PRAIA DE BOA VIAGEM (PE): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer
“Eu lembro da moça bonita da Praia de Boa Viagem…” você já deve ter ouvido essa música, é claro! A letra de Alceu Valença, na canção “La Belle de Jour”, definitivamente imortalizou aquela que é a praia mais famosa de Recife e de Pernambuco: Boa Viagem.
Embora a fama recente se dê mais pelos tubarões (mas não precisa ter medo!), há uma razão pela qual ela é tão reconhecida nacional e internacionalmente.
Como praia urbana, é natural que grande parte da população de Recife frequente Boa Viagem. Seus recifes de coral formam uma barreira no mar, e ficam completamente cobertos na maré alta. Na baixa, no entanto, a água fica bem rasinha. O problema é que os ataques de tubarão frequentes nas últimas duas décadas transformaram a reputação do local.
A Praia de Boa Viagem é uma das melhores de Recife. Sua orla remodelada oferece um belo passeio para quem gosta de caminhar, pedalar ou praticar outros esportes. São muitas opções de quiosque, de bares e restaurantes ao longo de seus 7 km. E tudo em um bairro que é o mais nobre da capital pernambucana.
Quem viaja até Pernambuco não deixa de passar em Recife. E quem viaja até Recife não pode ficar sem conhecer Boa Viagem. Mesmo com um certo receio em entrar no mar, o passeio é recompensador. Confira nossas dica e tudo que você precisa saber para curtir as férias por lá!
Como chegar na Praia de Boa Viagem
Localizado na zona sul de Recife, o bairro de Boa Viagem é bastante residencial e de fácil acesso. Por ser a praia mais famosa da capital de Pernambuco, a região concentra as principais opções de hospedagem na cidade, então é comum que o turista que chega por lá esteja em hotel ou pousada próximo.
A partir do Aeroporto Internacional dos Guararapes, que recebe voos constantes das principais cidades do Brasil, são apenas 5 km até a praia de Boa Viagem. Em não muito mais que 10 minutos de táxi ou uber, o turista pode chegar ao destino final onde vai ficar hospedado. Assim, ao contrário de outras capitais brasileiras, não há grande distância para o principal aeroporto, barateando o traslado.Para quem vai de ônibus também é bastante fácil, com opções de linhas entre Guararapes e Boa Viagem. Aos que chegam lá por via terrestre, o Terminal Rodoviário também é bastante movimentado e com muitas opções de horário. Mas fica mais longe da praia do que o aeroporto. São 20 km até a orla, ou cerca de meia hora em táxi ou uber.
O que fazer na Praia de Boa Viagem
A Praia de Boa Viagem tem aproximadamente 7 km de extensão. Ou seja, é bem grande, ainda mais em se tratando de uma praia urbana, bem no coração de uma capital brasileira. Por isto, é muito movimentada, mesmo que o mar gere aquele medo dos tubarões. O mais comum é ver gente aproveitando o sol sempre presente para pegar um bronzeado, praticar atividades físicas ou somente caminhar pela bela orla.
Você está conferindo PRAIA DE BOA VIAGEM (PE): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!
A estrutura de Boa Viagem é muito propícia ao turismo. Com barracas e quiosques padronizados no lado da areia e diversas opções para comer e beber atravessando a Avenida Boa Viagem, sendo que toda a região é excelente para passar o dia. Os altos prédios hoje fazem sombra na areia, o que rende algumas críticas, mas foi o preço para o desenvolvimento do bairro que hoje é o mais nobre e renomado de Recife – só perde em Índice de Desenvolvimento na cidade para Jaqueira.
Sobre o mar de Boa Viagem. A praia é agradável, com água morna e piscinas naturais que dão beleza à paisagem, combinando com os muitos coqueiros ao longo da orla. Os corais protegem toda a parte próxima da areia e por isso não há muitas ondas – o que deixa o local muito agradável para o mergulho. Em frente ao Hotel Golden Tulip é onde se formam a maior parte das piscinas. E nessas áreas não há perigo e o banho é bem seguro, visto a proteção natural dos arrecifes.
Mas, um dos grandes problemas da Praia de Boa Viagem é o alto número de ataques de tubarão ocorrido nos últimos anos, em especial aos surfistas. A partir da década de 90 os casos se tornaram mais frequentes e ganharam o noticiário. Em geral, os especialistas apontam a construção do Porto de Suape como motivo para isso, tudo porque foram aterrados dois estuários de reprodução de tubarões-touros, espécie extremamente agressiva que frequenta a região. O impacto ambiental desviou a rota deles, levando para a direção próxima à praia.
Então, é preciso ficar atento para mergulhos no fundo e seguir algumas dicas. Para começar, o básico: nada de mergulhar após os corais. A região para dentro, protegida, é muito mais segura que a parte de alto mar – o ideal, na verdade, é não se afastar da areia. Outro ponto importante é entrar na água apenas na maré baixa, já que fica bem rasinho até os recifes. Por fim, ainda vale não entrar se estiver sangrando e se estiver usando objetos brilhantes – coisas que atraem tubarões.
Atrações turísticas próximas (e imperdíveis!)
Recife é uma cidade de muitas possibilidades. Como segunda capital do Nordeste mais visitada, perdendo apenas para Salvador, não falta o que fazer por lá. São muitas atrações, cultura regional, praias próximas lindíssimas e a possibilidade de conhecer festas locais – como o famoso Carnaval de lá.
O Centro Histórico, conhecido como Recife Antigo, fica a menos de 10 km de Boa Viagem e guarda muitas lembranças do período colonial dourado da cidade. A colonização holandesa ainda pode ter a sua influência sentida. E não deixe de conhecer o Marco Zero.
O aspecto cultural também pode ser muito bem aproveitado visitando Olinda, a 20 km de lá. O município vizinho é um dos mais tradicionais de Pernambuco e tem nas suas ladeiras a fama maior. E a Catedral da Sé é imperdível.
Para o Carnaval, não há dúvidas que o Galo da Madrugada é um dos blocos mais conhecidos de todo o Brasil, e considerado o maior do mundo. Tanto Recife quanto Olinda fervem durante a festa popular, com as ruas de ambas as cidades repletas de turistas e com muita alegria estampada na face de todos.
Vale a pena ainda percorrer as pontes e canais de Recife, cercadas por casarões coloniais, para entender porque a cidade é chamada de Veneza Brasileira – é um charme inigualável.
A culinária recifense também é de dar água na boca, e são muitos os restaurantes de alto nível por lá. Frutos do mar e pratos sertanejos são as maiores especialidades.
E onde ficar?
A Praia de Boa Viagem pode ser considerada a principal de todo Pernambuco. Por isso mesmo são inúmeras opções de hospedagem por ali. A avenida beira-mar é repleta de hotéis de todos os tipos, e ainda há opções de pousadas próximas.
O Hotel Golden Tulip pode ser chamado de grande marco da praia de Boa Viagem. Com todo o aporte de uma das maiores redes internacionais de hotéis, presente em todo o mundo, não falta conforto e sofisticação para quem escolhe ficar lá. Grand Mercure e Ibis são outras redes presentes no bairro. Remadas, Anahi, Radisson e Atlante Plaza são outros hotéis famosos de Boa Viagem.Também não faltam alternativas de pousadas para quem quer ficar perto da praia em Boa Viagem – e até albergues bem classificados. Pousadas como a Villa Boa Vista, a Casuarinas e a Lorde Inglês oferecem excelente custo-benefício para o turista – a combinação perfeita entre boa localização e serviço com preço acessível. Para quem quer mochilar e conhecer mais gente, o Hostel Piratas da Praia é dos mais conceituados da cidade.***
Convencidos de que a Praia de Boa Viagem é o seu destino ideal de férias? Então, enquanto planeja suas férias em Recife, confira aqui algumas fotos da praia de Boa Viagem… é só clicar e viajar!