CONHECENDO A PRAIA DO FORTE: Um Lugar Especial da Bahia
O Brasil é cheio de encantos e parte deles são as várias praias do nosso litoral. Se você está planejando suas férias, adora uma praia, porém, ainda não sabe que lugar escolher, que tal apostar na Praia do Forte, na Bahia? Ela fica no município de Mata de São João e é fácil de chegar lá, seguindo 80 km via Estrada do Coco ao norte de Salvador.
A Praia do Forte tem 12 km de extensão e possui uma faixa de recifes, por isso há a formação de tranquilas piscinas naturais, onde o banho relaxante nas águas quentes e cristalinas é obrigatório. A orla também apresenta vários coqueiros, sendo assim parte da chamada Costa dos Coqueiros na Bahia, onde durante quase todo o ano o sol está presente, mas de maio a julho é a estação chuvosa, nada que estrague os agradáveis passeios.
A Vila da Praia do Forte é o coração agitado do local e conta com vários bares renomados e restaurantes que oferecem desde beijús da casa de farinha, passando pelos quitutes baianos como o acarajé, até a gastronomia mais sofisticada do mundo inteiro, contando com opções de cozinha francesa, italiana e japonesa. Para quem quer fazer compras, a Vila tem várias lojas, inclusive de grifes famosas.
Um diferencial da praia é que na Vila e proximidades não há trânsito de carros, somente bicicletas e bicitaxis fazem o transporte local. Os carros ficam estacionados na chegada da praia, antes da Vila.
Na Vila também se encontra a Igreja de São Francisco de Assis, que fica em frente à Praia do Porto, e pede uma visita. Para quem gosta de passeios à noite, este é o melhor lugar da Praia.
Outra grande atração da Praia do Forte é o Centro de Visitantes do Projeto Tamar, que trabalha pesquisando e protegendo as cinco espécies de tartarugas que presentes no Brasil que estão ameaçadas de extinção. O centro fica ao redor do Farol Garcia D’Ávila e está aberto todos os dias, das 09h às 17:30min com entrada paga. Lá, os visitantes podem entrar em contato com as tartarugas e outros animais marinhos e de novembro a maio é possível observar os pequenos filhotes sendo conduzidos novamente ao mar.
Entre julho e outubro outro animal encanta os turistas: a baleia jubarte, que vem das águas do sul para reprodução no quente litoral baiano. Um passeio para observa-las é realizado com um barco do Instituto Baleia Jubarte, sempre guiado por biólogos para apresentação da espécie.
A Praia do Forte conta com várias prainhas, agradando aos diferentes gostos e estilos. A principal dá nome ao local e é onde a maioria dos turistas permanece. Dispõe de ótima infraestrutura e é concorrida entre banhistas e praticantes de esportes como o surf e o kitesurf. A noite, pescadores amadores tomam conta da orla, assim como os visitantes que vem apreciar o por do sol.
Outra opção de passeio é até a Praia do Papa Gente, um dos pontos ideais de mergulho, a apenas 15 minutos da Sede do Projeto Tamar. Pela quantidade de corais e a visibilidade da água, é possível observar com snorkel as diferentes espécies de peixes e crustáceos presentes na região.
As praias de Imbassaí, ao sul, e de Itacimirim, ao norte, completam o belo espaço do litoral da região.
Para quem gosta de história, o passeio ao Castelo Garcia D`Ávila, a 3 km da Vila, é imperdível. Em ruínas, a construção de 1549 já abrigou militares portugueses e hoje possui um museu, um parque e a Capela de Nossa Senhora da Conceição, além de várias passarelas com vistas incríveis do litoral.
A antiga vila de pescadores é hoje sensação dos finais de semana, feriados e férias na Bahia. Não deixe de conhecer a Praia do Forte, este pedaço de litoral com atrações variadas, boa gastronomia, excelente infraestrutura e um povo muito alegre e acolhedor.