EMBU DAS ARTES: vida artística pertinho de São Paulo
Embu das Artes é um dos locais mais procurados na alta temporada para roteiros variados, considerando sua ampla disposição cultural, artística e social em atrações turísticas.
A história da cidade surge de uma aldeia conhecida como “Cobra-grande”, em tupi-guarani. A aldeia foi fundada por jesuítas ente 1555 e 1559, crescendo a partir dos trabalhos feitos por padres da região. Os primeiros traços artísticos do local surgiram nas mãos dos católicos e indígenas, na construção da mais famosa marca da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que também abriga em anexo o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, que mostra a história e tradição artística de Embu.
Ainda falando em arte, a Galeria Fênix, palácio da arte plástica, abriga uma coleção que reúne pinturas e esculturas de 40 artistas renomados, como Inos Corradin e José Saboya.
Como berço da arte, a cidade recebeu artistas consagrados no século XX como Cássio M’Boy, Assis do Embu, Mestres Sakai e Gama, Solano Trindade, entre outros, responsáveis inclusive pela fundação da conhecia feira de Embu das Artes, que se tornou um movimento artístico crescente a partir de sua criação em 1969.
A feira, considerada a maior feira de artes do país, é tradição na cidade e conta com diversos artigos de ótima qualidade. Realizada nas ruas do Centro Histórico, sempre chama a atenção do público pelo alto número de artistas e artesãos expondo e vendendo suas mercadorias. Além disso, diversos ateliês também abrem suas portas e os visitantes são recebidos pelos próprios artistas.
Embu das Artes é conhecida também pelas atrações ecológicas, como a famosa Cidade das Abelhas, localizada em uma área de preservação ambiental no meio da Mata Atlântica. No passeio, permita-se conhecer um pouco mais sobre a vida de apicultor e a criação de abelhas.
Para quem deseja relaxar, uma boa ideia é fazer um passeio até o Parque do Lago Francisco Rizzo. Povoado por dezenas de espécies aquáticas, o lago acompanhado de um extenso espaço verde, é um ótimo lugar para descansar após o almoço.
Falando em comida, a gastronomia é um dos maiores focos da cidade, então, não deixe de conhecer a culinária de Embu das Artes. A Praça de Alimentação, maior complexo gastronômico do centro histórico da cidade, é uma opção aconchegante. E na vida noturna, é essencial aproveitar para comer em algum restaurante, com diferentes opções para todos os bolsos e gostos.
Outra dica para garantir a diversão nas férias em Embu das Artes é realizar sua visita durante a época do Festival de Flores. O FestFlores acontece sempre em setembro e é um dos mais famosos eventos locais. Com artesanato, mostras de paisagismo, decoração floral, feira gourmet e atrações musicais e culturais, a feira é um atrativo e tanto para viagem.
Se você está pertinho de São Paulo, nada de ficar em casa no final de semana ou feriado! Embu das Artes tem muitas atrações para te receber!