Fortaleza
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Em pleno semi-árido, Fortaleza se diferencia pelo clima tropical e bons ventos que sopram na região. A paisagem mistura belezas naturais com nativos bem humorados e hospitaleiros. Mais do que cenários carregados de verde e com água abundante, a capital do Ceará revela espaços culturais interessantes que representa o seu legado histórico e as manifestações culturais que persistem até os dias atuais, como a influência indígena, portuguesa e africana existente no artesanato, nas tradições e inclusive na gastronomia. Exige-se ao menos uma semana para poder apreciar plenamente todas as praias, opções de lazer, vida noturna e atrativos culturais que transbordam.
A grande cidade onde moram mais de dois milhões de pessoas recebe turistas o ano todo, principalmente em períodos que acontecem a Fartal que arrasta foliões em um animado Carnaval fora de época em julho e o Ceará Music em outubro, quando apresentações de rock pesado bombardeiam a cidade com ícones nacionais e internacionais. Porém, qualquer estação é indicada para conhecer Fortaleza, pois ela está sempre preparada para dar às boas vindas aos visitantes com hospedagens luxuosas, pousadas charmosas e restaurantes com pratos deliciosos nordestinos como a moqueca, bobó, carne de sol, frutos do mar nas mais variadas formas e temperos e tapiocas de mais de cinquenta sabores.
Não há como não se apaixonar pela cidade. Ao mesmo tempo que transborda urbanização, infraestrutura invejada e modernização também contempla um estilo de vida pacato, típico ritmo litorâneo. Exemplos disso são a observação do pôr do sol todo final de tarde, as espreguiçadas nas praias que se dispõem na Avenida Beira-Mar como a Iracema, Meireles e Mucuripe, os passeios que exigem determinação até as praias mais longínquas do centro e intocadas com falésias e mar indicado para banhos, dentre muitos outros atrativos como a prática de esportes náuticos.
Já a correria do dia a dia, comum de cidades de grande porte se evidenciam à noite nos bares, danceterias e restaurantes que abrem suas portas assim que o sol se esconde. As programações costumam ir até o sol raiar. Aos finais de semana a pedida pode ser o Beach Park, um polo de parque aquático com incontáveis atrativos para a criançada. E também os passeios culturais no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na casa que pertenceu ao José Alencar, ao Museu do Maracatu e até o estádio Arena Castelão reformado para a Copa de 2014 no Brasil.
O que fazer em Fortaleza
Disposição e tempo. São estas as palavras-chaves para quem desembarca em Fortaleza. Os passeios animados começam nas praias do centro para caminhadas nos calçadões e se estendem até as praias do Leste e Oeste para banhos, passeios de bugues e prática do esquibunda. O cansaço de um dia agitado pode ser amenizado com os refrescos e os deliciosos quitutes das barracas que ficam dispostas em quase todas as praias de Fortal. Guarde energia para a noite, pois a vida noturna costuma ser intensa nos bares, casas noturnas e na praia do Futuro. Nos outros dias, programe seu roteiro para passeios mais leves e cults conhecendo construções antigas tombadas e outras que exibem modernidade. Antes de voltar pra casa visite os centros e mercados de artesanato.
Passeio Cultural
Para conhecer os atrativos culturais é preciso alugar um carrinho, apesar da maioria dos lugares estarem dispostos ao centro, alguns museus mais distantes exigem percursos mais longos como é o caso do Museu da Cachaça, no município vizinho; Casa de José Alencar em um bairro mais afastado e o Museu do Maracatu. Porém, é na região central que se concentra o Theatro José de Alencar, Museu do Ceará e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com traços modernos.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Este espaço tem uma arquitetura moderna surpreendente e abriga um complexo amplo com teatros, palcos para shows, cinema, galerias de arte com exposições temporárias, Memorial da Cultura Cearense com objetos da cultura popular e o Planetário. O local atrai inúmeros turistas apreciadores de arte e cultura desde à sua inauguração em 1998. Ao redor, o bairro foi completamente reestruturado e hoje conta com bares, restaurantes e boates. Fica na Rua Dragão do Mar, no bairro Iracema.
Theatro José de Alencar
Este clássico teatro é um colírio aos olhos. Logo na entrada a fachada com vitrais coloridos, traços de art noveau e estrutura metálica da Escócia impressionam. No interior, a beleza continua nos espaços que ainda preservam as mesmas características de outrora. Visite as frisas, camarotes, escadarias e o jardim de Burle Marx. As visitas são monitoradas. Fica na Rua Liberato Barroso, ao centro.
Catedral Metropolitana
Esta imensa Catedral com torres de até 75 metros de altura tem capacidade para receber até cinco mil pessoas. De estilo gótico, foi projetada por um arquiteto francês chamado George Maunier. O arquiteto usou de inspiração uma catedral na Alemanha. Foi construída em 1978. Fica na Praça da Sé.
Museu do Ceará
Este museu fica situado em um prédio datado de 1817 que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O museu abriga sete mil objetos da cultura popular, são vestimentas, fósseis, móveis, cordéis, artefatos do Padre Cícero (como chapéu, bengala e batina) e do Lampião, cangaceiro famoso no nordeste. De tempos em tempos eventos culturais acontecem no museu. As visitas são guiadas. Fica Rua São Paulo.
Casa José de Alencar
A antiga casa do escritor José de Alencar permanece preservada desde os tempos que o romancista viveu lá. A singela casinha é do século 19 e as mobílias dessa mesma época podem ser encontradas ali. No entorno um sítio com uma área verde extensa abriga um antigo engenho e o Museu Artur Ramos com objetos indígenas e do período da escravatura. Fica na Avenida Washington Soares, em Messejana.
Museu da Cachaça
O interessante museu não fica na capital, mas em Maranguape, ao lado de Fortaleza. Vale percorrer os 30 km para conhecer a história da cachaça, da família Telles fundadora da Ypióca (maior produtor mundial de água ardente). Neste casarão datado de 1856 se encontram fotos, documentos, garrafas antigas, espaços que lembram o processo de fabricação, um canavial e o gigante tonel de madeira que chega a preencher 374 mil litros da branquinha. Fica na estrada CE-065.
Museu do Maracatu
O significante folclore de Fortaleza se destaca no Museu do Maracatu. São peças de vestimenta, artefatos usados na senzala, instrumentos musicais e documentos que retratam a história dos personagens relacionados à essa importante manifestação cultural. Fica na Rua Rufino de Alencar.
Arena Castelão
Este enorme estádio, recentemente reformado para a Copa do Mundo de 2014, tem capacidade para 64 mil pessoas. Uma enorme estrutura com revestimento termoacústico translucido favorece o clima agradável do ambiente, evitando que o forte calor adentre no estádio. A estrutura conta com 62 pilares de 42 metros que sustentam o estádio. Foi o primeiro a ser restaurado dentre os outros doze para o campeonato e é o que obteve menor custo, tornando-se referência em sustentabilidade. Fica na Avenida Alberto Craveiro.
Artesanato cearense
Os elogiados trabalhos de renda de bilro e, principalmente, labirinto trazido pelos portugueses e de tradição árabe, podem ser encontrados no Centro de Turismo. Outros objetos interessantes em argila, madeira, couro e palha estão à venda no Mercado Central, CEART e a Feira Noturna. Não saia de Fortaleza de mãos abanando, são inúmeras opções de presentes e artefatos caprichados produzidos pelas mãos habilidosas de artesãos locais.
CEART
Artistas de todos os lugares do estado se reúnem neste centro expondo seus produtos com base em cerâmica colorida, madeira e palha. Fica na Avenida Santos Dumont.
Feira Noturna
Esta feira ao ar livre fica na Avenida Beira-mar, na praia de Meireles e abre todos os dias. Nas barracas estão expostos inúmeros produtos regionais como vestimentas, acessórios e utensílios.
Mercado Central
Este imenso mercado tem quatro andares recheados de quiosques, são cerca de 600 lojinhas que comercializam toalhas de renda, objetos de decoração e para casa, redes de praia, roupas de praia e castanhas-de-caju. Fica na Avenida Maestro Alberto Nepomuceno.
Centro de Turismo
Situado em um prédio tombado pelo IPHAN, antiga casa de detenção de 1850 a 1866. Até hoje resguarda a arquitetura colonial, portões de ferros oxidados e as celas que dão lugar às lojas. Aqui se concentram ótimas opções de presentes como cachaças artesanais, castanhas, garrafinhas com areia colorida colhidos das falésias e a renda de labirinto. Esta última exige dedicação por parte das rendeiras, pois o tecido que pode ser linho ou cambraia é esticado em uma superfície e desfeito em algumas partes, tecendo tramas geométricas que levam meses para serem finalizadas. O artesanato dá origem a toalhas de mesa, colchas e até vestidos. Os museus dos Minerais e Arte e Cultura Populares também ficam ali. Fica na Rua Senador Pompeu.
Praias de Fortaleza
As praias de Fortaleza são extensas, ao todo são 25 km de área de costa litorânea, algumas delas por si só tem 8 km de extensão que se dividem em barracas, calçadões, faixas largas de areias, quadras de esportes, dentre outros atrativos. Essas opções são o que mais atraem os visitantes, uma vez que os banhos na maior parte das praias não é indicado por conta da poluição como a praia do Meireles, Iracema e Mucuripe. A mais indicada para banho na capital é a estruturada Praia do Futuro e as belas praias ao norte, leste e oeste nas cidades vizinhas.
Iracema
O largo calçadão desta praia é uma dica e tanto para praticar corridas e caminhadas tendo como vista um mar de ondas fortes. Apesar de convidativo, as águas não são indicadas para banhos devido à poluição existente. Porém, a noite a praia torna-se reduto de jovens com a presença dos bares que abrem às portas para receber turistas e nativos. Dali é possível apreciar o pôr do sol da Ponte Metálica, também conhecida como Ponte dos Ingleses, que descortina uma bela paisagem litorânea.
Veja a galeria de Fotos Praia de Iracema
Meireles
É uma das praias mais familiares da capital. Isso se deve à ampla infraestrutura que a praia oferece, como calçadões para caminhadas, quadra de esportes, árvores na orla que proporcionam ótimas sombras, feira de artesanato e uma ampla gama de hotéis ao redor. Devido às formações rochosas e poluição, o mar é inapropriado para banhos. Um dos destaques desta praia é a gastronomia, pois inúmeras barracas ficam ali lado a lado. São privilegiadas por estarem próximo ao Mercado do Peixe então costumam preparar petiscos à base de pescados e frutos do mar a preços honestos.
Mucuripe
Apesar de urbanizada por estar na área central, esta praia parece mais aquelas situadas em vilarejo de pescadores, longe de tudo e todos. Essa sensação advém da paisagem composta por areia fofa, coqueiros, quadras de esportes e jangadas coloridas. Um porto ali situado reúne os veleiros que partem dali para passeios pela orla levando os turistas a cenários encantados. O Mercado do Peixe também fica ali próximo, portanto aproveite para apreciar os quitutes.
Praia do Futuro
Esta extensa praia ocupa 8 km de toda costa litorânea da capital e, recebe, milhões de turistas durante o ano. A preferência cearense se deve à praia ser perfeita para banhos, diferente de algumas outras poluídas no centro. Os calçadões reúnem mil e uma barracas para degustar a culinário local e também outros serviços como salão de beleza e lan house, tudo sem se afastar da praia. Chuveiros de água doce também ficam ali dispostos. A beleza natural fica por conta das dunas, ondas fortes e areia clara. O burburinho aumenta de quinta à noite quando acontecem shows de forró, discotecagens e apresentações humorísticas. Fica a 11 km do centro.
Veja a galeria de Fotos Praia do Futuro
Porto das Dunas
Dunas e lagoas ficam no entorno desta praia situada ao norte de Fortaleza. Lá fica uma excelente infraestrutura de hotéis, pousadas, condomínios residenciais e parques aquáticos. O mais famoso deles é o Beach Park, um parque que ocupa 700 metros da praia e conta com 17 atrativos, dentre eles piscinas, quadras esportivas e playground. É um dos melhores programas para quem está em família, pois reúne tudo em um único lugar.
Praia de Morro Branco
Perfeita para banhos, esta praia abriga falésias e dunas brancas que parecem ter saído de cartões postais ou cenas de novela. As barracas também são um dos principais atrativos. Fica distante da capital, a 80 km, no município de Beberibe.
Praia das Fontes
Em Beberibe, esta praia distante de Fortaleza vale a pena pelo conjunto de falésias coloridas, conjunto de lagoas doces, imensas dunas e fontes de água para banhos revigorantes.
Sabiaguara
Situada a 20 km de Fortaleza, no município de Icaraí de Amontoada, fica esta praia repleta de verde, coqueiros, águas tranquilas e areias macias. As barracas servem frequentemente ostras e caranguejos fresquinhos e bem temperados
Abreulândia
Quase chegando em Aquiraz, se encontra esta praia contornada por 8 km de dunas. O rio Pacoti cruza o mar, delimitando a divisa entre Fortaleza e Aquiraz. Fica a 24 km do centro.
Caça e Pesca
Um antigo clube de Caça e Pesca ficava aqui, daí explica-se o nome da praia. Fica perto da barra do Rio Cocó e abriga enseadas calmas e areias escuras. Fica a 15 km do centro.
Prainha
Situada a 40 km da capital, abriga um cenário praticamente intocado durante a semana e repletos aos finais de semana. As areias e dunas dispostas ao redor favorecem às caminhadas e a prática do esquibunda com mergulho na água, além dos passeios de bugue. Na maré baixa, as piscinas naturais que são formadas convidam a um banho relaxante. Ao redor barracas com petiscos saborosos e Centro de Rendeiras são os atrativos.
Cumbuco
A paisagem abriga coqueiros, dunas e lagoas deliciosas. É ideal para a prática de esportes náuticos devido aos bons ventos que sopram ali, como kite, surf paraglider e windsurfe. Além disso é propícia para passeios de jangadas, o divertido esquibunda e bugues que desembocam nas lagoas Paranamirim e do Banana. Esta última fica repleta aos finais de semana quando turistas se deslocam para fazer passeios de lancha, jet-ski, banana-boat, caiaque e pranchas de wind. O ecoturismo pode ser feito no morro da Barriga e Parque das Dunas. Inúmeras barracas ficam ali dispostas principalmente na Barra do Cauípe. O belo pôr do sol pode ser apreciado no rio Cauípe que ali corta. Situado a 30 km, em Caucaia.
Jacarecanga
Pertinho do centro, a praia apesar de não ser indicada para banhos abriga um kartódromo nos arredores que proporcionam momentos divertidos.
Pirambu
De mar calmo, é perfeito para observação da paisagem e momentos de contemplação, já que os banhos são impossibilitados por conta da poluição.
Goibaieras
A apenas 5 km do centro, esta praia reúne dunas e areias grossas escuras. Banhos são permitidos, exceto próximo à foz do Rio Ceará onde a poluição fica evidente.
Barra do Ceará
Assim como a maioria das praias de Fortaleza, esta aqui é imprópria para banhos. Entretanto, o atrativo fica por conta das ruínas do Forte de Nossa Senhora dos Prazeres que ali fica alocado, parte está soterrada pelas dunas. Recifes coloridos também se encontram em Barra do Ceará que fica a 8 km do centro.
Vida Noturna de Fortaleza
Vida Noturna
Fortaleza é famosa não só por seus atrativos culturais e praias, mas também pela vida boêmia que emana dos bares da região do Centro Antigo e Dragão do Mar que conta com inúmeras casas noturnas e restaurantes.
É no Centro Antigo e Dragão do Mar que se reúnem os turistas noctívagos, moradores boêmios e jovens animados. Ali se concentra a maior parte dos estabelecimentos gastronômicos e bares com música variada, porém, a prioridade ainda é o típico forró que atrai moradores dançantes. A Praia do Futuro não fica para trás com os petiscos e shows de humor que acontecem em dias específicos na semana.
Quando ir à Fortaleza
O sol costuma brilhar incessante na bela capital cearense, porém, nos meses de janeiro a julho (principalmente entre março e maio) chuvas esporádicas podem surgir. Isso porque, apesar da cidade ficar na região do semi-árido, a cidade é rodeada de serras que contribuem para a formação de chuva tropical. Por isso, se quiser evitar chuvas no final da tarde para aproveitar as praias da cidade, viaje de julho a dezembro, quando o sol é garantido.
Dois principais eventos chamam multidões durante o ano: o Fortal em julho, um famoso Carnaval fora de época em arena fechada, e o Ceará Music em outubro, um tradicional festival de rock que reúne uma infinidade de bandas internacionais e nacionais de renome e algumas recém-lançadas.
Como Chegar em Fortaleza
De avião:
Voos diretos saem das capitais e principais cidades brasileiras e pousam no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza.
De carro:
Do Piauí siga pela BR-343 e BR-222. Já do Maranhão a opção é percorrer a BR-135, BR-316 até Teresina, BR-343 e por fim BR-222. Do sul, sudeste e maior parte das capitais nordestinas siga pela rodovia BR-101 até Natal, depois BR-406, BR-304 e BR-116.
De ônibus:
As empresas São Geraldo, Itapemirim e Guanabara saem dos outros estados do país em direção à capital do Ceará.
Informações Úteis de Fortaleza
Distâncias: Natal – 552 km / Teresina – 626 km / João Pessoa – 704 km / Recife – 822 km / São Luís - 1055 km / Salvador – 1376 km.
Clima: de 23 a 38°
Secretaria de Turismo de Fortaleza – (85) 3101-4688
Informações turísticas – (85) 3105-2670 ou (85) 3105-1475
Postos de Informação – (85) 3105-1444
Centro de Turismo – (85) 3101-5508
Aeroporto Pinto Martins – (85) 3392-1200
Rodoviária Engenheiro João Tomé – (85) 3230-1111
Disque Táxi: (85) 3287-7222 / Rádio Táxi: (85) 3254-5744
Mais infos nos sites: http://www.fortaleza.ce.gov.br/ e http://www.ceara.gov.br/