ILHA DE BOIPEBA: o que saber antes de ir, fotos e o que fazer
Se para as suas férias de verão você está em busca de um cenário paradisíaco e que ofereça muito relaxamento, a Ilha de Boipeba definitivamente é o lugar ideal para que você possa curtir a natureza e viver dias tranquilos de férias.
Afinal, durante o verão com dias de sol e calor, nada melhor do que aquele ritmo gostoso da Bahia para relaxar e aproveitar ao máximo a natureza em toda a sua plenitude. Para que você possa planejar seus dias em Boipeba, confira todas as nossas dicas a seguir.
Como Chegar na Ilha de Boipeba
Chegar na Ilha de Boipeba não é uma das tarefas mais fáceis que você irá encontrar durante suas férias na região, no entanto, o esforço é recompensado a cada segundo que você passa nesse pedacinho de paraíso.
Quem deseja visitar a Ilha de Boipeba deverá saber que o acesso a ilha só se dá por barco.
Confira aqui fotos da Ilha de Boipeba e da Vila Cova da Onça onde chegam os barcos
O ponto mais próximo da ilha que se pode chegar de carro é Torrinhas distrito de Cairu, de onde você poderá pega um barco para a Ilha, esses barcos e lanchas partem de Salvador diariamente no período de alta estação. Se você estiver em Morro de São Paulo, há barcos diários para a Boipeba, pois ficam pertinho.
O tráfego de carros é proibido na Ilha de Boipeba, então a caminhada será sua principal aliada para desbravar as belezas locais que costumam recompensar o esforço físico necessário para percorrer a Ilha.
O Que Fazer na Ilha de Boipeba
Há praias paradisíacas e piscinas naturais incríveis em Boipeba, que com certeza serão a principal atração. Além disso, há outras atividades que selecionamos abaixo. Veja.
Caiaque e Canoa
Os passeios de caiaque pelo manguezal são bem famosos na região e de fato valem a pena para conhecer a diversidade de biomas que existem por ali.
Outra opção para conhecer o manguezal é o passeio de canoa que sobe o rio, partindo da Boca da Barra. Passa por áreas onde ocorre a captura de carangueijos, que traz o sustento de muitos moradores. Além disso, você conhecerá um criatório de ostras e poderá até degustar algumas grelhadas ou mesmo crus com temperinhos que só a Bahia tem!
Para quem curte stand up paddle, há o aluguel de equipamentos e as águas cristalinas e tranquilas dos arredores da ilha é diversão garantida!
Passear de Trator
Pode parecer estranho à primeira vista, mas ao chegar na Ilha de Boipeba você perceberá que essa é uma opção bastante comum entre os visitantes da região como uma forma de se deslocar e descansar um pouco.
Afinal, sem carros na Ilha, os percursos percorridos de trator se tornem um aliado para desbravar os encantos em menos tempo e mais descansados que caminhar quilômetros a pé na areia!
Então já sabe: cansou ou quer chegar mais rapidinho, vá de trator!
Passeio Volta à Ilha
O passeio que dá a volta na Ilha de Boipeba (e algumas vezes percorre Morro de São Paulo também) mostrando os encantos da região para os turistas é feito de lancha, partindo da Praia da Boca da Barra, com direito a parada nas piscinas naturais de Moreré.
Na metade do passeio os visitantes param na vila Cova da Onça para almoçar deliciosos pratos típicos com frutos do mar e recarregar as energias para o restante do passeio que segue para os manguezais e Povoado das Canavieiras, onde há criação de ostras.
Esse passeio costuma durar o dia inteiro e no finalzinho ainda é possível se encantar com o pôr do sol que é de tirar o fôlego quando visto da lancha.
Mergulho
As praias da Ilha de Boipeba possuem água muito cristalina e estão quase sempre desertas, o que facilita que os apaixonados pelas belezas do fundo do mar possam praticar mergulho com snorkel.
Muitas vezes até mesmo a olho nu será possível observar peixinhos coloridos nas águas da Ilha devido principalmente a região ser ainda bastante preservada, justamente pelo difícil acesso à Ilha, o que garante que seus encantos naturais sejam praticamente intocados.
O mergulho por snorkel pode ser em qualquer uma das praias de Boipeba, pois a visibilidade é ótima em todas, com mar calmo e águas transparentes. Mas, prepare o fôlego para curtir as piscinas naturais de Moreré, nosso próximo tópico.
Você está conferindo tudo sobre a ILHA DE BOIPEBA: o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família!
Piscinas Naturais
Na maré baixa você poderá mergulhar em piscinas naturais que se formam em alto mar. Vale a pena programar sua viagem para o período de maré mais baixa para que você possa curtir esse encanto da Ilha – pergunte para a pousada que você reservar ou busque na Marinha do Brasil a tábua de marés de Boipeba.
Uma dica interessante é curtir as piscinas naturais da Praia de Tassimirim, que são menos visitadas que as de Moreré e possuem também uma grande diversidade de vida marinha.
Porém, o ponto alto mesmo é mergulhar nas águas cristalinas de Moreré e ainda ter o bar-flutuante de apoio para petiscar e bebericar enquanto fica no paraíso! Sentimento de “não me tira daqui!” vai rolar!
Observar Baleias Jubarte
Entre os meses de julho e novembro um fenômeno costuma encantar os visitantes: as baleias jubarte chegam a região da Ilha de Boipeba e garantem um verdadeiro show que encanta os olhos dos apaixonados pela natureza.
Infelizmente não é 100% garantido que você irá encontrar uma baleia durante seus passeios nesse período, mas se você estiver pela região vale a pena perguntar a um dos moradores como está a frequência de aparecimento desses mamíferos aquáticos gigantes para que você possa observar uma delas.
Caminhadas
Caminhar por Boipeba é sem dúvida a melhor opção para conhecer a Ilha e é também bastante seguro.
É muito comum pela Ilha que você precise passar por alguns trechos de trilha na mata, que se mantem preservada para que você chegue de uma praia a outra. No entanto, as distâncias a serem percorridas podem ser longas (até 10km).
É interessante que sempre ao sair da pousada você leve consigo uma garrafinha de água, uma vez que para se deslocar de uma praia a outra leva em média 20-30 minutos de caminhada. Assim, você não corre risco de se desidratar.
A maré baixa é sempre o melhor período para caminhar na beira do mar, uma vez que a areia fica mais firme e o trajeto se torna menos cansativo.
Conhecer Morro de São Paulo
Se a calmaria de Boipeba já está te fazendo sentir saudades de um pouco de agito e movimento durante a noite, o ideal é agendar um passeio pela badalada Morro de São Paulo que é conhecida justamente pela agitação local.
Para ir a Morro de São Paulo você deverá avaliar qual a melhor forma de deslocamento, muitas agências de turismo locais oferecem o passeio para que os turistas possam se divertir na vizinhança. Você pode perguntar também para os barqueiros uma possibilidade de translado.
Onde se Hospedar na Ilha de Boipeba
Boipeba é um lugar ideal para ter contato com a natureza e relaxar em ambientes mais descontraídos e com uma pegada mais rústica.
As pousadas locais seguem essa linha que oferece ao turista o máximo de contato com a natureza sem perder opções de conforto. Quem viaja buscando resorts e estabelecimentos mais luxuosos para se hospedar não irá encontrar opções na Ilha que oferece hospedagens mais simples e intimistas.
As melhores opções de pousadas estão situadas na Velha Boipeba e no vilarejo de Moreré. Em Velha Boipeba você contará com mais infraestrutura e opções para se divertir mesmo quando o sol já se pôs.
Culinária Local
Na Ilha de Boipeba você encontrará muitas opções de pratos com frutos do mar e aquela típica comida com o tempero delicioso e característico da Bahia.
A maior concentração de restaurantes da região está na Velha Boipeba, onde geralmente os turistas se hospedam, por isso, o local oferece uma melhor infraestrutura. Mas em todas as praias da ilha você poderá encontrar restaurantes e quiosques para petiscar algumas delícias locais.
Vale muito a pena experimentar os pratos com camarão e também as lagostas preparadas em Boipeba, é de dar água na boca!
***
Esperamos que com todas essas dicas você planeje suas férias e aproveite ao máximo a encantadora Ilha de Boipeba!