Canoa Quebrada
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Até os anos 70 o intocado destino apenas recebia alguns hippies e aventureiros, além dos poucos pescadores que moravam ali na aldeia. Aos poucos, o trecho abençoado foi ganhando mais “civilização” como asfalto, eletricidade e infraestrutura como pousadas e restaurantes sofisticados.
Apesar da aparente modernidade empregada na região, o local não perdeu seus traços rústicos que o tornam tão peculiar e rústico. Por causa disso talvez seja um dos locais mais cobiçados por brasileiros e estrangeiros.
As praias do entorno, principalmente a de Canoa Quebrada reservam belezas que não se encontram em qualquer lugar e que parecem ter vindo de outro mundo. A força da natureza se denota nas incríveis dunas, falésias avermelhadas e grandiosas que se dispõem nas encostas, nos coqueiros e também nas lagoas que cortam ao longe. Destino certo de surfistas e kitesurfistas, a praia também é reduto de apaixonados e famílias.
Assim, vale realizar os passeios de bugue até as praias mais distantes e de difícil acesso rodeada de pedras e corais. Dentre a vastidão de praias, destaque para a Majorlândia com presença de artesanato típico, Ponta Grossa com mar verde e belas falésias, Praia Lagoa do Mato, uma das mais selvagens do entorno, Tremembé com salinas interessantes e muitas outras que garantem momentos de relaxamento e contemplação. Não é difícil encontrar ali próximo jangadas ancoradas ou em alto-mar praticando a pesca. Isso porque as praias são envoltas por aldeias de pescadores. Com sorte, você pode realizar passeios interessantes em jangadas rústicas e desbravar cenários paradisíacos.
Por mais que a maioria dos turistas prefira fazer um bate-volta da capital até Canoa Quebrada, indica-se uma viagem sem pressa até Canoa. Mesmo porque, a cidade oferece uma ampla quantidade de bons hotéis e pousadas para hospedagem com tudo a que o turista tem direito.
É impossível curtir todas as praias da região em um único dia e, com isso, perde-se a oportunidade de contemplar paisagens intocadas, selvagens e desertas que, dificilmente se encontra em Fortaleza. É exatamente essa rusticidade, inexistente na capital, que atrai os turistas.
E para quem acha que Canoa não tem intensa vida noturna se engana, aproveite a estada de uma semana para conhecer todas as praias e também apreciar música e dançar nas casas noturnas que que tocam do forró ao tecno na Broadway. É também nessa mesma rua onde ficam a maior parte dos conceituados restaurantes especializados em comida regional e também internacional. Canoa Quebrada permite assim, momentos incríveis de lazer seja nos estruturados hotéis ou praias, experiência gastronômica e vida noturna.
Apenas evite o período de chuva para voltar plenamente satisfeito para a casa, sem ter perdido sequer uma paisagem.
O que fazer em Canoa Quebrada
Desbravadores e aventureiros eram os únicos que se deslumbravam com as belezas naturais e privilegiadas de Canoa Quebrada. Porém, há algum tempo o misterioso local foi descoberto e se tornou polo turístico dos amantes da natureza.
Apesar da grande movimentação, principalmente na alta temporada, o local permanece cuidadosamente preservado. Já se vê pelas areias claras e águas transparentes presentes com unanimidade em todas as praias de Aracati. Como se já não fosse suficiente os passeios pelas incontáveis praias do entorno, a noite ainda revela inúmeras opções na antiga Broadway e barracas de praia.
Artesanato
Assim como toda vila de pescadores e cidade nordestina que se preze, aqui também se encontra artesanatos típicos produzidos com paciência e esmero por artesãos locais.
Destaque para as areias coloridas comercializadas em rústicas garrafinhas.
As famosas garrafinhas de vidro com areia colorida colhidas das dunas e falésias das praias do Ceará são ótimas opções para levar um pedacinho daquela beleza infindável.
Esta obra de arte é encontrada na vila de pescadores Majorlândia. Outras opções são esculturas e toalhas e colchas de renda.
Praias de Canoa Quebrada
As praias de Aracati se destacam como as mais belas e bem preservadas do país. A começar pela mais famosa, Canoa Quebrada é considerada exemplo de riqueza natural por ser cercada por falésias e mar transparente. Aliás, isso não é novidade, quase todas as praias da região possuem cenários intocados com dunas, areia clara, falésias vermelhas e mar verde azulado. Algumas propícias para surf, outras para kitesurfe e outras para banhos tem praias para todos os estilos sempre rodeadas por aldeias de pescadores. A mais agitada e bem estruturada é Canoa Quebrada, as outras inúmeras praias do entorno são mais afastadas e selvagens.
Praia Canoa Quebrada
A praia central e mais visitada é marcada pelas falésias de coloração avermelhada que surpreendem pela beleza e grandiosidade. A famosa imagem de uma lua e estrela na areia vem dessa praia, elogiada no mundo todo. As barracas na orla também são os atrativos desta praia que recebe inúmeros visitantes o ano todo. À esquerda ficam os quiosques mais badalados com música ao vivo, já à direita se encontra mais tranquilidade. No verão costuma acontecer luaus na praia, atraindo turistas.
Veja a galeria de Fotos Praia Canoa Quebrada
Praia Majorlândia
Esta vila de pescadores se destaca pelo rico artesanato ali produzido como as tradicionais garrafinhas com areia colorida. Coqueiros e falésias compõem a beleza da praia, junto com as barracas que servem saborosos quitutes. O pôr do sol do Morro do Urubu é um dos mais indicados. Fica a 8 km de Canoa.
Praia Ponta Grossa
Esta praia chama a atenção por abrigar falésias multicoloridas, recifes, dunas, mar verde, pedras e também uma vila de pescadores. É uma das mais belas da região.
Fica mais distante, a 54 km de Canoa.
Praia Fontainha
A praia abriga areia clara e fina, falésias e mar azul com ondas fortes. Na maré alta, o mar pode avançar pela areia.
Praia Lagoa do Mato
Mais afastada e de aspecto selvagem agrada muitos turistas com suas dunas e coqueiros. As águas tranquilas e rodeadas por corais favorecem os mergulhos na maré baixa. Aqui fica a Garganta do Diabo, um conhecido trecho entre falésias vermelhas.
Praia do Ceará
A orla é composta por carnaubeiras, árvore típica do nordeste e alguns quiosques. Fica situada bem na divisa com o Rio Grande do Norte.
Praia Redondas
Extensa e de ondas fortes, atrai turistas e surfistas. Possui um trecho deserto à oeste com falésias e recifes. Fica em uma vila de pescadores.
Praia Retirinho
Selvagem e paradisíaca, combina areia clara com pedras, pequenas dunas coloridas e até uma fonte de água doce. O mar é aberto.
Praia Retiro Grande
A extensa faixa de areia coberta de pedras e algas e o mar com recifes avançando na areia favorecem a chegada de bugue.
Praia Barreiras
Composta por recifes e falésias, tem enseadas calmas. O acesso é pela estrada para Mutamba.
Praia Manibu
Também chamada de Praia do Arrombado, os coqueiros se destacam à sua volta, a beleza fica por conta das lagoas que cortam a região. Possui dois quilômetros de extensão.
Praia Peixe Gordo
Com areias escuras é rodeada por lagoas, o que favorece a pesca no mar raso.
Praia Peroba
A areia clara e extensa combina perfeitamente com as ondas fortes desta vila de pescadores. O mar agitado propicia o surf.
Praia Quixaba
O mar calmo e afastado de movimentação favorece a pesca na aldeia. Falésias se encontram no entorno.
Praia Tremembé
Uma vila de pescadores fica aqui e se destaca pela comercialização de artesanato. O acesso é difícil, porém compensa pelas belas salinas.
Praia Pontal de Maceió
Intocada, esta praia fica em uma aldeia de pescadores. Tem areia clara e fofa e mar límpido quase transparente.
Praia Icapuí
Apesar de não ser indicada para banhos, é perfeita para a prática do kitesurfe. Ao redor uma vasta área de mangue completa o visual.
Praia Canto da Barra
Esta praia extensa abrange do Pontal de Maceió até o Rio Jaguaribe. É uma praia fluvial pouco frequentada.
Praia Quitérias
É uma continuação da ilha de Tremembé onde fica uma vila de pescadores. A praia abriga coqueiros e recifes coloridos.
Praia Fortim
Esta praia fica às margens da foz do Rio Jaguaribe, no verão costuma formar praias fluviais propícias para banhos.
Vida Noturna em Canoa Quebrada
Existem basicamente duas opções de locais para se passar uma noite agradável: nos bares e casas noturnas da Broadway ou nas barracas da praia de Canoa Quebrada com música ao vivo. No antigo calçadão da Broadway estão os principais restaurantes, bares e baladas da cidade.
Aproveite para se deliciar com os saborosos pratos dos restaurantes sofisticados da região. Os restaurantes fecham geralmente à meia noite, então se quiser estender à noite basta escolher do tecno ao forró e se dirigir a uma das casas noturnas ali dispostas ou das barracas de praia em Canoa Quebrada. No verão, o luau na praia é imperdível.
Quando ir à Canoa Quebrada
Faz calor a maior parte do ano, principalmente nos meses de setembro a março, quando o tempo é estável e seco.
De março a maio costuma chover com frequência.
Como Chegar em Canoa Quebrada
De avião:
O aeroporto de Fortaleza é o mais próximo de Canoa Quebrada e recebe voos diários de diversas partes do país.
De carro:
O acesso para Canoa Quebrada vindo de Fortaleza se dá pela CE-040. De lá basta
seguir pela BR-304. Vindo de Natal siga pela BR-406 e depois BR-304.
De ônibus:
Uma companhia faz o trajeto direto de Fortaleza à Canoa Quebrada. Trata-se da empresa São Benedito.
Informações Úteis de Canoa Quebrada
Secretaria de Turismo de Aracati – (88) 3446-2451