ILHA DE PORTO BELO (SC): o que saber antes de ir e o que fazer
Se você está planejando uma viagem de férias para o verão, precisa considerar os encantos da Ilha de Porto Belo, em Santa Catarina.
Porto Belo está localizado na chamada Costa Esmeralda, uma região muito disputada durante o verão devido a toda sua beleza natural e infraestrutura. Se você quer conhecer melhor os encantos da região, siga lendo.
Entendendo a Ilha de Porto Belo
A Ilha de Porto Belo é uma área particular que fica aberta a visitação, normalmente das 7h às 18h no período de alta estação que ocorre entre dezembro e março.
Nos demais meses do ano a ilha também poderá ser visitada, mas as atrações e opções de entretenimento no local ficam reduzidas, como por exemplo a tirolesa e itens que podem ser alugados para se divertir na praia, que costumam não funcionar.
Por isso, o ideal é que você programe suas férias para curtir o verão na região e se divertir com todos os itens que a estrutura da Ilha poderá te oferecer. A entrada na Ilha é gratuita e você só precisará pagar pelo traslado de barco e itens que desejar alugar para curtir o dia.
Como Chegar em Porto Belo
A Ilha de Porto Belo está a 900 metros de Porto Belo e o acesso só se dá através do traslado de barco, escuna ou lancha.
O que já garante a diversão na ida e volta para a ilha, que possui boa infraestrutura e é um local onde você poderá passar o dia em família sem se preocupar com alimentação ou qualquer outra necessidade que possa surgir durante o passeio, pois o local oferece boas condições para o turista.
O que fazer na Ilha de Porto Belo e arredores
Não é só de praias paradisíacas que vive a belo Porto Belo. Selecionamos algumas das experiências e passeios imperdíveis para você. Veja.
Trilha Ecológica Pedra da Cruz
São cerca de 40 minutos de caminhada de média dificuldade por dentro da Mata Atlântica preservada, o trecho a ser caminhado é circular e são cerca de 1.300 metros repletos de fauna e flora que encantarão seus olhos.
Conheça Porto Belo e sua ilha em Imagens 360 graus incríveis!
Os guias aproveitam o passeio pela trilha para contar aos visitantes um pouco mais das lendas e histórias locais.
Além disso, na trilha você encontrará um mirante que é um verdadeiro presente para quem se aventura nessa caminhada, recomendamos fortemente que você leve a câmera para fotografar a vista do mirante, você não irá se arrepender desse exercício físico.
Esportes Náuticos
Muitos dos turistas que chegam a Porto Belo buscam um pouco de adrenalina nos esportes náuticos e por isso, opções não faltam na região.
Banana boat, por exemplo, é um tour mais radical de 15 minutos que pode ser feito com a família toda e é diversão garantida!
Já os passeios de caiaque são mais apreciados pelos jovens que tem um pouco mais de disposição física para o exercício, geralmente grupos se organizam e colorem as águas calmas da ilha.
Há também passeios de barco pela região, bem como quem vem de embarcação própria para curtir as águas cristalinas das proximidades da ilha. Jet-skis e outros tipos de equipamentos esportivos também são figuras sempre presentes.
Trilha Subaquática
À primeira vista essa é uma atividade bastante diferente, mas ela é ótima para pessoas de todas as idades e principalmente aqueles que são apaixonados pelas belezas do fundo do mar.
Os turistas são orientados para poderem desbravar uma das seis opções de trilhas subaquáticas de maneira segura e divertida.
Veja outros pontos lindos para nadar com peixinhos no Brasil
Essa experiência vale muito a pena pelo contato com a fauna marinha que é encantadora na região.
Se você não tiver prática com mergulho de cilindro, não tem problema. Há várias empresas que oferecem o “batismo”. E, se você quiser dar só uma espiadinha, o snorkel já é suficiente e dá pra ver muitos corais e peixinhos por lá.
Tirolesa
Quem está na ilha em busca de aventura certamente não irá perder a oportunidade de se divertir com a tirolesa local, que apesar de não ser uma das maiores, oferece ao visitante um visual incrível da natureza local e o importante frio na barriga de quando se faz esse tipo de aventura.
Ecomuseu Univali
Com entrada gratuita o ecomuseu tem como objetivo resgatar a valorização dos costumes e da história litorânea de Santa Catarina.
O funcionamento é durante todo o dia, sendo um daqueles passeios ideais para o período da tarde, curtindo o momento após a praia para conhecer melhor a cultura e hábitos dos locais.
No museu você encontrará a ossada de alguns animais que habitaram a região no passado, o que deixa muitos turistas impressionados e encantados, valendo muito a pena a visitação.
Você está conferindo tudo sobre a ILHA DE PORTO BELO (SC): o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!
Festival Gastronômico
No final de julho, os visitantes de Porto Belo se deliciam com o festival gastronômico que toma conta da cidade. Alguns pratos são assinados por chefes estrelados e o festival costuma lotar a região de turistas em busca de deliciosas experiências gastronômicas.
Por isso, se você quer curtir a região e comer muito bem, programe sua estadia para o final de julho quando o festival é quase mais atraente que as praias.
Nesse período do ano a Ilha de Porto Belo está aberta a visitação, mas não serão todas as atividades listadas anteriormente que poderão ser aproveitadas por você. Como dissemos anteriormente o verão é o período ideal para curtir a ilha e todas as atrações, porém o inverno tem um sabor especial na cidade de Porto Belo.
Casa do Turista
Se você está buscando passeios que vão além do contato com a natureza, é hora de fazer compras!
A Casa do Turista reúne artesanato local com delícias como os licores de produção artesanal.
Uma passadinha no local irá garantir as lembrancinhas da viagem e também que você irá experimentar as delícias produzidas na cidade. Afinal, são várias lojinhas com tudo que há de melhor que é produzido em Porto Belo. Difícil será resistir e não exagerar nas compras.
Alambique do Pedro Alemão
Durante a noite em Porto Belo não deixe de fazer uma parada no Alambique que conta com mais de 45 anos de existência e é mundialmente famoso por suas cachaças.
A visitação é gratuita e caso você seja apaixonado por esse tipo de passeio, recomendamos que agende antes de se aventurar a conhecer o local, porque durante a alta estação ele é sucesso de público e costuma lotar.
Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos
Em Porto Belo não deixe de visitar a Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos que é a construção mais antiga da região e, portanto, parada obrigatória.
Dos tempos da colonização açoriana, a igreja foi construída com argamassa e óleo de baleia em sua fixação.
O local é um dos cartões postais da cidade e merece aquela foto turística clássica durante a visitação.
Onde Ficar em Porto Belo
Na Ilha de Porto Belo o passeio tem hora para iniciar e hora para acabar, mesmo durante o verão quando as atividades se encerram às 18h.
A hospedagem mais indicada para quem quer curtir o dia e a noite durante a viagem é em Porto Belo, na cidade você terá mais opções para aproveitar a estadia durante a noite e se divertir a viagem inteira, experimentando também as muitas opções gastronômicas do local e curtindo as lojinhas da cidade. Veja aqui hotéis e pousadas da cidade e faça sua reserva com antecedência para não perder as melhores ofertas!
***
Agora que você já conhece várias dicas do que fazer na Ilha de Porto Belo e como curtir a região de Porto Belo, que tal aproveitar essas ideias para otimizar sua viagem? Certamente você irá se divertir muito na Ilha e guardará na memória momentos de muita alegria.
Afinal, férias de verão são ideais para curtir destinos como a Ilha de Porto Belo, que mistura as belezas naturais com muito entretenimento! Então programe-se para curtir esse pedacinho de paraíso, você certamente irá adorar cada minuto na ilha e na cidade.