Caponga
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Caponga, situada no município de Cascavel é envolta por recifes, mar calmo e bancos de areia e é considerado o principal núcleo de pesca da região. Dentre os passeios que podem ser apreciados no entorno está a Barra da Caponga formada pelo fluxo da maré e Barra Nova. Esta última fica na foz do Rio Choró e forma belas barrancas coberta de vegetação. Algumas praias como Águas Belas e Balbina oferecem uma tímida infraestrutura que atraem turistas. Pode-se realizar interessantes passeios de jangadas e de bugue por entre as dunas.
A região não é das mais visitadas e é justamente por isso que o local se torna atrativo para quem busca sossego e relaxamento. Tem extensão média e estreita faixa de areia e algumas casas de moradores de frente para as praias. Os bares do entorno são simples, mas que servem pratos saborosos e frescos a preços honestos. Na alta temporada, surfistas chegam em peso para aproveitar as boas ondas e os bons ventos que ali sopram.
A região se sustenta basicamente através do artesanato, comercializando produtos produzidos caprichosamente por artesãos locais a partir de renda de bilro, barro, palha, labirinto, cipó, areia colorida em garrafinha (típico souvenir cearense), bordados, madeira, cerâmica e muitos outros. O que vale na criação é a criatividade! A exposição desses belos produtos é feita aos sábados em uma grande feira livre. Aproveite para conhecer um cajueiro grande e desengonçado, que lembra o famoso cajueiro de Pirangi do Norte no Rio Grande do Norte.
O município conta com 62 mil habitantes e se destaca por abrigar o maior porto de pesca artesanal do estado. Jangadeiros de toda a costa se reúnem em julho para realizar uma divertida regata ecológica. Se passar por lá em agosto fique para curtir o Festival da Sardinha realizado todos os anos e principal evento da localidade.
Conheça também Fortaleza.
Informações Úteis da Caponga
Distâncias: Cascavel - 20 km / Fortaleza - 62 km
Mais infos no site: www.cascavel.ce.gov.br/