Almofala repleto de manguezais e aos Lençóis Cearenses que abrigam 30 lagoas entre as dunas.
Kitesurfe
A praia que leva o nome da cidade é a que mais atrai adeptos de kitesurf. Experientes podem praticar sem medo, já os iniciantes que queiram se aventurar devem participar de cursos rápidos de três módulos que incluem as aulas e oferecem empréstimo de equipamentos.
Festa nas dunas
Em noites bonitas de lua cheia são organizados encontros em uma casinha de barro localizada no alto de uma duna com direito a fogueira de dois metros, bebidas e frutos do mar frescos.
Praias de Icaraí de Amontada
Praia Barra das Moitas
Uma das mais desertas da região. Fica afastada da movimentação do centro da cidade. Ali fica uma tranquila vila de pescadores e quase nenhuma pousada, porém, compensa pelo visual paradisíaco.
Praia Enseada dos Patos
O acesso é por balsa até chegar na foz do Rio Aracatiaçu onde fica a Enseada dos Patos. A praia abriga águas cristalinas e deliciosas para mergulhos e dunas.
Praia Icaraí de Amontada
É a praia mais extensa dentre as outras. Deserta, possui um mar esverdeado e tranquilo que atrai kitesurfistas e windsurfistas pelos bons ventos. Banhistas também aparecem de vez em quando e se deliciam nos rios no entorno das dunas. É a praia mais central e por isso leva o nome da cidade
Praia Sabiaguaba
Esta praia é uma das mais visitadas devido à presença de barracas que servem saborosas ostras e caranguejos fresquinhos. As águas calmas são permeadas por coqueiros e dunas.
Quando ir a Icaraí de Amontada
O sol incide forte em Amontada, por isso, é indicado levar protetor solar e tênis confortáveis para caminhadas.
Apesar do calor, o verão é a melhor época para se conhecer à região para que as belas praias do entorno possam ser amplamente aproveitadas.
Como Chegar em Icaraí de Amontada
De avião:
O aeroporto de referência é o da capital, por isso, vale desembarcar em Fortaleza e seguir de carro ou ônibus até Amontada.
De carro:
Os acessos de carro são pelas rodovias BR-222 até Umirim e depois CE-402 até Icaraí de Amontada.
De ônibus:
Várias companhias fazem o trajeto até Amontada partindo da capital.
Informações Úteis Icaraí de Amontada
Distância: Fortaleza - 189 km