GRAMADO E CANELA: opções saborosas na Páscoa
Na Páscoa, o sentimento de renovação está em alta. E para recarregar as energias e pensar na vida, nada melhor que uma viagem inesquecível, não é mesmo?
E Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, é o local ideal para quem quer tranquilidade em meio a paisagens sensacionais. Tudo bem, o destino não precisa de nenhuma data especial para encher a visão e o paladar. Mas na Páscoa tudo é mais especial, principalmente os chocolates!
As cidades de Gramado e Canela, a cerca de 130 km de Porto Alegre, e separadas apenas alguns quilômetros, são, sem dúvida, um dos melhores destinos para se aproveitar o feriadão da Semana Santa. O clima festivo de Páscoa está em cada esquina, com decorações das lojas e das ruas, que combinam perfeitamente com a arquitetura europeia das casas e prédios.
Chocolates
É impossível falar em Páscoa e não se lembrar de chocolate. Então, não resista e visite as várias fábricas do doce que produzem inúmeras variações do produto, como ovos, barrinhas, bombons, trufas, licor e o que mais a imaginação permitir. Entre as marcas tradicionais estão a Prawer, Lugano, Planalto, Lugano e Florybal, em Gramado, e Caracol, em Canela, esta última com o ‘Reino do Chocolate’, um espaço para conhecer mais a guloseima por meio de um espetáculo de bonecos com som e luzes. Os mais curiosos podem aproveitar e conhecer todo o processo de fabricação do chocolate no Museu do Chocolate, que conta desde a história do cacau à elaboração do doce até a chegada ao consumidor, com opção de um delicioso chocolate quente com torta (de chocolate, claro!) ao final do tour.
O produto ainda pode ser saboreado com tranquilidade na Rua Coberta, cheia de lojinhas e bistrôs, após um passeio agradável pela Igreja Matriz de São Pedro, localizada a sua frente, e pelo Centro charmoso de Gramado.
Passeios Urbanos
Por falar em Centro, o passeio urbano pelas charmosas cidades já vale um dia inteiro! Em Canela, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes é conhecida como Catedral de Pedra e encanta a todos com sua arquitetura rústica e belos vitrais.
Continue o passeio por Canela e Gramado e vá ao Mundo à Vapor, um parque temático com miniaturas de fábricas, como uma serraria, siderúrgica e olaria.
Miniaturas representando o mundo todo estão no Mini Mundo, já em Gramado, que tem também o Mundo Encantado, cujas miniaturas retratam a cultura e as tradições dos colonizadores italianos e alemães, e o Algum Lugar, um parque temático que reproduz uma volta ao mundo com réplicas de atrações famosas, como as Pirâmides do Egito, Muralha da China e a Torre Eiffel.
Para quem gosta de curiosidades, museus temáticos não faltam. Em Canela está o Museu da Moda, contando a história das peças de vestuário pelos séculos. Gramado abriga, para os apaixonados por veículos, o Hollywood Dream Cars, de carros clássicos das décadas de 20 a 60; o Harley Motor Show, de motos clássicas; e o Super Carros, onde até é possível dar uma voltinha nos potentes mais modernos.
O Dreamland – Museu de Cera é o primeiro do estilo na América Latina, com vários famosos paradinhos esperando a foto! Para quem gosta de tradições, o Parque Gaúcho e o Museu Medieval são paradas obrigatórias.
Ainda na parte urbana de Gramado, o Lago Negro oferece um romântico cenário para casais apaixonados que podem circular pelo lago de pedalinho, bem juntinho.
Passeios na Natureza
Saindo do urbano, ao redor de Gramado e Canela encontram-se paisagens sensacionais, com muito verde, cachoeiras, trilhas, montanhas e muita natureza.
O Parque do Caracol, em Canela, abriga o cartão-postal da cidade: a Cachoeira Véu de Noiva, com 130 metros de queda. Prepare-se, são 927 degraus (contados!) para chegar até a base da cascata. Mas, o esforço vale a pena. Se não estiver a fim de descer, tudo bem, tem mais 4 trilhas para caminhar em meio a vegetação e descobrir os encantos locais. Um pouco mais a frente da entrada do Parque do Caracol há a opção de observar a Cachoeira de outro ângulo, pelo teleférico, que oferece linda vista panorâmica do parque!
Próximo ao Caracol está o Parque da Ferradura, com muitas trilhas e três mirantes com incrível vista para o cânion do Rio Caí, com 420 metros de profundidade.
Já o Parque das Sequoias reúne 140 espécies de árvores que chegam a 30 metros de altura e o Parque do Pinheiro Grosso tem uma araucária de 700 anos, com 48 metros de altura e 2,75 metros de diâmetro. Tentar abraça-la não será tarefa para apenas uma pessoa.
No retorno do Parque do Caracol, faça uma pausa no Castelinho do Caracol, uma residência de arquitetura enxaimel de 1913, que serve a melhor apfelstrudel (torta de maçã) da região! Pertinho está o Mundo Gelado, um parque temático que remete a uma pequena caverna onde a temperatura é de dez graus negativos! Isto mesmo! O parque possui diversas estátuas feitas no gelo, além de um café para aquecer no final do passeio.
No trajeto de Canela para Gramado, visite o Le Jardin – Parque de Lavanda, que reúne 10 mil pés da planta perfumada, base de muitos perfumes que usamos por aí!
Passeios com Crianças
A região é ótima para viajar com crianças. Além dos parques em miniatura, que enlouquecem os baixinhos, o Zoo de Gramado conta com 1.200 animais de 250 espécies e tem opção de visita noturna, para conhecer os hábitos dos bichanos.
Para muita adrenalina, o Alpen Park, em Canela, tem um trenó que chega a 40 km/h num percurso lindo em meio as montanhas, além da tirolesa de 50 metros de altura, montanha-russa, passeio de quadriciclos e muitas outras atividades. A Terra Mágica Florybal é excelente para as crianças, com o Voo do Pterodáctilo, um teleférico com o formato do animal extinto e o passeio de Dino Móvel, um ônibus temático. Já o Snowland, em Gramado, vai divertir a todos. O parque de neve indoor possui pista de esqui e snowboard e de patinação, além de outras atividades de frio.
Se ainda sobrar energia, vá ao Parque Knorr, que abriga a Aldeia do Papai Noel, que mantém a estrutura durante todo o ano, mas encanta mais no Natal.
Gastronomia
E se você não dispensa uma boa mesa, a gastronomia local é capaz de agradar aos paladares mais exigentes. Além das churrascarias e fondues, os cafés coloniais são uma excelente pedida para experimentar uma das mais autênticas tradições da cultura e da cozinha alemã. São mais de 80 variações de pratos, de doces típicos, como cucas e a apfelstrudel (torta de maçã), ate queijos e salames produzidos artesanalmente. Uma refeição para ninguém botar defeito!
A Semana Santa na Serra Gaúcha, certamente, vai deixar o gostinho de quero mais, assim como um bom chocolate!