ILHA DE BOIPEBA: um paraíso na Bahia
É difícil chegar à Bahia e não se apaixonar. Cheio de belezas naturais, todo o estado baiano é destino de milhões de turistas do mundo inteiro, todos os anos. As ilhas da região são se admirar. Daqueles lugares que você quer guardar no bolso e levar para casa. Não é diferente de Boipeba, localizada no pequeno município de Cairu.
É comum que as pessoas venham aqui enquanto estão passando férias em Morro de São Paulo, outra ilha bastante conhecida turisticamente. Contudo, você pode tranquilamente dedicar suas férias à Boipeba, que não faltarão atrações para curtir muito.
Neste post queremos mostrar exatamente os principais pontos turísticos do local e o que você pode fazer enquanto estiver por aqui. Estava na dúvida sobre seu próximo destino? Então confere esse paraíso baiano com a gente!
Passeio Volta à Ilha
Esse passeio é quase que indispensável para todos os turistas, mas se você passará pouco tempo por aqui, ele é essencial de fato. O passeio que faz uma volta à Ilha de Boipeba leva quase o dia inteiro e mostrará os principais pontos desse destino. Ele sai da Praia da Boca da Barra, segue até Moreré – onde você fará uma parada para conhecer as piscinas naturais daqui .
De Moreré o barco segue para a vila de pescadores de Boipeba. Ela fica nas proximidades da Praia do Bainema, que é uma das mais desertas de toda a ilha.
Depois seguirá até a Ponta dos Castelhanos, que possui um dos ecossistemas mais ricos do Brasil. O acesso aqui é bastante limitado por ser uma área de proteção ambiental, mas o cenário é paradisíaco.
A próxima parada é o Povoado de São Sebastião a “Vila Cova da Onça”. Você poderá conferir a vida bastante primitiva dessas pessoas e experimentará pratos deliciosos da culinária litorânea.
De São Sebastião o passeio seguirá até os manguezais, onde você passará pelo povoado de Canavieiras. Desse ponto, o barco passa a voltar para a parte central da ilha.
Trilha da Praia da Boca da Barra até a Praia do Bainema
Se por mar o passeio é incrível, por terra não seria diferente! Entre a Praia da Boca da Barra e a Praia do Bainema há uma trilha incrível e que você pode percorrer tranquilamente. São cerca de 2 horas de um ponto até o outro, mas que você faz sem dificuldades. Há diversas pequenas praias onde, com certeza, você irá parar, registrar e dar aquele mergulho. Portanto, chegar até o destino final será até divertido!
Conhecendo as Piscinas Naturais de Moreré
Outro ponto que você passará em seu passeio de barco, mas que vale a pena tirar um dia inteiro por aqui, são as piscinas naturais de Moreré. O que as torna mais incrível é o fato de elas estarem a quase 2 quilômetros da costa. Mesmo com a maré baixa você precisa de uma lancha para chegar até aqui. Para quem gosta de mergulho, esse passeio será perfeito!
Clique aqui e veja imagens em 360 graus das Piscinas Naturais de Moreré.
Passeando pelo Centro Histórico de Boipeba
Apesar de ser uma ilha bastante isolada, Boipeba guarda importantes construções históricas. A Igreja do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas do Brasil, fundada por jesuítas, no século 17.
Depois, passe pela Casa da Farinha, uma antiga construção, onde é possível ver até hoje, fabricação de farinha de mandioca artesanalmente. Conheça também o Museu de Boipeba, onde é possível ver de perto um arco de ossos de peixes, das mais variadas espécies, que já foram encontrados na região, inclusive uma baleia!
Você está conferindo dicas e informações sobre a Ilha de Boipeba, um paraíso na Bahia. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!
Observar o pôr do sol
Claro que, com tanta beleza que há por aqui, os pontos de observação do pôr do sol não poderiam ficar de fora. Indicamos dois: a Praia da Boca da Barra e o Morro do Pôr do Sol, no povoado de Velha Boipeba. Em Boca da Barra você encontra mirantes e restaurantes estrategicamente localizados para esse momento. Sem dúvidas será um dos mais belos que você conferirá pelo Brasil afora.
Aproveitar a vida noturna da Ilha de Boipeba
A vida noturna da ilha de Boipeba é bastante agitada. Você não encontrará boates badaladas ou casas de shows com apresentações de artistas nacionais. Contudo, a beleza do lugar está exatamente nisso. De uma forma bem rústica, os moradores da ilha conseguem abraçar seus visitantes com ótimas festas, mesmo que cheias de simplicidade. No finalzinho da tarde os visitantes e moradores já agitam os quiosques, restaurantes e barzinhos.
No centro, barraquinhas de artesanato e lanches são montadas logo após o pôr do sol. Para quem quer apenas se divertir, longe de festas, vai adorar passar algumas horas por aqui. É possível conhecer e comprar vários itens para amigos e familiares. Nas praias, luau nas barracas é presença frequente. Músicas de praia, som acústico, muitos drinques e, com certeza, ótimas amizades que serão feitas.
Como chegar e onde ficar
Chegar até a Ilha de Boipeba não é tão simples, mas garantimos que valerá o sacrifício. O acesso limitado também permite uma conservação maior desse destino, deixando-o ainda mais atrativo. Você precisa fazer a sua viagem em duas etapas. A primeira é ir até a cidade de Valença, que fica a cerca de 120 quilômetros de Salvador. Aqui é possível chegar de carro – basta seguir pela BA-001 – ou de ônibus que saem da rodoviária da capital.
A segunda parte da viagem é feita de barca. Há um pequeno porto em Valença e você pode fazer a travessia durante todo o dia, a partir das 10 horas e até as 16 horas. O tempo de Valença até Boipeba é de aproximadamente 1 hora. Algumas pousadas e hotéis também oferecem um transfer próprio, então você pode verificar antecipadamente se há a possibilidade desse serviço.
Lugar para ficar também não faltará. Apesar de pequena, a ilha é bastante aconchegante e completa quando o assunto é pousadas e hotéis. Você encontrará opções para todos os bolsos! Atenção apenas para os períodos de alta estação. Além de os preços ficarem um pouco mais altos, as vagas também se esgotam mais rapidamente.
***
Animado para conhecer a Ilha de Boipeba? Esse é um cantinho do Brasil que vale muito a pena ver de perto!