AS GALÉS DE MARAGOGI: O Caribe em terras tupiniquins
Sentir-se no Caribe sem sair do Brasil. Esta é sensação de ir a Maragogi e mergulhar nas piscinas naturais de águas límpidas e esverdeadas, perto da segunda maior barreira de corais do mundo. Um pedacinho do paraíso em Alagoas.
Localizada a 125 km ao norte de Maceió e a mesma distância de Recife/PE, Maragogi tem acesso pelas duas capitais nordestinas. O nome da cidade, Maragogi, vem do indígena que significa ‘rio livre’, devido ao rio que corta a cidade.
Maragogi possui belas praias, com mar tranquilo, areias claras e densos coqueirais, sendo as mais famosas e frequentadas a Praia de Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento.
No entanto, o que ganha destaque mesmo em Maragogi são as chamadas Galés, as piscinas naturais formadas na maré baixa em meio aos recifes de corais e bancos de areia. Distantes cerca de 6 km da praia, ou 25 minutos de barco, as Galés são aquários naturais, que reúnem peixes coloridos, crustáceos, moluscos e corais de muitas espécies, formando um ecossistema riquíssimo.
Você está lendo sobre dicas para conhecer o Caribe brasileiro. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!
Para desfrutar integralmente das belezas das Galés, há opção de mergulho de superfície utilizando snorkel, ou ir mais fundo com os cilindros, na profundidade máxima explorada de 5 metros.
As Galés integram desde 1997 a Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, que possui 150 km de extensão, abrangendo de Paripueira, em Alagoas, até Tamandaré, em Pernambuco. Atualmente, apenas três áreas estão abertas à visitação: Galés, Taocas e Barra Grande. Devido a isso, é preciso agendar o passeio com antecedência, pois há limite do número de visitantes e algumas regras que devem ser cumpridas para preservar a beleza da região.
Outro detalhe importante, é que os passeios só são realizados quando a maré está baixa. Por isso, é preciso se organizar. O período de lua cheia é o mais indicado, pois a maré é mínima e a profundidade da água fica em média de um metro, permitindo maior área de visualização no mergulho.
Como o segundo maior polo turístico de Alagoas, Maragogi possui ótima infraestrutura hoteleira, abrigando desde pousadas simples a luxuosos resorts. A maioria dos hotéis oferecem os passeios às Galés ou os agendam em agências turísticas.
Na saída das Galés, faça um tour na área rural, visitando o engenho Marrecas de São Gonçalo, para saborear a culinária regional à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma, regatos a refrescos de caju ou outras frutas tropicais.
Que tal? Precisa mais motivos para conhecer o Caribe brasileiro? Agora é só começar a se programar para conhecer esse paraíso! Depois marque suas fotos em nossa página no Facebook!
Você conferiu o artigo completo para conhecer o Caribe brasileiro. Se gostou, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide seus amigos para conhecer!
Links relacionados