NATAL: a Cidade do Sol
Recifes, piscinas naturais, praias incríveis, dunas e 400 km de costa que nos fazem ficar de queixo caído. Onde? Em Natal, no Rio Grande do Norte. E, com uma descrição dessas, certamente não é à toa que o destino é um dos mais visitados em todo o território brasileiro.
Natal possui o título de Cidade do Sol, devido sua localização geográfica que em dias de verão a fazem ter mais de 15 horas de sol por dia. Mas isso ainda não é tudo: no destino você vai encontrar vilas bem rústicas e tradicionais habitadas por pescadores, passeios de bugue, dunas, lagoas, natureza bem preservada e cuidada e inclusive, noites bem badaladas para os amantes de agito!
Praias
Natal conta com uma série de belas praias. Uma das mais famosas é a Praia de Ponta Negra, que possui muitos quiosques e serviços a beira-mar, que tornam a região cada vez mais disputada. E, quando a noite chega, o local se transforma: são muitos bares, baladas e restaurantes que agradam a todos os públicos.
Além de Ponta Negra, a Praia de Barra de Tabatinga é outro ponto para paqueras e baladas. Já os surfistas encaram as ondas na Praia de Búzios e quem gosta de praticar snorkeling, a Praia de Camurupim, de Pitangui e de Pirangi do Sul são as melhores.
As praias de Barreta e do Cotovelo são muito frequentadas pelos moradores e são bem urbanizadas. E a Praia de Pirangi do Norte tem uma atração a parte, bem pertinho. É o maior cajueiro do mundo! A árvore, devido a uma mutação genética, não parou de crescer e sua copa ocupa, hoje, uma área de 1 ha e produz cerca de 50 toneladas de caju por ano! Sucos e castanhas garantidos!!
Para os que gostam de passeios diferenciados e divertidos o aerobunda e o esquibunda levam direto a lagoas refrescantes e a ‘cavalgada’ no dromedário é inusitada, todos realizados nas dunas de Genipabu, Pitangui e Jacumã. O tour de bugue pelas dunas também é imperdível, tanto pelas belezas naturais quanto pela emoção!
Trilhas entre as dunas e mata nativa podem ser realizadas no Parque Estadual das Dunas, que fica no centro de Natal. As três trilhas devem ser percorridas com guia e é necessário agendar com antecedência. A Ubaia Doce é a trilha que leva ao mirante, uma caminhada de duas horas e meia em 4,4 km. A trilha Peroba chega a um mirante com vista para o Morro do Careca, com uma hora e meia de caminhada média. Já a trilha Perobinha é mais curta e com caminhada leve, com 800 metros em meio a natureza.
E pertinho de Natal tem espaço para os que procuram sossego e praias mais tranquilas. A mais procurada é a vila de Pipa, que oferece uma vista e um pôr-do-sol maravilhoso. E a Praia de Maracajaú, a 57 km da capital Natal, possui pontos ideais para mergulho.
Para conhecer mais da história de Natal, vá ao Forte dos Reis Magos, construído em 1598 para defender a região e também caminhe pelo Centro Histórico, com belas construções antigas, tendo destaque o Palácio Potengi, onde fica situada a Pinacoteca do Estado e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, de 1694.
A cidade de Natal tem espaço para todos. Se você for amante de artesanato, certamente vai se apaixonar pelas peças encontradas nas lojas espalhadas em diversos pontos da cidade, com destaque para a antiga cadeia pública, que a partir de 1930 foi fechada e hoje abriga 46 lojas de artesanato em tecido, vidro, cerâmica, madeira e bordados, a especialidade da região.
E para os chefs de plantão, culinária típica também é um diferencial. A tapioca é servida em vários restaurantes especializados com sabores variados. Impossível não provar.
Para conhecer tudo o que Natal pode lhe oferecer, o período de cinco dias pode ser ideal se não tiver mais tempo. Por isso, programe a sua viagem e aproveite as suas próximas férias ou feriadão!