PRAIA MOLE (FLORIANÓPOLIS): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer
Está sonhando com dias de praia, areias fofas, sol e calor? E de preferência deseja passar esses dias em Florianópolis? Então você precisa conhecer a Praia Mole!
A Praia Mole fica a cerca de 15 quilômetros do centro de Florianópolis é muito procurada por jovens que garantem a agitação do local durante quase o ano inteiro.
As águas agitadas e as areias fofas da Praia do Mole irão te conquistar e te ajudar a esquecer os problemas e relaxar durante sua estadia!
Para você curtir tudo o que essa bela praia oferece, fizemos esse post com muitas dicas! Confira a seguir!
Como Chegar à Praia Mole
Após passar a ponte que faz ligação do continente com a ilha, você deverá virar à direita e entrar na Avenida Beira Mar por onde irá seguir reto, de acordo com as placas que indicam praias do Leste.
Você deverá seguir na Rodovia Admar Gonzaga e subir o Morro da Lagoa, continue reto na Avenida das Rendeiras na Lagoa da Conceição e vire à esquerda a poucos quilômetros da subida você irá avistar a Praia Mole que conta com uma estátua de um surfista.
De Onde Vem o Nome da Praia?
Uma das curiosidades sobre a Praia do Mole é o seu próprio nome, que foi batizado por pescadores locais devido a consistência de sua areia.
A areia fina se move quando é pisada, permitindo que a pessoa afunde o pé cerca de 5 a 10 centímetros enquanto caminha, isso constitui um chão quase movediço e que exige da musculatura da perna nas caminhadas, por isso, os pescadores apelidaram a praia de “mole”.
Curtiu? Veja também o Guia Completo de Florianópolis e descubra por que ela é chamada de Ilha da Magia
O Que Fazer na Praia Mole
Para se divertir na Praia do Mole não faltam opções, na verdade até se torna difícil escolher o que fazer na região, que é frequentada por pessoas que apreciam principalmente a prática de esportes e aproveitam a estrutura da praia para se aventurar. Selecionamos algumas atividades imperdíveis, confira as dicas:
1. Aprender a Surfar
Devido as características do mar da Praia Mole, é fácil encontrar escolinhas de surfe na região!
As ondas largas e altas atraem surfistas para aproveitarem o mar, e os que se encantam com a prática já podem iniciar as aulas ali mesmo com profissionais das escolas que ficam abertas o ano inteiro.
Algumas pessoas apaixonadas pelo esporte aproveitam para sentar na areia e admirar as belas ondas que os surfistas pegam.
Além do surf, bodyboard, kitesurf e windsurf também são esportes constantes nas águas da Praia Mole. É só escolher sua onda!
2. Andar de Skate
Todas as tribos jovens se encontram na Praia do Mole! Inclusive os skatistas que aproveitam a estrutura do half 32 localizado na praia para fazerem manobras espetaculares.
Caso você queira aprender ou apenas apreciar, vale a pena dar uma conferida – muita gente famosa desse esporte passa por lá!
Quer ver as belezas de Florianópolis de outros ângulos? Faça um tour virtual em 360°!
3. Fazer uma Caminhada
Aos adeptos da boa forma, garanto que uma caminhada de 10 minutos na Praia do Mole vale por vários minutos de caminhada na esteira!
Caminhar nas areias fofas no final da tarde além de ser um exercício ótimo para tornear o corpo, garante uma vista extremamente linda do entardecer!
4. Fazer Trilha até a Praia da Galheta
Os apaixonados pela natureza irão se encantar com os cenários da trilha até a Praia de Galheta. O trajeto se dá pelo lado esquerdo da praia Mole, logo após um bar.
O percurso da trilha não leva mais que 15 minutos, a Praia da Galheta é de nudismo opcional, portanto, é bom saber antes de se aventurar na trilha.
O local é bem mais calmo que a badalada Praia do Mole e é extremamente preservado, na alta estação é possível contar com a estrutura de uma ou duas barracas que ficam na praia, mas nas outras épocas do ano é bom levar água e lanche para não ficar com fome.
Você está conferindo tudo sobre a PRAIA MOLE (FLORIANÓPOLIS): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!
5. Visitar o Mirante da Praia do Mole
Localizado na Avenida Jornalista Manoel de Menezes, número 1747, o mirante é conhecido como Mirante do Mole, e de lá se obtém vista da Lagoa da Conceição, das dunas da Joaquina, da praia do Moçambique e parte da Barra da Lagoa.
Para aproveitar ainda mais os encantos do mirante, você pode contar com o apoio de binóculos que estão disponíveis para aluguel no local ou levar o seu próprio equipamento.
Na região você também encontra lojinhas de lembrancinhas e cafeterias, a dica é curtir o mirante no final do dia, quando o sol se põe por trás das dunas formando um belo espetáculo natural.
6. Acompanhar Festivais Musicais
Um dos motivos que faz com que a Praia do Mole atraia tantos jovens são os festivais musicais que acontecem na região.
Por isso, vale a pena antes de programar alguma viagem verificar a agenda cultural local, para aproveitar e curtir boa música durante sua estadia, e caso você não goste do movimento causado por esses festivais poderá evitar a viagem durante o período das festas.
7. Saltar de Parapente
Os mais radicais não perdem a oportunidade de saltar de parapente na Praia do Mole! A beleza do visual durante o salto é realmente um espetáculo à parte.
Os que já praticam o parapente podem levar seu próprio equipamento, e os aventureiros de primeira viagem costumam alugar com a equipe local, que oferece aulas, instruções e saltos em conjunto.
Onde Comer
A Praia do Mole conta com poucos quiosques à beira mar, mas esses poucos locais garantem a agitação durante o verão! Normalmente nessa época do ano os bares e quiosques contam com DJ’s e bandas com música ao vivo, garantindo festa o dia inteiro.
É o caso do famoso Bar do Deca, que é muito frequentado por jovens em busca de petiscos e drinques, enquanto curtem o som ao vivo.
Para os que preferem um pouco menos de agitação na hora das principais refeições, o ideal é procurar os restaurantes dos hotéis e pousadas.
Onde Ficar
A Praia do Mole é bastante disputada no verão, então a dica para quem quer passar essa época do ano na região é reservar a hospedagem com bastante antecedência.
O forte em hospedagem na praia são os hostels, muito procurados pelos jovens que querem curtir a alta estação gastando pouco e ainda aproveitando para fazer novos amigos.
As pousadas e hotéis da praia costumam ter 100% de lotação durante o verão, o que faz com que muitos turistas procurem se hospedar nas redondezas, principalmente na Lagoa da Conceição e em Barra da Lagoa, que são muito próximas a Praia do Mole e contam com mais opções de hotéis e pousadas.
Hospedar-se nas redondezas se torna uma ótima opção para quem está de carro, que inclusive aproveita para economizar um pouco na hospedagem e ainda conhecer melhor as praias de Florianópolis!
Para as famílias maiores, os moradores da Praia do Mole costumam alugar suas residências inteiramente mobiliadas durante a alta estação, o que se torna uma opção mais econômica dependendo do número de pessoas a se hospedar, mas é preciso ter cuidado ao fechar esse tipo de contrato!
***
Tenho certeza que após conhecer um pouco melhor os encantos da Praia do Mole você está com ainda mais vontade de passar suas férias na região! Se é o seu caso, esperamos que as dicas ajudem você a aproveitar ainda mais a praia e se divertir ao máximo durante sua estadia.
Não esqueça de levar muitas roupas de banho, protetor solar e câmera para registrar as belezas da região! A diversão na Praia do Mole já está garantida e você vai adorar cada segundo de suas férias de verão por aqui!
Links relacionados
- FLORIANÓPOLIS COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir o que fazer
- LAGOA DA CONCEIÇÃO: dia e noite opções de lazer em Florianópolis
- JURERÊ INTERNACIONAL (SC): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer
- RÉVEILLON NA ILHA DA MAGIA: ano novo em Florianópolis
- PRAIA GUARDA DO EMBAÚ (SC): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer