Beberibe
Nesta página, você vai encontrar:
Veja também:
Beberibe, rústica vila de pescador, é destino certo dos apaixonados por natureza preservada. As falésias multicoloridas em degradês de vermelho são os principais destaques das praias que permeiam a cidade. Mais do que isso, as dunas e águas límpidas que se assemelham a espelhos chamam a atenção e atraem visitantes na alta temporada. Excursões desembarcam na praia do Morro Branco, movimentada de barracas, hotéis e restaurantes e na Praia das Fontes também bem estruturada e que abriga um divertido parque aquático, destino certo para famílias. Inclusive, é na Praia do Morro que se encontram dois atrativos obrigatórios: O Monumento Nacional de Falésias, um parque que reúne um labirinto de falésias das mais diversas cores, formas e tamanhos formados pela erosão dos ventos e a comercialização do artesanato peculiar que inclui garrafinhas de areias coloridas, colchas e roupas de labirinto e utensílios de bilro.
Tours e passeios de bugues pelas dunas e praias que se afastam da movimentação e do centro são as melhores opções para quem busca cenários desertos e privativos. Siga para as praias do Diogo, Barra do Sacutinga, Ariós, Prainha do Canto Verde, Paraíso e Parajuru. Os passeios incluem paradas para banhos em lagoas. Os peculiares passeios de jangadas também são sugestões para quem busca passeios alternativos. Pescadores nativos e bem humorados pegam suas coloridas jangadas usadas para a tradicional pesca em alto mar e oferecem passeios turísticos em paisagens intocadas, que eles conhecem como ninguém diga-se de passagem. Mergulhos no Rio Choró e Uruaú estão entre as principais experiências. Arrisque alguns tours de lancha, jet-ski e caiaque nesses rios. Se tiver disposição, vale a pena escorregar de esquibunda das altas dunas direto nas bicas de água doce. Leve câmera para registrar as dunas de mais de 40 metros de variadas cores, a vegetação nativa que envolve a encosta litorânea e as aves nativas que cruzam o límpido céu azul.
O que fazer em Beberibe
Os finais de semana costumam ser animados em Beberibe, especialmente nas praias do Morro Branco e das Fontes. Excursões de várias cidades do Ceará e em especial de Fortaleza desembocam no solo paradisíaco de Beberibe. A maioria das pessoas se concentra nessas duas praias, pois ficam próximas às barracas, pousadas e restaurantes. Porém, se quiser paz e sossego existe uma vasta opções de praias mais afastadas tão belas quanto as populares e perfeitas para imersão. Além das praias, o artesanato local se destaca com seriografia, labirinto e bilro. Para passeios mais alternativos, vale o trajeto de bugues e jangadas pelos arredores.
Passeios
De que vale visitar uma rústica vila de pescadores e não realizar passeios típicos? Os percursos de bugue e jangadas já viraram tradição entre os turistas. Aproveite para avistar as imensas dunas, percorrer e se banhar em rios e conhecer a rica vegetação nativa de mangue. A Foz do Rio Choró e Rio do Uraú são destinos obrigatórios. Lembre-se também de conhecer o famoso Labirinto de Falésias na Praia do Morro.
Monumento Natural das Falésias
O parque nacional é cartão postal de Beberibe e revela uma paisagem que inclui trilhas entre fendas e falésias, causadas pela erosão dos ventos e das águas, que mudam de cor e forma a todo momento. Pode ser realizado com ou sem guias. Fica na Praia do Morro Branco. Ao redor existe uma excelente estrutura de hotéis e restaurantes.
Passeio de bugue
Os mais de 180 bugues credenciados em Beberibe permitem ao turista passeios inesquecíveis. É a melhor forma para percorrer os principais pontos turísticos e belezas naturais sem perder nada. Os passeios são variados de acordo com a preferência de cada turista, mas as opções são basicamente: o Labirinto de Falésias e Lagoa do Uraú, os passeios entre rios e dunas das praias da Barra Nova e Águas Belas ou até Canoa Quebrada.
Foz do Rio Choró
A foz desse rio faz limite com a cidade de Cascavel. Se destaca pela vegetação de mangue e o incrível encontro do rio com o mar. Através de uma balsa rústica é possível vivenciar uma experiência única entra lagoas de água doce, vegetação nativa e dunas de até 45 metros de altura. Com sorte também se observa garças brancas cruzando o céu.
Parque Aquático
Situado na Praia das Fontes, o local privilegiado contribui para o sucesso do parque aquático que funciona dentro do Hotel Parque das Fontes. É uma ótima opção para famílias com crianças, onde é possível desfrutar das toboáguas, rampas e piscinas com ondas.
Lagoa do Uruaú
A parada na Lagoa do Uruaú é praticamente obrigatória para mergulhadores e praticantes de esportes náuticos. O mergulho pode ser realizado no canal e naufrágios dos navios Siqueira Campos e Remédios. É a maior lagoa do Ceará, com 18 km de extensão envolta por dunas. Passeios de jet-ski, lancha e esqui aquático podem ser praticados. Pesca nativa também é realizada por moradores locais, assim como o esquibunda marca presença entre as atividades praticadas por turistas.
Tour de jangada
Em quase todas as praias é comum ver as rústicas jangadas coloridas de pescadores da aldeia compondo o visual. Os turistas que visitam a Praia do Morro Branco e das Fontes ficam tentados a realizar passeios nessas peculiares embarcações. Se estiver disposto embarque junto de pescadores nas jangadas e desbrave novos cenários com direito à banho em lagoas.
Artesanato
Além das belezas das praias, o artesanato também surpreende pela minuciosidade e capricho das produções. Artesãos criam utensílios, vestuários e suvenires diversos. Através do uso de areias coloridas, búzios, algodão, pedras, couro, palha, madeira e barro surgem peças rústicas de muito bom gosto.
Dentre as inúmeras opções de produtos artesanais se destacam: a seriografia em que as areias coloridas colhidas de falésias são misturadas com tinta e areia de praia e enfeitam garrafinhas de vidros caprichosamente elaboradas pela criatividade dos artesãos; artesanato de labirinto com artesãs focadas em imensas telas que dão origem a toalhas de mesa, roupas e bandejas e a renda de bilro que é realizada sobre uma almofada dura e com rendas entrelaçadas pelas mãos habilidosas das rendeiras. Fica na Associação dos Artesãos do Morro Branco, na Rua Luiz Gama.
Praias de Beberibe
Falésias coloridas, dunas imensas, recifes na encosta, águas claras do mar rodeada por riachos e bicas de água doce, coqueiros e vegetação nativa fazem parte dos cenários das principais praias de Beberibe. Cada qual resguarda um detalhe que se diferencia da outra. As únicas mais visitadas são a Praia do Morro Branco e das Fontes, já as outras são praticamente desertas.
Praia de Morro Branco
Mais visitada dentre as outras, abriga falésias coloridas, recifes e dunas. Nesta praia fica um centro de comercialização de artesanato, destaque para as garrafinhas de areia de diversas tonalidades.
Veja a galeria de Fotos Praia de Morro Branco
Praia Gamboa
A praia é envolta por salinas e costuma ser calma, uma vez que os turistas se concentram nas praias mais populares.
Praia Parajuru
As barracas no entorno dessa praia atraem alguns visitantes. Possui lagoas e riachos temporários ideais para banhos e vegetação de mangue. O Rio Pitangi cruza a praia favorecendo à pesca.
Praia Paraíso
Mais afastada, a praia está sempre deserta, o que a torna um verdadeiro paraíso com dunas e lagoas
Praia do Canto Verde
A pacata vila de pescadores se estende pela praia do Canto Verde que permanece preservada. Pouco explorada, é sede do Fórum dos Pescadores do Litoral Leste.
Praia Ariós
O acesso de bugue permite à chegada a esta vila de pescadores rodeada por dunas e águas mansas.
Praia Barra de Sucatinga
Esta praia deserta, no meio do nada e repleta de dunas brancas, falésias multicoloridas mar verde foi cenário do programa global “No Limite” no ano 2000. Um mirante ao alto permite a vista da Lagoa de Sucatinga em meio às dunas.
Veja a galeria de Fotos Praia Barra de Sucatinga
Praia Marambaia
Também chamada de Uruaú, é parada de passeio de bugue e é rodeada por barracas, lagoa de água doce e dunas. É perfeita para a prática de mergulho no canal e nos navios naufragados.
Praia do Diogo
As dunas, falésias e trechos de riachos de água doce se destacam nessa praia pouco frequentada.
Veja a galeria de Fotos Praia do Diogo
Praia das Fontes
Com bicas de água doce que jorram das pedras à beira-mar é ponto de passeio de famílias por contemplar águas calmas, gruta, labirintos, areias coloridas, morros, jangadas e falésias. Hotéis e resorts ficam ali próximos.
Veja a galeria de Fotos Praia das Fontes
Quando ir a Beberibe
Em Beberibe faz calor a maior parte do ano, principalmente nos meses de setembro a março, quando o tempo é estável e seco.
De março a maio costuma chover com frequência.
Como Chegar em Beberibe
De avião:
O aeroporto Pinto Martins em Fortaleza é referência para pousos e decolagens. De lá siga de ônibus ou carro até Beberibe.
De carro:
De Fortaleza siga pela CE-040 por cerca de 45 minutos até chegar a Beberibe. A estrada está em perfeitas condições para tráfego. Outra opção é seguir pela BR-116.
De ônibus:
A empresa São Benedito realiza o percurso da capital até Beberibe via Aquiraz com vários horários ao longo do dia. O percurso dura duas horas e a passagem custa menos de R$ 10.
Informações Úteis de Beberibe
Distância: Aquiraz – 57 km / Aracati – 72 km / Fortaleza – 88 km / Quixadá – 158 km / Mossoró – 163 km.
Secretaria de Turismo e Cultura – (85) 3338-2333
Prefeitura Municipal de Beberibe – (85) 3338-2010 / 1885 / 1234
Mais informações nos sites:www.beberibe.ce.gov.br