Roteiro para um FINAL DE SEMANA PERFEITO em ITATIAIA (RJ)
Que tal conhecer em um final de semana perfeito um dos destinos mais lindos do Rio de Janeiro? Pois prepare-se para ir para Itatiaia!
Porta de entrada para o parque nacional que dá nome à cidade, Itatiaia é um belo destino de ecoturismo no Rio de Janeiro. A apenas 180 km da capital do estado, dá para chegar lá em cerca de duas horas e meia de estrada, o que torna uma ótima pedida para viagens de final de semana e feriados prolongados. E também para fugir do agito e correria urbanos, se refugiando na natureza intocada de uma das regiões mais incríveis do Sudeste.
A fauna e flora riquíssimas dominam toda a reserva natural dos arredores, que se estende até Minas Gerais. Nela, trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego dominam o cenário, e ditam o tom de qualquer roteiro de passeios pela região.
O Pico das Agulhas Negras é o grande cartão-postal de Itatiaia, com seus 2790 metros de altitude e o posto de ponto mais alto do Rio de Janeiro – além de ser o quinto maior do Brasil. Não à toa, os esportes radicais dominam o local, principalmente o trekking, o alpinismo e o rapel.
Itatiaia é um destino de inverno dos mais populares no estado do Rio, chegando a temperaturas negativas muitas vezes, embora seja bom de visitar em qualquer época do ano. Os hotéis-fazenda locais são bastante procurados por quem gosta de curtir o clima de campo e montanha e se hospedar com conforto e charme. E também para ter opções de passeios mais leves em fácil acesso.
Como chegar em Itatiaia
Para chegar lá, é bastante tranquilo: a partir da BR 101 e da RJ 071 ainda no Rio, é só seguir pela BR 116 (também conhecida no estado como Via Dutra) por todo o trajeto até a entrada de Itatiaia. Também dá para dirigir a partir de São Paulo capital, também seguindo a mesma Dutra por todo o caminho de 260 km em pouco mais de três horas.
Com tanta natureza e com a possibilidade de explorar mirantes e cachoeiras exuberantes, Itatiaia é uma opção de viagem imperdível tanto em família quanto em casal. E para te ajudar a planejar o passeio, vai uma sugestão de roteiro para um final de semana perfeito por lá.
Roteiro de um Final de Semana Perfeito em Itatiaia
Dia 1 – Sexta-feira
Considerando que o normal é chegar na sexta-feira à noite, após o trabalho, não há muito o que fazer nesse primeiro dia. Após se instalar no apartamento, pousada, hotel ou hotel-fazenda de sua escolha, uma boa pedida é sair para apreciar a culinária da região em um bom jantar regado a drinks.
As próprias hospedagens locais costumam oferecer pensão completa, então pode ser uma boa comer no próprio local se for o caso. Do contrário, vale a pena explorar os restaurantes dos hotéis dentro do parque que são abertos para o público em geral.
Ou então visitar a vizinha Penedo, colônia finlandesa muito charmosa a apenas 13 km de distância, com sua gastronomia baseada nas trutas e nos pratos escandinavos.
No centrinho de Itatiaia também pode haver algumas opções abertas para comprar artesanato e passear nessa primeira noite.
Para quem escolheu um hotel-fazendo, compensa aproveitar os atrativos de lazer do estabelecimento. E é bom dormir cedo para aproveitar o máximo do sábado, que é o único dia inteiro e voltado para os passeios mais longos e cansativos.
Dia 2 – Sábado
O segundo dia, por ser o único inteiro, é ideal para a principal atração de Itatiaia. O Pico das Agulhas Negras é o maior do Rio de Janeiro e, de seu topo, descortina um visual deslumbrante de toda a região. Mas é um passeio demorado e cansativo, por isso é bom se programar com antecedência. São três horas para subir e mais duas para descer, por isso é uma atividade de nível avançado.
A contratação de guia é obrigatória e pode ser feita no Centro de Visitantes do parque ou em agências de turismo da cidade. E a atividade exige alguns trechos de escalada.
O começo da trilha fica no Abrigo Rebouças, 3 km para dentro do parque em estrada de terra e pedras. No começo é caminhada plana até a base por cerca de 45 minutos; depois, a subida é feita de trilha íngreme com partes em que é necessário usar as mãos para escalar algumas pedras. Há um paredão de 5 metros para escalar com cordas e um trecho bastante estreito com abismo para passar de lado. Depois de mais um pedacinho de escalada, chega-se ao cume. Outras opções de trilhas longas na região com níveis diferentes de dificuldade são o Pico das Prateleiras e os Três Picos.
Mas, para quem não tem esse preparo todo para longas caminhadas, não se preocupe! O Parque de Itatiaia dispoe de várias trilhas de nível fácil e também mirantes sensacionais, como o do Último Adeus.
Você está conferindo um roteiro para um FINAL DE SEMANA PERFEITO em ITATIAIA (RJ). Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!
Dia 3 – Domingo
O domingo tem a manhã livre e o retorno após o almoço, mais ou menos no meio da tarde – lá para 16h, por exemplo. Então dá para curtir até 13h, mais ou menos, para depois almoçar e voltar para casa.
É uma boa pedida curtir o Parque Nacional de Itatiaia e suas cachoeiras, para se refrescar e relaxar antes do retorno. Mas, vale sempre lembrar, elas têm algumas das águas mais geladas do país, então se prepare!
Confira Fotos de Itatiaia e do seu belo Parque Nacional aqui
Ficam na chamada parte baixa da reserva, nas planícies repletas de animais silvestres que dão as caras o tempo todo.
As principais quedas d’água de lá são Véu de Noiva, Poranga, Lago Azul, Itaporani, Cascata da Maromba e Rio Bonito. Véu de Noiva e Maromba possuem grandes piscinas naturais cristalinas perfeitas para um mergulho – apesar da baixa temperatura da água.
Para quem viaja com crianças, no começo do Centro de Visitantes há uma atração imperdível. A Calçada da Fauna apresenta a reprodução das patas de animais locais em cimento, no estilo da Calçada da Fama de Hollywood. Ideal para tirar foto com os filhos e aproveitar para ensinar um pouco sobre a fauna silvestre riquíssima da região. Com sorte dá para ver muitos animais nas trilhas também.
Toda a parte baixa do parque é bastante tranquila, com atividades de nível leve para curtir em família sem se preocupar.
E para os que não podem fazer o passeio mais difícil do Pico das Agulhas Negras no sábado, não há problema: dividir a parte baixa da reserva entre os dois dias já garante muito o que fazer, pois não faltam cachoeiras e mirantes diferentes.
***
Em geral, um passeio de final de semana em Itatiaia é daqueles para recarregar as energias antes de voltar à rotina da cidade grande.
Os três dias são suficientes para conhecer belezas naturais incríveis e ficar com pena de ir embora no fim. Ou, melhor ainda, ter certeza que vai voltar para visitar os outros pontos-turísticos do parque que não teve tempo dessa vez.
Relaxar e curtir a dois ou em família é a aura do local, e ninguém sai de lá decepcionado com tudo que tem a oferecer.
Já foi? Quer deixar uma dica e ajudar outros viajantes a curtirem Itatiaia? Deixe um comentário!