Tudo sobre a ROTA ROMÂNTICA NA SERRA GAÚCHA
Está querendo passear por uma rota romântica na Serra Gaúcha? O percurso é encantador e muito propício para um passeio a dois! Confira todas as dicas para que sua viagem seja perfeitamente romântica.
Veja 10 motivos para você visitar a Serra Gaúcha nas próximas férias!
A rota romântica na serra gaúcha passa por 14 cidades que contam com diversas atrações para garantir a você e seu par todo o clima romântico que vocês desejam ter durante sua viagem! Cada um dos municípios reserva belezas e peculiaridades que devem ser conhecidos de pertinho, continue lendo e confira as dicas!
Municípios da Rota Romântica
Para quem deseja passear de carro por toda a rota romântica vale saber que o percurso é bem sinalizado e os mapas facilitam a ida de um município ao outro, serão 14 locais a serem visitados, entre eles:
- São Leopoldo
- Novo Hamburgo
- Estância Velha
- Ivoti
- Dois Irmãos
- Morro Reuter
- Santa Maria do Herval
- Presidente Lucena
- Linha Nova
- Picada Café
- Nova Petrópolis
- Gramado
- Canela
- São Francisco de Paula
São cerca de 350 quilômetros que fazem a ligação entre a capital e a região serrana e todo o caminho é encantador! No percurso se pode observar a beleza das hortênsias que já encanta os apaixonados e é flor símbolo da região.
Para pegar a rota romântica você deverá BR 116 a cerca de 40 quilômetros de Porto Alegre, e seguir as placas e mapas pelo caminho que indicam diferentes trechos da rota romântica, afinal, o percurso mais encantador do país só é de fato romântico se for feito do jeitinho que mais agrada o casal!
O percurso que é mais comum é seguir constantemente pela BR 116 e já no final da estrada seguir para a RS 235 até chegar a Gramado, o percurso é muito bem guiado por placas sendo difícil você se perder, mas se a ideia não é visitar os 14 municípios, você pode traçar uma rota só sua no GPS e curtir o caminho.
A estrada da rota romântica é boa e muito bem conservada, no entanto é preciso ter cuidado com as curvas acentuadas do percurso, por isso, atenção ao volante e nada de acelerar muito! O percurso é encantador e ideal para apreciar cada cantinho. Então, vá devagar!
De São Leopoldo (região metropolitana de Porto Alegre) a São Francisco de Paula
Partindo de Porto Alegre de carro com destino a Gramado você também poderá desfrutar de algumas belezas da rota romântica e de ótimos pontos de gastronomia!
Durante o percurso você irá perceber a forte presença da cultura germânica e italiana, os colonizadores da região, principalmente nas construções, jardins e festas típicas que costumam acontecer nos municípios. Vale a pena conferir o calendário de eventos na região e aproveita-los também!
Então vamos a algumas dicas para melhorar ainda mais o passeio!
1. Momento Foto de Turista
Na estrada entre Dois Irmãos e Morro Reuter você encontrará um lindo belvedere em meio a um encantador jardim, onde é mais seguro parar o carro e fazer aquele momento de turista fotografando a placa da rota romântica.
Na placa você verá todo o percurso dos 350 quilômetros e pontos de visitação que pertencem a rota. Outro lugar para parar e tirar uma bela foto, além de curtir um pouquinho o lugar, é na Cascata São Miguel (em Dois Irmãos).
2. Sobre as Flores
A estrada florida é um dos grandes encantamentos da rota romântica, no entanto, se você tem a expectativa de encontrar flores o ano inteiro, muito provavelmente você se decepcione ao fazer o percurso fora da estação das flores. O ideal é ir entre outubro e fevereiro, sendo o auge das hortênsias (também conhecidas como rosa-do-japão e hidrângea), nos meses de dezembro e janeiro.
Ivoti é conhecida como a Cidade das Flores e vale uma passadinha. Por lá você também poderá conhecer o Núcleo De Casas Enxaimel, construção típica europeia em madeira encaixada, e é um ótimo lugar para tomar um café e dar uma parada para continuar o roteiro com mais conforto.
3. Lojinhas e Compras
Durante todo o trecho da rota romântica você irá encontrar lojinhas que vendem todo tipo de produto: roupas de couro, malharia, sapatos, cafés coloniais, lanchonetes, restaurantes e até lojas de móveis em madeira com aquele lindo estilo colonial.
Por isso, aos apaixonados por compras o roteiro é uma verdadeira tentação e vale muito a pena parar em algumas das lojinhas e fazer bons investimentos.
Principalmente no que se trata dos cafés coloniais e restaurantes do percurso que são uma verdadeira experiência cultural e gastronômica.
As apaixonadas por sapatos não conseguirão resistis às compras em Novo Hamburgo que é conhecida como a Capital Nacional dos Calçados.
4. Almoço em Picada do Café
No sistema de buffet livre pagando o valor por pessoa, o Restaurante Tenda do Umbu é uma boa opção para experimentar pratos da gastronomia local e recarregar as energias durante a viagem.
Picada Café é a cidade dos Lírios e também a Sede da Rota Romântica. Por lá vale a parada também no Morro do Vento, com paisagem linda e uma ótima cerveja artesanal.
5. Passeio no Jardim da Serra
E por falar em flores, a próxima parada pode ser na chamada Jardim da Serra, Nova Petrópolis. As praças e o Parque Aldeia do Imigrante são lindos, vale a pena visitar!
Outra dica, agora gastronômica, é aproveitar as delícias do Colina Verde, que serve comida tipicamente alemã com alguns traços da culinária italiana e do Rio Grande do Sul, é realmente uma experiência inesquecível!
Com cerca de uma hora de pausa em Nova Petrópolis você consegue explorar esses dois lugares e voltar ao seu roteiro de viagem com fotos e lembranças encantadoras.
6. Monte Uma Playlist!
Pode parecer estranho, mas essa dica não deveria ficar de fora da lista de como aproveitar melhor a rota romântica!
Afinal, nada melhor do que boas músicas para que o momento seja ainda mais romântico ou animado, e o dia de viagem seja perfeito!
Então antes mesmo de entrar no carro, prepare uma playlist para curtir todo o trajeto!
7. Prepare o Bolso
Para entrar em Gramado você deverá estar com dinheiro na mão para pagar o pedágio, que é cobrado tanto para quem entra na cidade de carro quanto para quem sai dela!
Também organize o orçamento para aproveitar tudo da região, desde os ótimos hotéis, as pousadas charmosas e aconchegantes, os bons restaurantes, os cafés coloniais, passeios, vinícolas, e ainda sobrar dindin para aquelas comprinhas!
Você está conferindo tudo sobre a ROTA ROMÂNTICA NA SERRA GAÚCHA. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide o amor e a família!
8. Câmera na Mão e Muita Atração
Durante o percurso algumas fotos são clássicas e não podem ficar de fora do seu momento turista! Tire uma bela foto na entrada de Gramado com o pórtico que é encantador!
Confira o Guia Completo de Gramado e Canela para não perder nada!
E não perca a oportunidade de fotografar o percurso em si! As flores trazem um colorido para a sua viagem que é realmente encantador e merece o registro para atualizar suas redes sociais.
9. As famosas
E chegamos na dupla mais conhecida da Serra Gaúcha! Gramado e Canela ficam coladinhas e tem muitas atrações, vale a pena dedicar um tempo a conhecer cada uma e seus encantos!
Mas se for apenas para uma passada rápida, indicamos parar no Belvedere de Gramado, visitar o Lago Negro, e dar uma voltinha no centro charmoso de Gramado. Já em Canela visite a Catedral de Pedra e vá até a Cascata do Caracol ver de teleférico (vista previlegiada!).
10. São Francisco de Paula
A última cidade da Rota Romântica merece uma paradinha também! Não deixe de parar no Lago São Bernardo, se você é apaixonado pela natureza e não perde uma oportunidade de ter contato com ela.
A Floresta Nacional de São Francisco de Paula também não pode ficar de fora do roteiro. Por lá dá para fazer várias trilhas para cachoeiras e se quiser terminar o dia dando um mergulho, valerá muito a pena!
11. Artesanato e Noite em São Leopoldo
Os visitantes que gostam de noites badaladas não podem perder a oportunidade de passar o final da tarde em São Leopoldo e curtir a noite local que costuma ser agitada.
A cidade universitária tem muita diversão noturna principalmente nas sextas e fins de semana, fazendo a alegria dos casais que gostam de cervejas artesanais e locais para dançar e curtir a dois. Que tal? Bom final de viagem?
***
Esperamos que nossas dicas te auxiliem a curtir muito o momento de passeio pela rota romântica na Serra Gaúcha.
Conta pra gente também o que você mais gosta nesse percurso! Deixe um comentário e ajude outros viajantes a curtirem uma viagem inesquecível!