Agito e sossego: as faces da PRAIA DO GUNGA em Alagoas
Um dos cartões-postais de Alagoas, a Praia do Gunga é destino preferido dos alagoanos e também de turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo.
Engana-se quem pensa que a Praia do Gunga é muito movimentada sempre. Há redutos tranquilos para curtir momentos de serenidade, sem precisar dividir o cenário com os centenas de turistas que visitam a região. Estas são as faces do local: agito para quem gosta de badalação, ou deserto para quem prefere desfrutar do sossego.
A Praia do Gunga está localizada a 46 km de Maceió e 10 km da Barra de São Miguel, a pequena cidade mais próxima, de onde saem os acessos à Gunga, que pode ser via automóvel ou de barco.
E o trajeto até a Praia já apresenta lindas paisagens. De carro é preciso passar por dentro de uma fazenda de coqueiros, e antes, a parada é obrigatória no Mirante do Gunga, com uma vista panorâmica belíssima. Quem opta pelas embarcações, as lanchas saem da Barra de São Miguel e acompanham a segunda maior barreira de recifes de corais do mundo, atrás apenas da Austrália, que deixa o litoral alagoano paradisíaco.
Chegando à Praia, no lado esquerdo avista-se a Barra de São Miguel e o encontro das águas agitadas do mar com as serenas águas mornas da Lagoa do Roteiro, em meio a areia branca e fofa, que deixa a paisagem exuberante. É na foz que se concentram as várias barracas, com boa organização, que servem petiscos regionais e bebidas, com música e agito o dia todo.
Na extremidade direita, as falésias multicoloridas, contrastam com o cenário de praia e o verde dos coqueiros. As rochas íngremes esculpidas pela natureza deixam a beleza da Praia do Gunga mais exótica. Para chegar às falésias, pode se fazer um passeio de buggy, ou uma caminha longa pela praia quase deserta. Caminhando um pouco mais, há ermos redutos ideais para relaxar e apreciar a paisagem.
A Praia do Gunga possui mar de águas transparentes e calmas e pelos corais, na maré baixa, formata piscinas naturais, ideal para banhos de mar, e que oferecem uma visão ampla para os mergulhadores. Pela concentração de peixes, a Praia é generosa com os pescadores, que são assíduos frequentadores do local.
Além do cenário paradisíaco, a Praia do Gunga oferece aluguel de equipamentos para esportes náuticos, como caiaque e mergulho com snorkel.
A noite não é o forte da Praia do Gunga, mas no vizinho município de Marechal Deodoro, um polo gastronômico está à disposição do turista com bares e restaurantes rústicos, que servem pratos regionais, como caranguejo e massunim, um marisco existente no encontro das águas do mar com a lagoa, também conhecido como vôngole, muito apreciado no nordeste ao molho de leite de coco. Vale experimentar!
Para agito ou sossego, a Praia do Gunga é o destino certo em Alagoas!