LAGOA AZUL (JERICOACOARA): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer
Quer conhecer o paraíso chamado de Lagoa Azul em Jericoacoara, no Ceará? Então veja dicas a seguir de tudo o que você precisa saber, confira fotos e o que fazer e planeje sua viagem!
Sombra e água fresca, deitado em uma rede apreciando as águas e o dia passar. Parece a descrição do dia de relaxamento perfeito?
Se você está pensando em passar suas férias em Jericoacoara, é exatamente o que você irá encontrar na Lagoa Azul, que é cartão postal da região e point de turistas em busca de relaxar deitado na rede em meio as águas da lagoa.
De acesso fácil, clima rústico e encantador, você irá se apaixonar pela Lagoa Azul e não terá pressa alguma para voltar para casa!
Então, confira nossas dicas para curtir ao máximo sua viagem para a região!
Como chegar na Lagoa Azul
A região da Lagoa Azul fica em Jijoca, onde está Jericoacora, e está a cerca de 305 quilômetros da capital Fortaleza.
Para ter acesso a lagoa é preciso contar com um veículo de tração nas 4 rodas. Caso esteja de carro apropriado, pode seguir até aqui pela CE-085 ou pela BR-222, passando também pela BR-042. Nesse trajeto você pode aproveitar para conhecer outras praias como: Icaraí e Pecém.
De ônibus, basta optar por um que sai da Rodoviária de Fortaleza, em direção à Jijoca de Jericoacoara. E ao chegar na região você irá pegar uma jardineira para te levar até a lagoa.
Caso você prefira, também poderá encontrar o passeio para Lagoa Azul sendo oferecido por agências de turismo na Avenida Beira Mar na capital, ou mesmo em Jijoca.
Quer se hospedar lá? Confira os melhores hotéis e pousadas em Jericoacoara
O que fazer na região da Lagoa Azul
Além de desfrutar da beleza natural da Lagoa Azul, e curtir o dia apenas relaxando nas barracas ou nas redes que ficam próximas às águas, você pode curtir outras programações na região.
Passeio de Bugue
Para os que não estão hospedados em Jericoacoara e querem conhecer rapidamente a região, uma excelente opção é fazendo passeio de bugue com um profissional autorizado.
O passeio costuma levar o turista até a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso (veja fotos aqui), com paradas para banho e curtir o visual. O roteiro ainda pode incluir parada na Pedra Furada, visita as dunas da Barrinha e as praias do Riacho Doce e do Preá.
Caiaque e SUP na Lagoa
Outra forma de se divertir é alugando equipamentos de caiaque para passear pelas águas da lagoa, ou os que preferirem também podem praticar Stand Up Paddle nas águas cristalinas e quentinhas.
Os equipamentos podem ser alugados nas barracas ou pontos de serviço na areia, por hora, ou pelo dia todo, basta combinar.
Passear de Quadriciclo
Nada como curtir toda a beleza da região com a brisa do final da tarde batendo no rosto, em um passeio de quadriciclo pelas areias claras. Caso tenha oportunidade, alugue um desses equipamentos para curtir um pouco mais as belezas da região de Jijoca! É sensacional!
Passeio de Jangada ou de Barco
Uma das formas mais gostosas de curtir a lagoa azul é fazendo o passeio de jangada! O visual em meio a água azul da lagoa é extremamente encantador, e se você estiver fazendo uma viagem romântica, vale ainda mais a pena!
A jangada para em um ponto da Lagoa onde se formam bancos de areia para que os turistas possam se banhar com água pela cintura em meio a imensidão azul, tornando o passeio ainda mais encantador.
Os mais aventureiros se divertem com o “esquibóia” – uma espécie de prancha que é colocada nas águas enquanto a jangada a puxa e o turista pode se divertir nas águas. Vale a pena experimentar!
Conhecer a Lagoa do Paraíso
Muitas vezes os turistas se hospedam em Fortaleza e não fecham pacotes para conhecer a região, e acabam deixando de conhecer alguns lugares muito interessantes, não cometa esse erro!
Mesmo que você vá sem a presença de um guia, vale muito a pena esticar seus passeios para conhecer as belezas da Lagoa do Paraíso também! Você perceberá que o nome do lugar faz jus a sua beleza!
Os passeios tradicionais já passam pelas duas lagoas, mas o ideal mesmo é curtir cada dia em uma, não é?
Você está conferindo dicas da LAGOA AZUL (JERICOACOARA): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!
Pôr do Sol e Curtir a Noite em Jeri
Se após o dia inteiro curtindo a lagoa ainda sobrar energia, vale a pena curtir o pôr do sol nas dunas no canto esquerdo da praia de Jericoacoara! O sol parece mergulhar nas águas do mar por volta das 17h30min. E o evento reúne diversos turistas no alto da Duna Pôr do Sul desejando apreciar esse show de beleza natural.
E para quem não abre mão de um pouco de agitação noturna, vale muito a pena curtir a noite em Jeri!
Os ritmos são forrós, sambinhas ou bares com música ao vivo, que costumam terminar por volta das duas da manhã. Entre as opções, Forró da Dona Amélia, que acontece as quartas e sábados; e o Maloka (Rua da Igreja), às quintas.
Na rua principal também ficam várias barraquinhas com caipirinhas e drinques que abastecem a noite dos turistas e nativos.
Mergulho
Os apaixonados por mergulho não podem perder a oportunidade de se encantar e curtir um mergulho de snorkel na Lagoa Azul!
Dependendo das condições climáticas a água fica extremamente cristalina e perfeita para mergulhar e aproveitar toda a beleza local sob uma perspectiva diferente, além de apreciar os peixinhos coloridos que nadam na região.
Curtir o Dia com as Crianças
As águas de profundo tom azul são também extremamente calmas, e se tornam uma boa opção para curtir o dia com os filhos e ainda ensiná-los a dar as primeiras braçadas na água! Vocês poderão se divertir com tranquilidade.
O local também é ótimo para ensinar a todos sobre preservação ambiental. Atualmente a lagoa faz parte de uma área de preservação e os turistas quase sempre são alertados sobre a importância de preservar a natureza local pelos moradores da região.
Experimentar Comidas Típicas
A lagoa conta com boas opções de bares e restaurantes que servem petiscos e refeições, além de refrescantes drinques. E vale muito a pena experimentar as comidinhas típicas da região, os frutos do mar e peixes principalmente.
Onde Comer na Lagoa Azul?
Se você pretende curtir o dia na lagoa, não precisa se preocupar em levar lanches ou bebidas! A estrutura local é bastante completa com quiosques que oferecem petiscos, água, drinques e refeições.
Você pode se sentar em um dos guarda-sóis e aproveitar o dia tranquilamente. Algumas das barracas oferecem até opções de diversão para crianças como pula-pula, para entreter os pequenos e relaxar os pais.
Confira também Roteiro Completo de 3, 5 e 7 dias por Jericoacoara e região
Onde se Hospedar
Tudo depende do que você está procurando na sua viagem! Se você estiver em busca de curtir um pouco da agitação noturna, provavelmente você preferirá ficar em Jericoacoara e curtir a Lagoa Azul durante o dia com sossego.
Outros turistas querem só curtir um dia e ficar em Fortaleza, aproveitando também as atrações e passeios da capital.
Mas, recomendamos ficar em Jeri, pois a viagem bate e volta é cansativa (afinal são 300km) e você poderá não aproveitar tanto quando gostaria.
Em Jericoacoara há vários hotéis, pousadas e hostels bem aconchegantes. Em estilo rústico, são ideais para aproveitar para relaxar em um ambiente mais tranquilo.
***
Agora que você já sabe como chegar a esse pedaço de paraíso, que tal programar suas férias ou um feriadão para se encantar com as belezas da Lagoa Azul?
O local oferece aos seus visitantes a sensação de que o tempo parou e não existe nada mais urgente que curtir o dia, cada um a seu estilo!
Então não se esqueça do protetor solar, roupas de banho e chinelo! Aproveite seu dia na região curtindo ao máximo os encantos de Jericoacoara!