O CARNAVAL está CHEGANDO: Escolha sua Festa e Corra pra Folia!

Avalie este artigo

O Carnaval é a cara do Brasil: sinônimo de alegria, folia, diversão e, claro, viagem! E você já decidiu onde passar o feriado e aproveitar ao máximo a festa do Rei Momo?

De norte ao sul do país existem ritmos e estilos que comandam diferentes festas, do axé dos trios elétricos e marchinhas pelas ruas, às baladas eletrônicas, não faltam opções de folia no Brasil. Então, para te ajudar na decisão, elencamos os destinos top Carnaval. Confira!

Ah, antes é bom agendar: a festa em 2015 começa na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, sendo o Carnaval dia 17 e a quarta-feira de Cinzas dia 18. Mas em alguns lugares a festa se estende até o domingo, dia 22.

 

Rio de Janeiro

O Carnaval mais famoso e glamoroso do mundo acontece na Marquês de Sapucaí, com os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Quem é amante do estilo compra a fantasia diretamente das escolas durante o ano para desfilar junto, ou vai assistir o desfile do camarote, frisa, cadeiras ou arquibancada, todos os ingressos comprados antecipadamente. Em 2015, o desfile do Grupo Especial ocorre no domingo (15) e na segunda-feira, dia 16.

Mas, a festa popular mesmo ocorre nos bairros, com os Blocos de rua. Dos famosos Suvaco de Cristo e Cordão do Bola Preta, aos menos conhecidos Turma da Paz de Madureira e Jiló, a festa se espalha pela cidade antes e depois do Carnaval. Para conferir toda a agenda dos blocos, o site Guia da Boa(www.guiadaboa.com.br) é especializado no tema.

E para quem gosta de samba de gafieira, daquele bem tradicional para dançar agarradinho, a Lapa é o lugar imperdível da Cidade Maravilhosa, com suas várias casas de samba com shows gratuitos no Carnaval.

 Links relacionados

 

São Paulo

Na capital paulista, a festa das escolas de samba acontece no Sambódromo do Anhembi e reúne milhares de pessoas desfilando ou assistindo. Similar ao do Rio de Janeiro, as fantasias e ingressos precisam ser comprados com antecedência para não ficar nas mãos de cambistas. O desfile do Grupo Especial deste ano será realizado nos dias 13 e 14 (sexta-feira e sábado).

Pelos bairros de São Paulo, vários blocos de rua espalham alegria por onde passam, como os conhecidos Bloco Saia de Chita, Esfarrapados no Carnaval e o Acadêmicos do Baixo Augusta, que atrai celebridades. Grande parte dos blocos se concentra nas ruas do Centro e em Vila Madalena e cada bloco tem a data, horário e local de partida. Então, fique atento para não perder a agitação. O site Carnaval SP(www.carnavalsp.com.br) tem toda a programação.

Bailes de gala também são atração em São Paulo, como o tradicional Baile da Vogue, que reúne fantasias requintadas e muitos VIPs.

 Links relacionados

 

Salvador

Para muitos Salvador é sinônimo de melhor Carnaval do Brasil. E não é para menos. Os agitados trios elétricos são seguidos, todos os anos, por uma multidão de foliões com seus abadás pelas ruas da cidade. Nomes como Ivete Sangalo, Asa de Águia, Claudia Leitte, Cheiro, Eva e Olodum fazem a festa, assim como o histórico (e primeiro) Trio Elétrico de Dodô e Osmar.

São 3 circuitos por onde passam os trios elétricos: Circuito Dodô (Barra Ondina); Circuito Osmar (Campos Grande); e Circuito Pelourinho (Batatinha). Ao longo destes circuitos estão inúmeros camarotes, que recebem convidados e também foliões que compram sua entrada. Mas, o bom do Carnaval de Salvador é que ninguém fica parado: quem não tem abadá ou convite de camarotes curte a festa na famosa ‘pipoca’, acompanhando os trios pagos do lado de fora da corda que limita o bloco ou outros trios públicos.

Além dos circuitos tradicionais, Salvador tem o Afródromo, um espaço com desfiles de blocos afro e afoxés, que pode ser assistido a partir de arquibancadas e camarotes.

O democrático Carnaval de Salvador(www.carnavalsalvadorbahia.com.br) também tem apresentações de cantores sertanejos, bandas de rock, Mcs do funk e até balada eletrônica na praia. Sempre confira a programação para não perder o seu estilo favorito.

Trio elétrico do Asa arrastando foliões no Carnaval de Salvador. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Trio elétrico do Asa arrastando foliões no Carnaval de Salvador.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Links relacionados

 

Recife

A tradição, alegria, lirismo e irreverência do Galo da Madrugada dita o ritmo do Carnaval de Recife, com muito frevo e maracatu. O Galo da Madrugada já foi considerado o maior bloco de Carnaval do mundo pelo Guiness, título conquistado em 1995, quando reuniu mais de 1 milhão de pessoas pelas ruas e avenidas da cidade.

Atualmente, atrai mais de 2 milhões e acontece sempre no 1º sábado de folia, conhecido como o Sábado de Zé Pereira. O agito começa cedo, pelas 7h, mas o bloco sai oficialmente às 09:30min da Travessa do Forte, seguindo pelas ruas de Recife até próximo às 18 horas, quando as pessoas dispersão e vão até o Recife Antigo para acompanhar outros shows promovidos pela prefeitura (Carnaval Multicultural do Recife www.programacaocarnavalrecife.com.br).

Os camarotes são atrações ecléticas em Recife, como o Camarote Carvalheira na Ladeira, com Seu Jorge, Natiruts e Sambô; Camarote Mansão Bonfim com o sertanejo de Luan Santana e o Camarote Parador Itaipava, com rock e eletrônica do O Rappa, DJ Tiesto, Nando Reis e Jota Quest.

A ponte sobre o Rio Capibaribe fica lotada de foliões que acompanham o Galo da Madrugada, no Carnaval do Recife. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A ponte sobre o Rio Capibaribe fica lotada de foliões que acompanham o Galo da Madrugada, no Carnaval do Recife.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Links relacionados

 

Olinda

Quem nunca ouviu falar do desfile dos gigantes Bonecos de Olinda, não sabe o que está perdendo no Carnaval de Olinda (www.carnaval.olinda.pe.gov.br)! São mais de 100 bonecos representando celebridades e fazendo humor com personalidades públicas com muita irreverência e diversão.

Os bonecos saem do Largo do Guadalupe, às 8h da terça-feira de Carnaval e passam espalhando a folia pelas ladeiras de Olinda. São vários blocos que fazem parte da festa, como As Noivas de Olinda, Confie na Sua Mulher se Quiser, Bloco Boneco Zé Conquistador, Bloco  Segura a Cobra e Mamãe Passou Açuca em Mim.

E em Olinda, folião que é folião não aceita o fim do Carnaval. Então, o Bloco Lírico Eu Quero Mais criou, há 17 anos, o Encontro de Blocos Líricos, que acontece sempre no sábado pós-carnaval, o chamado Sábado de Cinzas. Então, se você, por algum motivo, perdeu o Carnaval durante a semana, corre para Olinda que ainda há festa.

Bonecos e decorações utilizadas no Carnaval de Olinda, em Pernambuco. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Bonecos e decorações utilizadas no Carnaval de Olinda, em Pernambuco.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Links relacionados

 

São Luiz do Paraitinga

A pequena cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, a 174 km a nordeste da capital, muda completamente o clima pacato do belo centro histórico na época do Carnaval. São Luiz do Paraitinga passa a ser sinônimo do melhor Carnaval de Marchinhas do Brasil.

O Carnaval das Marchinhas, como antigamente, atrai milhares de foliões que lotam as pequenas e estreitas ruas e ladeiras da cidade e se divertem ao som das antigas ou novas marchinhas criadas pelos próprios moradores da cidade.

O bloco mais conhecidos é o Juca Teles, que sai pelas ruas no sábado de Carnaval, sempre a partir do meio dia, acompanhado dos gigantes bonecos que desfilam nas passagens dos blocos.

Os bonecos gigantes ficam parados em frente às lojas e ganham vida no Carnaval das Marchinhas, em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os bonecos gigantes ficam parados em frente às lojas e ganham vida no Carnaval das Marchinhas, em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Links relacionados

 

Manaus

O Carnaboi é a festa oficial de Manaus e mistura a folia do Carnaval com o Festival Folclórico de Parintins, que acontece em junho. As agremiações dos bois Caprichoso e Garantido fazem a folia das milhares de pessoas que acompanham a festa, sempre na segunda e terça-feira de Carnaval. Ao contrário do Festival de Parintis, no Carnaboi é só folia e apresentação, sem competição entre os bois.

Outra opção é seguir a Banda Independente da Confraria do Armando – a Bica, criada por um grupo de amigos que frequentava o tradicional Bar do Armando, no centro de Manaus, e que já está na sua 28ª edição. A banda é conhecida por marchinhas irônicas, que retratam casos polêmicos da história recente do Amazonas e sai no Sábado Magro, que antecede o Carnaval, neste ano dia 7 de fevereiro, sempre a partir do meio dia com concentração em frente ao Bar do Armando.

Outros blocos, como o Bloco do Eu Sozinho (Bar Brahma), das Piranhas (Sambódromo) e Cauxi Eletrizado (Assinpa), fazem festa em locais determinados e com entrada paga.

Links relacionados

 

Porto Seguro

O Carnaporto é a festa de Porto Seguro, realizada na Arena Axé Moi, na Praia de Taperapuan, a mais famosa e badalada da cidade. A diferença é a festa começa na quarta-feira de Cinzas e termina na sexta-feira após o Carnaval, ou seja, para quem quer prolongar a festa, Porto Seguro é o destino.

Contanto sempre com vários nomes famosos como Claudia Leitte, Mono Bloco, Cheiro de Amor, Eva, Aviões do Forró e Bel Marques, o Carnaporto (www.carnaporto-axemoi.com.br) tem opção de camarotes ou pistas, com abadás a venda antecipadamente.

E fora do Carnaporto há mais opções com os blocos locais, como o Empurrando o Jeep, que desfila a partir da Passarela do Descobrimento e as Babás, na Rua 13 de Maio. Além disso, Trancoso e Arraial D’Ajuda também tem agito garantido pelos blocos de rua.

As casinhas coloridas do centro ajudam a colorir ainda mais o Carnaval de Porto Seguro, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As casinhas coloridas do centro ajudam a colorir ainda mais o Carnaval de Porto Seguro, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br 

Links relacionados

 

Ouro Preto

Ouro Preto é conhecida pelas suas várias repúblicas estudantis que promovem festas o ano todo. Mas, no Carnaval a festa aumenta e atrai foliões do Brasil inteiro para o maior Carnaval Universitário do País.

O Carnaval Ouro Preto funciona da seguinte maneira: as repúblicas hospedam, patrocinam as festas e promovem toda folia com programação diferenciada para os turistas. Além disso, os pacotes a venda oferecem bebida liberada, café da manhã, almoço, show e muitas atrações nas festas temáticas e blocos de rua. As mais famosas repúblicas são: Caxotinho, Confraria, Tira Mágoa, Hospício, Móicana, CasaBlanca, Sparta, Castelo, Área 51, Calamidade Pública e Trem de Doido e Maternidade. Entretanto, são quase 300 repúblicas que fazem algum tipo de festa em Ouro Preto. Escolher fica difícil.

Além disso, na Praça Tiradentes, o desfile das Escolas de Samba de Ouro Preto é outro momento importante do Carnaval na cidade(www.carnavalouropreto.com), unindo turistas e moradores locais com muita diversão e folia.

As ladeiras do centro histórico de Ouro Preto são invadidas por milhares de foliões do Carnaval Universitário das Repúblicas. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As ladeiras do centro histórico de Ouro Preto são invadidas por milhares de foliões do Carnaval Universitário das Repúblicas.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Links relacionados

 

Diamantina

O maior e mais tradicional Carnaval de Rua de Minas Gerais fica em Diamantina, a cidade que reúne muita história e em fevereiro, grande diversão na área tombada como Patrimônio Cultural Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Tradição e animação ganham vida nos blocos caricatos que saem de diferentes pontos da cidade puxando uma multidão. Bat Caverna e Batucada são os dois mais famosos.

Além disso, um enorme palco montado no Mercado Velho possui várias apresentações ecléticas distribuídas em 5 dias de folia, como Sambô, Jota Quest, Biquini Cavadão, Inimigos da HP e Wilson Sideral. Opções para todos os gostos no Carnaval de Diamantina(www.carnadiamantina.com.br), no interior de Minas Gerais.

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 22 de janeiro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.