Festivais de Inverno pelo Brasil: Arte e Cultura para Esquentar
A estação fria chega e com ela os Festivais. O clima nas serras esquenta com o movimento de músicos, artistas, e, claro, turistas. As cidades ganham mais vida e as ruas um colorido especial, que contrasta com os tons acinzentados do inverno. De norte a sul há uma programação completa esperando você. Confira.
Campos do Jordão – SP
O Festivais de Inverno de Campos do Jordão, na serra em São Paulo, é, sem dúvida, um dos mais famosos do Brasil. Com mais de 40 anos de história, o evento se consolidou como o maior e mais importante de música clássica da América Latina.
Na sua 46° edição, que acontecerá de 04 de julho a 02 de agosto de 2015, o Festival conta com mais de 50 concertos de orquestras, corais, grupos de câmara e bandas sinfônicas nacionais e internacionais, com artistas conceituados e respeitados de todo o mundo. Além das apresentações, os artistas participam da programação pedagógica, dando aulas e masterclasses a jovens músicos que escolhem Campos do Jordão para se aperfeiçoarem.
A programação(www.festivalcamposdojordao.art.br) é variada e todos os estilos clássicos são contemplados, inclusive com programação infantil. O palco da Praça Capivari e o Auditório Cláudio Santoro são os locais principais das apresentações, que podem ser pagas ou gratuitas.
Links relacionados
Canela – RS
A Temporada de Inverno na Serra Gaúcha já começou e vai demorar para acabar – só em agosto. Por isso, ainda é tempo de aproveitar a programação especial que Canela promove nesta época, com uma vida cultural intensa.
Além da charmosa decoração pelas ruas da cidade, Canela tem atrações específicas para a temporada, com shows musicais, teatro, cinema e outros eventos como a Festa Colonial e uma mostra do que será apresentado no Festival Internacional de Bonecos de Canela, que acontece este ano em outubro. A programação(www.gramadocanela.com.br) é variada e agrada a todos os estilos.
Links relacionados
Bragança Paulista – SP
Outro ponto do Estado de São Paulo também promove um Festival de Inverno que reúne muitos turistas: é Bragança Paulista, a 88 quilômetros da Capital.
Com shows musicais, apresentações artísticas, cinema, teatro, performances e oficinas de artes, fotografia e culturais, o Festival de Arte Serrinha acontecerá este ano de 04 a 26 de julho.
As atividades acontecem na Fazenda Serrinha, que possui um Parque de Instalações permanente e preparado para receber os vários participantes. Confira a programação(www.arteserrinha.com.br) e agende sua atração favorita.
Links relacionados
Ouro Preto e Mariana – MG
A dobradinha histórica de Minas Gerais, Ouro Preto e Mariana, distante entre si apenas 15 quilômetros, promove um Festival de Inverno que é um espaço para valorização e reconhecimento das culturas locais e externas. O evento é um dos mais tradicionais do gênero no Brasil e reúne práticas e apresentações teatrais, musicais, plásticas, literárias, audiovisuais e patrimoniais.
As ruas, praças, palcos, teatros, galerias e escolas das cidades de Ouro Preto e Mariana se tornam espaços de convívio entre os vários artistas e o público.
Em 2015, o Festival ocorre de 11 a 26 de julho e programação está disponível aqui: festivaldeinverno.feop.com.br.
Links relacionados
Garanhuns – PE
Quem disse que no nordeste não tem inverno? Tem sim! Inclusive com Festival sensacional que cresce todo ano.
A cidade de Garanhuns, a 230 quilômetros de Recife, promove o Festival de Inverno, que conta com programação(www.cultura.pe.gov.br) variada e intensa em 10 dias de muita música, cinema, teatro, circo e oficinas de arte e cultura. Todo ano uma personalidade é homenageada no Festival e, nesta edição, é a escritora garanhuense Luzilá Gonçalves, destaque na literatura feminina com mais de 30 livros escritos.
Em 2015 o período de realização é de 16 a 25 de julho e todas as atrações são gratuitas. É só programar, ir e curtir o clima friozinho de Pernambuco em grande estilo.
Links relacionados
Pedro II – PI
Outra cidade nordestina, agora no Piauí, recebe o inverno com um Festival. Pedro II, a 200 quilômetros de Teresina, tem um clima serrano, muitas belezas naturais, atividades ligadas a lapidação e produção de joias de opalas, um charmoso centro histórico e várias atrações turísticas, sendo chamada carinhosamente de ‘Suíça piauiense’.
O badalado Festival de Inverno de Pedro II foi criado em 2004 e já recebeu muitos músicos consagrados de jazz e blues, além de dispor de uma área para artesanato e gastronomia. O ecoturismo também faz parte do Festival e a edição de 2015 – de 04 a 07 de junho – conta com programação variada.
Links relacionados
Curitiba – PR
O Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba acontece no comércio da região, com uma programação musical eclética – rock, MPB, música celta e fandango. Tem de tudo.
São 10 dias de festival, onde estabelecimentos como o Quintal do Monge, Bar do Alemão, Bella Vivenda, Jokers, entre outros recebem shows, apresentações de músicas e danças, baile de fandango e folclóricos. Além disso, há exposições fotografia e artes plásticas.
Links relacionados
Monte Verde – MG
O destino charmoso no inverno, pertinho de Campos do Jordão, mas já no interior de Minas Gerais, não poderia deixar de promover um Festival da estação.
O Festival de Inverno de Monte Verde tem um clima mais bucólico, onde predominam as danças folclóricas e música brasileira, com apresentações de orquestras de viola, tipicamente do interior mineiro.
O evento ocorre em vários pontos da Avenida Monte Verde e neste ano acontecem de 4 a 25 de julho. A programação está disponível neste site(www.festivalmonteverde.com.br).
Links relacionados
Vale Vêneto – RS
O centro do Rio Grande do Sul recebe, desde 1986, o Festival Internacional de Inverno promovido pela Universidade Federal de Santa Maria. O palco é a vilazinha de colonização italiana Vale Vêneto, pertencente a São João do Polêsine, a 45 quilômetros de Santa Maria, na região da chamada Quarta Colônia.
Com a colaboração da University of Georgia, Estados Unidos, alunos de todo Brasil e de várias partes do mundo vem se aperfeiçoar durante o Festival e, além das aulas, realizam recitais e concertos abertos, encantando os visitantes.
Em 2015, o Festival será realizado de 26 de julho a 02 de agosto e os recitais dos alunos ocorrem sempre às 12 horas e o dos professores às 19 horas no salão do Centro Cultural Rainha dos Apóstolos – No mesmo período do Festival é realizada a Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, com gastronomia italiana, apresentações folclóricas e muita animação.
Links relacionados
Domingos Martins – ES
A serrana Domingos Martins, a 51 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo, é famosa pelas suas belezas naturais e na estação fria ganha ainda mais brilho com o Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular, um dos mais importantes do Brasil.
O Festival de Inverno de Domingos Martins foi criado em 1992 e recebe alunos de várias partes do mundo que vem estudar o estilo musical em meio as montanhas do Estado.
Além dos cursos, oficinas e palestras ministradas, há apresentação e concertos durante o período do Festival, que em 2015 será de 17 a 26 de julho.
Links relacionados
Paranapiacaba – SP
A vila em estilo inglês realiza anualmente, nos três últimos finais de semana de julho, o Festival de Inverno, que está em sua décima quinta edição.
Encravada na Serra do Mar, com um visual belíssimo em meio as montanhas, Paranapiacaba receberá shows musicais, mostras de filmes, performances teatrais, exposições e, claro, muita gastronomia para aquecer o clima frio.
Links relacionados
Bonito – MS
O friozinho do pantanal contagia os visitantes de Bonito, a 260 quilômetros de Campo Grande. O Festival de Inverno da cidade foi criado em 2000 e em sua 15° edição reúne grandes nomes da música, teatro, dança, literatura e arte popular.
A homenagem de 2015 é para Rio Formoso, que corta a cidade e é patrimônio importante da cidade e da região.
Uma ótima estrutura é montada na praça principal de Bonito, que tem ainda área para atividades infantis, espaço cênico e pavilhão de artesanato e Mostra de Design e Moda de Mato Grosso do Sul. A programação está no site da Prefeitura(www.bonito.ms.gov.br).