ATRAÇÕES TOP 10 em ALAGOAS
O que não falta em Alagoas são paisagens paradisíacas. Desde o litoral com praias de areia clara e águas em tons verdes ou azuis, até o interior com o Rio São Francisco transformando o ‘sertão em mar’. Rodeadas de coqueirais ou falésias esculturais, as praias de Alagoas tem um item especial: de Barra de São Miguel a Maragogi encontra-se a segunda maior barreiras de corais do mundo, que na maré baixa permite a formação de piscinas naturais de encanto único. Na divisa com Sergipe, o Velho Chico inunda de belezas o seco sertão, que foi palco do movimento do Cangaço. Suas terras tem muita história para contar e muitas trilhas a serem percorridas. Para auxiliar você a escolher as atrações para visitar em Alagoas, não foi fácil, mas listamos as TOP 10. Confira!
PONTA VERDE – Maceió
Ponta Verde reúne sossego e agito no mesmo lugar. Considerada a melhor praia urbana de Maceió, possui paisagem deslumbrante de coqueirais, areia fina e clara, mar de águas cristalinas em tons verde e azuis e a formação de piscinas naturais na maré baixa, ideais para banhos, mergulhos e a prática de esportes náuticos. Além das belezas naturais, as famosas barracas Lopana e Kanoa movimentam a praia, que tem os finais de tarde bastante concorridos pelo belo por do sol.
Links relacionados
- Galeria de fotos da Praia de Ponta Verde
- Imagens 360° da Praia de Ponta Verde
- Conheça mais sobre Maceió
FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO
Na divisa com Sergipe, o Rio São Francisco é quem comanda a beleza da região. Suas águas encontram o mar próximo do vilarejo de Piaçabuçu, em Alagoas, e o espetáculo é emoldurado por coqueirais e dunas, que contrastam com as águas esverdeadas do Velho Chico, encantando desde o primeiro momento. O passeio até a foz é realizado por embarcações turísticas, ou dos pescadores, e as paradas para banhos nas lagoas de águas azuis são obrigatórias no final do passeio!
Links relacionados
- Foz do São Francisco: As belezas de onde termina o Velho Chico
- Galeria de fotos da Foz do Rio São Francisco
- Imagens 360° da Foz do Rio São Francisco
GALÉS DE MARAGOGI
Cartão-postal de Alagoas, as piscinas naturais de Maragogi, conhecidas como Galés, encantam todos os visitantes. Águas transparentes e mornas em uma grande barreira de corais formam um aquário natural, com peixes, moluscos e crustáceos de várias espécies, que podem ser apreciados de perto em mergulhos de snorkel ou cilindro. Para chegar até as piscinas, a 6 km da costa, embarcações levam os turistas ao local, que possui regras de preservação e pertence à Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais.
Links relacionados
PRAIA DO GUNGA
A Praia do Gunga se localiza no litoral sul de Alagoas e é a preferida dos maceioenses. A praia tem ares paradisíacos, emoldurada à esquerda pela bela Lagoa do Roteiro, que tem o agito dos bares e quiosques, e à direita pelas falésias multicoloridas e um coqueiral, o lugar de sossego. As bordas contrastam com as águas mornas e esverdeadas e as areias finas e claras do centro da orla, que permitem apreciar a praia na maior tranquilidade.
Links relacionados
- Agito e sossego: As faces da Praia do Gunga em Alagoas
- Galeria de fotos da Praia do Gunga
- Imagens 360° da Praia do Gunga
PISCINAS NATURAIS DE PARIPUEIRA
A 30 km de Maceió, o vilarejo de pescadores da tranquila Praia de Paripueira abriga, a 2,5 km da costa, as piscinas naturais. A região é o início dos bancos de corais de Alagoas, que se estendem até Pernambuco, e deixam o litoral com um toque especial. Consideradas as mais preservadas, as piscinas de Paripueira, na maré baixa, permitem uma caminhada mar adentro para então mergulhar ou simplesmente banhar-se nas águas mornas junto a muitos peixinhos. Um pedacinho do paraíso.
Links relacionados
- Piscinas Naturais de Paripueira: beleza e tranquilidade pertinho de Maceió
- Galeria de fotos das Piscinas Naturais de Paripueira
CÂNION DO XINGÓ
O interior do sertão nordestino teve sua paisagem transformada após a construção da Hidrelétrica do Xingó, no Rio São Francisco. O vale com vegetação de caatinga se transformou em oásis de águas verdes e refrescantes formando o Cânion do Xingó, localizado em Sergipe, pertinho de Alagoas. As águas do Velho Chico, que chegam a uma profundidade de 190 metros, passam entre paredões milenares e tomar um banho na Gruta do Talhado é experiência única e obrigatória.
Links relacionados
ROTA DO CANGAÇO
O Cangaço tomava conta do sertão nordestino na década de 20, com o lendário Lampião comandando seu bando ao lado da amada Maria Bonita. Mocinho ou bandido, Lampião foi perseguido pela polícia e em 1938 partiu de Piranhas/AL a diligência que deu fim a sua vida, na Grota do Angico, em Poço Redondo/SE. O trajeto realizado na emboscada é hoje percorrido por turistas conduzidos por guias vestidos de cangaceiros, que contam a história e todos os causos da região.
Links relacionados
ROTA ECOLÓGICA
O percurso de 30 km da Rota Ecológica de Alagoas é um refúgio de belezas selvagens e muita tranquilidade no litoral norte. De Japaratinga, vizinha de Maragogi, até São Miguel dos Milagres, na foz do Rio Camaragibe, não há lugar melhor para descansar, comer bem e apreciar as incríveis praias de águas cristalinas e mornas, emolduradas por coqueirais que fornecem sombra. Água fresca é por conta das pousadas, simples ou requintadas, que oferecem o melhor aos visitantes.
Links relacionados
SANTUÁRIO DO PEIXE-BOI MARINHO
O Santuário é um refúgio protegido para o simpático e dócil Peixe-boi Marinho, que está ameaçado de extinção. No local, pertencente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, é possível avistar o animal grandalhão solto na natureza, principalmente entre o Rio Tatuamunha e o Oceano. Os jangadeiros da Associação dos Condutores de Turismo do Peixe-Boi conduzem o passeio para observação destes mamíferos, que são atualmente apenas 500 na costa brasileira. Raro animal em um belo passeio.
Links relacionados
- Santuário do Peixe-Boi Marinho: Salvando uma espécie em extinção
- Galeria de fotos do Santuário do Peixe-Boi Marinho
PISCINAS NATURAIS DA PAJUÇARA
A movimentada praia urbana de Pajuçara, em Maceió, reserva belezas únicas a 2 km da orla. São as piscinas naturais, formadas pelos corais na maré baixa, que permitem banhos e mergulhos para apreciar as belezas da fauna subaquática. Para chegar às piscinas, jangadas fazem o trajeto com todo conforto, algumas são adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. Nas piscinas, com snorkel ou máscara, é possível observar peixinhos coloridos nadando tranquilamente por entre os corais. Um gigante aquário ao ar livre.