PRAIA BRAVA (Florianópolis): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer
Com 170 km de litoral e mais de 40 praias – que alguns dizem ser mais de 100 – Florianópolis possui atrações para todos e a Praia Brava é um dos cantinhos mais disputados da Ilha da Magia.
Com tantas belezas e alternativas, turistas dos mais diversos gostos chegam ao arquipélago ano após ano, e vindo dos mais distantes cantos do mundo. Entre natureza preservada e vida noturna agitada, os jovens e esportistas se destacam na capital de Santa Catarina, e há uma praia que se tornou favorita dessa tribo ao longo das últimas décadas.
Localizada na badalada costa norte da Ilha da Magia e próxima a outras vizinhas de muita fama (como Jurerê Internacional e Daniela), a Praia Brava é point de surfistas e jovens em busca de muito agito e diversão.
O cenário é lindo, com mar de boas ondas e música rolando solta na areia, como se fosse uma das festas praianas dos filmes americanos. Principalmente no verão, é claro, quando a cidade ferve e fica muito mais cheia do que em outras épocas do ano, que podem ser bem frias no sul do Brasil.
Embora o ambiente seja mais propício e dominado pelo surfe e pelas festas, ainda há muitas famílias visitando a Brava. Tudo por conta de sua beleza incrível e da comunidade local, que é bastante ativa nos cuidados ao bairro, e o torna bastante seguro e tranquilo.
Veja então tudo sobre a Praia Brava, como chegar, suas atrações e planeje sua temporada por lá!
Como chegar a Praia Brava em Florianópolis
Para chegar na Praia Brava a partir do Aeroporto Internacional Hercílio Luz é simples. São cerca de 40 km de distância dentro da ilha, percorridos quase em sua totalidade pelas rodovias estaduais internas SC 405 e SC 401. Depois, já na costa norte, as avenidas Luiz Boiteux Piazza e Epitácio Bittencourt completam o trajeto.
Confira o Guia Completo de Florianópolis e não se perca por lá!
Há também ônibus saindo do terminal do aeroporto que levam até a Rodoviária. De lá, alguns metros está o Terminal Central de ônibus urbano, onde é possível tomar outra condução até a Praia Brava.
Para quem vem dirigindo de fora de Floripa, chegar na Ilha da Magia também é fácil. A BR 101 leva até a entrada pela Ponte Pedro Ivo Campos. A partir do momento em que entrar na ilha, a Beira Mar Norte leva até a SC 401 para seguir rumo ao norte e chegar na Praia Brava da mesma maneira explicada acima.
Onde ficar em Florianópolis
Na Praia Brava em si, por ser um bairro pequeno, não há muitas opções de hospedagem.
O Praia Brava Hotel fica quase de frente do mar e tem diárias bastante acessíveis. Bem pertinho, mas já na praia vizinha de Ponta das Canas, há o Hotel Costa Norte e o Hotel Canto da Ilha como boas alternativas – além da Pousada Encantos da Ilha.
Em outras praias próximas, como Ingleses e Cachoeira do Bom Jesus, o leque se torna maior, com muitos hotéis e pousadas.
Na Brava, uma bela pedida é alugar apartamento, já que a região é bastante residencial e muitos estão oferecidos em sites especializados para a temporada.
O que fazer na Praia Brava e arredores
Ah, atrações e atividades não faltam na Praia Brava e nem em seus arredores. Confira aí!
Música, sol e mar na orla
Com ótima estrutura, aproveitar a praia em si na Brava é o melhor a fazer.
Não faltam opções de quiosques e bares, sempre com muita música, para animar o dia durante o verão. Há ainda eventos com DJ’s e ainda mais animação na alta temporada, então prepare o ânimo para curtir muito.
O cenário belíssimo da região ajuda a perder a conta do tempo por lá, e sempre parece que o dia passa rápido demais.
Na água, surfistas dominam a cena de ondas fortes e propícias ao esporte – então se você é praticante, vai se dar bem.
Por sua extensão relativamente curta (cerca de 1,5 km) é bastante agradável ainda para caminhadas. As famílias com crianças marcam presença, mesmo que o mar não seja adequado, por conta do enorme espaço para os pequenos brincarem, já que em alguns pontos chega a 100 metros entre a orla e a água.
E é preciso cuidado para entrar na água, principalmente com crianças, já que o mar é mesmo agitado, mas há sempre salvas-vidas presentes para qualquer eventualidade.
Mirante e parapente
Quer uma emoção a mais durante as férias na Praia Brava? A estrada que dá acesso a ela, a Avenida Epitácio Bittencourt, sobe e desce um morro para chegar no local, e lá de cima é possível pular de parapente para ver do alto toda a beleza do litoral norte de Floripa.
Há escolas especializada em voos duplos e, definitivamente, é uma experiência incomparável.
Aos menos aventureiros, do alto do morro também há um mirante com linda vista panorâmica para a região, e um restaurante também para os comes e bebes caso preciso.
De uma forma ou de outra, é sempre legal ver a Brava por outro ângulo antes de descer até a areia quando estiver chegando.
Você está conferindo tudo sobre a PRAIA BRAVA (Florianópolis): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!
Lagoinha do Norte
Não dá para passar as férias na Brava e não visitar algumas das praias vizinhas.
Lagoinha do Norte, por exemplo, fica logo acima e, como diz o nome, bem na ponta mais norte da ilha. E é um ponto mais isolado e rústico, sem tanto comércio de rua ou ambulantes na areia. No verão, naturalmente, a praia fica mais cheia, mas no resto do ano é sinônimo de sossego e paz total.
Com faixa de areia pequena, de menos de 1 km, e mar calminho, é ideal para famílias em busca de tranquilidade. Dá para mergulhar sem medo e curtir a água deliciosa do litoral norte.
A Praia de Lagoinha do Norte é um verdadeiro oásis de relaxamento em meio a toda a badalação da costa norte de Floripa, que costuma ter praias lotadas e com música na alta temporada. Fica a menos de 3 km da Brava e vale sua visita!
Ponta das Canas
Outra praia bem pertinho que merece a visita é a de Ponta das Canas. O local está a 4 km da Praia Brava e conta com a sua própria faixa de areia de cerca de 1 km de extensão.
Ela guarda uma mistura interessante, com boa estrutura de hospedagem e comércio ao mesmo tempo do clima de vila de pescadores do interior.
Com mar também calmo, é outro ponto ideal para levar as crianças para brincar. Ou, no caso, para qualquer um que busque fugir do agito do litoral norte e ter um pouco de paz.
A paisagem é bonita e simples, perfeita para curtir o dia em um ambiente bastante agradável.
As trilhas das “Pontas”
A região ao redor da Praia Brava é cheia de “pontas”. São lugares onde é possível chegar de trilha e apreciar a paisagem e o mar. Em alguns casos, há a prática de esportes, como alpinismo e rapel.
No norte, lado a lado, estão a Ponta da Bota e a Ponta do Rapa e são paredões de pedra favoritos dos alpinistas locais. A trilha por essas pontas leva da Lagoinha do Norte até a Brava e é possível parar em mirantes naturais para curtir a vista.
A noroeste fica a Ponta da Laje, do outro lado da Lagoinha, também com trilha própria que vai até Ponta das Canas.
E ao sul da Brava, a Ponta da Feiticeira liga esta até a Praia dos Ingleses com bela vista para o oceano. É bom se informar nos locais quanto aos níveis de dificuldade para ir a elas.
Para quem gosta de natureza e aventura, a Praia Brava e arredores é o lugar ideal!
***
Agora que você já sabe tudo sobre a Praia Brava em Florianópolis, viu fotos e leu dicas, chegou a hora de programar sua viagem a capital de Santa Catarina! Vamos lá?