Jericoacoara
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Os ventos fortes, presentes em Jericoacoara, contribuíram para desenhar cenários deslumbrantes que formaram esculturas naturais e transformaram o que poderiam ser simples praias em verdadeiros paraísos abençoados.
A paz e a tranquilidade impera na cidade, nas ruas de areia, nos restaurantes e pousadas rústicas e na recepção de um povoado hospitaleiro que vive com simplicidade em meio ao luxo e requinte das construções modernas que foram erguidas em resposta à tanta beleza. O contraste entre o peculiar e o urbano se denota nas caminhadas pela cidade que, apesar de ser litorânea e revelar traços rústicos de vila de pescador, não nega um toque de sofisticação que transborda nos design de lojinhas e hotéis.
Em meio à tanto conforto, é certo que o turista terá uma estada extremamente tranquila em qualquer pousada que se hospedar dentre as infinitas opções, seja de frente para as praias, seja na rua principal envolta de bares e lojas. Ao mesmo tempo, poderá vivenciar experiências gastronômicas únicas em bares e restaurantes que prezam pelos pratos clássicos, variados, nordestinos e exóticos com combinações de frutos do mar com frutas da terra, misturando o salgado com o doce. A degustação poderá ser feita com o pé na areia, do alto de uma sacada, sob a sombra de uma árvore ou em salões espaçosos, tudo irá depender do estilo de cada turista. Em Jeri o objetivo é agradar cada qual à sua maneira.
E a natureza faz à sua parte também para agradar aos visitantes. As dunas ao alto permitem divertidos passeios de quadriciclo, cavalo, bugue ou uma caminhada que exige disposição para escalar alturas de até 30 metros. É no alto dessa duna, a maior de Jeri, que se observa o mais belo pôr do sol do Ceará. Turistas e moradores (que não se cansam de apreciar a beleza) fazem prontidão e esperam ansiosamente o horário perfeito. Às 17h30 o espetáculo começa e não há como não se emocionar com o sol sendo engolido pelo mar. Outro ponto turístico que merece uma visita são as formações rochosas que ficam a meia hora da praia de Jericoacoara, lá se observa tanto a imensa pedra furada – que dá nome à atração - quanto algumas outras formações que lembram animais.
Outras atividades como passear de jangadas pelas lagoas calmas, observar praticantes de wind e kitesurfe ealizarem manobras radicais e se banhar nos mares transparentes são atrativos que tornam Jeri um dos pontos mais visitados por amantes da natureza. À noite duas opções se destacam: os pacatos podem passear pelas ruas, admirando o contraste do mar com a lua e visitar lojas de artesanato e restaurantes, já os animados podem curtir a intensa vida noturna nos bares de forró, reggae ou rock que se distribuem em cada recanto.
O que fazer em Jericoacoara
A natureza foi generosa com Jeri. É lá que se encontra o paraíso das dunas com tamanhos e cores diversificadas. Ali também se descobrem formações rochosas curiosas como a Pedra Furada, cartão postal e ponto de parada obrigatória para bater ao menos uma foto antes de partir.
E o que dizer da observação do sol se pondo no alto da Duna do Pôr do Sol? Estes são atrativos que permitem que o visitante retorne revigorado após tanta inspiração. As praias e lagoas do entorno contribuem para uma estada completa com banhos refrescantes. Os windsurfistas e kitesurfistas também têm espaço garantido nas águas entre os fortes ventos de Jeri.
Aproveite para realizar passeios variados de bugue, jangada, quadriciclo e o emocionante sandboard descendo lá do alto das dunas. Ao final do dia reserve um período para percorrer as ruas de Jeri e comprar sobremesas e artefatos artesanais. Se ainda sobrar disposição, estique à noite nos bares com música ao vivo.
Passeios
Jericoacoara é um verdadeiro paraíso na terra. A afirmação pode ser facilmente constatada em passeios ao ar livre: em trajetos de bugue, quadriciclo ou a pé por entre as formações de areia, apreciando o pôr do sol no alto da duna, permeando lagoas nas jangadas, caminhando pela orla na maré baixa, desbravando formações rochosas e ruínas e realizando turismo de aventura em práticas de surf, wind e kitesurfe.
Pedra Furada
Cartão postal de Jeri, esta pedra demonstra o poder da natureza. A portinhola formada ao centro da pedra permite a observação do pôr do sol entre junho e julho. Ao redor algumas outras formações rochosas interessantes podem ser encontradas como as que lembram jacarés e tartarugas. Fica a meia hora de caminhada a partir da praia de Jeri na maré baixa, na maré alta é preciso escalar as dunas.
Veja a galeria de Fotos Pedra Furada
Duna do Pôr do Sol
O entardecer é um dos atrativos mais bonitos de Jeri. Sua localização privilegia um sol gigante que fica ainda maior sobre as dunas, em especial à duna do Pôr do Sol com cerca de 30 metros, situada no trecho esquerdo da praia de Jericoacoara. Após às cinco e meia vários casais e curiosos aparecem para observar o fenômeno do sol mergulhando no mar. É uma experiência memorável, fique para observar a mudança de cores da duna que vai do branco ao vermelho.
Veja a galeria de Fotos Praia Jericoacoara
Ruínas de Tatajuba
Esta praia famosa por sua história, em que foi completamente soterrada pela areia e reconstruída do outro lado do rio, ainda reúne as ruínas do acontecimento. Ao redor se encontram coqueiras, dunas, enseadas calmas e a Lagoa Torta com águas esverdeadas. O trecho faz parte da Área de Proteção Ambiental e fica entre Jeri e Camocim.
Bugue até Jijoca
Meia hora de bugue é o suficiente para chegar a esta deliciosa lagoa de águas verdes. Aproveite o tempo para se dividir entre os dois lados, a Lagoa Azul e Paraíso. Uma mais tranquila e deserta, perfeita para passeios de jangada, a outra mais movimentada com kitesurfistas fazendo manobras radicais e restaurantes servindo pratos típicos.
Quadriciclo
Um divertido tour pode ser realizado com quadriciclos até as lagoas do Paraíso e Azul, com parada para contemplação e banhos. Siga para as ruínas de Tatajuba para fechar o tour com chave de ouro. Outro passeio repleto de aventura é o trajeto até a Lagoa do Cavalo Marinho, cruzando a Praia do Mangue. Reserve um dia para os passeios.
Artesanato
O artesanato marca presença em Jeri, fazendo jus à sua rusticidade. Além da decoração artesanal constantemente encontrada nos hotéis, pousadas e restaurantes, os produtos confeccionados por artesãos se destacam entre opções de presentes.
Lojinhas variadas que comercializam produtos de decoração, roupas e até utilitários se encontram pelas ruas de areia de Jeri. São bolsas, acessórios, esculturas em argila e cerâmica e luminárias produzidas à mão com fibras e folhas nativas. As casas de quituteiras na rua Principal também convida à compra das saborosas tortas de banana, tradição em Jeri.
Praias de Jericoacoara
Praias e Lagoas
As praias e lagoas que fazem parte das belezas naturais de Jeri se destacam em todo Ceará, talvez por isso seja ponto recorrente de visitantes que, chegam à cidade mesmo em condições adversas. O mar azul e as lagoas cristalinas permeadas por dunas realmente valem a pena e inspiram até os menos naturalistas.
Lagoa Azul
A lagoa é rústica e é ponto de parada de turistas que fazem o passeio de bugue. Ao redor, se dispõem barracas que se dedicam a servir saborosos petiscos a quem contempla as águas cristalinas de tons que se confundem entre o azul e verde.
Veja a galeria de Fotos Lagoa Azul - Jijoca
Lagoa do Paraíso
Esta lagoa é mais movimentada, com bares no entorno e restaurantes sofisticados com espaços para descanso. Na lagoa só se vê jangadas coloridas e pescadores. Alguns kitesurfistas aparecem também de vez em quando. Fica a meia hora de Jeri. Pode-se chegar por bugue ou jardineira.
Veja a galeria de Fotos Lagoa do Paraíso - Jijoca
Praia de Jericoacoara
Compõem o cenário desta bela praia: jangadas coloridas ao longe, lagoas que cruzam o mar e dunas de mais de 30 metros. De águas rasas, é tranquila e perfeita para banhos e para prática de windsurf. Alguns imensos coqueiros se colocam na orla.
Veja a galeria de Fotos Praia Jericoacoara
Praia Malhada
Bem próxima ao centro, esta praia abriga ondas fortes que atraem, em sua maioria, surfistas. Turistas passam por ali no caminho até Pedra Furada, um dos pontos turísticos de Jeri. Tem faixa de areia estreita.
Praia Mangue Seco
Extensa e sem pessoas ou barracas à vista, tem areias claras e macias. É ponto de parada de turistas que observam cavalos marinhos no Rio Camboa.
Praia Guriú
Abriga uma vila de pescadores e fica às margens do rio Guriú, que dá nome à praia. As dunas que compõem a orla lembram os desertos.
Vida Noturna de Jericoacoara
Após a exuberância do pôr do sol vista do alto da duna, é hora de curtir a noite em Jeri. De forró ao rock, Jericoacoara reúne estabelecimentos variados que satisfazem todos os gostos e estilos.
Enquanto os principais bares e casas noturnas não abrem, vale um esquenta nas barracas de praia ou se fartar nos restaurantes com comidas e drinks caprichados. Após a uma hora da manhã a festa realmente começa em bares e baladas com os clássicos forrós e reggae para os turistas mais animados ou um rock pesado para os alternativos.
Quando ir à Jericoacoara
Evite o período de chuvas de março a maio que atrapalham os passeios e idas à praia, e pioram as condições das estradas até Jeri.
Os praticantes de esportes náuticos e velejadores devem viajar entre julho e novembro, quando sopram ventos fortes na região.
Fora isso, o sol brilha forte em quase todo o ano, porém de 15 de junho a 15 de agosto um fenômeno resplandescente acontece: é o período exato em que o sol se encaixa perfeitamente na Pedra Furada ao se pôr.
Como Chegar em Jericoacoara
De avião:
O aeroporto mais movimentado é o de Fortaleza que recebe voos internacionais e de todas as capitais brasileiras. Porém, o mais próximo é o de Camocim. Algumas empresas de turismo operam voos de Fortaleza até Camocim em biomotores e de lá incluem o tranfer de bugue ou caminhonetes até Jericoacoara.
De carro:
A partir de Fortaleza é possível chegar até Jeri fazendo o percurso sentido Cumbuco na estrada CE-085 até chegar em Barrendo e depois seguindo BR-402 até Jijoca. As estradas costumam ser mal sinalizadas, leve um mapa. Chegando em Jijoca abandone o carro e siga de caminhonete ou bugue até Jeri que tem caminhos precários, impróprios para carros de passeio sem tração nas quatro rodas.
De ônibus:
A viação Redenção é a única que opera da capital até Jijoca, ponto mais próximo de Jeri. De lá é preciso percorrer mais sete horas até Jeri.
Informações Úteis de Jericoacoara
Distâncias: Jijoca de Jericocoara – 23 km / Camocim – 87 km / Itapipoca – 176 km / Parnaíba – 227 km / Fortaleza – 305 km.
Informações Turísticas – (88) 4888-3900
Aeroporto de Fortaleza – (85) 4377-1200
Rodoviária de Fortaleza – (85) 3256-1025
Terminal de Ônibus de Jericoacoara – (88) 3621-0211
Obs: não existem agências bancárias na vila.
Mais infos nos sites:www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br