Praias do Rio de Janeiro próprias para banho
As praias do Rio de Janeiro são famosas não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Grande parte das mais belas praias está localizada na própria capital e se destaca por serem, em sua maioria, urbanizadas, com grande número de barracas estruturadas, espaços de lazer incluindo calçadões e ciclovias repletos de esportistas, mulheres exuberantes, pessoal jovem e famílias. Porém, existem algumas outras mais afastadas do centro na capital e em outras cidades como Paraty, Angra e Ilha Grande que reservam espaços mais privativos e distantes do burburinho.
Mas todas possuem uma característica em comum: a presença de águas cristalinas limpas e ampla vegetação nativa.
Veja a lista das 10 melhores:
PRAIA DO SONO – Paraty
Aqui se chega a partir de uma trilha média de uma hora partindo da Praia da Laranjeiras. Alguns passeios rústicos de barco também levam à praia do Sono que se destaca pela areia branca, pedras de tamanho médio e grande, água límpida e azul e área para camping. Possui aldeia de pescadores para visitação e é bem extensa, ideal para caminhadas. Sem dúvida é uma das mais bonitas da região. Fica no vilarejo de Trindade em Paraty.
LOPES MENDES – Ilha Grande
Esta é considerada a praia mais bonita da ilha. Extensa, tem cerca de três quilômetros por onde pode-se desbravar cenários intocados em caminhadas relaxantes. É rodeada por pedras grandes que servem de mirantes naturais e lagoas de águas claras boa para banhos. Aos finais de semana e feriados costuma ficar bem cheia, por isso é indicado chegar cedo para reservar um espaço estratégico. O acesso é a partir da praia dos Mangues e leva cerca de meia hora.
PRAIA DO DENTISTA – Angra dos Reis
A praia pertence à Ilha do Gipóia, uma extensa ilha, considerada a segunda maior de Angra. A praia, uma das mais bonitas, reserva enseadas pequenas e calmas de água cristalina propícia para banhos refrescantes. Possui boa movimentação de turistas em busca dos bares flutuantes que servem petiscos saborosos com base em frutos do mar e pescados fresquinhos, além de drinks gelados. Fica a meia hora do centro.
GRUMARI – Rio de Janeiro
Localizada em uma área de preservação ambiental é rodeada por morros com vegetação típica de restinga. As águas verdes e intensas convidam surfistas e também banhistas que podem despretensiosamente relaxar em meio à natureza. É um ótimo local para a prática de surf, bodyboard e outros esportes aquáticos. As ondas fortes quebram em alto mar, enquanto que no raso as águas são mansas. A praia fica na zona oeste da cidade, bem afastada do centro, longe da urbanização.
- Galeria de Fotos da Praia de Grumari
- Imagens 360° da Praia de Grumari
- Conheça mais sobre o Rio de Janeiro
PRAINHA – Rio de Janeiro
Preservada, esta praia é envolta por vegetação da Mata Atlântica, encravada por dois morros e com boas ondas. Os 700 metros desta praia tornam o ambiente agradável para relaxar nas barracas de praia saboreando refrescos e petiscos. Surfistas aproveitam as boas ondas que costumam ser frequentes e a vista panorâmica. Mas, nada impede que banhistas e outros amantes da natureza aproveitem o mar azulado e límpido e as areias finas e branquinhas para se estender em dias de sol.
- Galeria de Fotos da Praia da Prainha
- Imagens 360° da Praia da Prainha
- Conheça mais sobre o Rio de Janeiro
LEBLON e IPANEMA – Rio de Janeiro
Leblon é famosa por ser rodeada de prédios luxuosos e restaurantes sofisticados. Os esportistas se divertem na areia com o frescobol e futevôlei entre amigos. O Posto 10 lá localizado abriga um espaço para crianças e realização de eventos. As águas limpas são ideais para banhos. Já Ipanema possui uma bela vista do Arpoador, calçadão perfeito para caminhadas, ciclovias, quiosques badalados com agitação o dia inteiro e o arquipélago das Cagarras, que fica logo à frente, acessível por barco.
- Galeria de Fotos da Praia de Ipanema
- Imagens 360° da Praia de Ipanema
- Galeria de Fotos da Praia do Leblon
- Imagens 360° da Praia do Leblon
ARPOADOR – Rio de Janeiro
A Praia do Arpoador é uma extensão de Ipanema e é palco dos surfistas que ali chegam para pegar boas ondas. Outros turistas visitam a praia principalmente para apreciar o pôr do sol, o mais belo do Rio. Possui um calçadão para caminhadas de pedestres e ciclovias. As águas ricas em espécies marinhas proporcionam mergulhos submarinos interessantes. Dali é possível observar as praias de Ipanema e Leblon. Fica entra a praia de Ipanema e do Diabo.
ITACOATIARA – Niterói
Esta bela praia fica situada dentro da área de proteção ambiental da Serra da Tiririca. O mar é extremamente límpido e de um azul quase transparente. As ondas fortes atraem inúmeros surfistas. Uma enorme pedra chamada de Pedra do Elefante é um dos atrativos do local. Na costa à direita, uma piscina natural é formada garantindo banhos relaxantes. É frequentemente visitada pela galera jovem de Niterói que realiza alguns campeonatos de surf e outros esportes como o frescobol e futevôlei.
PRAINHAS DO PONTAL DO ATALAIA – Arraial do Cabo
Esta praia leva esse nome por ser dividida em duas por rochas imensas situadas ao centro. As águas de um azul inspirador são calmas e transparentes, sendo assim perfeitas para banhos. Para chegar até lá, deve-se descer uma escadaria de madeira com mais de 200 degraus que parte do morro do Atalaia. A aventura compensa pelo visual de cima que vale uma foto da vista do Farol. Fica cerca de 4 km do centro.
AZEDA e AZEDINHA – Búzios
Azeda fica bem próxima ao centro e abriga enseadas calmas e águas transparentes ideais para banhos revigorantes. Por ser mais deserta não possui infraestrutura de barracas. Um ou outro quiosque aparece de vez em quando na alta temporada e feriados para satisfazer os turistas. Já Azedinha reserva cenários intocados e deslumbrantes formado por piscinas naturais, costa com rochas e vegetação da Mata Atlântica. O acesso é possível a partir de uma caminhada da Praia da Azeda.