O PASSEIO AO DELTA DO PARNAÍBA
Imagine um lugar com 75 ilhas e ilhotas, formadas pelo rio e mar, com lagoas, igarapés e áreas de mangue. Este é o Delta do Rio Parnaíba, o único das Américas formado em mar aberto e por isso, além de sua beleza, um dos pontos turísticos mais visitados do Piauí na divisa com o Maranhão.
Parnaíba, a 340 km de Teresina, é a segunda maior cidade do Piauí e fica às margens do Rio de mesmo nome. Quando o rio vai desembocar no Oceano Atlântico, ele divide-se em 5 canais, de leste para oeste: Tutóia, Melancieira, Caju e Canárias (do lado maranhense) e Igaraçu, com fim no município de Luís Correia no Piauí. Com isso, seu leito multiplica-se em dezenas de ilhas, ilhotas, igarapés, manguezais, além de formar dunas e praias exuberantes.
O Piauí tem 35% do Delta em seu território, os 65% restantes pertencem ao Maranhão. Juntos, os dois Estados tem orla do Delta de 90 km de extensão, com extensas florestas de manguezais, com plantas exóticas e algumas endêmicas.
Com área estimada em 2.700 km² e com tanta água e vegetação, o Delta do Parnaíba também possui uma fauna riquíssima, sendo o local considerado o berçário de diversas espécies, um verdadeiro paraíso ecológico para quem ama a natureza. Além disso, a região é rica de caranguejos, de onde a população local tira o sustento. Grande parte dos caranguejos vendidos no nordeste vem do Delta, onde a exploração é controlada, sendo permitido a retirada apenas de machos e no período de uma semana nos meses de janeiro, fevereiro e março a retirada do crustáceo é proibida devido a reprodução.
Para conhecer esta beleza toda, há um passeio delicioso de se fazer, que tem saída do Porto das Barcas, em Parnaíba, ou do Porto dos Tatus, na Ilha Grande de Santa Isabel. É o tour pelo Delta do Parnaíba, realizado em barcos ou lanchas, chamadas de voadeiras, que abrigam de 10 até 60 pessoas.
O passeio dura em torno de 6 horas e tem paradas em diversas praias, dunas e ilhas para os visitantes apreciarem de perto a rica biodiversidade, além de banhar-se nas sossegadas águas do Rio ou do mar. Diferente, não é?
O Roteiro
A partir do Porto dos Tatus, segue-se pelo Rio Tatus, um afluente do Rio Parnaíba, e chega ao Rio Parnaíba, passando pela segunda maior Ilha do Delta, a Canárias, segue próximo da Ilha Grande de Santa Isabel, até a Ilha dos Poldros, já no Maranhão. Neste local é onde ocorre o encontro do Rio Parnaíba com o mar e é chamado de Baía das Canárias, onde há uma parada para banhos de rio e de mar, a gosto do turista, pois estão Parnaíba e Atlântico estão juntinhos.
Depois de se refrescar nas águas duplas, a volta é via sistema manguezal até o Igarapé dos Periquitos, onde se pode observar a flora e fauna local, em especial os caranguejos .
A próxima parada é nas dunas do Morro Branco, de volta ao Piauí, onde é servida uma típica caranguejada. Após o petisco, retorna-se ao Porto dos Tatus e fim do belo passeio, com muitas imagens registradas nas fotografias e no coração!
Uma curiosidade: delta similar ao do Parnaíba só existe em mais dois lugares do mundo: do Rio Mekong, no Vietnã, e do Rio Nilo, na África. Sorte nossa ter um pertinho aqui no Brasil!